cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Heye
Aronguejo
Aronguejo

6 Erros na Jungle que Destroem o seu Jogo - Escola de Invocadores

Fala, galera, eu sou o Heye, sou coach de League há mais de 2 anos e hoje escrevo para o Escola de Invocadores, o site que criei para passar um pouco desse conteúdo que fica preso nas camadas mais altas e ninguém te conta.

Hoje saiu um post novo sobre os 6 maiores erros da jungle, então resolvi trazer um resumo dele aqui pra vocês. Quem quiser conferir o post completo, só acessar o site ou Cliar Aqui. Se curtir, deixa o GG aí pra ajudar.

Vamos lá?

Não fazer a Jungle

Muitos jogadores, mesmo alguns em elos mais altos, tem tendência a deixar a Jungle por fazer. Ficam procurando objetivos ou tentando gankar demais e acabam deixando a os campos vivos. Se você é uma dessas pessoas, tenho más notícias.

Quando você deixa a Jungle por fazer, acaba perdendo muito XP e outro. E, consequentemente, fica atrás do caçador adversário.

Sendo assim, tente manter a sua Jungle sempre limpa para não ficar atrás.

Gankar Demais

Se você é daqueles que dizem "Gankar nunca é demais!", sinto muito, mas vai ter que mudar de bordão. Infelizmente, quando você passa muito tempo gankando, acontecem coisas parecidas com o primeiro caso. A sua Jungle fica viva, você não faz objetivos, não dá counter jungle e, consequentemente, também fica atrás do seu adversário.

Portanto, se quer ficar jogando na Jungle, aconselho que foque menos em gankar. Em vez de tentar a todo momento, faça isso quando tiver uma boa oportunidade ou a sua Jungle estiver limpa.

Gankar Lanes Perdidas

Por favor, laners, não me matem por essa aqui. A triste verdade é que gankar uma lane perdida só tende a piorar a situação. A não ser que consiga pegar muita vantagem, um Jungle costuma ser mais fraco que um Laner no começo do jogo. Por conta disso, tentar gankar uma lane que já está muito forte normalmente não dá certo.

A melhor coisa a se fazer é pedir para a Lane que está perdendo ficar bem recuada e tentar gankar outros lugares ou chamar alguém para gankar com você. Se você conseguir deixar outro jogador do seu time bem forte, pode ser que compense aquele inimigo que está feedado.

Errar o Caminho do Respawn

Na Jungle, cada segundo importa, então, saber refazer a sua rota de limpeza para não ter que ir de um lado para o outro, faz toda a diferença. Sendo assim, quando for jogar na Selva, tente prestar atenção em quais monstros vão nascer primeiro.

Se você passar a tomar o cuidado de ir limpando a jungle conforme ela for nascendo e não de maneira aleatória, vai ganhar tempo. E, este tempo é a brecha que você precisa para fazer um gank ou um objetivo.

Não Fazer Objetivos

Quando estamos jogando na Jungle, é nossa função fazer chamadas para objetivos como Dragão, Arauto e até Barão. Portanto, não esqueça de prestar atenção nas oportunidades de fazê-los.

Um Dragão ou Arauto no começo do jogo podem fazer toda a diferença entre um Early Game forte e um Early Game jogado fora. Portanto, fique atento para fazer chamadas de objetivo enquanto estiver caçando seus alvos.

Não Acompanhar o Time

Por fim, não estar em sintonia com o seu time, pode ser o seu fim. Isso porque, normalmente, a função do jungle é dar recursos para que os outros jogadores cheguem aos seus picos de poder antes do inimigo.

Sendo um pouco mais direto, sabe quando seu time faz uma inversão e o manda o Bot para o Top? Pode ser uma ótima jogada, mas se eles estiverem sozinhos lá e o Jungle inimigo gankar, é provável que eles percam o All In. Então, é seu dever estar lá para ajudar e garantir que dê certo.

Afinal, se a inversão funcionar, vocês levam a torre, arauto e, consequentemente, outra torre depois. Ou seja, é um grande Snowball. Portanto, não deixe seu time passar sufoco sem você e fique ligado nos locais onde precisa estar.

Conclusão

Bom, galera, esse foi um resuminho dos erros mais comuns da Jungle que, pode acreditar, vejo acontecerem até em elos como Diamante e, por conta disso, achei interessante trazer aqui para vocês.

Espero que gostem e, se gostar, deixa um GG aí pra eu ver, assim fica mais fácil saber que tipo de conteúdo trazer para vocês aqui.

Quem quiser ver o post orginal no site é só clicar aqui.

E, qualquer dúvida, podem deixar aí nos comentários que eu vou estar respondendo, ok?

Um abraço!

Heye

21 RESPOSTAS
Mallik
Arauto
Arauto

Errar o smite, já perdi 562658955. porque meu jg confiou demais.

Nem me fala, cara, perder objetivo por errar o smite é triste hehe.

Heye

Natura Ekkos
Arauto
Arauto

A escalada, é hoje que eu pego Challenger.

Axel Snoox
Aronguejo
Aronguejo

O problema é que o jogo exige trabalho em equipe. É consideravelmente fácil cuidar da selva e não gankar demais, difícil é aguentar a choradeira de um mid laner que recebeu 5 ganks embaixo da torre inimiga com 6 min de jogo chorando "GG jungle". É interessante procurar entender todas as rotas para melhor compreender as dificuldades e facilidades de cada jogador.

Ótimas dicas btw!

PinozQk
Aronguejo
Aronguejo

Legal as dicas, eu tenho um problema, eu tenho medo de gankar, sei que se der ruim o pessoal vai jogar a culpa em mim, mas eu to trabalhando isso, to invadindo bastante, farmando bem no Jg, só falta melhorar o gank, ficar mais confiante Smiley Very Happy

@Natura Ekkos vai lá, mano, pega o challanger e depois manda print aqui xD.

@Axel Snoox Isso é verdade, cara, muitas vezes jogam a culpa em cima do Jungle, mas isso é outro problema. Até porque, se o cara se posiciona mal e morre pra gank, não tem muito o que fazer.

@PinozQk Então, cara, esse medo de gankar acontece sim, é comum se sentir inseguro quando está começando. Mas, se quer uma dica para melhorar isso, procura algumas partidas de profissionais em soloQ e vê como eles fazem para gankar. Vai te dar uma luz. Eu aconselho usar o KR Replays e o Pro Replays.

No mais, abraço, senhores!

Heye

Caso eu não consiga, nunca nem vi.

ShZi
Dragão
Dragão

Se me permite Heye vou fazer alguns incrementos.

1 - Não fazer a Jungle:

Se deixar de fazer no máximo 1 campo não fica muito atrás no jogo. Sempre que um gank for bem efetuado tem que ajudar o laner avançar a rota justamente por isso, para coletar um pouco de XP e até o "Preço do gank" na malandragem, para repor o campo que deixou de fazer lá atrás, não é só para forçar o :Summoner12: .

2 - Gankar demais.

Exato, se gank demais não dispôe um tempo para coletar os frutos da Jungle que é o GOLD/XP. Faltou mencionar só o outro fator, elos altos as pessoas costumam responder gank roubando sua jungle ou pegando Dragão/Arauto. Se um caçador a partir do Platina aparece demais no mapa, sempre acaba entregando aquele Dragão Infernal Free, ou perdendo campos da Jungle e quando chega para fazer eles encontra a selva limpinha, parece até que passaram um Sabão Vanish nela, e tem que rotacionar para o outro lado, perdendo tempo e evidênciando a posição para o caçador adversário, dai é que corre o risco de entregar objetivos épicos.

3 - Gankar lanes perdidas:

Arauto meio que pode ser um aliado para lanes perdida porque ele acaba com a fase de rotas e assim movimentar esse aliado ou colocar recursos na mão dele levando a torre. Assim o laner adversário sem a torre tende a jogar mas na segurança, não imponto tanta pressão no aliado e ele consegue voltar para o jogo. Se ele agressivar corre sempre o risco dele morrer já que o Gold da First Tower pode trazer alguém falecido de volta para o jogo, mas essa é só uma dica.

4 - Errar o caminho do respawn:

Antes de ir base, ou nas rotações, faça todo os campos do lado que você esteja e se quiser deixe de fazer no máximo 1, assim não fica atrás e na volta já sabe para onde ir a limpeza da selva tem que ser um lado inteiro, ou metade de um lado deixando 1 acampamento vivo, se fazer um acampamento de um lado "tipo os lobos, por exemplo" e já ir para o outro lado "pegar os krugs, por exemplo." você perde tempo só andando. Ah, outra coisa, esse ERRAR O CAMINHO DO RESPAWN costuma MUITO pegar caçadores inexperientes que gank demais conforme ele fala no (3) que não presume que teve todos os campos furtados, e quando vai ver tá brilhando o lugar onde fica os monstros dos acampamentos sem nada.

5 - Não fazer objetivos.

Função do caçador não é GANK a função dele é fazer OBJETIVOS. Ele só gank as rotas porque torres são um objetivo, para chegar nelas ou defender as dele ele precisa eliminar alguém e por isso ele "GANK" o proposito primário é Fazer ou Assegurar objetivos, Secundário: É ajudar os aliados e outros. Caçador que pôe o objetivo secundário na frente do primário perde mais partidas que são judas perde a bota sandália kenner dele.

6 - Não acompanhar o time:

Grande questão aqui é saber "quando está junto" é comum principalmente no Prata-Gold e inferiores os cara andar todo tempo junto querendo brigar em uma rota, e quando você não está lá com eles eles pingam na sua cara até você quebrar o monitor de raiva mutar os pings deles. Isso é errado, você precisa definir quando andar com eles para isso você deve só se questionar "Se eu ganhar uma briga ali, posso rotacionar para qual objetivo? e Como vai ser o contra ataque do inimigo caso eu perca?"

Em uma situação hipotética: Todo o seu time está no MID e já tem T1 e T2 quebrada, eles estão querendo puxar T3 quando poderiam está puxando T2 do TOP e BOT - Nessa situação você está certo em andar sozinho.

Outra situação, seu time quer puxar T2 do MID e tem T2 TOP e BOT em pé, você está certo em andar com eles mas se quiser pode puxar os minions para uma T2 do BOT para caso der merda para impor pressão em duas rotas, caso você ganhe uma luta conseguio duas torres, caso perca os inimigos, dependendo do tempo de jogo, não conseguiram um contra ataque forte porque tem que segurar os minions das lanes. Puxando duas rotas você pode até puxar a torre dessa rota que você está puxando enquanto sua equipe faz a pressão, é muito melhor, ás vezes eles mandam os carry para defender e é um abraço matar ele de baixo da torre e entrar base.

Conclusão:

Caçador tem que pensar muito, se você não ter ideias rápidas não se dará tão bem assim, é uma lane complicada.

banerzinho
Lewenhart
Tropa
Tropa

up , nice trampo]
Vegetto
Arauto
Arauto

inversão isso existe na soloQ? nunca nem vi

gimgolbel
Aronguejo
Aronguejo

Faltou o famoso fazer a jg eternamente e nunca saber a hora de parar.
Nayr
Aronguejo
Aronguejo

A unica que não concordo completamente é a parte do "Não Fazer Objetivos".

Objetivos Neutros são legais, mas no early game, uma Torre vale muito mais a pena do que um Dragão.

Get Jinx!

Torp
Tropa
Tropa

Pra mim jg tem de fazer a selva rapido e gankar quem esta sofrendo pressão, o problema é que tem kra q acha q o jg tem de se sacrificar constantemente para que o mesmo pegue kills.

Ai se o kra morre por ser cabeçudo fica no chat gg jg, pq se esqueceu q o jg precisa ganhar lv e gold assim como ele para que possa fazer um gank decente e assim ajudar todas as lanes. Sem contar q ainda o jg tem de fazer drag, arauto, ajudar o time a fazer o barao, roubar drag, arauto ou barao...tudo isso para que os buffs ajudem seu time.

Muito bom o tópico, dicas como essas são sempre úteis ^^
RedAngels
Arauto
Arauto

Discordo do item "gankar lane fraca".

Embora bem argumentado já vi bons junglers ganhando lane assim. Não jogo jungle mas eu mesmo quando estava perdendo ou uma outra lane vi virarem o jogo por causa do jungle saber colocar pressão.

As vezes tira spell e mais normalmente só manda para base mesmo, seja qual for isso da uma chance para a lane se recuperar. Inclusive as vezes ela está perdendo pois o jungle adversário ajudou ali (já tive tanta raiva de sempre 2xeu no mid e meu jugle farmando)...

Mas é claro que é tudo ponto de vista, por exemplo: um blue me ajuda recuperar as vezes, mas se eu sei que vou morrer rápido eu nem peço, só peço se conseguir ficar vivo e aproveita-lo bem.

E claro, se o jungle for ruim e vier se matar em sua lane ai com certeza era melhor ele estar fazendo outra coisa.

Obs final: diversos jogo eu já ganhei e geralmente o top ficava empatado e bot feedando, então sempre eu e o top tinhamos consentimento de pedir para o jungle ajudar o bot (a lane que estivesse perdendo).

E se outra lane já está ganhando porque focar ela? Ah que raiva quando estou 4/0 e aparece Shaco aliado metendo ignite para roubar kill.

@RedAngels opa, brother, tranquilo? 

Então, cara, o que você disse está certíssimo, é por este motivo que eu falei "Lanes Perdidas" e não "Lanes Fracas". Muitas vezes um lane que está um pouco atrás pode voltar com um bom gank, isso é verdade sim!

No entanto, quando a lane está perdida, ou seja, o jogador da lane não é capaz mais de trocar em nenhum sentido com o adversário, gankar lá é suicídio a não ser que você esteja muito forte e seja capaz de causar um bom dano.

Mas essa é uma boa observação. Desde que ainda haja troca, o gank é possível sim, mas vale ressaltar que é necessária alguma sensibilidade para pesar o risco.

Abraço!

Heye

@ShZi Opa. boa, valeu pelos acréscimos, só quero dar alguns toques.

Cuidado com a ideia de "preço do gank" essa pode não ser uma boa ideia se você estiver gankando uma lane solo, principalmente se o adversário tiver TP. Fazer seu laner perder XP pode ser a melhor forma de fazer ele perder a lane, então cuidado com isso. Esta ideia só vale se o inimigo também for perder XP pra torre ou na própria wave.

Quando você usa o Arauto para levar uma lane que estava perdida, pode ser bom, ou pode ser muito ruim, tudo depende do quão bem os laners jogam. Se quem estava atrás não souber controlar a wave e ela avançar, ele vai estar em muitos apuros. Então o controle de Wave de cada um dos lados é o que vai prevalecer.

Na verdade, o objetivo do caçador é fazer prevalecer a condição de vitória do time dele em detrimento da condição de vitória do outro time. Traduzindo: ele tem que saber o que o time dele precisa pra vencer e fazer isso, ao mesmo tempo que impede que o time inimigo consiga o mesmo. Portanto, a função dele pode ser gankar sim, se ele tiver algum Carry como Fiora que vá crescer muito e acabar com a partida. Mas, claro, tudo tem seus poréns e este é um assunto complexo, um dia falo apenas dele xD.

Acho que é isso, man. Obrigado pelo acréscimo de informações, é sempre bom ver gente disposta a ajudar.

Grande abraço!

Heye

Tentar roubar dragao/barao sem visão alguma.
*center>

@Torp escreveu:
520.941

Você está muito inexperiente ainda. 

Caçador tem como objetivo, conseguir os objetivos do jogo como também defender eles: Dragão Barão, Arauto, Torres até o Nexus. Tu só gank a rota porque torre é um objetivo, para tu conseguir ela tem que passar por cima de quem está defendendo. 

Jungle é só o lugar que ele fica que significa "Selva". Por isso teu nome é "caçador" se tu só focar em aliados tu nunca vai pra frente. As vezes o aliado é péssimo no jogo e está sofrendo pressão, você pode ir inúmeras vezes até lá e ele ainda vai voltar a sofrer pressão e você desse jeito nunca desenrola o jogo, sem falar o risco que você corre de perder os objetivos do jogo para o caçador adversário. É incoerente você ficar na posição de caçador só querendo dar kill para os laner, essa visão é de iniciantes. Você tem que dar kill e já puxar a torre para desenrolar o jogo. Experientes na jungle deixam um laner sofrendo pressão para pegar um dragão da montanha, porque o Drag da montanha mais tarde pesa. Deixa de gank um aliado para pegar a First Tower. É isso que caçador faz, vai atrás de objetivos. 

banerzinho