cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Ô Rei Destruído
Aronguejo
Aronguejo

A História de como a Riot MATOU o meu campeão favorito. Desabafo.

Olá, antes de começar a escrever qualquer coisa, quero dizer que não, isso não é um choro e nem vou xingar a riot só quero desabafar. 

Então vamos lá, o campeão  que estou falando no caso é a Akali.

Minha história com a akali começou quando eu vi o Impressão Zero do Ken Harusame, ele falando o que achou do rework da campeã, e isso me gerou um hype que eu nunca tinha tido antes, um hype tão grande que eu fui no reddit dos akali mains pra ver se eles tinham alguma informação ou data do rework, fiquei lá procurando algo por dias após dias.

E Então o dia finalmente chegou, Akali chegaria ao pbe, mas aconteceu um imprevisto, o Professor Akali que já havia testado a Akali na riot acabou deixando vazar sem querer o vídeo de ele jogando, e eu sempre fui daqueles que desconfia quando algo vaza achando que foi propositalmente a riot, mas essa foi a primeira vez que foi realmente um erro, os rioters ficaram tristes porque eles estavam com um Teaser muito bem feito in-game, o rioter que estava trabalhando no rework da akali tinha preparado uma série de tweets que ele iria lançar conforme fosse chegando mais perto da akali sair, porém isso aconteceu, e isso deixou todo mundo triste. Inclusive o Ken Harusame parou de fazer o quadro "Impressão Zero" por causa disso. O Desastre já começou nesse vazamento

Bom, o que aconteceu aconteceu, Akali estava finalmente disponível no PBE para nós testarmos, e lá fui eu, passei horas e horas jogando e me divertindo muito com as mecànicas que nunca tinha visto antes, era algo completamente novo e eu estava muito feliz, joguei até pegar 100k de maestria e com muito esforço e diversão peguei a minha m7

O tempo foi passando e nerfs começaram a vir, mas eram mais nerfs de balanceamento essas coisas que sempre precisam quando um campeão é lançado.

Porém....

Teve um nerf, que eu comecei a me sentir mal por ver aquilo, foi o nerf que tiraram a cura do Q dela, e isso mexeu demais comigo, mas não pelo fato de ela não curar mais, mas porque isso era parte do kit dela, eu sempre ficava esperando a barrinha ficar laranjinha para eu poder dar o Q pra me curar, e ver o iconezinho mudando era muito legal também, fazia parte da mecánica da champ ficar esperando o Qzinho laranjinha carregar pra ir pra cima com tudo, e ver que eu perdi sso me deixou extremamente triste de uma forma que eu nunca tinha ficado antes.

E então chegou de novo os nerfs que mataram a campeã de vez, tiraram a liberdade de poder dar o R dela em qualquer lugar, que geralmente eu usava pra fugir quando fazia alguma play errada, mas agora é target, e vc só consegue usar em inimigos, o primeiro R dela não da mais aquela stunadinha. e Isso mexeu comigo a ponto de deixar de jogar com a campeã pra sempre.

Então vou resumir, pra mim a Akali deixou de ser quem ela é, hoje em dia ela é só mais uma campeã qualquer, mas antigamente ela era especial pra mim, eu passei horas e horas aprendendo todos os combos, masterizando completamente a campeã, e comecei a ganhar muitas partidas e realmente eu estava me sentindo bom com o boneco, eu falava "Cara eu joguei muito agora meu deus" e isso me batia uma felicidade enorme

Mas olhando agora, eu juro pra vocês, eu tentei MUITO jogar com a "nova akali" do jeito que ela está hoje, mas parece que simplesmente não adianta, eu uso tudo, absolutamente tudo, e ainda sim eu acabo morrendo, eu sinto que ela não é mais quem ela era, a riot nerfou tanto ela que não importa as plays que você faça, você vai acabar frustado de qualquer jeito porque ela está horrível de jogar.

Resumindo tudo, não importa o quão bom você seja com um campeão, se todo mundo começar a ser bom e aprender a jogar com o boneco, a riot vai nerfar até que seja injogável

Agora eu queria deixar um recado para a toda as pessoas que trabalham no balanceamento da riot :

O melhor jeito de balancear o jogo, é deixar que os players sejam bons, se o campeão é op na mão de quem sabe jogar, e quem não sabe jogar contra, passa mal, então o campeão está balanceado, a partir do momento em que você tem que aprender a jogar contra um campeão ao invez de ficar spamando FF e esperara por um nerf, isso significa que o campeão está balanceado, eu por exemplo, eu não sei jogar cs e não consigo decorar os sprays das armas e por isso sempre acabo morrendo e não consigo matar ninguém, mas a valve não vai fazer uma mira sem recoil pra mim só porque eu não sei jogar aprender as coisas faz parte da curva de aprendizado do jogo assim como no lol, aprender a counterar um campeão ao invez de nerfar ele faz parte da curva de aprendizado.

Então riot, parém de nerfar os campeões só porque os jogadores estão ficando bons com eles, e não adianta falar que vocês nunca fazem isso porque vocês fizeram deixão de deixar isso no nerf da Senna :

"Seguimos ajustando o poder da Senna, já que os jogadores estão cada vez melhores com ela."

Isso é a pior forma de balanceamento que existe, punir jogadores que jogam bem com um campeao para que quem não sabe poder ter chance é ridículo e faz o jogo de vocês ser simplesmente fácil, então riot, eu que peço que leiam isso com muita atenção e amor :

A melhor forma de balanceamento, é sendo bom.

Um forte abraço a toda equipe e comunidade do lol

-Um eterno ex- main akali.

32 RESPOSTAS

@DopeNark
"Essas últimas Att da Akali realmente tirou muita parte do dano dela e parte do escape dela, forçando você a ficar forte ou chorar."

Mas é suposto ser assim para TODO o assassino do jogo. Assassinos dependem de pegar abates e vantagem de gold early, tendo que snowballar para poder se tornar uma ameaça no game. Por isso que quando assassinos perdem muito no early, eles ficam praticamente irrelevantes por MUITO tempo no game.

Mais que justo ela ser voltada para esse tipo de gameplay agora. Champ possuia mecanicas demais no kit que permitiam que ela pudesse se safar de quase todo o tipo de situações. o kit dela perdoava demais erros, pois ela tinha muitas ferramentas para poder dar a volta por cima. E o ponto é que não precisava ser o MasterAkaliGameplays para fazer isso.

Akali aidna pode ser muito forte, mas agora seu poder combina com sua Skill-Ceeling. Se você for muito bom, vai estragar diversas partidas facilmente. E se for mediocre, vai passar fome.

Enfim, voltando ao post em si, eu sempre achei essa coisa de "matou meu champ" um exagero ridiculo.

Praticamente todos os champs são jogaveis no jogo e pode-se ganhar com eles. Não existem champ que esteja fraco a ponto de ser IMPOSSIVEL ficar forte com ele.

Tem gente que não pode ver um "-20 de dano na skill" que ja vem no fórum com "Mataram meu champ"...

se tá 60% certo.

Há aqueles campeões que SIM estão muito fortes como:

Modekaiser, absurdo de forte se pega QUALQUER vantagem na lane ele vencera e você não pode fazer NADA, TANKA E DA MUITO DANO.

Dairus, Só a distancia aguenta.

Garen, Tanka e da dano.

Sett, só o W e a cura dele as coisas chatas.

Illaoi, CURA E TANKA TUDO.

GP - Simplesmente escroto se o cara sabe jogar.

Kayle - pegou 16 acabou o jogo.

Olha desses campeões que falei, quantos você precisa realmente saber jogar MUITO bem?

Digo só a Kayle e GP você precisa masterizar completamente. Já o resto é só fazer o minimo deles

Olha tem muitos campeões que SIM estão MUITO mais fortes que outros mas MUITO. Os antigos costumam ficar cada vez mais fracos em relação aos novos.

Olha o Shen em relação ao Sett. O Q dois dois são a mesma coisa, soque a do Sett foi pensado para um campeão AD e a do Shen? foi feito para um AP e que se contradiz com o Kit dele. E isso eles não arrumam porque se arrumar, olha o choro que irar da.

Olha a Akali o maior problema dela é o W por dar invisibilidade é esse o problema e não as outras habilidades.

Inves deles nerfarem os que precisa nãoo eles buff Urgot

@Gemada de Taric
Cara não é como se eu discordasse de você, mas se você comparar Akali com outros assassinos, a Akali não chega nem na bota deles. Ou você vai dizer que ela ta no mesmo level da Qiyanna, Ekko, Fizz, Zed, LB, Pyke e outros ai.

Qualquer um desses campeões eventualmente ficam fortes de qualquer jeito, se a Akali não ter um bom Early/Mid game, ela vai só sentar e chorar mesmo, pq não importa quanto tempo passe ela só vai servir pra ser muleta em TF. Não completamente inútil, mas também não vai ser lá essas coisas.

Pelo que eu to vendo, é que um monte de pessoa ta tão cego de ódio pela campeã, que não pensa em ser justo com ela. Não vou fazer ela de coitada, ela não é fraca ao ponto de precisar de pena, mas eu tenho certeza que ela depois desses Nerf todo, ela perdeu um braço e uma perna no minimo.

Sinceramente eu não gostava da Akali passada, eu jogava contra ela mordendo as unhas de tanta raiva que eu passava, mas agora ta tão fraca que se uma pessoa souber o suficiente sobre a campeã, consegue stompar ela sem problema. Agora ela não tem dano, não tem energia, R target que obriga uma campeã papel a ir pra cima do inimigo.

Oi amigo DopeNark,
Realmente um R (target) tirou uma perna da campeã . Sem levar em consideração que target é ultrapassado nem devia ter + no lol, e voltar a target é ir direção contraria. RIOT ta ocupada demais com outras coisas e esquece do LOL.

@Gemada de Taric  escreveu:

@DopeNark
"Essas últimas Att da Akali realmente tirou muita parte do dano dela e parte do escape dela, forçando você a ficar forte ou chorar."

Mas é suposto ser assim para TODO o assassino do jogo. Assassinos dependem de pegar abates e vantagem de gold early, tendo que snowballar para poder se tornar uma ameaça no game. Por isso que quando assassinos perdem muito no early, eles ficam praticamente irrelevantes por MUITO tempo no game.

Mais que justo ela ser voltada para esse tipo de gameplay agora. Champ possuia mecanicas demais no kit que permitiam que ela pudesse se safar de quase todo o tipo de situações. o kit dela perdoava demais erros, pois ela tinha muitas ferramentas para poder dar a volta por cima. E o ponto é que não precisava ser o MasterAkaliGameplays para fazer isso.

Akali aidna pode ser muito forte, mas agora seu poder combina com sua Skill-Ceeling. Se você for muito bom, vai estragar diversas partidas facilmente. E se for mediocre, vai passar fome.

Enfim, voltando ao post em si, eu sempre achei essa coisa de "matou meu champ" um exagero ridiculo.

Praticamente todos os champs são jogaveis no jogo e pode-se ganhar com eles. Não existem champ que esteja fraco a ponto de ser IMPOSSIVEL ficar forte com ele.

Tem gente que não pode ver um "-20 de dano na skill" que ja vem no fórum com "Mataram meu champ"...

A Akali não tem muitas chance de kill contra 70% a 80% das rotas, diferente de um talon, zed, fizz , ekko, Ahri e até de lb e katarina que não estão no seu melhor estado.  O kit dela não perdeu 20 de dano, ela perdeu a cura do Q, o 1º R se tornou Target e perdeu o pequeno stun que ele dava, o Q dele ta gastando toda a energia dela a ponto de vc usando W e a passiva não consegue recuperar energia o sufienciente pra ter uma troca forte no inicio oq faz vc depender de algum gank pra pegar kill, Fora os Nerfs no W que esses eu achei mega merecido.

E mesmo com os buffs a Akali esta na rota do meio com: 

- 45.79% Win rate sendo o 3º pior champ do mid sendo a irelia e tristana os piores.

- 4.4% de pick rate mostrando que ela não ta com a popularidade alta o suficiente pra justificar esse win rate.

- 4.76 de Taxa/Ban dimuindo 50% desde o inicio da season,Isso mostra que nem quem joga contra akali acha a campeã forte a ponto de precisar banir no maximo um pouco chata.

Buffs simples de aumentar um pouco o dano não vai ser o suficiente pra trazer ela de volta ( A não ser que aumentem d+ o dano dela), a mudança no E dela que mudaria o Scale seria legal mas não passo.

Por isso digo que vale mais apena pega um champ pra apertar R e ganhar, é mais divertido e vc consegue fazer um trabalho bem melhor com pouco esforço. Enquanto uma akali vai suar de tanto jogar com ela pra ter um resultado inferior a uma annie que aperto R numa fight. Digo isso pq eu jogava tanto de annie tanto de akali

Karthús
Aronguejo
Aronguejo

eu gostava muito jogar de tk por causa do seu w que salvava o aliado era uma mecanica divertida ate que mataram ele de tanto nerf aumentar o cd quando engole o aliado era justo mais deixar o tk lento praticamente parado quando engole o aliado matou ele como suporte sdds antigo tk
Hyukuuri
Dragão
Dragão

Só de ter lido akali , ja fechei a aba .
Brave Bird
Lenda
Lenda

Treine mais, Akali é muito quebrada apesar dos mil nerfs, procure por replays de monos Akali ou youtubers.
Um cara que realmente sabe jogar de Akali, destrói o game

Scutty
Aronguejo
Aronguejo

Buá Buá, deram counterplay pro meu boneco, como vou ganhar uma partida se os adversários agora podem jogar contra mim? Isso é injusto riot.

LightL96
Arauto
Arauto

Aceito que a Riot tenha sim pegado meio pesado com ela. Mas deu claramente para perceber que você não gosta de verdade da campeã porque ela é daquele jeito, gosta ou gostava dela porque era muito forte. Novamente, eu acredito sim que ela foi nerfada, mas realmente percebi que a sua vontade de jogar com o campeão era motivada apenas porque ela era super quebrada, e não tem como negar que ela realmente era. Enfim, espero que os main Akali possam ser finalmente agradados corretamente um dia. Boa sorte \õ.

Olá meu caro amigo, a riot não MATOU o seu champ favorito ela apenas balanceou o campeão (os combos delas são incrivelmente fáceis de se aprender mas incrivelmente difíceis de se executar, por isso tem muita gente que joga mal de akali e acha que ela é uma campeã ruim) agora vamos ao caso, você gostaria que um campeão ultasse em você e a torre negasse dar dano a este campeão? bem eu acho que não, além disso ela é uma assassinaentão eu achoq ue o jeito que ela está agora está muito bom ela dá um dano considerável para um champ assassino e tem uma grande capacidade de fazer oque os assassinos fazem que é entrar matar e sair sem grande dificuldade (exemplos como ult do Zed, ult do Kha'Zix, o W da LeBlanc, e entre outros).
Mas agora o Pior nerf que deram nela PARA MIM foi que a ult dela agora é target e não skill shot como antes, na ult antiga você poderia ultar para fugir de skill shots mas agora não tem que ser em um campeão inimigo

Like a Akali
Tropa
Tropa

Concordo com você que Akali passou por muitas coisas, mais ela ainda é muito forte, não como era antes é claro. A única coisa que eu mudaria nela era a restauração de energia (se bem que se tiver com blue já ficar bom) e outra coisa que mudaria era pra voltar a ult dela de como era antes.

BolsinhaDeValor
Aronguejo
Aronguejo

sério ?

cara Akali tem um kit tóxico pro jogo. FUMAÇA  E R dash's infinitos! 
Antigamente vc divava com aquela fumaça preta né? é eu lembro.

Agora vc nao consegue matar todo mundo como fazia antes né? Tem que ter Qi para jogar com ela e fazer muito sentido o pick.

Mas fique tranquilo jájá vem um BUFF a riot tem mta skin dela e BOYSPLAYERS QUE AMAM...  PRA mim voltava a ult antiga que dava uma cabeçada.