cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

A Riot deveria balancear 100% o jogo.

Oi gente! Tudo bem!

Hoje vamos falar de algo que de forma bem estranha eu não vejo ninguem falando sobre, apesar de ser algo extremamente importante e que muita gente quer, mas não fala!

Estou falando do balanceamento 100% do jogo e para sempre!

Algo que muit a gente fala que acontece no dota 2(não jogo, entao n sei), em que no campeonato quase todos os campeões são jogados.

Eu não sei pq a Riot precisa tratar o jogo como uma bolsa de valores, pq sempre tem que ter os campeoes fortes e fracos do momento? A riot realmente tem que mandar que campeões os jogadores tem que jogar para ganhar? Os jogadores simplismente não podem jogar com seus campeões favoritos com chances iguais de ganhar? Se vc pegar um campeão fora do meta vc ja sabe que tem menos chances de ganhar. E tem que ficar todo patch torcendo pro seu campeão não receber nerf. Pq tem que ser assim?

Alem de que os nerfs e buffs sao feitos de forma aleatória, apenas alguns campeões fracos recebem buffs e apenas alguns campeões fortes recebem nerfs, enquanto muitos campeões ficam inuteis e alguns campeões tem a permissão da riot de continuarem quebrados. Tudo isso da forma mais tirana possivel. A Riot nunca quis balancear o jogo, não se deixe enganar pelas atualizações semanais. A riot permitiu a janna ficar roubada por muito tempo, o mesmo pra camile. Agora esta fazendo o mesmo com o talon. Estou apenas citando alguns exemplos. Toda semana vc tem que ver o patch e torcer para seu campeão não ser nerfado e para aqueles campeões roubados receberem logo o nerf (se eles vão receber nerf ou não, vai depender da boa vontade da Riot). Balancear 100% o jogo é totalmente possivel, exceto rarrissimas exceções (campeões recem lançados e reworks precisam de um tempo para balancear e alguns campeões como azyr e kalista são quase impossiveis de balancear. A riot é uma empresa gigante, se quisesse balancear ja teria balanceado.

Entao o jogo tem 141 campeões, mas se vc for jogar pra ganhar vc tem poucas opções, ao inves de jogar com seus campeões favoritos. A mesma coisa acontece no competitivo. Se o jogador profissional joga bem se syndra, pq ele tem que jogar de zoe/yasuo/irelia? pq estao propositalmente roubados? Será que daqui a 2 meses eles vão continuar fortes ou vão receber nerfs? Quem vai saber? A Riot faz praticamente o que ela quiser sem nenhuma justiça. É como se a Riot fosse pai de 141 filhos, uns ela paga para ir estudar em Harvard, outros filhos ele manda ir trabalhar no Mc Donalds. 

Todo dia as pessoas escrevem varios post tanto aqui quanto no forum Na (e de outras regiões) pedindo para nerfar campeão x, buffar campeão y. Ao invez disso as pessoas deveriam estar pedindo o balanceamento 100% do jogo. Pq ninguem realmente fala isso? Para o Lol realmente ser um jogo de estrategia o caminho deveria ser: jogue com seus campeões favoritos, fique muito forte com eles. Mas atualmente o jogo é: pesquise os campeões mais fortes do momento e abuse deles para ganhar (abuse dos stats bons deles para ganhar). Competição de stats não é estratégia.

Ao maioria preferiria subir de elo jogando com seus campeões favoritos, mas atualmente so quem sobe (a maioria) é quem abusa de campeões roubados (e quem n faz isso precisa se esforçar bem mais).

Agora imagine como seria o competitivo se os 141 campeões estivessem jogaveis, a possibilidades de estrategias seria quase infinita. Atualmente a quantidade de estrategia é bem pouca pq os jogadores so vao jogar com quem esta roubado. Embora o meta atual esteja mais amplo que o anterior, o melhor seria se os 141 campeões estivesse jogaveis. Assim ganharia o time mais inteligente.

Como fazer isso? Se realmente a maioria dos jogadores preferem um jogo justo e 100% balanceado como eu acho que preferem, da pra pressionar a riot se varios jogadores criarem posts sobre isso aqui e nos outros foruns da outras regiões do lol; tambem podem comentar em varios videos de youtube do lol dizendo que quer o balanceamento 100% do jogo. Se muita gente falar sobre isso vai chegar na riot. Um simples comentario como: Riot queremos o balanceamento 100% dos campeões. Isso se o movimento for muito grande e atingir outras regiões a Riot vai ter que nos ouvir. 

O que vcs acham?

40 RESPOSTAS
WellingtonA7
Arauto
Arauto

O jogo perderia a graça se fosse 100% balanceado porque o povo só pegaria Yasuo, Zed, Master e etc...
O problema do jogo não é o balanceamento, porque tem como sim jogar com qualquer champ e ganhar, é o players que não para de repetir a modinha dos mesmos picks famosinhos.
''Eu tenho um presente mágico pra você, lá vai!'' - Zoe -
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

Cara, eu estudo Design de Jogos e acompanho as "Visões de Balanceamento" do Meddler a anos e vou te dizer o seguinte:

"É impossivel ter um jogo, ainda mais um como o LoL, 100% balanceado"

NÃO EXISTE COMO.

O game tem tantos itens e tantos champs, que uma hora sempre vai ter algo fraco e algo forte.
Existe algo que se chama META no jogo. E ta sempre rotacionando.

Existe sempre coisas que são afetadas indiretamente. Se uma classe sofre nerf, outra fica mais forte por causa disso, pois é uma interação indireta. Algo não fica mais forte/fraco somente mechendo diretamente nela. É por isso que é impossivel ter um jogo 100% balanceado.

Não é atoa que o game é atualizado a cada 2 semanas.

TheDestiny1
Arauto
Arauto

É impossível balancear 100% o game, porém a riot poderia tentar balancear o máximo possível tipo uns 90%, como vemos hoje campeões bem balanceados como Viktor, Anivia, Amumu, Renekton, Nasus, Ezreal, Kog... porém a riot deixa os assassinos completamente desbalanceados e lutadores completamente desbalanceador como Kha´zix, Talon, Camille, Fiora, GP, ....

Se o lol continuar sendo um trem em movimento realmente fica difícil balancear o jogo, é só parar um pouco já que quase todo Patch tem:

- nerf ou Buff em item, ou item novo.
- nerf ou Buff em runas, ou runas novas.
Já que a Riot é uma empresa gigante com muitos empregados da sim para balancear o jogo, já que o dota 2, faz isso facilmente. A Riot deveria no mínimo acabar com os campeões abusivos, que dá para descobrir facilmente só olhando as estatísticas.

Campeão com alto pick rate n pode ter alto Win rate, se tem é pq está sendo abusivo. Janna era assim, cammile era assim, agora talyah jg e talon mid estão assim, e se provavelmente a Riot vai deixar os dois desse jeito até o final do ano.
Se vc me explicar como um campeão pode ser deixado com alto pick rate e Win rate ao mesmo tempo sem ser abusivo então eu vou concordar com vc que é difícil balancear o jogo. Até lá continuo com minha opinião.

@DarkNightmar3 Nesse ponto eu concordo com você com algumas mudanças.

- O jogo poderia demorar mais tempo para sair um patch, como por exemplo 2 meses, isso daria tempo suficiente para a equipe analisar qual será a melhor medida para mudanças no próximo patch, sem deixar tudo quebrado.

- Cara no dota tem sim alguns boneco quebrados, tipo a ursa. 

- Problema é que a riot não leva nada em conta a Solo Q, apenas o competitivo e os bonecos que são pegos no competitivo são diferente dos que são pegos na Solo Q.

@Gemada de Taric@  escreveu:

Cara, eu estudo Design de Jogos e acompanho as "Visões de Balanceamento" do Meddler a anos e vou te dizer o seguinte:

NÃO EXISTE COMO.

O game tem tantos itens e tantos champs, que uma hora sempre vai ter algo fraco e algo forte.

Existe sempre coisas que são afetadas indiretamente. Se uma classe sofre nerf, outra fica mais forte por causa disso, pois é uma interação indireta. Algo não fica mais forte/fraco somente mechendo diretamente nela. É por isso que é impossivel ter um jogo 100% balanceado.

Na realidade é possível (não que seja simples/fácil), óbvio que não com esse sistema de runas/interação dos itens com os campeões, mas caso quisessem balancear não seria um problema tão grande até porque toda season eles costumam colocar algo novo no jogo pra mante-lo recente...

A real é que ter um jogo estático não é interessante nem pra Riot nem pra maioria dos jogadores porque depois de um tempo se torna monotono, no fim das contas eles precisam ciclar o que é usado porque o jogo é f2p...

→Thepgfk←

Sério? Eu não sabia que a Riot só balanceada para o competitivo e n leva levava em conta a solo q. Isso é um erro grave!

Quanto a sempre ter mudanças no jogo, da pra ter sem desbalancear como:

- novos campeões.
- novos reworks.
- novo modos de jogo rotativo ou pelos menos voltar os jogos rotativos semanais.

Da pra criar novidade sim sem necessariamente criar um meta de campeões roubados temporário. O problema é que a Riot n quer balancear o jogo é isso está muito claro.

Por que você quer um jogo 100% balanceado se você não é capaz de jogar o jogo na performance máxima possível?

Acredite ou não, se a Riot balanceasse o jogo considerando que o jogador é realmente capaz de utilizar de forma consistente o Kit inteiro do campeão e se portar de forma adequada com relação aos outros 9 jogadores/campeões na partida o jogo iria parecer MUITO MAIS desbalanceado pra um jogador casual/mediano...
→Thepgfk←

@Gemada de Taric@  escreveu:

NÃO EXISTE COMO.

Você está bem enganado, eu jogo dota 2 e lol... a diferença de balanceamento é gritante, como o cara ai disse, no dota 2 você pode jogar de qualquer champ que vai se dar bem, claro que tem algum ou outro que vai se destacar mais em patchs porém não isso não deixa outros champs INJOGAVEIS como o lol faz, por exemplo, em meta de tank com sup protect + hyper carry,  os assassinos SÃO EXCLUIDOS simplesmente você não joga, no dota não, o que você pegar vai funcionar se você souber fazer.

Cara, eu tbm já joguei Dota2, mas são jogos diferentes apesar de serem Mobas.

Mecânicas e estilos diferentes tornam balanceamento diferente.

Lol tem tanto mais Champs quanto tbm tem mais itens (itens não tenho certeza, mas acho que sim), sem contar todo o sistema de runas.

Tudo isso interagindo causa diversos X's no game, possibilidades e tals. Sem contar que a comunidade do LoL tende muito mais a seguir modinhas e tendências do que a de dota ( pelo menos era assim quando eu jogava).

Sem contar que não, dota 2 não é um jogo 100% balanceado. Mas é de fato mas balanceado do que o LoL pelos motivos que eu disse acima.

Mas meu ponto ainda continua: é impossível ter um jogo 100% balanceado. Isso é a maior certeza que eu posso ter.

É simples entender isso
Sempre que vc mexer e mudar algo pra balancear, vc tá indiretamente afetando outra coisa.
Exemplo: Yasuo está forte demais com malho. Malho é nerfado e Yasuo volta ao normal.
Porém outros usuários de malho tem uma queda na Win rate, pois foram afetados em uma mudança que era pra afetar somente Yasuo.
Entende o exemplo?

Dota é assim tbm, todo o jogo é assim, seja mais ou menos visível.

Não tem como manter um jogo perfeitamente balanceado, pois sempre que algo é criado e modificado, seja por parte da empresa com um rework ou champ, ou por parte dos players com estratégias e metas, isso vai desbalancear o jogo.

Um lol 100% balanceado é uma utopia.
Impossível de alcançar, mas procurasse chegar o mais perto possível.
BarrelPlank
Dragão
Dragão

não existe jogo 100% balanceado meu filho. Quando vc altera uma coisa, qualquer q seja, alguma outra coisa fica forte ,e alguma outra coisa fica fraca. Mesmo q todos estejam com wr proximas e completamente viaveis, SEMPRE vai existir ALGUMA coisa q seja pelo menos um pouquinho mais forte q a outra, e isso é de todo o jogo de card game, moba, mmorpg , etc.

Olha... vou dar meu pitaco sem grande conhecimento de causa, ok? Então se eu escrever alguma groselha aqui, me corrijam, mas...

Eu pelo menos acho praticamente impossível o jogo ser 100% balanceado, simplesmente porque algumas classes counteram outras. Só os assassinos, por exemplo, counteram os magos e os atiradores. Então pra mim é bem cristalino que sempre que os assassinos "não estiverem fracos" (leia-se balanceados ou fortes), os magos e os atiradores estarão "fracos" por tabela, ainda que eles em si estejam relativamente balanceados. Se assassinos, magos e atiradores estiverem todos balanceados, os assassinos empurrarão os magos e os atiradores pra fora do meta.

Aí você joga os tanks, lutadores e suportes e fica uma maçaroca só. Sempre que uma classe for viável ou forte, outra que habitualmente perde pra ela será inevitavelmente fraca.

@BarrelPlank Uma ou outra coisa de boa, mas nesse jogo TUDO tá desbalanceado, adc´s extremamente fracos, assassinos e lutadores extremamente fortes, suportes de peel estão fraquissimos (tirando a nami)... ou seja, nada nesse jogo tá balanceado, apenas alguns champs tipo viktor, anivia... champs em que a riot nunca mexe.

Eu nao estou discutindo se dá pra balancear o jogo 100% ou só da 90%. O que estou falando é que a Riot deveria balancear o jogo de verdade ao invés de ficar criando metas o tempo todo. Tem muita gente que acha que esses patchs semanais é para balancear o jogo kkkkkk, que balanceamento é esse que nunca termina. Se os jogadores realmente quererem um jogo balanceado vão ter que pressionar a Riot pq ela nunca quis balancear o jogo.
E sim, dota 2 é um jogo balanceado, não 100% pq n precisa, mas é no geral balanceado e os jogadores sentem isso. No lol todo mundo sabe ou deveria saber que o jogo n é balanceado, o melhor time é aquele que se adapta melhor ao meta, e não o time mais inteligente.
Quer masterizar campeão x? Cuidado, pq daqui a 2 meses pode ser que ele esteja inútil.

@DarkNightmar3
cara, entenda o seguinte, os metas são criados em função do balanceamento, não o contrario.
Eles não balanceiam o jogo para criar metas, metas são o resultado das mudanças que a empresa faz no game.
" Tem muita gente que acha que esses patchs semanais é para balancear o jogo kkkkkk, que balanceamento é esse que nunca termina."
Não termina, pq é exatamente o que eu ja disse e vc provavelmente se recusa a entender. Quando você muda algo, outra coisa muda sem querer, é mudança indireta. Sem contar que tem as estratégias de jogadores que podem descobrir novas coisas broken que podem gerar em mais mudanças de balanceamento no futuro. Não consegues entender isso?

Dota NÃO é 100% balanceado, nenhum jogo é e nunca vai ser.
Se dota fosse tão balanceado, ele não teria patches constantes com nerfs e buffs como LoL tbm tem. Eu considero Dota mais bem balanceado, mas tem que levar em conta que a player base dele também é MUITO menor.

Entenda cara, um jogo 100% balanceado não existe não pq a empresa não quer, e sim pq é uma utopia.

@Gemada de Taric 1° o que tem a ver, player base com balanceamento, não entendi muito bem essa parte

2° Sim, buffs e nerfs para que alguns bonecos sejam mais usados que outro, mas nada como um fizz da vida que te da Q+W e tu morre..., mas também para que haja mudanças no jogo e não seja monótono, diferente do lol que lança buffs em campeões que não precisam pra depois dar um nerf extremamente absurdo (caso da camille e irelia).

3° Realmente 100% balanceado não é possivel, porém a riot poderia fazer um esforço de NÃO LANCHAR PATCH PRATICAMENTE TODA SEMANA, como eu disse em um post acima, a riot poderia lançar um patch a cada 1 ou 2 meses com mudanças no jogo sem que o mesmo fique extremamente desbalanceado como está agora.

4° Sem falar que se a riot torna-se o jogo um pouco mais simples, sem ficar nessa sacanagem de 2-3 patchs por mês, atrairia mais pessoas para o jogo, já que um jogo mais simples é mais atrativo para jogadores casuais (coisa que é a maioria esmagadora dos jogadores) do que um jogo com 1 bilhão de coisas pra você aprender.

Algumas coisas aprendidas nesse post:

- A riot n quer balancear o jogo e nunca quis, isso é um FATO que todo mundo já deveria ter entendido, o que a Riot quer é criar moda (pra mim meta n passa de uma moda) temporário que vai ser substituído por outra moda e assim sucessivamente. Na hora de impor a moda aos jogadores a Riot é bem eficiente pq sempre consegue fazer isso. Quer novos picks no bot? é so reduzir a força dos atiradores ate ficar bem fracos, quer a moda dos suportes de escudo? é so buffar bem muito o turíbulo ate ficar broken, assim sucessivamente. Na hora de impor o que quer a riot parece saber o que esta fazendo, mas n hora que vc ve alguns campeões com pick rate e win rate elevado ao mesmo tempo sem tomar nenhum nerf por 2,3,4.... ate 6 meses seguidos vc sabe que a riot na faz o básico do básico do balanceamento dos campeões. Quer um exemplo? A cammile era no elo alto o primeiro ou o segundo top mais jogado e sempre teve win rate elevadíssimo e um dos maiores ban rate e assim ela ficou por vários meses sem receber nerf. A janna foi ainda pior pq foi o campeão que mais ficou com win e pick rate elevada sem tomar nerf. Mas enquanto de um lado nós vemos abusos permitidos pela riot, do outro nos vemos o que? 40 ou mais campeões que ficam praticamente inúteis tanto no elo baixo quanto no elo alto e ficam assim por uns 4, 5 meses. Então o cara compra skin e masteriza um campeão já com medo pq daqui a 2 meses pode ser que ele fique inútil por uns 4, 5 meses. Agora, lol é um jogo complexo (todo moba é), isso exige mais de quem trabalha no jogo, eles deveriam se preocupar beeeeem mais com o balanceamento e só n faz pq n quer (ja que a riot é uma empresa gigante) e só vão querer balancear mesmo quando os jogadores pressionarem ou quando começar a perder os jogadores.
- Dota 2 é um jogo balanceado pq as atualizações não são tão frequentes, pq a riot n faz isso? pq ela quer mandar da forma mais tirana possível os campeões que vão aparecer no competitivo.

Eu pessoalmente invejo a estabilidade do balanceamento do dota2, vc escolhe seu campeão favorito e daqui a 6 meses vc pode continuar jogando com ele de boas. Eu só prefiro jogar Lol por conta dos personagens mesmo que são bem mais legais e carismáticos. Além disso, eu jogava dota1 e praticamente odiei quando fizeram o dota2.
De qualquer forma a riot deveria ter mais respeito com os jogadores e com os campeões, essa forma tirana da riot fazer as coisas vai fazer ela perder bem muitos jogadores ainda.

Não adianta conversar com gente assim, sinceramente.
Tem que ser muito leigo pra achar que é facil assim balancear um jogo, como se só mudar uns números e tudo estará perfeitamente balanceado...
Como se fosse facil balancear um jogo com mais de 140 champs, itens, todo um sistema de runas, com playerbase de mais de 70 milhões de players de diferentes capacidades, mantendo champs equilibrados tanto no Low Elo quanto competitivo.
Essa coisa de "é tudo conspiração da Riot" é a maior besteira que eu tenho que ler nesse forum....

Fazer um patch por ano, e um patch por semana não vai mudar as coisas. Não entende que n da pra comparar Dota e LoL facil assim pois simplesmente são jogos diferentes com mecânicas diferentes?

@TheDestiny1
Só pra responder sua pergunta, a player-base tem impacto no balanceamento sim.
Os metas não são criados pela Riot, são criados pelos jogadores. Eles que estudam e descobrem o que está forte atualmente, e abusam disso. E quando essa meta criada começa a desbalancear o jogo, a Riot tem que intervir com o Nerf-Hammer.

Exemplo simples: Talyah está numa situação normal e balanceado num geral. Mas os jogadores descobrem que fazer ela JG pode é incrivelmente forte e abusavel.
Não é que a Riot buffou ela para jg ou criou esse meta, mas os jogadores descobriram e abusaram, e Talyah teve que receber um buff para não ser tão abusada com o meta criado pelos jogadores fazendo ela JG. Isso gera X coisas, como por exemplo, ela ser nerfada a ponto de sua JG ficar normal, mas o Mid que estava normal, ficar fraco. E com Talyah fraca no mid, os champs que são counterados por ela vão se virar melhor contar ela, ou seja, são mais fortes em match-yps contra ela. Esses são os nerfs e buffs indiretos que falei, que afetou uma coisa "sem querer" ao mudar outra.