cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Stackzin
Aronguejo
Aronguejo

A Riot tá cada vez mais decadente e este é o motivo.

Ir para a solução

O porquê da Riot Games 

Estar decaindo.

Riot Games, Ascenção e sua Queda, e Como o meta estragou o jogo.

Você provavelmente pulou de paraquedas agora e não está entendendo muita coisa, mas não tem problema que nesse tópico terá tudo do que você precisa entender sobre o por que a empresa decaiu, mas como é fácil falar isso eu vou falar alguns motivos do por que levou a isso.

Eu já havia feito esse tópico a algum tempo atrás, mas muitas pessoas não entenderam que eu estava tentando dizer e provavelmente interpretaram que eu era contra lançar campeões novos (????) então resolvi criar essa nova com mais informações e uma explicação melhor.

Você provavelmente leu o titulo e vai me falar agora;

''- Mas como assim Stackzin? decaindo? o jogo sempre teve tantos jogadores''.

Uma coisa que muita gente não sabe e até acredita o oposto é que o Lol está decaindo em jogadores, eu inclusive até entendo você não acreditar lendo de primeira, já que sabemos que a Riot faz de tudo para tentar esconder isso, de 2017 pra frente eles desabilitaram o gráfico de jogadores que a gente podia ver no client o número de jogadores e Tiraram inclusive estatisticas do opgg que mostravam a quantidade de jogadores que jogavam ranqueadas, e se vocês vissem o número iriam se assustar.

E Pasmem, o que eu falei desde o começo estava certo, esse gráfico foi tirado do site oficial do 'google trends', que vigia os termos pesquisados sobre sites que se hospedam nele, então sim, cada vez mais o League of Legends perde mais jogadores.

''Interesse ao longo do tempo''

''Dezembro de 2015 - Janeiro de 2019''

''Vermelho: Jogadores Ativos.''

''Azul: Ações e Retornos da empresa com lucros.''

''Região: Mundial''

- Google Trends, acesso em 2019.

Stackzin_18-1613013057501.png

''Mas. por que ela faria isso?''

A última coisa que a empresa gostaria é que deixasse o público alerta ou preocupado quanto a isso, eles gostam da ''zona de conforto'' dos jogadores em relação a tudo, quanto menos eles sabem do que lidam ao redor, menos eles mostram resistência ou críticas e até boicotes a empresa.

''Mas como assim elas gostam da zona de conforto dos jogadores? isso não faz nem sentido!!''

Eu entendo você dizer isso por que eu também pensava da mesma forma que quem pensava assim era ''lunático'', mas não precisa pensar muito para entender do por que eles fazem isso, quanto menos pessoas entenderem do que estão lidando ao redor, menos a chances delas protestarem contra.

''Mas como assim, então o que a gente tá lidando ao redor?''

O Balanceamento que exclui outros estilos de jogo.

Quanto menos pessoas entendem o jeito que a Riot interfere nos usuários com mudanças de balanceamento e quanto isso altera o jogo negativamente menos elas entendem e portanto não protestam contra, um exemplo disso foi no Patch 8.16 da Riot Games, foi um patch que tinha matado os adc's, muita gente ficou frustrada com isso, muita gente parou de jogar de adc's, parou de jogar Lol e isso foi acabar em um protesto na rua da empresa do CEO da Riot Games acredita?! Todos se uniram em uma só causa e acredita, ela reverteu isso.

E esse o problema veio depois, poucas pessoas hoje em dia ainda mais Brasileiros protestam, a gente teve sempre essa cultura de 'preguiça', quando foi a ultima vez que vocês viram cidadãos protestando contra alguma reforma que explorariam ele? hoje em dia apenas aceitamos sem sequer questionar, e o governo então até hoje se aproveita disso, e é + / - isso que está acontecendo com a Riot Games, ninguém se mobiliza ou quer tocar no assunto mais delicado da empresa, ninguém se quer  crítica sobre a Riot 'Expulsar' outros estilos de jogo por ser diferente, e querendo introduzir ainda mais o meta-game no jogo, e isso.. é apenas o começo, e aqui vai uma lista do por quê a empresa está decaindo:

• O Meta do Lol e sua amante, a mobilidade.

Minha 'Carta-aberta' Sobre atitudes da Riot Games em relação ao Meta;

Acredito que Muitos jogadores que jogam com campeões ''Off-metas'' ou seja, campeões mecanicamente fracos e com quase nenhuma aparição no competitivo por ter um kit abaixo da média ou Muito fácil de counterar como
    Campeões como: Singed, Teemo, Skarner, Sion, Tryndamere, Cho'gath e muitos outros sofrem bastante por ter um aspecto muito abaixo do meta atual, eles são campeões muito ''antigos'' e justamente por isso ficam atrás nesse quesito de habilidades, Tanks metas como Ornn ultam na team fight de Jungle pra lane caso não tiver range, e se tiver ele só vai usar dash e Tankar e ao mesmo tempo dar toneladas de dano, e não vai ser penalizado por isso, enquanto o Singed a única forma dele chegar em um inimigo é literalmente Andar, mesmo o campeão sendo feito naquele clichê de ''Veloz'' esse quesito foi totalmente abandonado, o que além disso fez surgir diversas comunidades que jogam com ele, pois não se sentem representados mais e tiveram que se unificar para poder ter isso, por isso que comunidades de monochampion de Udyr, Singed tem mais movimentação e a gente nunca ve um de mono irelias, yasuo zed e etc, inclusive um abraço pro grupo do facebook Singed Esquizofrenias, já que o meta atual se resume em habilidade e kits de mobilidade instantânea, qualquer champion que lança tem uma skill de dash, mobilidade, invisibilidade ou qualquer outra skill que deixe ele muito safe por mais ruim que ele se posicione ele sempre vai se reposicionar e não vai ser penalizado, enquanto os campeões antigos por não ter isso não conseguem chegar em ninguém, e para '''compensar''' isso a riot tenta buffar move speed, slow e etc mas nada vai adiantar porque não tem counterplay nenhum você forçar o flash do laner e nada adiantar pois o campeão ja tem um flash no kit com 13 segundos de cooldown. 

O que entristece de verdade é que a comunidade não tem coragem nenhuma de admitir isso sobre diferença de kits de habilidade, pra eles se um campeão da dano é considerado ''bonecão'', você fala que sei lá, que Tryndamere está muito abaixo da média o usuário ja tenta argumentar com; ''HUR, COMO ASSIM TRYNDAMERE ROUBADO??!!?'' ai em seguida ele posta um vídeo de um Tryndamere dando toneladas de dano em uma team fight ou explodindo alguém que ta a 5 níveis atrás, achando que um campeão ser desbalanceado é dar dano quando tiver feedado. ai você vai ver a pool do usuário e é literalmente Yasuo, Irelia Camille,Samira, ou qualquer outro campeão com ''mecânicazinhas'' que por mais burro que seja vai sempre ter uma Skill a mais para se reposicionar da situação ruim que ele estiver, independente se ele estiver mal posicionado ou não, pois pra eles não importam o campeão ser Flexivel em todos os aspectos.

Enfim, fico feliz de ver alguém que pelo menos uma pessoa consiga entender o meu   ponto, pelo menos um pouco sobre isso, e a Riot vai continuar fazendo isso até alguém se pronunciar de fato, não da pra comparar um Kog'maw com uma Samira/Kai'sa, embora   até que eles tenham um dano parecido o kit de habilidades são incomparáveis e totalmente injustos, o que faz um campeão ser roubado não é dar dano, isso até uma   soraka ad full build faz. È ele ser viável em qualquer situação, mesmo que estiver em uma   situação desvantajosa ele sempre vai ter uma maneira de sair daquela situação, mesmo  que seja um dash imenso, uma habilidade que bloqueia todos os projeteis ou que ele  literalmente se sobressaia com qualquer skill que é basicamente um flash com 10s de  cooldown. Mesmo que o jogador tenha jogado bem e o inimigo tenha se posicionado  terrivelmente mal mesmo assim a diferença de campeão cobrirá tudo isso. Eu admiro bastante jogadores de Singed, Teemo, Tryndamere, Aatrox (o antigo), pois os   campeões não tem essa de ''sobresair'' em um posicionamento ruim por não ter uma   skill  que não os ajude nisso, por isso a unica forma de não morrer nisso é LITERALMENTE  evitando ela KKKKKJ e justamente o fato do campeão deles serem Simples é o que torna eles difíceis, pois com o kit simplista e abaixo da média é necessário uma macroplay e visão de mapa muito superior para que ele consiga cobrar essa diferença de seu campeão ser abaixo da média e evitar tragédias de mal posicionamento.

O Singed por exemplo, ele literalmente tem apenas UMA skill que ele usa pra dar dano   em seus inimigos, e por ele ser abaixo da média os jogadores tiveram que pensar fora da   caixa e pensar em uma estratégia que eles consigam pelo menos respirar um pouco no   jogo.
 Singed era frágil demais no começo do jogo, pra dar dano ele precisava ser perseguido   por alguém, mas na fase de rotas com aqueles minions e não em uma team fight isso era   impossivel, foi então que a comunidade de singed unida conseguiram desenvolver uma estratégia   que tente contornar isso, o Singed tinha pouco dano mas se curava bastante e tinha   sustain dando dano nos minions, foi então que os players geniais pensaram fora da caixa   e Criaram a estratégia Proxy e essa foi a origem da estratégia que pouca gente       conhecia,  até obviamente a riot nerfar ela, com Novo sistema de barricadas, Valer gold   farmando minion, reduzir dano de habilidades em minions e muitas outras coisas, mas a   estratégia foi feita justamente por que o campeão era fraco, por que nerfaram?

• Basicamente isso foi um aviso da Riot que queria expulsar os jogadores que jogavam com bonecos ''antigos'' pra uma player base mais jovem que jogam com Irelia, Yasuo, Akali, Samira e qualquer outro boneco com esssas ''mecanizinhas bonitinhas'' que tava rendendo MUITO para a empresa por causa do competitivo que estava sendo muito assistido por isso, ou ate stream que rendiam popularidade pra empresa pelo fato desses campeões atrairem mais publico, um exemplo disso foi o rework no aatrox, o campeão era literalmente um Tryndamere que conseguia ser mais fraco que o mesmo, transformaram dele um campeão de auto-ataque igual Trynda para outro campeão com ''mecanicazinhas bonitinhas'', e ja tá bem claro o que a Riot pretende fazer com esses reworks.

Mas.. como isso aconteceu? como que de um dia pro outro os campeões terem mobilidade é oque fazia eles mecanicamente desbalanceados?

Isso já existia a bastante tempo porém não era algo tão comum, se um campeão tinha um scape forte ele era punido por ter essa skill, mas hoje em dia eles não sofrem mais disso. vou pegar de exemplo um texto que o W4R Ensembl3, um main veigar tinha postado na comunidade sobre os campeões de mobilidade:

''Houve uma época, em que a nova pré temporada era uma das melhores épocas de jogar League of Legends. Ninguém se via atrelado a um conceito do jogo. Eram tempos de pura descoberta e diversão. As pessoas compartiilhavam boas risadas quando as coisas funcionavam, e também quando não. Talvez você se lembre desse momento: ''

Stackzin_0-1613011562877.png

Esse talvez tenha sido o último em que existia uma coisa saudável no jogo.

1.1 - O instante

''Em algum momento após a season do cachorrinho, League percebeu que jogava uma partida infinita, ou deveria ser: o jogo do balanceamento de classes. A cada patch, ela percebia que alguns campeões não tinham como balancear, ou ela "deletava" do jogo (inviabilidade por muito fraco), ou o campeão era pick ou ban.''

Exemplos:

:Champion130: :Champion133: :Champion60: :Champion59: :Champion52: :Champion27: :Champion30: :Champion25: :Champion3:

Ela percebeu, que a MOBILIDADE era um conceito que impactava mais que qualquer outra no jogo.

1.2 - A decisão 

Certo dia, um louco da Riot chegou com uma "genial" ideia nos porões da rito gomes. Se a gente não consegue balancear o jogo por conta da mobilidade, vamos dar mobilidade pra GERAL FODASE.

1.3 - Primeiras mudanças

Pinstouro na selva para ajudar os campeões sem mobilidade a participar do jogo, com um pouco de mobilidade e informação.

2.0 - As consequências

o jogo ficou um caos.

2.1 - Rip ADCs

Com os Junglers mais pistolas do que nunca, extremamente eficientes e presentes, a primeira classe oprimida no jogo foram os ADCs, em especial os imóveis (QUASE TODOS).

2.2 Rip lategame

Com os junglers mais pistolas do que nunca, os campeões que precisam crescer sumiram.

3.0 - O doidão da Riot ataca novamente

Para balancear o jogo, a Riot decidiu adaptar todo o jogo ao novo conceito, ao invés de voltar atrás para algo saúdavel a Riot resolveu arriscar tudo pra ir com esse ''novo estilo de jogo'', que é basicamente, ou você tem mobilidade ou você não vai respirar no jogo.

3.1 - Mudanças em "benefício" de campeões lategame para compensar

3.1.1 Mudanças itens AP:

- acabou a tática de guardar mana, vamos encher geral de mana modificando itens;

- cdr? coisa de velho, vamos ir com uma aceleração de habilidade que ja começa em 10%

resumo: campeões AP buffados para compensar a força dos campeões móveis.

3.1.2 Mudança na aquisição de gold

- Gold dos minions? Vamos tirar um pouquinho até os 10 minutos... MAS VAMOS COMPENSAR COM QUASE O DOBRO AOS 35.

3.1.3 Mudança nas torres

- As torres tão caindo muito rápido? Vamos BOTAR ELAS DE PAPEL FODASE. Assim, cai de um lado do mapa, mas cai do outro também, a gente acaba "compensando" pro jogo ser balanceado;

4.0 - O doidão da riot ataca novamente 2

Temos que botar os ADCs de volta no jogo?! Não, vamos dar uma desculpa e dizer que é nossa estratégia que a bot lane vai ser pra todos os campeões. 4Head

Vamos também botar uma poha de um critão no primeiro hit pro adc fazer algo antes de ser ofuscado por quem tinha mobilidade. 

5.0 - Novos campeões?

Samira, Yone, Qiyana, Sylas,  Kayn, Ornn, Zoe, kai'Sa, Pyke, Taliyah,

Gnar, enfim a lista é imensa.

''Faça uma reflexão você mesmo, dessa lista, um não tem um dash ou uma skill que deixe ele seguro caso fique mal posicionado?''

5.1 - Rework

''Não está convencido? Olha a lista dos últimos updates''

Nunu, Akali, Aatrox, Irelia, Cho'Gath,Swain,Evelynn,Xin Zhao,Urgot,Galio,Warwick,Shyvana,Yorick,Ryze,Taric,Shen..

''Desses ai, os únicos que não entraram em Meta foram o Cho'gath, Warwick, Shyvana, Yorick, e você sabe o por quê? nenhum desses tem uma skill que se reposicione ou que fique seguro na fase de rotas.''

5.2 - Planos futuros

''Morgana, Corki, Cho'Gath, Dr. Mundo, Fiddlesticks Kennen,Kog'Maw,Nocturne,Mordekaiser,Pantheon,Rammus,Skarner,Shaco,Udyr, Volibear.''

''Quantos desses precisam da tal mobilidade pra estar no meta? Quase todos?''

6.0 Resumo e conclusões

''A mobilidade oprimiu diversos outros conceitos. Como causa poderíamos dizer que ser ''playmaker'' com os campeões de ''mecanicazinhas'' é mais impactante comercialmente para a empresa do que um jogo balanceado. Se um campeão não pula paredes, ele foi tornado inviável para o jogo. Um campeão como Mordekaiser, Poppy, Volibear, Olaf, Mundo, Cho, Singed, Trundle... por mais forte que estejam, não conseguem impor pressão de forma tão eficiente como outros.''

''Eu não tenho nada contra campeões móveis, mas o fato é que Lee Sin e Ezreal, e mais recentemente Camille, Kai'Sa, Kayn e Rakan estão SEMPRE, tops na lista de play rate. Citações indiretas a Irelia nova, Le Blanc, novo Aatrox. Eles excluiram totalmente a comunidade que jogava com os champions simples e que fazia o jogo ser simples e foi isso que fez o jogo ser popular e ficou esquecido, ultimamente o jogo é só pra um público mais jovial para esses campeões de ''mecanizinhas bonitinhas.''

Mas qual seria a solução que a Riot poderia fazer para tornar o jogo saudável novamente?

São tantas maneiras.. aumento de cooldown para poderem penalizar campeões que ficam utilizando a skill pra fugir de mal posicionamento/dar engage toda hora.

Ou transformar algumas skills em target para que possam ser usadas em caso de engage por ser anti-jogo em questão de evitar posicionamento ruim/ganks toda hora.

Enfim, a lista pra consertar isso seria imensa, mas eles ja tivera chance de reverter isso lá no começo como eu disse, mas eles investiram tanto nisso que provavelmente não vão voltar atrás tão cedo..

a solução para isso seria bem simples, mas que provavelmente nunca iriam voltar atrás por causa dessa nova comunidade que joga com esses campeões que provavelmente não gostariam nem um pouco assim, assim como a comunidade que jogava com campeões antigos ou que foram reworkados, mas como essa comunidade era minúscula em comparação a essa nova ela apenas foi massacrada para dar espaço a novos campeões e reworks para agradar essa nova comunidade que joga com esses campeões com ''mecanicazinhas bonitinhas'' de playmaker, eles sabem que isso dá lucro a empresa, e para eles isso são mais recompensantes que ter um jogo estável e balanceado.

E pra você, a mobilidade (excesso) melhorou ou piorou o jogo?

• e o por que isso deu certo ? por que ninguém reclama ou se quer toca no assunto, raramente vejo alguém criticando algo, criticando as cagadas que a empresa faz, a péssima administração, nínguem protesta ou cria uma resistência mais.

Agora eu vou de um ponto

mais a fundo, nossa cultura de

não criticar.

A comunidade Brasileira de League of Legends, ao contrário da Coreana que é um cenário muito desenvolvido ao contrário do nosso não reclamam.
Basicamente provavelmente vai ter umas 30 pessoas me respondendo me chamando de ''frustrado'' geralmente os mesmos jogam com esses bonecos de ''mecanicas botininhas'', mas aliás, reclamar é ser frustrado?
Posso te garantir que sou bem menos frustrado que você que apenas aceita tudo de boca calada, não protesta, não reclama e apenas aceita tudo do que a empresa fez por que isso te beneficia ou por que você apenas não tem vontade, e é justamente por isso que nossa região é ruim em todos os aspectos, sociais e até políticos, quando foi a última vez na vida de vocês que vocês viram alguém protestando na rua por alguma reforma trabalhista da presidência? por que a última que eu vi foi em 2012, acredita? eu comecei a jogar isso na adolescência ainda. e provavelmente seus filhos nunca verão um protesto na vida se a gente não mudar isso, eles se aproveitam disso. hoje em dia as pessoas não se forçam a entender o que esta acontecendo, lembro até hoje em 2017 que a Riot fez o patch 8.13 que matou os adc's, muita gente parou de jogar lol, muita gente protestou nesse mesmo fórum, isso chegou até mesmo na rua na sede da Riot Games, acredita? E acredita, a Riot reverteu isso, por que estavam todos unidos pra uma causa, hoje em dia o servidor esta totalmente dividido e a Riot está se beneficiando disso, e mesmo que esse meu textão que escrevi e demorei uma hora pra fazer atinja UMA pessoa, pra mim ainda assim vale muito apena, protestar, reclamar, e exigir algo do que só desistir e ficar calado ver alguma empresa destruir o que  você gosta de jogar, um jogo que eu me divirto,e você também provavelmente se diverte.
Aqui fica meu desabafo de um Ex-Player de League of legends que parou de jogar a 4 anos atrás e decidiu voltar hoje pra ver como tá e conseguiu ser muito pior.
Tem tantos fatores, tantas coisas que fez essa empresa decair que se desse pra escrever tudo daria pelo menos três páginas de um blog inteiro, mas infelizmente meu tempo é curto e provavelmente pretendo postar tudo em um fórum maior, por que eu apenas falei das ações do balanceamento, não cheguei nem a falar das pessoas que administram, o que acontece dentro daquela empresa, os mais de 10 processos que a empresa teve que pagar Milhões por acusações de assédio sexual/outras péssimas administrações e até falta de caratismo dos fúncionarios dentro da empresa e muitos outros.

Eu não queria mesmo fazer esse texto, eu nem ao menos gosto de escrever, tanto menos ler. Mas por mais preguiçoso que eu seja eu me senti motivado a sentar nessa poltrona e escrever isso, queria apenas dizer que a comunidade tem que se unir mais por mais dividida que esteja, embora sejam poucas pessoas, ainda estamos lutando por visibilidade, esse jogo já me fez muito feliz na minha época de ouro na minha adolescência de 15/14 Anos, direto chegava do Colégio e aterrissava pra jogar com meus amigos e se divertir com os bonecos que eu gosto de jogar, que hoje em dia são esses ai que estão abaixo da média, meus parabéns para quem não deixou de jogar com um campeão que se divertia para jogar com algo ''meta'' ou ''anti-jogo''. Vocês são os únicos resquícios da player Base antiga. E se eu crítico o jogo, as ações da empresa, é por que no fundo eu gosto do jogo, ninguem merece ver uma empresa pisando no jogo que você se divertia por anos.

''O Pior Escravo é Aquele que acredita ser livre'' - Sylas

22 RESPOSTAS
Rubertu
Aronguejo
Aronguejo
O doidão da Riot teve um arco mais bem construído que a bela do crepúsculo

Eu entendi o que quis dizer, amigo. E eu concordo plenamente com você. Realmente há uma injustiça absurda entre alguns campeões, mas infelizmente as coisas são assim, eu também acho muito desbalanceado como alguns campeões não conseguem nem ter um avançozinho e no time inimigo quase todos tem algum tipo de dash, teletransporte, pulo ou algo do tipo, porém é o que o público da Riot gosta. Esses campeões novos geram lucro. como o Viego por exemplo: Ele lançou às cinco da tarde, joguei algumas partidas e no MESMO DIA DE LANÇAMENTO em um intervalo de 3 HORAS, 6 de 8 jogadores que jogaram no meu time tinham comprado a skin de lançamento dele, assim como 2 amigos meus. A Riot mira o que gera lucro, e bonecos que agradam o publico geram lucro, já os antigos não. Um outro exemplo é a Seraphine: boneco que é uma Sona feita TOTALMENTE pra gerar dinheiro, tanto que a ÚNICA SKIN que ela tem é uma **bleep**ing skin ultimate. Dezenas de meus amigos compraram a skin no primeiro dia de lançamento. Infelizmente o que era bom se foi, meu amigo, só nos resta aceitar. A coisa já tá tão feia que nem plástica resolve mais. ( Ficou muito menor do que o texto original, quando fui enviar vi que não tava logado, se ver algo que não concorda me diz que eu complemento numa resposta menor. )

Quero dizer que não tô nem lá nem cá quanto a esse assunto, me veja como um cara em cima do muro dando sua opinião e que simplesmente joga o jogo sem preocupação. Se o League sobreviver, nice; Se morrer, eu arrumo outro jogo.

Espero que tenha um bom dia/tarde/noite camarada, as coisas podem ser bem cansativas nos dias de hoje.

Outro Azakana selado.
Spy Backstab
Aronguejo
Aronguejo

Esse post tinha que ser fixado. É simplesmente toda a verdade, hoje em dia lol se resume a champions com kits completos e totalmente braindead