cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Coldarra
Tropa
Tropa

A campeã com o kit de habilidades mais sobrecarregado do jogo.

Todos campeões tem suas funções e seus pontos fortes e fracos. Alguns são bons em causar altos danos antes que seus inimigos possam agir, outros são grandes podem criar jogadas e atrapalhar o jogo do time inimigo as vezes apenas com sua presença, outros são capazes de manter um dano constate alto terminando uma luta com um dano por segundo alto e podem virar o jogo se forem ignorados. Todos campeões tem suas funções e é normal que como todo campeão seja único e diferente, alguns sejam mais eficaz em alguns trabalhos especifico do que outros mas todos são jogáveis e conseguem fazer o minimo que sua principal função promete fazer, mas o que acontece se uma campeã especifica ter um kit tão completo que a torna mais viável na maioria das situações do que outros campeões da mesma função, já pensou nisso? É sobre isso que quero discutir com vocês!

A função de atirador tem algo em comum para todos: Todos causam Dano Por Segundo alto e quando chegam em seu pico de poder se tornam prioridades como alvo. Alguns tem alta mobilidade para conseguirem se manter mais tempo vivo escapando do perigo (como Kalista e Lucian) outros trazem grande utilidades desde visão, movimento uma forma de neutralizar um inimigo em combate (como Ashe) e outros são excelentes em destruir tanks (como Kog'Maw e Varus). Mas se eu te dizer que existe uma campeã de fazer de tudo um pouco ou em alguns casos MELHOR do que os campeões que você escolhe justamente pensando nessas vantagens que citei? Essa campeã existe e o nome dela é Vayne, a caçadora de demônios favorita de muitos de vocês e uma das atiradores mais odiadas da rota inferior e da rota superior.

Vayne consegue ser a atiradora eu pessoalmente acho mais frustrante de enfrentar, ela tem dentro do kit dela dano verdadeiro direto no ataque básico dela que para quem não sabe dano verdadeiro ignora todas reduções de dano e não se limita apenas a armadura e resistência mágica, mas ela é a única que trás tanto dano verdadeiro sem oferecer mecânica alguma para conseguir causar o alto dano verdadeiro, quando comparado a outros campeões com dano verdadeiro como Darius, Sett e Rek'Sai, diferente desses campeões Vayne consegue causar mais constantemente dano verdadeiro com seus ataques básicos e fica ainda mais ridículo a situação quando ela aproveita Guinsoo ajuda ela a procar o dano verdadeiro, se tornando uma destruidora de tanks em apenas dois itens (rei destruído e guinsoo) lembrando que enquanto rei destruído é um incentivo para stackar armadura ao invés de vida, dano verdadeiro é um desincentivo para fazer itens com muita armadura deixando tanks e lutadores sem opções muito eficientes para mitigar o dano da Vayne.

Eu entendo atiradores terem alguma ferramenta para sobreviverem, mas o caso da Vayne é especial, ela não apenas tem ferramentas para isso! Ela tem de sobra: Ela pode jogar um inimigo para uma distancia considerável quase como a ultimate da Tristana, ela pode dar pequenos saltos para se reposicionar como outros atiradores mas durante sua ultimate ela ganha uma invisibilidade por 1 segundo enquanto se reposiciona fazendo mais do que a ultimate do Kha'Zix (eu sei que a do Kha interage com a passiva que ele tem, mas a Vayne ganha AD adicional durante a ultimate em vez de "no próximo golpe"), a ultimate da Vayne concede a ela um valor fixo de Dano de Ataque além do beneficio de ter uma recarga menor em seu reposicionamento e acrescentar invisibilidade justamente a essa recarga menor, ela também é capaz de neutralizar um inimigo com o Condenar com um stun que dura o mesmo tempo que a duração da ultimate da Leona com o 1 segundo e meio e que faz os inimigos terem medo de parede como se tivessem enfrentando uma Poppy, o bônus de dano do próxima ataque básico após o Q dela é um incentivo maior parte começar por espada do rei destruído e guinsoo já que esse bônus não se aplica a acertos criticos mas 50% a 70% do AD como dano adicional é quase um critico.

Aí você pensa, o que falta para uma campeã com um kit tão completo e tão forte assim? A passiva! Ela tem 30 de velocidade adicional na direção de inimigos para poder abusa do poder que ela tem, enquanto a Sivir só ganha essa velocidade se acertar alguém (o que não é difícil de qualquer forma e a Sivir ainda escala isso com o level).

Quando eu soube que existia o dano verdadeiro no LoL eu lembrei de algo semelhante que existia no WoW que tinha o nome de dano do caos, que ignorava reduções a elementos específicos e o dano era registrado como todo tipo de dano possível no jogo, mas na minha época esse dano só existia no intervalo durante o burst do bruxo demonologia na forma de metamorphosis com ou sem o talento da seta demoniaca, como a especialização era focada em intervalos de explosões de dano (burst) isso fazia com que o inimigo tivesse menos opções para resolver o dano do bruxo, mas para o bruxo chegar a esse dano ele tinha que juntar recursos antes de jogar tudo! a Vayne faz a cada 3 ataques ou menos com guinsoo. Se a skill da Vayne fosse um botão apertável que equipa munições especiais por um tempo e tivesse uma recarga considerável eu até entendia, mas não é nem esse o caso!

O que vocês acharam do assunto? Acham que Vayne realmente tem um kit sobrecarregado de ferramentas?
Observação: Aphelios é outro que foi feito com a ideia de ser um campeão difícil mas saiu como um campeão cheio de gambiarras disponíveis pra ele.

É a campeã mais frustrante de enfrentar na top laner principalmente quando ela foi escolhida depois de você escolher algo que simplesmente tem que desistir de ir contra ela, principalmente alguns tanks.

30 RESPOSTAS
Zawarud0x
Tropa
Tropa

Vayne boa é vayne banida.
MrBuble
Tropa
Tropa

A campeã é realmente desbalanceanda.
Precisa-se de um remake!
LightL96
Arauto
Arauto

Vayne só se torna problemática quando se deixa ela se tornar problemática no late game, ou adiantar isso feedando-a. No começo todo mundo sabe que ela é fraca, e é aí que se deve tomar uma atitude, chorar por ela ser quebrada late game não adianta. Sinceramente não acho que ela é quebrada assim, ela simplesmente dá a recompensa para quem sabe jogar.

Manuelduarte
Tropa
Tropa

Vou mandar uma boa resposta agora, Vayne tem um kit, lindo boa mobilidade, dano alto, escape entre outras coisa, mas é um campeão 8 ou 80,E lembra ela é late game, se o seu problema é uma vayne top, e você tá com algum campeão, lento ou sem condição de revidar na lane, joga safe, e Depende do Jg, para ganhar a lane, ou foca no seu time e ganha o jogo, você pode fazer o seu melhor, mas vá além, ultrapasse seus limite, e considere isso um verdadeiro problema,

Ps.: Ela é late game, se quiser acelerar o jogo dela, dá 10 kill logo de inicio, ou chama o jg e espera, 😘
guto1200
Arauto
Arauto

Definitivamente há campeões tanto ADCs quanto do jogo em geral que são bem mais fortes, bem mais problemáticos e com kits bem mais completos. Como Ryze, Azir, Akali, Kalista que são super sensíveis a qualquer mudança.
Vayne é MUITO frágil, sem falar que o range dela é MUITO baixo, é muito fácil de abusar dela, todas as ferramentas dela exigem tempo de reação, mas qualquer assassino consegue evaporar com ela ou qualquer suporte como Nautilus, Thresh, Bardo, Leona, Bitzcrack, pode simplesmente dar F CC e dar CC lock e a vayne nem clica.
Sem falar que ela é SUPER dependente de AO MENOS 2 itens para conseguir ser efetiva no jogo.
Fé com Paz

Eu acho essa campeã toxica pelo seguinte detalhe, ela da dano verdadeiro na porcentagem de vida, ou seja, não adianta fazer armadura, pq o dano verdadeiro ignora, e se vc buildar vida ela vai te dar mais dano, ou seja, se vc faz itens defensivos como randuin,armadura de espinhos, warmog, coração congelado e etc, tudo por causa dessa passiva idiota sera inutil gastar gold nesses itens,eu normalmente quando tem uma Vayne no time inimigo , eu faço full dano e tento explodir ela, mas mesmo assim e dificil pois ela vai te dar 4k de dano verdadeiro, o pior que não e so ela que e desbalanceada, todos os campeões que dão dano verdadeiro são desbalanceados,Se eu fosse a Riot oque eu faria, 1 - Eu tiraria o dano verdadeiro do jogo,ou 2- criaria itens com passivas que diminuem dano verdadeiro, pois isso faz uma falta tremenda no jogo, ajudaria muitos tanks.

@Ines Brasil 240p
Qual é a graça assim? A Vayne foi feita pra quebrar tank mesmo, tem que ter um champ que exerça essa função. Não tem graça seu adc, jg, top e mid, todos ad, serem anulados por um tank... Vi seu ícone, deve jogar de top, entendo sua frustração, mas tenta enxergar o outro lado. Kayle dava um true damage ridiculo, foi nerfado pq ngm conseguia parar ela, ela tinha muito sustain e uma ult tosca que dava muito dano e deixava ela imune, fora que o dano verdadeiro era em área e escalava com ad e ap, ela n tem muitas fraquezas, por isso tiraram o dano real, mas vayne é mto fraca e se for pega num cc acabou o jogo pra ela, fora que o dano verdadeiro dela é fixo e só cresce por lvl de skill.

E na boa, até no top ela perde fácil. Não adianta vc jogar de Darius, Illaoi ou Sett. Eles são lentos e não tem um dashzinho pra ajudar a alcançar o inimigo. Pega Fiora, Irelia, Riven, Renekton, Camille, Kennen, Jayce, Jax, Malphite, Pantheon, Yasuo e principalmente TEEMO se vc quer anular uma Vayne izi...

@Qiyana Reeves  escreveu:
@Ines Brasil 240p
Qual é a graça assim? A Vayne foi feita pra quebrar tank mesmo, tem que ter um champ que exerça essa função. Não tem graça seu adc, jg, top e mid, todos ad, serem anulados por um tank... Vi seu ícone, deve jogar de top, entendo sua frustração, mas tenta enxergar o outro lado. Kayle dava um true damage ridiculo, foi nerfado pq ngm conseguia parar ela, ela tinha muito sustain e uma ult tosca que dava muito dano e deixava ela imune, fora que o dano verdadeiro era em área e escalava com ad e ap, ela n tem muitas fraquezas, por isso tiraram o dano real, mas vayne é mto fraca e se for pega num cc acabou o jogo pra ela, fora que o dano verdadeiro dela é fixo e só cresce por lvl de skill.

mas ai que ta o problema, ela não é tão fraca como vc pensa, compara ela por exemplo com um Kog maw, Kog Maw na minha opinião e muito mais fraco que ela early game, e ele e um ANT-TANK tambem so que mais justo que ela, pois ele pode ate dar dano na porcentagem de vida, mas o dano dele e misto, ou seja e magico e fisico ao mesmo tempo, isso tem como mitigar, embora seja um pouco dificil, e a vayne? , não tem como mitigar o dano dela, pois e DANO VERDADEIRO NA PORCENTAGEM DE VIDA, ou seja, ignora armadura por ser dano verdadeiro,e se vc buildar vida, (que na teoria seria a unica forma aguentar mais tempo de dano verdadeiro), vc leva mais dano dela, tipo WTF?, e ridiculo, n tem counter play isso, ou vc explode ela ou ela te derrete,simples assim, por isso que eu acho , que a Riot deveria tirar o dano verdadeiro do jogo, ou pelo menos criar itens com passivas que diminuem o dano verdadeiro.

@Ines Brasil 240p
Mas ai eles só tão beneficiando tanks. Dano verdadeiro existe pra isso. E no early game ela é bem fraca sim, é só vc jogar com esses champs, ela n tem chance mano. Evita joga com colosso contra ela, vc se auto-destrói. No bot ela é bem frágil tb, tanto que dificilmente ganha as trocas 1x1 contra outros adcs, só no late game. Quer um adc que come o ** dela tb? Kaisa, Tristana e MF. Pronto, a Vayne não joga mais. É tudo questão de saber jogar contra ela. Enquanto ao Kog, ele é bem forte mesmo, mas ele tem o fator limitante que é não dar true damage. A vayne existe pra isso, quebrar tanks, e a gente tem que arranjar alguma forma de stompar ela. Kaisa tb é igual kog, mas as pessoas não fazem atk speed pra ela, só fazem crítico, e se fizessem, contra tanks ela derretia todos. Confia em mim, tirar o dano verdadeiro dela quebraria ela de um jeito quase que irreversível, dado que ela é mto frágil e qualquer vacilo de uma vayne prejudica muito ela. Eu jogo de Vayne top, e na maioria das vezes ganho, e sempre busco usá-la contra esses colossos e não falha. Digo isso tudo pra vc pq jogo com ela, tlg?

Kog'Maw e Varus tem ferramentas para lidar com tanks como a Vayne tem, mas a Vayne qualquer que seja o item defensivo e ela consegue abusar do alcance dela na lane muito melhor do que a Quinn e a Quinn não ganha ferramenta pra duelo no lvl 6 enquanto uma Vayne é capaz de se quiser, decidir ariscar o 1v2 caso for gankada e parte dos campeões do top que você citou tem dificuldades de farmar contra ela, pantheon por exemplo precisa fechar itens para explodir ela se não ele sai perdendo e muito na tentativa de ir para cima dela. A questão que eu quero trazer mais é que o kit dela é muito completo, eu sei que tem que existir um campeão que seja uma resposta pra tanks ou alguma outra coisa, mas ela consegue se sair bem em mais situações que outros campeões que foram feitos também para destruir tanks entende? o alcance da Vayne ainda é maior do que o da Kai'Sa e se não me engano maior do que o da Kalista com uma diferença pequena de umas 25 unidades de alcance.

E por que uma personagem que foi feito pra matar tanks ainda tem que ter forma de neutralizar um inimigo? o Varus pelo menos só enraizam Kog'Maw tem lentidão, já a Vayne ela além da mobilidade alta do kit dela ela pode apagar uma ameaçar com o condenar como a ult da Ashe ou o E da Poppy. A campeã realmente precisava ter tudo isso? Pelo que fui saber, Vayne é uma das personagens que por muito tempo fica no minimo entre os top 10 mais jogados/populares do jogo.

@Coldarra
Bom, às vezes para entender a mecânica de um campeão devemos adentrar na sua temática. Olhe para a Vayne como um personagem da história, treinada para acabar com monstros e perseguí-los, uma caçadora que utiliza dardos de prata como ferramenta para neutralizá-los. Aí que entra o dano verdadeiro, ele simula uma bala de prata rasgando a carne dos monstros, causando muito dano. Sua mobilidade é diferente, ela usa suas esquivas para desviar dos ataques dos monstros, seu controle de grupo serve como emboscada e sua passiva serve como recompensa para quando a Vayne está à frente de seu alvo monstruoso. Sua ultimate simula uma preparação para um confronto épico. Entenda que a mobilidade que ela tem só tem um propósito, caçar inimigos.
Busque entender a história do campeão, para depois entender a mecânica. Existem propósitos por trás do dano verdadeiro dela, é só entender o que ela é de fato.
Você me desculpe, mas não dá pra reclamar da Vayne. Ela é ridiculamente forte no late game, mas continua sendo um dos atiradores mais frágeis do jogo. Qualquer controle de grupo ou bait tira ela do jogo. Saiba que dentre todos os atiradores, ela é o que mais depende de suporte, pois na hora do x1 perde fácil para quase todos os outros ADCs.
Temos que aceitá-la no top, pois o top é lugar de pancadaria, e a pancadaria não consiste necessariamente entre dois campeões se batendo sem desvios. A Vayne exerce o papel de porradeira porque ela tem condições de encarar quase qualquer lutador, fazendo seu papel de caçadora que foi treinada para isso, esquivando do perigo.
Outra coisa, o dano verdadeiro dela só é um perigo contra tanques, porque na prática, uma Vayne feedada não dá nem 300 de dano verdadeiro num campeão papel quando mata ele.
Sabe porque a Quinn é top hoje em dia? A ultimate dela perdeu a funcionalidade antiga que consistia em muita velocidade + velocidade de ataque + ataque corpo a corpo. Quando foi usada no bot depois do rework, ela ficou fraca, pois não tinha mais uma ultimate de ativação instantânea, perdendo completamente a vantagem nas trocas, já que faltava burst de velocidade de ataque e faltava também o dano explosivo do bombardeio que foi MUITO reduzido. Nem no top ela se encaixa, mas tá lá porque é a única lane que permite que ela consiga crescer sem obstáculos.
Eu entendo seu estresse, mas se você aprender a stompar uma Vayne com o campeão certo, tu pode ter certeza de que sua raiva passa.

Temos que aceitar as mecânicas dos campeões, e muitas são inspiradas em sua própria história, outras nem tanto. Já viu o kit da Zoe e da Neeko? É muito aleatório, mas é válido, pois continua sendo a mecânica delas. Se tem um kit perfeito, é o da Vayne. Ele combina com a história dela, e é muito bom ao mesmo tempo. Cabe a nós entendermos isso e sabermos stompar...

Ah, só um detalhe. Fiora é pior que Vayne, quase nada para uma no late game. As duas fazem parte do grupinho dos anti-tanques: Fiora (lutador), Master Yi (assassino), Vayne (atirador) e Vel'Koz (mago). Eles existem pra isso, quebrar tanques, e é totalmente válido e necessário.

Só eles podem dar dano verdadeiro em massa e não vale citar Darius e Garen, porque o dano verdadeiro deles é situacional e precisa ser usado com cautela.

Não e não. Discordo com diversos pontos seus.

1 - Sim, a Vayne tem um alto dano com a passiva do W e um fortíssimo late game. PORÉM, sua lane phase chega a ser uma das piores dos ADCS (se não a pior). Eu já cansei de destruir Vayne na lane phase com campeões que se conseguem sobressair na fase de rotas contra ela... se pressionar ela no começo, ter um bom controle de wave e tentar tirar o máximo de farm possível pra atrasar seu crescimento, ela fica quase inútil no jogo até fechar rei e guinsoo (o bastante pra você conseguir escalar mais do que ela e acabar com o jogo).

2 - Tem que se expor muito pra conseguir dar dano. Ela não tem um range alto igual a Caitlyn por exemplo, por isso é muito dependente de uma boa front line no time e não é um bom pick independente da matchup.

3 - Não é qualquer um que vai ser realmente uma BOA Vayne. Como eu disse, é um campeão que precisa se expor bastante, então se o cara não souber jogar bem com o boneco, vai dar a cara e tomar IK na primeira TF que aparecer.

Bom, esses são meus pontos. Eu realmente acho que o seu late game é quebradíssimo por conta do dano verdadeiro e uma boa mobilidade. mas acho que tem um custo muito grande que pode ser aproveitado para evitar chegar em tal ponto do jogo.

Metade dos campeões que consigo imaginar no top não tem condições de botar qualquer pressão nela, pelo contrario, sofrem uma pressão enorme por tentar farmar. No caso se for um tank, ela causa dano verdadeiro em cima de uma porcetagem da vida máxima do inimigo, desincentivado QUALQUER tentativa de buildar contra ela, até buildar vida (que é uma forma de reduzir a ameaça de outros danos verdadeiros do jogo).

Minha melhor comparação vai ser a Quinn que é uma atiradora que foi feita para jogar na rota topo, enquanto ela tem uma mecanica de marca um alvo para receber dano adicional do ataque dela será que isso se compara ao W da Vayne? Vayne top deve vencer automaticamente no minimo 1/3 dos match ups que ela tiver no top. É bem diferente de enfrentar uma Fiora bem jogada, que pelo menos oferece mais de uma forma de tentar jogar em volta das mecanicas dela, Fiora oferece counterplay.

@GirinoMotoqueiro  escreveu:

Não e não. Discordo com diversos pontos seus.

1 - Sim, a Vayne tem um alto dano com a passiva do W e um fortíssimo late game. PORÉM, sua lane phase chega a ser uma das piores dos ADCS (se não a pior). Eu já cansei de destruir Vayne na lane phase com campeões que se conseguem sobressair na fase de rotas contra ela... se pressionar ela no começo, ter um bom controle de wave e tentar tirar o máximo de farm possível pra atrasar seu crescimento, ela fica quase inútil no jogo até fechar rei e guinsoo (o bastante pra você conseguir escalar mais do que ela e acabar com o jogo).

2 - Tem que se expor muito pra conseguir dar dano. Ela não tem um range alto igual a Caitlyn por exemplo, por isso é muito dependente de uma boa front line no time e não é um bom pick independente da matchup.

3 - Não é qualquer um que vai ser realmente uma BOA Vayne. Como eu disse, é um campeão que precisa se expor bastante, então se o cara não souber jogar bem com o boneco, vai dar a cara e tomar IK na primeira TF que aparecer.

Bom, esses são meus pontos. Eu realmente acho que o seu late game é quebradíssimo por conta do dano verdadeiro e uma boa mobilidade. mas acho que tem um custo muito grande que pode ser aproveitado para evitar chegar em tal ponto do jogo.

o problema que não tem como evitar dela chegar ao ponto insuportavel , é so ela fechar um rei destruido, algo que não e absolutamente caro, ela ja começa a matar muitos,fechou guinso então nem se fala,ela fica imparavel, isso da para fazer em 20 min de partida, 20 min de partida não e late game, no caso mid game ela ja esta imparavel,eu simplesmente acho ridiculo o ponto dela dar dano verdadeiro na % de vida, isso tinha que ser removido ou criar um limitador, pois 4k de dano verdadeiro em um tank, pode ter certeza que tem coisa errada.

A vayne Top laner, não dá para ficar revoltado pq a maior propaganda do lol é "Jogue do seu jeito" resumindo eles apoiam pick em varias rota diferente, e você não é punido por isso, antes da vayne top, tinha lucian top, tristana top, a maior diferença é que a vayne é um champ dificil de Dominar, mas ela pode ser 8 ou 80, e isso tb depende da sua equipe se tiver um assasino capaz, ele consegue focar uma vayne na lane solo. Revoltante? sim, mas é assim que o jogo acaba funcionando, um jogue em equipe aonde um preenche a falha do colega, e a coisa mais irritante do lol, é não ter espirito de equipe, pq querem jogar de qualquer maneira, tank vs vayne, voce perde a rota, mas Se voce e seu time se juntarem ganham o jogo

Cara reclamar de Vayne é de cair o ** da *****, fico é feliz quando vejo uma no time inimigo, lanço minha Leona/Thresh/Blitz/Nautilus e ela nem clica. Ela tem uma range muito baixa, e se ela tentar farmar qualquer um desses suportes acaba com o jogo dela, e se você quiser garantir o jogo 100% é só mandar algo com uma range maior que o dela, quanto a Vayne no top, é muito facil de punir ela, se você pegar uma Irelia (por exemplo) ela nem clica.
Jean JOKERS
Arauto
Arauto

Eu acho a Vayne balanceadissima, ela só é forte se bem jogada e se chegar no late(fechar 3 itens), enquanto isso tem uns champs aí que com um punhal serrilhado sai passando o rodo
OOO
Arauto
Arauto

É totalmente frustrante jogar contra a Vayne, principalmente se estou com um tanque ou champ que compra muita vida.
Vayne é a única campeã que não tem como buildar estando contra de forma defensiva, já que causa dano verdadeiro baseado na vida máxima.

Vayne só é desbalanceada se o adc inimigo não souber counterpickar ou não souber jogar contra. Pois se pegar uma vantagem em cima dela oq é facil no early tem como vc snowbollar e tirar a vayne total do jogo.