cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Coldarra
Tropa
Tropa

A campeã com o kit de habilidades mais sobrecarregado do jogo.

Todos campeões tem suas funções e seus pontos fortes e fracos. Alguns são bons em causar altos danos antes que seus inimigos possam agir, outros são grandes podem criar jogadas e atrapalhar o jogo do time inimigo as vezes apenas com sua presença, outros são capazes de manter um dano constate alto terminando uma luta com um dano por segundo alto e podem virar o jogo se forem ignorados. Todos campeões tem suas funções e é normal que como todo campeão seja único e diferente, alguns sejam mais eficaz em alguns trabalhos especifico do que outros mas todos são jogáveis e conseguem fazer o minimo que sua principal função promete fazer, mas o que acontece se uma campeã especifica ter um kit tão completo que a torna mais viável na maioria das situações do que outros campeões da mesma função, já pensou nisso? É sobre isso que quero discutir com vocês!

 

A função de atirador tem algo em comum para todos: Todos causam Dano Por Segundo alto e quando chegam em seu pico de poder se tornam prioridades como alvo. Alguns tem alta mobilidade para conseguirem se manter mais tempo vivo escapando do perigo (como Kalista e Lucian) outros trazem grande utilidades desde visão, movimento uma forma de neutralizar um inimigo em combate (como Ashe) e outros são excelentes em destruir tanks (como Kog'Maw e Varus). Mas se eu te dizer que existe uma campeã de fazer de tudo um pouco ou em alguns casos MELHOR do que os campeões que você escolhe justamente pensando nessas vantagens que citei? Essa campeã existe e o nome dela é Vayne, a caçadora de demônios favorita de muitos de vocês e uma das atiradores mais odiadas da rota inferior e da rota superior.

 

Vayne consegue ser a atiradora eu pessoalmente acho mais frustrante de enfrentar, ela tem dentro do kit dela dano verdadeiro direto no ataque básico dela que para quem não sabe dano verdadeiro ignora todas reduções de dano e não se limita apenas a armadura e resistência mágica, mas ela é a única que trás tanto dano verdadeiro sem oferecer mecânica alguma para conseguir causar o alto dano verdadeiro, quando comparado a outros campeões com dano verdadeiro como Darius, Sett e Rek'Sai, diferente desses campeões Vayne consegue causar mais constantemente dano verdadeiro com seus ataques básicos e fica ainda mais ridículo a situação quando ela aproveita Guinsoo ajuda ela a procar o dano verdadeiro, se tornando uma destruidora de tanks em apenas dois itens (rei destruído e guinsoo) lembrando que enquanto rei destruído é um incentivo para stackar armadura ao invés de vida, dano verdadeiro é um desincentivo para fazer itens com muita armadura deixando tanks e lutadores sem opções muito eficientes para mitigar o dano da Vayne.

 

Eu entendo atiradores terem alguma ferramenta para sobreviverem, mas o caso da Vayne é especial, ela não apenas tem ferramentas para isso! Ela tem de sobra: Ela pode jogar um inimigo para uma distancia considerável quase como a ultimate da Tristana, ela pode dar pequenos saltos para se reposicionar como outros atiradores mas durante sua ultimate ela ganha uma invisibilidade por 1 segundo enquanto se reposiciona fazendo mais do que a ultimate do Kha'Zix (eu sei que a do Kha interage com a passiva que ele tem, mas a Vayne ganha AD adicional durante a ultimate em vez de "no próximo golpe"), a ultimate da Vayne concede a ela um valor fixo de Dano de Ataque além do beneficio de ter uma recarga menor em seu reposicionamento e acrescentar invisibilidade justamente a essa recarga menor, ela também é capaz de neutralizar um inimigo com o Condenar com um stun que dura o mesmo tempo que a duração da ultimate da Leona com o 1 segundo e meio e que faz os inimigos terem medo de parede como se tivessem enfrentando uma Poppy, o bônus de dano do próxima ataque básico após o Q dela é um incentivo maior parte começar por espada do rei destruído e guinsoo já que esse bônus não se aplica a acertos criticos mas 50% a 70% do AD como dano adicional é quase um critico.

 

Aí você pensa, o que falta para uma campeã com um kit tão completo e tão forte assim? A passiva! Ela tem 30 de velocidade adicional na direção de inimigos para poder abusa do poder que ela tem, enquanto a Sivir só ganha essa velocidade se acertar alguém (o que não é difícil de qualquer forma e a Sivir ainda escala isso com o level).

 

Quando eu soube que existia o dano verdadeiro no LoL eu lembrei de algo semelhante que existia no WoW que tinha o nome de dano do caos, que ignorava reduções a elementos específicos e o dano era registrado como todo tipo de dano possível no jogo, mas na minha época esse dano só existia no intervalo durante o burst do bruxo demonologia na forma de metamorphosis com ou sem o talento da seta demoniaca, como a especialização era focada em intervalos de explosões de dano (burst) isso fazia com que o inimigo tivesse menos opções para resolver o dano do bruxo, mas para o bruxo chegar a esse dano ele tinha que juntar recursos antes de jogar tudo! a Vayne faz a cada 3 ataques ou menos com guinsoo. Se a skill da Vayne fosse um botão apertável que equipa munições especiais por um tempo e tivesse uma recarga considerável eu até entendia, mas não é nem esse o caso!

 

O que vocês acharam do assunto? Acham que Vayne realmente tem um kit sobrecarregado de ferramentas?
Observação: Aphelios é outro que foi feito com a ideia de ser um campeão difícil mas saiu como um campeão cheio de gambiarras disponíveis pra ele.

É a campeã mais frustrante de enfrentar na top laner principalmente quando ela foi escolhida depois de você escolher algo que simplesmente tem que desistir de ir contra ela, principalmente alguns tanks.

30 RESPOSTAS
ShZi
Dragão
Dragão

@Jean JOKERS Na verdade a Vayne não é "balanceada", ela é nerfada (até onde não da mais). E só é assim por que se der um buff nela, ela carrega o time em que estiver literalmente solo por causa da ferramenta chamado "Dano Verdeiro baseado na Vida Máxima".

 

- Não há um item que countera isso no League of Legends!

 

@Coldarra Concordo com tudo! e até com o que você não disse aqui referente a Vayne. 

Vayne tem aquilo em seu ataque básico que não funciona no League of Legends, dano verdadeiro. 

Riot ano passado veio com uma frescura de universalizar o dano verdadeiro na runa conquistador e não deu nem um pouco certo, excluiu os Tankers do game e tinha campeões fazendo 1vs5 solo como Irelia sendo nerfado sendo que o problema é só a Runa. 

 

Dano verdadeiro em um atirador é um pouco mais delicado que em um lutador por que o 'ADC' vai contar com toda proteção do time. 

banerzinho


@Im stargazing  escreveu:
Vayne só é desbalanceada se o adc inimigo não souber counterpickar ou não souber jogar contra. Pois se pegar uma vantagem em cima dela oq é facil no early tem como vc snowbollar e tirar a vayne total do jogo.

Isso é mito cara, todo campeão cresce no mid game quando começa juntar com o time e pega abates/assistência. Fase de rota dura em média 10 minutos, no mid game-late a Vayne já começa a ficar perigosa no game. 

banerzinho
Feriado
Aronguejo
Aronguejo

Ekko tem um stun em área que te deixa parado por 3 dias e ainda dá escudo
Leona tem CC em todas as skills e a ult do alistar no W
Mas vou chorar pra Vayne aqui. KEKW
Quanto a questão da vayne top,é até compreensível a sua reclamação,pois ele ganha match up da maioria dos champs do top,mas a questão é,quando vc não sabe o que vc vai enfrentar,e há possibilidade de ser um ranged no top(quando vc for o first pick,por exemplo),pegue algo que de pra se sair bem em match up contra rangeds tbm(gnar,gp,ryze,vlad).Se vc picka tank no blind vc merece tomar na jabiraca mesmo.

Olha eu entendo que a Vayne é um campeão late game, que ela é frágil e é "fácil" counterar, mas comparado aos outros adcs ela possui um kit que, mesmo possuindo um range "baixo", sendo que 550 é um range padrão de adc, ela possui muito poder de desengage e out play, pois sua invisibilidade e grande move speed a dão esse poder.

A xayah por exemplo, ela também possui uma habilidade para desengage que é o R e algumas vezes o E, porém comparado a vayne que tem um cooldown baixo no seu Q, suas habilidades possuem um TDR muito alto e de difícil execução.

O que eu quero pontuar é que, a Vayne, possui um poder destrutivo e mobilidade fora do comum comparado a outros atiridores e, mesmo "precisando" de itens para dar dano uma pessoa que joga razoavelmente bem com a campeã consegue obter um bom farm e jogar safe, para mesmo estando no mid game, ela possa causa um grande estrago e garantir a vitória com seu kit. Sem contar que o dano verdadeiro desbalançeia muito o dano que ela pode causar com o dano que os tanks podem receber dela

 

concordo plenamente, por mais que a campeã seja fraca no early, qualquer um que jogue razoavelmente bem com ela vai ficar forte, falo isso pq eu nunca joguei de vayne e na minha primeira vez eu fiquei fraco no começo depois tava fazendo tripple facil facil, e falo mpelas vaynes que ja jogaram no meu time que aconteceia o mesmo ficavam fracas e depois tava matando geral, e a Kia'sa fica invisivel mas o Cd dela é mt maior e sua range é menor que a da Vayne, nenhum adc tem a mobilidade dela com o cd tao baixo, mas ela ainda assim é um adc e é explodida mt facil

Realidade que precisa cair para essa galera é que Early Game dura só fase de rota. Maioria das Vayne costuma se trancar na torre e farm o que der e depois quando junta com a equipe no mid game fica gigante!
banerzinho


@Qiyana Reeves  escreveu:

@Ines Brasil 240p
Qual é a graça assim? A Vayne foi feita pra quebrar tank mesmo, tem que ter um champ que exerça essa função. Não tem graça seu adc, jg, top e mid, todos ad, serem anulados por um tank... Vi seu ícone, deve jogar de top, entendo sua frustração, mas tenta enxergar o outro lado. Kayle dava um true damage ridiculo, foi nerfado pq ngm conseguia parar ela, ela tinha muito sustain e uma ult tosca que dava muito dano e deixava ela imune, fora que o dano verdadeiro era em área e escalava com ad e ap, ela n tem muitas fraquezas, por isso tiraram o dano real, mas vayne é mto fraca e se for pega num cc acabou o jogo pra ela, fora que o dano verdadeiro dela é fixo e só cresce por lvl de skill.

E na boa, até no top ela perde fácil. Não adianta vc jogar de Darius, Illaoi ou Sett. Eles são lentos e não tem um dashzinho pra ajudar a alcançar o inimigo. Pega Fiora, Irelia, Riven, Renekton, Camille, Kennen, Jayce, Jax, Malphite, Pantheon, Yasuo e principalmente TEEMO se vc quer anular uma Vayne izi...


Kayle "muito sustain"?!?!, cê só pode estar de brincadeira e nunca deve ter jogado com ela kkkkkk sustein dela era unicamente a torre, demorava pra caralho p chegar no lvl 11 e em muitos games o jogo já até tinha acabado quando vc conseguia (imagina chrgar no 16), ela era um minion 80% do game... Raros games eu conseguia chegar no 16, e olha que joguei p caramba com ela. O true damage da Kayle realmente fazia diferença, mas pra uma pessoa que sabia se posicionar com ela. Vayne tem um kit muito mais tóxico


E a kayle depois do rework foi nerfada a cada att que vinha, ela é mt fragil o game quase todo e so começava a jogar depois do 11, mas isso se não ficasse mt atrás, e late game ela relamente ficava mt forte mas ainda será ela é fragil pq nao lida mt bem com burst mt rápido tinho ryze que vai da 1k de dano em um E Q oq força ela ultar cedo, e ela tem que se posicionar mt bem pra causa mt estrago, e vayne é sim tbm mt fragil só que o kit dela é mais seguro pq a invisibilidade dela tem um Cd mt baixo ela tem o e que é quase um ult da tristana pra empurrar quem chegar nela, e vayne entra no game mt mais rappido que a Kayle.

@Brave Bird
O kit da Vayne é tóxico mesmo, mas tá balanceado. É só saber lidar. Outra coisa, Kayle era tão tóxica quanto Vayne quando chegava no lvl 16 antes daquela att. Bota as duas pra lutar, de igual pra igual, quem ganha é a Kayle disparado. E quando eu me referi a sustain eu disse dps do lvl 16. Aquele dano verdadeiro era incoerente demais pra um campeão que se arrisca sem se preocupar em levar dano, pq tem uma ult que deixa imune e causa um dano em área espantoso, fora o heal e o burst de mov speed. Se eu dei a entender errado, paciência, mas é fato de que o true damage dela era muito desbalanceado pro kit que ela tinha, dado que ela tinha muito sustain no fim do jogo.
Tem pessoas que n entendem que true damage é necessário no jogo e ficam chorando pra isso. Não vejo ninguém chorar pra master yi feedado, que por sinal é uma versão melee da Vayne. Até entendo se frustrar com Vayne, mas ficar tiltado por causa disso sendo que o campeão já é balanceado e frágil pra um zaralho e precisa de babá por no mínimo 20 minutos é de cair o ** da bunda. É fácil pra uns caras falarem que ela é tóxica, mas insiste em fazer match up ruim, n adianta vir falar de Vayne se vc joga diretão com Garen, Darius, Nasus, Illaoi, etc e insiste em jogar com esses champs contra ela, ai o problema n tá na vayne, tá em vc... Não to falando de vc Brave Bird, to respondendo sobre seu argumento de que ela é tóxica.

entendi seu ponto, eu só não concordo que Kayle tinha o kit tão tóxico quanto Vayne.... Vayne é tóxica desde o lvl 1, a Kayle sofria pra caramba e muitas vezes era campada até o talo, os caras com noção de game quando vc chegava lvl 11 seu top inimigo já tava lvl 14, quando vc chegava lvl 16 o time inimigo inteiro tava lvl 17+, assim nem o true damage da conta. Agora quando deixavam a Kayle farmar livremente, não pressionavam, NGM parava ela... mas Vayne não tem isso, ela no top se vira desde o lvl 1 até contra Jayce, Quinn, etc, o que era impossível pra Kayle.

O problema é que true damage é um pouco raro, principalmente em rangeds, se a Riot fizesse isso ser um pouco mais comum, ela não seria tão hateada por isso

A Kayle realmente tinha e tem ate hoje o late game mais forte do que o da Vayne, só que a kayle pagava um preço mais caro pra isso, mas tbm concordo que se a pessoa insistir em jogar de colosso e tank contra ela o problema nao é ela, oq eu não gosto é o fato dela ser uma atiradora que joga top laner sem problema algum, e a riot nao fazer a respeito, pq a Quinn é atiradora mas ela nao joga bot pois nao lida bem como adc e por isso é melhor top, ja a Vayne pode jogar as duas rotas, e se a riot vai tirar a sona e soraka top por elas serem sup e nao fez nada a respeito da vayne top