cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

A criatividade no LOL está em falta?

Ir para a solução

Ola pessoal!

Criei esse post, no objetivo de entender se é apenas eu, que estou sentido a falta de criatividade na elaborações de novos campeões assim como mecânicas ou de visual.

Ao passar do tempo, eu percebi que muito das novas mecânicas do lol vem se tornando cada vez mais genérica, fazendo os campeões que tem uma mecânica unica serem jogados apenas no Hype e com o tempo eles vão sendo esquecidos esquecidos :champion41:, eu entendo que há vários campeões nesse jogo, e que um ou outro terão habilidades parecidas, mas não é esse ponto que eu quero chegar.

A magia que tinha antigamente, em ver o lançamento desse :Champion10: ou :Champion34: é a que está acabando, pois eles sim são personagens únicos até hoje, com os visuais fora do padrão e com mecânicas únicas. Eu tenho falta disso nos novos lançamentos feito como a finalidade de o "arroz com o feijão" que está tudo bem.

Com o tempo não irá adiantar essa tática, se eu tiver a opção entre escolher entre 300 personagens, sendo que a partir do 135 eles se tornaram genéricos, tanto visualmente e com mecânicas. Para que eu vou perde o meu tempo em jogar com este personagem, na minha visão eu vou analisar o que sera o 2.0 e esquecerei o antigo. Tornando o ciclo de loop eterno de Remakes.

Sei que criatividade é o dom, e que está além da inteligencia, que uma pessoa que estudou em Harvard pode ser menos criativa do tio Alfredo que vende sonhos na padaria.

A Riot games deve se preocupar mais com o feedback da comunidade, fóruns  e de pesquisas com os seus jogadores tendo a ideia de começar a jogar junto, ir alem do slogan do " jogue do seu jeito" para um novo que seria " jogamos junto com vocês". O LoL ainda tem que ter mais tempo de vida, ir alem desses 10 anos, pois para nós sabemos que algo que se torna genérico, se torna enjoativo e logo é esquecido.

Caso um Rioter veja esse meu post, eu agradeço muito a vocês pelo os trabalhos que foram feitos até hoje, vocês são nossos verdadeiros heróis. Nunca irei esquecer a homenagem que vocês fizeram para um jogador que faleceu, desenhando ele junto com os campeões deles preferidos.

Caso alguém que tenha ideia de novos visuais e novas habilidade de campeões, por favor não deixe apenas em sua memoria, tente publicar. Pois pelo jeito que vem andando os design de campeões é bem provável que quando chegar o lançamento do "rei destruído " ou do "rei do vazio" serem personagens com o físico definido, com o cabelo colorido de calças apertadas.

Obrigado a todos ! :Summoner12:

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Galinha Põe Ovo
Aronguejo
Aronguejo

se não me engano esse ano o aphelios foi o único campeão com estilo único, e ano passado foi a senna, ainda existem champ diferentes, so que com menos frequência infelizmente 

Ver Resposta em Destaque no post original

16 RESPOSTAS
Draicker
Lenda
Lenda
Concordo, Lillia lembra a Neeko em aparência, tem skill q lembra o Hecarim, e sleep como a Zoe, mesmo sendo em mais targets. Yone é basicamente um Yasuo melhorado, tem alguns pequenas diferenças, mas no geral várias coisas são parecidas. Os lançamentos são cada vez mais genéricos, exceção da Senna e Aphelios q tem mecânicas únicas.

Eu acredito q a Riot deveria lançar menos campeões por ano porém eles serem algo único no jogo e se concentrar em fazer reworks completos ou apenas visuais de vários campeões ultrapassados, com Udyr, o Dr. Mundo, Zilean (visual),etc

Infelizmente parece q lançar campeão novo dá muito mais dinheiro pra Riot. A riot infelizmente n liga muito para o nosso feedback no fórum, literamente nenhum Rioter lê o nosso fórum BR, no máximo o feedback é recebido através do reddit da gringa.

Sinto saudades de campeões do Void bem trabalhados como a Rek'Sai foi, com mecânicas únicas.
Seungri
Tropa
Tropa
Pois é, sinto a mesma coisa... e o pior é que as pessoas gostam de campeões genéricos e por isso a riot vai continuar... Os campeões de visuais "diferentes" não vendem e por isso a Riot vai continuar reciclando os personagens... E reworkando os personagens únicos e tornando eles mais genéricos também.
Galinha Põe Ovo
Aronguejo
Aronguejo

se não me engano esse ano o aphelios foi o único campeão com estilo único, e ano passado foi a senna, ainda existem champ diferentes, so que com menos frequência infelizmente 

A 7 meses atras, eu dei a ideia sobre um nova punição no sistema que fracionamento de pdl para afk  em partidas rankeadas. Isso faria com quem kitasse da partida levaria uma perda maior de pdl, assim para os jogadores que sofreram por causa de indivíduos  receberia 20 % a menos a perda dessa derrota e a mesma coisa para pessoa que foi escolhida no auto fill.

Eles me responderam segue o post:

Sobre o preenchimento automático, ele existe para evitar partidas com um tempos muito longo de fila, e sua sugestão eu particularmente gostei bastante, pois também não curto jogar em uma role diferente da que estou acostumado. Isso poderia acabar recompensando melhor os jogadores por exercerem essa função! 

Hoje eles estão colocando essa ideia em pratica, se foi o meu post que fez isso , eu não sei, mas sei que essa Rioter sabia, e tales influenciou alguém lá dentro.

Tenho uma nova ideia para punição de pessoas que xingam as os outras, mas novidades em breve.

Rell de Mobilete
Aronguejo
Aronguejo

Está certo que novos campeões têm em comum semelhanças na aparência e habilidades como Nekko e L iip! com outros já lançados recentemente, não tenho muito tempo nessa plataforma, inclusive, achei que talvez elas fizessem parte do mesmo lore ou vínculo assim...mas, de uma parte que você deve afirmar que não falta criatividade é por parte dos invocadores da SoloQ.

Sou muito surpreendido com a originalidade que alguns invocadores têm em fazer pick-champs de uma maneira que torna a partida uma derradeira aventura! Zed Sup, Darius Sup, Naut JG, Soraka Top; eu sei, eu sei...que há bastante influências de jogos oficiais ou iniciativas de pro-players, e, por isso, acho muito divertido e incentivo que meus aliados reproduzam isto nas minhas partidas, apenas no meu time...sabe. Que bom.

Vou ter que concordar, Lillia não gostei, Qiyana achei fraquinha, Sylas até que foi bom e talz, Yone só é bom porque é irmão do Yasuo kkkkkkkkkkk, mas ta bem genérico mesmo, tem que repensar isso daí.

"Se perguntarem diga que a pele é falsa."
Eu vejo que as pessoas estão tolerando no momento, mas não sei até quando. Eles falaram que os reworks não são as prioridades no momento, tanto que o ano que vem será o numero reduzido comparado com esse ano. Eles tem que começar a trabalhar com a gente, se não vão acabar em um precipício
A jogabilidade do Aphelios foi criado por um pupilo de uma pessoa que tem ideias radicais de mecânicas no LOL, as vezes ele é taxado como loco por criar algo novo no jogo , mas para mim ele é muito criativo dessa equipe.
Senna até hoje existe um apelo popular, ela tem uma mecânica diferente para um suporte com um visual apelativo para quem ficou presa em um lanterna, mas comparada com Aphelios, eu ainda faltou nesse personagem.
Acho que o tiro no pé que foi o Ivern que foi para mim, um personagem único, mas sua mecânica foi muito compatível ao jogo e por isso ele começaram a para de arriscar.
Drill Barnacle
Moderação
Moderação
Eu não acho que os desenvolvedores em si perderam a criatividade porque se você for olhar os conceitos e protótipos de Campeão que aparecem nos dev posts, quase sempre são mais interessantes e únicos que o resultado final. O que eu acho que anda acontecendo é que eles estão optando ir pelo caminho safe e apenas e focar em coisas que só façam sucesso. Campeões muito únicos com mecânicas inovadoras quase sempre tem boas probabilidades de quebrarem o competitivo o que resulta em constantes nerfs/mini-reworks pra deixar o Campeão minimamente jogável em soloq (Azir, Kalista, Gnar, Rek'Sai, TK...) ou de não cair no gosto dos jogadores por trazer um estilo de jogo muito diferente do que estão acostumado (Taliyah, Aurelion Sol, Ivern, Illaoi), então acho que a Riot simplesmente tem optado por evitar muitos Campeões assim no ano pra ter menos problemas com balanceamento e com pessoas frustradas com o Campeão não cativando muito elas.

Sou a favor disso? Com certeza não, pessoalmente eu prefiro passar meses sofrendo na soloq com Sylas e Aphelios da vida trazendo o caos do que esperar meses pra ver mais uma Neeko que só troca a passiva. Mas eu entendo o motivo da Riot estar focando menos nisso recentemente considerando o tanto de backlash que eles estavam recebendo sempre que saía alguma coisa diferente usando sempre o meme do 200 anos ou o vídeo do Meteos.

Eu acho que talvez a melhor saída realmente seja a ideia do Draicker, a Riot passar a lançar menos Campeões por ano, mas todos eles serem bem únicos e distintos no meio do elenco e achar algum outro tipo de conteúdo que agregue algo para o jogo pra poder continuar lançando. A estratégia que eles tem usado com a Lillia, Yone e Sett é bacana também porque eles lançam Campeões com um kit simples e safe porque tudo que eles colocam eles já sabem que dá certo, e tentam focar só em deixar o feeling do Campeão mais único, e assim o Campeão acaba sempre sendo um produto bem sucedido, o problema é que conforme eles vão repetindo a fórmula, vai ficando previsível e de um ponto de vista mais amplo acaba impactando em todos os jogos e o próprio universo de Runeterra já que eles vão ter que dar um jeito de inserir os Campeões genéricos e com personalidade fraca nos outros produtos.
Acredito ainda que seja a falta de criatividade, entendo o porque são mais de 135 campeões.
Isso vai alem do que pensamos como consumidores.

Exemplo, sabe como o efeito de soninho da Zoe?
Pensamos em programação, seria:

if bolha
{
mov.speed = 0;
Q=0;
W=0;
E=0;
R=0;
else damage
mov.speed = 1;
Q=1;
W=1;
E=1;
R=1;
}
Sei que deve ser mais complexo que isso, mas a ideia é parecida.

O meu ponto é que a criatividade pode ser tirada de algo simples do jogo. Eles podem criarem campeões com uma jogabilidade fácil, tanto que vimos o Sett sendo jogado nos campeonatos e provavelmente no mundial, mas o que define o Sett mecanicamente? O Midoria? Boku no hero? O que define a Evelynn visualmente? Tokyo ghoul?

" O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes."
Albert Einstein

Seria melhor um rework dos champs mais antigos pra poder balancear com os novos. Os novos são totalmente desproporcionais nas tfs
Rydrake
Barão
Barão

Embora a quantidade de campeões já seja bem grande, aqui no fórum por exemplo vemos uma grande quantidade de sugestões que seriam únicas. Acho que falta ler um pouco as ideias da comunidade, @Joe Sem Runas 

Marsupial Piroka
Aronguejo
Aronguejo

Então, a umas duas semanas atrás o @ShZi fez um post perguntando se ainda existe alguma mecânica não-usada no LoL ou se só a criatividade que se acabou mesmo... Vou dar cntrl+V no que respondi pra ele aquela vez:

"Cara, acho que existam muitas mecânicas não-exploradas ainda! Se você for buscar em outras mídias ou outros contextos, aparecem muitas alternativas legais... Por exemplo:

Procurando em filmes, a gente encontra a habilidade de doppelganger, ou seja, de se tornar um sósia de alguém. Podia existir um personagem que não possui habilidades nenhuma, e sua habilidade é permanentemente se tornar uma cópia completa de algum personagem na partida. Uma maneira de nerfar o personagem poderia ser limitar a escolha à apenas campeões inimigos, ou talvez apenas campeões aliados... Enfim, isso daria uma alternativa principalmente às partidas do meta, onde o pick de um certo campeão é mto concorrido... Com um doppelganger desse, você poderia deixar um campeão do meta passar, e ainda assim ter uma maneira de ter ele no seu time...

Procurando em outros jogos, temos a habilidade de "caos", que é um debuff que inverte os eixos da sua tela temporariamente. Ou seja, a interface vira de cabeça pra baixo, se vc puxa o mouse pra esquerda ele vai pra direita, se puxa pra baixo ele vai pra cima, e assim por diante. Dura pouco tempo, mas é infernal, e como o nome já diz, caótico. É horrível enfrentar inimigos que soltam esse debuff, conseguir clicar neles é uma desgraça. Pq não criar um personagem com uma espécie de habilidade assim? Uma forma de nerfar seria deixar o personagem imóvel enquanto torna um inimigo caótico, por exemplo. Que daí ele não poderia se mexer enquanto sua tela está ao contrário.

Procurando em livros, temos por exemplo a habilidade de criar "horcruxes", por exemplo, um personagem que pode esconder partes dele em outros lugares do mapa. Uma vez sendo morto durante uma fight ele não chega a morrer de fato, mas assume uma forma espectral enfraquecidiiiissima. Para matá-lo, o time inimigo deveria destruir esses recipientes pelo mapa. Uma forma de nerfar seria tornar a forma espectral impossibilitada de atacar, e com que os locais de espalhar suas partes fossem pré-determinados.

Bom, eu não vou colocar os nomes das mídias de onde isso saiu por motivos de que não pode citar nomes de outras mídias nos foruns kkkk mas vocês devem ter reconhecido alguns xD
Então assim, não to dizendo que essas ideias seriam ótimas no jogo, mas é só pra exemplificar que o que não falta são mecânicas novas! É só procurar em outras mídias e usar isso pra basear as idéias, sacas? E tipo, vc vai perceber que vários campeões fazem coisas mais ou menos parecidas, mas todos tem pelo menos uma coisinha única. No primeiro caso que citei, Neeko já copia alguem fisicamente, Sylas copia uma skill, Kayn se torna outro boneco permanentemente. Mas nenhum personagem combina tudo isso pra se tornar permanentemente um campeão já existente na partida. Já no segundo caso, vários campeões brincam com atrapalhar o cenário e a tela, como a ult do Nocturne por exemplo. Mas nenhum inverte o senso de movimento. Já no terceiro caso, vários personagens precisam coletar marcas pelo cenário, como Kindred atrás das caças, Bardo atrás dos sinos, e por locais específicos temos o Skarner com seus tótens pelo mapa, e ainda vários personagens tem habilidades que desafiam a morte, como a passiva da Anivia ou do Zac... Mas nenhum que combine tudo isso pra formar uma jogabilidade diferente sacas...

Então assim, eu acho que ainda existam muitas ideias por aí que podem ser exploradas. O problema é só a criatividade pra ADAPTAR coisas novas."

Quantas foram escutadas por algum Rioter ? Esse é objetivo do meu texto, a criatividade está limitada a um departamento que está faltando isso.
Sei que existe pessoas que criam ideias de campeões nesse fórum. Tanto que eu li sobre o guerreiro aliado do yone com poderes de fogo e achei massa, feita por um fã nesse mesmo fórum, mas o que adianta. Posso escrever em ingles ou em madarim, o resultado será o mesmo.
Existe vários efeitos que podem ter no lol.
Exemplo:
Com Jg: Vejo comum um ideia um personagem com especialidade em armadinhas no mapa e que utilizasse com parte de seu ataque os monstros da selvas e minions ,colocando buff e debuff nesses animais neutros. Exemplo imagine, você está la na sua jg fazendo o seu lobo e sem querer você pisa em cima de armadinha, do nada os lobos começas ficarem com mais raiva e aumenta mais o atk.speed deles e eles começa a te seguir por causa do feromônio, mesmo que você vá para lane, eles rompe o limite dos alcance atualmente.
Outro jg que eu pensei seria um jg que só se movimentasse por paredes, que tenha a finalidade controlar o terreno, ele criaria obstáculos, parecido como o w do yorick, aqueles que você tem que dar dois hit para cair. Sua ultimante seria tornar essas paredes invulneráveis por um tempo, assim criando um labirinto em summer rift, tinha ideia a um monstro de um jogo de cartas famoso que tem esse mesmo poder. Sua fraqueza seria que ele perde vida se ficar muito tempo fora das paredes.
Sup: Seria uma mulher com chicote, que conseguisse grudar a sua arma nas paredes com a finalidade de controlar a waves minions, ela estaria em um lado segurando, o máximo de 12 minions para o chicote estourar. Os minions encostados no chicote levam dano e ficam com um novo feito chamado "grudado".
O efeito grudado seria que quando a junção de dois corpos se colidem, mas apenas um pode se mover. Para campeões seria como se yumi, se movimentasse dentro do corpo da pessoa que ela fez o vinculo, os dois não conseguiria sair do lugar, alguém teria que ceder essa seria a graça. A ult dela, ela que carregaria seu chicote como se fosse o Q do Xerath, mas ficaria vulnerável e essa distancia dependeria da quantidade de Ap feito mas podendo se tornar global no final do jogo e ela bate ele no chão , o chicote entra na terra e como uma linha reta ele vai destruindo o terreno ate que ela aperte R novamente, caso ele encontre um campeão, ele é puxado ate ela. Tornando um Q do bliz global, mas com mecânica na hora de puxar o campeão.
Viu, precisei de 15 mins para terem ideias unica de mecânicas .
Sei que são muito básicas ainda e não foi pensada as habilidade PQWER .
Para mim é a falta de ler o fórum, se eles fizessem isso... o que não faltaria era personagem diferente.

Uma mecânica diferente e que é usada por muitos jogos souls like e metroidvania é o sistema de, você ganha um buff e um debuff ao mesmo tempo. EXP;

Você ganha 10%+ de Ataque speed, porém sua velocidade de movimento e range são reduzidos;
Você pode curar com suas habilidades, porém elas têm menos dano.

E coisas assim, se eu não me engano, um campeão que tinha esse sistema era o Aatrox com o W dele (depois procura pra dar uma olhada). Enfim, eles tem a faca e o manteiga na mão, só que eles preferem não passar.
stars had died one day, but its brightness and elegance had been left for a long time.