cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

A maior contradição da Rito Gomes

Debate se muito sobre a questão do "Jogue do seu jeito", porem a Rito Gomes não parece apoiar muito Offmeta. Casos um pouco recentes como Sona, Soraka TOP, Neeko ADC, dentre outros, foram nerfados porque estavam funcionando em outras rotas. 

Por que sempre que surge algo do gênero, a Rito vai lá e nerfa grosseiramente? Curioso não? Como vamos jogar do nosso jeito, sendo que a empresa que se diz apoiar novas maneiras de jogar, ela vai lá e mata? Claramente a Rito não apoia Offmeta, mas infelizmente ficam restringindo a jogar na rota para qual o campeão foi feito. 

Ai eu te pergunto, como vou jogar do meu jeito? Sendo que quando surge algo a Rito mata de vez? Itemizando AD pra campeão AP, não né! Rito gomes vem se contradizendo mais e mais com essa frase. Lema da Rito gomes " Jogue do seu jeito, apenas se for do nosso jeito". Infelizmente é isso.

28 RESPOSTAS
Kataventoo
Arauto
Arauto

Mano, eu acho que o lance do “jogue do seu jeito” é mais para como você vai buildar runas, itens e tal... já o lance do campeão X na rota que ele não deveria ser jogado (já que ela lança campeões para rotas específicas) ela nerfa, acredito para não desbalancear tudo, sabe? Lembro da neeko adc e era INSUPORTÁVEL, afinal, pra que ela vai lançar atiradores, se o fulano vai pegar uma boneca que explode ele e o Sup com E+Q? Pq era literalmente isso que ela fazia e ganhava a rota sozinha, sendo que, não foi para isso que a boneca foi projetada. Sendo bem sincero, eu não acho que ela “mata”, ela “dificulta” o mesmo pick. Pois não dá para deixar a Sona com 62% de win rate no top e você achar que isso é balanceado só pq você quer abusar disso. O offmeta ainda tá aí, não é atoa que vejo Illaoi no mid, Morgana na jg, Karthus adc, Vayne top, Galio Sup e por aí vai...

MONZA Rampage
Aronguejo
Aronguejo

Jogar offmeta nao quer dizer que o boneco tem que ser OP
Eu sempre amei o TK estragaram pq colocaram o boneco pra jogar top e ele era destruidor de rotas, mas ainda sim é um suporte situacional mt bom.. 

Durnnon
Lenda
Lenda

já faz um tempo que a riot tirou o : jogue do seu jeito.
se vc jogar fora da linha de pensamento ou nicho da riot , leva punição, não existe jogue como quiser , é a forma da riot tentar balancear cada lane do seu jeito.
haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

FrostQueen Janna
Aronguejo
Aronguejo

Jogue do seu jeito, dai você joga do seu jeito, o sistema detecta e cria partidas assim para você.
Acabei de jogar essa, é até poético.
Desbalanceamentonormalgame4.png

Conversei a uma hora atras com um high elo diamante que veio fazer progaganda no meu canal. Entramos discord e ele me passou a visão dele, defendendo e explicando porque o sistema é justo e esta certo o matchmaking. ele disse que tem problemas que ele não concorda, não vou ser injusto nisso, mas no geral ele acredita que é assim que funciona e que não vamos ter a diversão que tínhamos no passado porque como o lol é competitivo ele precisa ser assim.
Eu entendo a visão dele, entendo a visão de vocês que são high elo e quero que continuem a trajetória de vocês, não tenho nada contra.
O que a conversa que tive com ele serviu foi para que como ele disse eu entender que talvez eu seja uma excessão. Ainda assim ele acredita que alguém perder 21 partidas por jogar do jeito que quer não tem nada a ver com o jogo desbalancear partidas, eu discordo.

Se formos então a excessão tudo bem, mas a empresa ainda assim tem que se preocupar em tornar o jogo justo para nós e perder 21 partidas não é culpa de um jogador, porque ele é um, num time de 5. Algo esta errado.

Mas todos esse picks foram nerfados não por serem off meta mas sim por serem fortes demais.
Vc pode ir lá pickar neeko adc ou sona adc que o jogo não vai proibir o "jogue do seu jeito",só não vai jogar com champ abusivo em uma role diferente e os nerfs servem pra isso mesmo:impedir o pick off meta de ser free pdl.
FrostQueen Janna
Aronguejo
Aronguejo

Mas pelo visto o meta pode ser free pdl. Esse é o ponto.

Pô, mano, até entendo a sua frustração, eu ultimamente só jogo de Katarina, a boneca só começa a dar dano depois da GB, já tomou 50 milhões de nerf (inclusive vai tomar mais um nesse 10.20), qualquer cc morre e mesmo assim eu consigo ganhar com a campeã, e tem gente que chega no desafiante só jogando com ela, sendo que ela não é o meta de campeões dessa temporada, na real, nenhum assassino está tão bem nessa temporada (tirando o Zed, que é boneco de psicopata). Mas sei também que se tiver uma Akali ou Diana do outro lado, é burrice escolher a campeã, já que não conseguiria jogar a lane e prejudicaria o time inteiro.

E dá para lembrar o maluco lá que joga de shaco full ap no top e está no grão mestre, sendo totalmente fora do meta.

E também tem que olhar o que você vai enfrentar, você rushar uma Janna top, contra uma Vayne é meio que suicídio, por tudo que ela pode te dar de dano e o quanto ela vai puxar a lane e forçar a você ficar farmando  na torre, só olhar o seu farme e o dela, não adianta falar “quero jogar do meu jeito” e não fazer nada no jogo, fica muito complicado tentar mostrar algo com isso.

Enfim.

SuperCarry mandou o que eu ia mandar, nerfaram pois estava muito forte, esses "metas" que foram criados era extremamente forte e roubados, mas também confirmo o que você disse a riot fala jogue do seu jeito porém não é bem assim.

FrostQueen Janna
Aronguejo
Aronguejo

Não é bem assim, talvez eu esteja até errado sobre a questão de jogue do seu jeito e tenha sido um pouco duro na minha frustração no post anterior.
O meu problema não é exatamente o jogue do seu jeito ser punido ou não, eu estava errado.
O meu problema é especificamente o desbalanceamento.
O jogo criar partidas fáceis e dificeis pra manter a taxa de 50% que o cara que conversou comigo disse que eu não consigo aceitar como certo. E mesmo que fosse só isso quem vai querer ganhar partidas sendo carregado ou contra times muito fáceis e muito difíceis. E ainda do ainda sim, porque o sistema de repente da a louca e decide desbalancear 21 partidas pra prejudicar o jogador. São coisas que não sei os motivos, que vejo apenas os resultados mas que acontecem sim, comigo e outras pessoas. Se somos as excessões, os pontos fora da curva ou o 0,1 por cento o problema ainda permanece.
Não, não me sinto mais feliz ou satisfeito por ganhar essa última partida assim como não me sinto feliz quando sou carregado por um super player meta like.
Não queria estar nem de um lado nem do outro de coisas assim que promovem sentimentos ruins na equipe derrotada. Quando perder quero poder dizer GG pro time inimigo, foi uma linda partida.
 Desbalanceamentonormalgame5.png

Gemada de Taric
Dragão
Dragão

Yare yare... e lá vamos nós de novo. Eu já respondi esse exato mesmo tipo de comment antes, então vou só fazer um copiar e colar aqui:

Eu já disse o mesmo diversas vezes.
Todo mundo adora "jogar do seu jeito", contanto que esse jeito seja OP.
Tem gente que acha que só por quê é diferente, o balanceamento não pode ser aplicado.

"Ah, que que tem se o suporte ta god tier na toplaner? Deixa eu jogar do meu jeito"
Então pq você só joga do "seu jeito" se algum pro-player faz?
Jogar com um Taric Jungle que você nem sabe o que vai dar, você não joga, mas com o supp top que ta God Tier no top ai joga né?

Cara, eu to cansado demais de ver tanta ignorância nessa comunidade, e esse mesmo pessoal ainda se sente em algum direito de reclamar sobre isso.

Vou acrescentar o fato de que todos, e repito, TODOS esses metas que você comentou estavam abusivos com win-rates ridiculas e mecanicas anti-jogo.  Nerfar não significa tornar fraco, significa deixar de ser abusivo. Mas quando não é mais vitória gratis, pelo visto perde a graça.

E pra falar que RIot nerfa todo meta diferente, vou citar outra coisa que ja comentei tbm:

7JDhkmD

Basicamente, alguem questionou se eles tomariam alguma medida sobre Swain Supp, pois ele achava que o fato dele estar predominante como supp não deixava o champ com espaço para buffs como solo-laner, pois de acordo com o jogador, ele é fraco lá e não é compensado por isso por ser um bom supp.

O rioter simplesmente disse que:

"Apesar dele ser menos popular como Mid-laner, ele é mais forte como Mid do que Supp. Se mais jogadores quiserem jogar com Swain como suporte, não temos o por quê de impedir eles."

Então me diz, daonde que tão forçando o personagem pra fora das outras Roles?

A diferença é que, ao contrario  da nossa sorakinha top god-tier, o Swain está BALANCEADO na bot-lane, e por isso tem a permissão de ficar por lá além de ser midlaner., mesmo sendo mais popular numa lane onde não era o foco inicial dele.

Se todos os metas alternativos fossem balanceados assim, não teria problema. Mas não é o caso, não é mesmo? O alternativo só é divertido quando é OP e te faz ganhar facil.

Então, antes dos "pseudos-inovadores" virem reclamar que a Riot mata seus metas "criativos", procurem se informar antes.

Enfim, toda essa parte em itálico foi minha citação. Eu tava um pouco P da vida no dia então foi até um tantinho agressivo. Mas o meu ponto é exatemente o mesmo. Nem me dou o trabalho de escrever de novo, pois eu falaria exatamente isso.

FrostQueen Janna
Aronguejo
Aronguejo

Sim sim concordo, todo mundo gosta de jogar do seu jeito desde que seja op, mas ser op não significa apenas conseguir bastante kill. Alguns podem transformar campeões que não funcionam em x lane porque gostam deles. Não impede que criem um rengar que vai fazer itens de suporte pra pular dar slow e lentidão para o adc matar. Algumas escolhas vão ser bem inviáveis com certeza, mas ainda assim nesses casos o jogador vai perceber que a escolha dele ficou fraca numa partida justa.
É bem diferente quando o jogador tem que enfrentar alguém muito mais forte que o amassaria mesmo que ele estivesse seguindo o meta. E por pior que fosse a escolha do jogador, a menos que ele esteja dando kill intencional, o time teria chances de compensar para que 21 derrotas seguidas não acontecessem.

@FrostQueen Janna
Cara, tens que entender que tu ta jogando no bronze. Partida "balanceada" é a ultima coisa que tu vai ver. É NATURAL no bronze stompar ou ser stompado, justamente pela falta de conhecimento de game dos jogadores em saber lidas com situações ruins. Tu vai ver metas bizarros, como Janna AD Top, e XinZhao mId de curar.

É comum UM personagem pegar uma kill no bronze, e snowballar pra caramba, pois os jogadores não tem noção de como lidar com desvantagem. Vão ver um Carry 3/0 e não vão tentar jogar em volta dele pra tentar para-lo. Quer partida disputada? Pode procurar uns 4 elos pra cima. Low Elo é stomp e ser stompado não por culpa de match-making, mas por culpa dos jogadores mesmo.

Então não é que partidas do bronze pra baixo são "desbalanceadas" pq a Riot quer, os jogadores que são completametne 8/80 e normalmente não existe disputa pq a noção de jogo é quase inexistenteç.
FrostQueen Janna
Aronguejo
Aronguejo

HAh Gemada, como eu te disse, é uma pena que você esteja do outro lado, mas se fosse justamente esse 8, 80, ninguém perderia 21 partidas seguidas.
Mas você pode acreditar no que quiser.

Não é questão de "estar do outro lado".
VOCÊ também contribui pro resutado. Minha win-rate só é positiva pq eu contribuo pra isso. Tu não pode reclamar de perder 21 partidas e jogar a culpa no seu time ou no "desbalanceamento" se você também contribui pra derrota fazendo picks ineficientes e deixando os jogos 4x5.

Não to falando isso por mal, mas só quero que chegue o ponto onde tu vai cair a ficha e começar a compreender que você mesmo se coloca na situação que está.
Deterock2
Arauto
Arauto

Eu não sei dar uma opinião específica sobre isso, já amei e odiei essa ideia meta/off meta.
Agora, sigo a simples ideia de, jogar com um champ que tanto seja viável para rota quanto para o time.
Mas, pensando nessa idéia de "jogue do seu jeito," acho que a Riot nunca nunca usou essa política, pelo simples fato de o guinsoo(o desenvolvedor do Lol)
tinha em mente estabelecer regras no jogo, que divergiam do dota, essa foi a razão para ele ter se separado do dota, e, essa é a razão para existir meta, por um lado odeio a ideia de "jogar só com que é roubado" no momento, por outro, é muita sacanagem um Sup utilitário por ex. causar mais dano que um carry.

Cara, 21 derrotas seguidas é de se pensar no que você está fazendo no jogo, não é possível que nas 21 a culpa foi só do seu time e da Riot que não respeita o “jogue do seu jeito”

E fica mega complicado pensar em uma Janna sendo mais ativa no game que um top lane “meta” (Darius, Moder, Urgot, Riven, Irelia, Fiora...) sempre vai faltar dano no seu time, até pelo fato que a campeão não foi criada para isso, e no fim, pode ser o que tá “faltando” para ganhar aquela tf.

Sei lá, o seu farme que também não ajuda para fechar itens, se você controla o top bem para não deixar o outro top laner free no mapa, enfim, são muitas questões, não é só “ah, meu time é um **cogumelo do Teemo** e não consigo jogar do meu jeito pq tem um meta e a Riot não deixa”, tem que lembrar que mesmo sendo um MOBA, tem um RPG ali no meio do jogo, e como em qualquer RPG os assassinos/lutadorés/magos foram feitos para matar os outros, não o Suporte.
HeLL BaroN
Arauto
Arauto

A Riot pode ser sempre contra offmeta.

Mas a velha e anciã verdade sempre existiu: os campeões estão lá. Se você ama verdadeiramente uma Soraka - pra fazer ela jungle, você VAI fazer.
Oriana ADC, Pyke mid, Thresh jungle...

Jogar com um boneco pq tá "forte" é uma coisa.
Jogar com um boneco pq gosta, é outra.

FrostQueen Janna
Aronguejo
Aronguejo

Nope, vocês que não estão sendo razoáveis na tentativa de vocês de tentar a todo custo justificar 21 derrotas seguidas de um jogador como algo normal.

O Gemada se agarra a idéia de que a culpa é minha porque eu jogo offmeta e que por minha culpa meu time vai perder partidas. Acredito que algumas sim, mas o que eu defendo aqui é uma clara diferença entre dois times que não deveria ser tão grande assim, e outra eu ainda fui o menos pior na partida que perdi. Então nem faz sentido dizer que a derrota foi por minha causa quando o time inteiro foi mal.

O segundo ja reconhece que eu consigo ser o melhor na partida, mas quer muito dizer que por minha causa falta dano no time, ou falta tank. Isso até faz sentido, SE ignorarmos totalmente que tem top que faz tank e top que faz dano. Eu faço dano, devemos excluir todos os tops que fazem dano do jogo? Acho que não. Se você acha que o problema é eu ter pouco dano ou ser menos tank, vai perguntar pros garen, atrox e etc que perderam pra mim se eles acham o mesmo.

Em resumo, se vocês querem que eu sequer cogite a possibilidade de o dia que eu perder 21 partidas seguidas isso ser culpa minha, os argumentos estão bem fracos.

Nem se fosse 1x1 seria culpa minha a menos que eu estivesse fedando de propósito porque qualquer jogo com matchmaking balanceado tentaria encontrar jogadores mais aproximados ao meu nível depois de algumas partidas vendo eu perder por uma diferença muito grande. Imagina numa partida de 5 jogadores. Eu não sou matemático, mas imagino que com essas considerações, se dermos para alguém especializado em estatística pra ele fazer quais são as chances de um jogador mesmo cometendo erros ou buildando errado perder 21 partidas seguidas em um jogo que deve ser balanceado em níveis de jogabilidade dos dois lados, as chances serão absurdamente baixas.

Ok, vamos então chegar ao limite da sua ingenuidade. Estou curioso pra isso.

Tu atualmente tem 30% de Win-rate na sua conta. Riot falou que pode se usar uma lógica de 40/40/20 pras suas partidas:
40% tu ganha não importa o que
40% Tu perde não importa o que
20% tu tem o controle.

Se tu ta com 30% de win-rate, tu ta fazendo os 20% que tu tem controle ser totalmente derrota. Se contar a questão de que isso tem uma margem de erro, tu ta literalmente perdendo 70% das partidas (as 40% que tu perde, as 20% que tu tem controle, e uma margem de erro de 10%)

A culpa não é por você jogar off-meta. Sendo bem duro, a culpa é por você jogar mal e errado. Ponto.
Ja falei isso antes, e o "off-meta" é tu fazer coisas possivelmente boas e com possiveis utilidades, mas que não significam que são free win ou as mais versáteis. Eu jogo off meta. Eu faço Garen Mid e as vezes até JG, mesmo ele sendo toplane por padrão. Mas isso pq existe a possibilidade de dar certo, e ele ser "fazível" lá se buildado e jogado de forma correta.

unknown

Vou demonstrar isso da forma mais basica, usando seu histórico.

Olha essas 7 derrotas seguidas. Não teve UMA, UMA partida que tu jogou com algo que poderia ser considerado eficiente (posso fazer um desconto pra soraka). 

Em Todas elas, tu faz coisas absurdas que simplesmente são um peso pro seu time. Tu não ta nem neutro no game com isso, tu ta LITERALMENTE dando desvantagem pro game e afundando o jogo. Teu jeito de jogar totalmente ineficiante transforma uma possibilidade de vitoria de 50/50 pra 60/40 ou pior. Por que isso não é "off-meta", isso é simplesmente ruim. E eu não falo isso por maldade.

Sivir e Ashe suporte, Nami tank, Ziggs suporte, Evelyn Suporte, Shen supp full dano/atackspeed... E ainda usando Ghost em todas as partidas como suporte.  Parece que tu pegou um site pra fazer picks e builds randomicas, e fez todas elas no suporte. Nada faz sentido.

Tu não pode ficar falando "É o time, é o time, é o time..." se em TODOS os jogos, tu praticamente nunca é relevante pro time. Como tu quer que teu time ganhe pra você, enquanto o time inimigo tem alguem pra dar peel pros carries ou engage, enquanto seu time tem uma Sivir Dano Suporte? É uma questão de trabalho em equipe cara, os times tem recursos e trabalham juntos pra ter uma vantagem. Você está sendo um simples disperdicio de recurso e não contribuindo pro teu time em quase nada. Logo teu time tem desvantagem de recurso em relação ao inimigo. Tu ainda acha justo dizer que tu é afundado pelo teu time que tem que jogar com 1 a menos?

Tu faz parte do teu time e simplesmente se recusa a fazer algo eficiente por orgulho próprio com a premissa de "jogar do meu jeito". Pois bem, o seu jeito de jogar é ruim e é simples assim.

"ah, mas eu ja ganhei de janna ad top"
Ganhar UMA partida, não torna isso bom. Ter 20% de win-rate com um meio de jogar, mesmo ganhando uma ou outra, ainda mostra que é simplesmente ruim.

Vou te dizer o seguinte, o unico desbalanceamento nas partidas é você, e você ta jogando a culpa na empresa. Querendo ou não admitir, sim, VOCÊ tem impacto sobre o time inteiro, e muitas vezes perdem por sua causa pois eles têm alguem que é literalmente 1 a menos no time. Como você quer ganhar partidas jogando assim cara?

Com todo o respeito, mas tu ta simplesmente sendo ignorante e ingenuo, colocando culpa em terceiros por atitudes suas que causam derrotas.

"Ah, não quero ter que usar coisas boas. Quero jogar com o que der na telha, e não quero ter que carregar, meu time que tem que fazer isso". Beleza então. Mas se for assim, não queira ganhar partidas com essa atitulde, pois é simplesmente assim que o jogo funciona e você não tem direito ou justificativa NENHUMA pra reclamar da situação que tu ta, que foi causada por você mesmo.