Houve uma época, em que a nova pré temporada era uma das melhores épocas de jogar League of Legends. Ninguém se via atrelado a um conceito do jogo. Eram tempos de pura descoberta e diversão. As pessoas compartiilhavam boas risadas quando as coisas funcionavam, e também quando não. Talvez você se lembre desse momento:
Esse talvez tenha sido o último em que existia uma coisa saudável no jogo.
1.1 - O instante
Em algum momento após a season do cachorrinho, League percebeu que jogava uma partida infinita, ou deveria ser: o jogo do balanceamento de classes. A cada patch, ela percebia que alguns campeões não tinham como balancear, ou ela "deletava" do jogo (inviabilidade por muito fraco), ou o campeão era pick ou ban.
Exemplos:
Ela percebeu, que a MOBILIDADE era um conceito que impactava mais que as outras no jogo.
1.2 - A decisão
Certo dia, um locão do super pop chegou com uma "genial" ideia nos porões da rito gomes. Se a gente não consegue balancear o jogo por conta da mobilidade, vamos dar mobilidade pra GERAL.
1.3 - Primeiras mudanças
Pinstouro na selva para ajudar os campeões sem mobilidade a participar do jogo, com um pouco de mobilidade e informação.
2.0 - As consequências
2.1 - Rip ADCs
Com os junglers mais pistolas do que nunca, extremamente eficientes e presentes, a primeira classe oprimida no jogo foram os ADCs, em especial os imóveis (QUASE TODOS).
2.2 Rip lategame
Com os junglers mais pistolas do que nunca, os campeões que precisam crescer sumiram.
3.0 - O doidão do superpop ataca novamente
Para balancear o jogo, a Riot decidiu adaptar todo o jogo ao novo conceito, ao invés de voltar atrás.
3.1 - Mudanças em "benefício" de campeões lategame para compensar
3.1.1 Mudanças itens AP:
- acabou a tática de guardar mana, vamos encher geral de mana modificando itens;
- cdr? coisa de velho, vamos começar com 40%;
resumo: campeões AP buffados para compensar a força dos campeões móveis.
3.1.2 Mudança na aquisição de gold
- Gold dos minions? Vamos tirar um pouquinho até os 10 minutos... MAS VAMOS COMPENSAR COM QUASE O DOBRO AOS 35.
3.1.3 Mudança nas torres
- As torres tão caindo muito rápido? Vamos BOTAR ELAS DE PAPEL. Assim, cai de um lado do mapa, mas cai do outro também, a gente acaba "compensando" pro jogo ser balanceado;
4.0 - O doidão do superpop ataca novamente 2
Temos que botar os ADCs de volta no jogo?! Não, vamos dar uma desculpa e dizer que é nossa estratégia que a bot lane vai ser pra todos os campeões. 4Head
Vamos também botar um critão no primeiro hit pro adc fazer algo antes de ser explodido.
5.0 - Novos campeões?
:champion41::champion57:
Kain, Ornn, Zoe, kai'Sa, Pyke
Faça uma reflexão você mesmo, dessa lista, quantos são móveis e imóveis? Dos imóveis, quantos são viáveis no meta?
5.1 - Rework
Não está convencido? Olha a lista dos últimos updates
Nunu, Akali, Aatrox, Irelia, Cho'Gath,Swain,Evelynn,Xin Zhao,Urgot,Galio,Warwick,Shyvana,Yorick,Ryze,Taric,Shen;
Quantos e quais desses entraram no meta? Quantos e quais ganharam mobilidade?
5.2 - Planos futuros
Morgana, Corki, Cho'Gath, Dr. Mundo, Fiddlesticks ,Kennen,Kog'Maw,Nocturne,Mordekaiser,Pantheon,Rammus,Skarner,Shaco,Udyr,Volibear
Quantos desses precisam da tal mobilidade pra estar no meta? Quase todos?
6.0 Resumo e conclusões
A mobilidade oprimiu diversos outros conceitos. Como causa poderíamos dizer que ser playmaker é mais impactante comercialmente para a empresa do que um jogo balanceado. Se um campeão não pula paredes, ele foi tornado inviável para o jogo. Um campeão como Mordekaiser, Poppy, Volibear, Olaf, Mundo, Cho, Singed, Trundle... por mais forte que estejam, não conseguem impor pressão de forma tão eficiente como outros.
Eu não tenho nada contra campeões móveis, mas o fato é que Lee Sin e Ezreal, e mais recentemente Camille, Kai'Sa, Kayn e Rakan estão SEMPRE, tops na lista de play rate. Citações indiretas a Irelia nova, Le Blanc, novo Aatrox.
E pra você, a mobilidade (excesso) melhorou ou piorou o jogo?
Resolvido! Ir para Resposta em Destaque.
@KodaCdCFib@ escreveu:Para mim, não foram as mudanças que passaram a impressão que o LOL está ficando louco, mas sim o tempo de adaptação que o jogador tem atualmente.
Quando :champion87::champion11::champion24::champion105::champion56: foram lançados em 2015 nos tinhamos 1 mesês e meio para nos adaptarmos com eles, acabava que em 2 semanas eles deixavam de ser dão OP, pois apareciam formas de cauntera-los. Eles tinham a mobilidade, mas repetinham o cheido de se usar uma habilidade. Em 2 semanas ninguem pulava no ekko, sem saber onde o R dele estava, então ele ultava, voltava lá tras, mas tinha um zed para o matar.
Se tivermos, um tempo para saber as taticas certas, para cauntera-los, eles vão parar de ser esses monstros imparaveis. É só olham como o meta mudou em 2 meses nesse Mundial!!!
Obj: Tempo de Adaptação, para mim é o periodo entre o lançamento de patch e campeão, a tatica do 8.11 não funciona no 8.12.
Em 2015: patch 5.11(15 de junho) e o patch 5.12(30 de julho). 45dias
Em 2018: patch 8.11(31 de maio) e o patch 8.12(13 de junho). 13 dias
A grande diferença é que os novos campeões ou reworks não tem counterplay individual. Ou o time campa e faz ele ficar fraco, ou o jogo acaba aos 15.
@BolsinhaDeValor@ escreveu:
o problema nunca foi a mobilidade.
Se fosse assim um time que tem 3 dragões de vento pode mto bem ganhar o jogo de um time que tem 3 de fogo!
mas é relativo.
A mobilidade é um fator extremamente importante até mesmo pra vc se realocar numa posição mais favorável a vc.
então da mesma forma que vc tem mobility o outro tbm tem. equilibrado sim.
Mobilidade não é o mesmo a simples velocidade de movimento. Mobilidade é chegar, sair ou chegar e sair em um lugar em um tempo muito curto. Yasuo tem mobilidade nos minions. Kayn tem mobilidade na parede e até sai do mapa. Irelia tem mobilitade em minion e em campeões marcados. Camile tem mobilidade na parede. Assim etc.
O pior é ver muita mobilidade em campeões muito resistentes, com mto escudo ououtra especie de defesa, Camille, Irelia, Rakan,Akali, Talon, Lee Sin, Kayn, Yasuo, Aatrox, Xin Zhao, Jarvan, Ekko...e etc. É mto chato isso, pq além deles matarem vc em um combo, eles ainda são super dificeis de matar, msm estando 5x1.
Toda partida que eu jogo sempre tem Lee sin, Yasuo, Kayn e Akali...e é sempre a msm coisa, ou começa o jogo vencendo, ou mesmo perdendo, no final, faz pentakill solo.
Concordo com vc, season do lobinho na jg foi a melhor, foi na 4 ou 5 neh gente? me corrijam se eu estiver errado.
Mas teve um patch há algum tempo atrás (primeiro semestre de 2016 talvez?) que tudo tava quase balanceado. Dava pra jogar de qualquer coisa e ficar tranquilo, muita gente elogiou, mas logo foi embora. Depois disso desandou de vez com Ziggs na botlane e afins.
Não é a toa que hoje em dia não aparece mais composição de poke, suportes encatadores coitados se deram mal nessa, estão todos uma merda, eles não tem mobilidade, escape, não são resistentes e as curas deles e escudos foram todos nerfados.
Acho que a questão principal aqui é algo que já levantei em outro tópico, que são as diferentes formas de mobilidade em LoL: Horizontal (I.e: deslocamento em curta distancia e velocidade de movimento base), Vertical (capacidade de atravessar o mapa) e Transversal (a combinação de ambas).
Exemplo: Pantheon é um campeão com boa Mobilidade Horizontal (uma das maiores MvSpeed do jogo e sua investida com stun), boa mobilidade Vertical (ultimate com grande alcance), e que combinadas lhe conferem uma mobilidade Tranversal alta, porém equilibrada em relação ao restante do seu kit.
O problema que eu vejo é que o jogo antes era balanceada levando em conta um ritmo mais lento de jogo, o que fazia a mobilidade Vertical ser tão potente (vejam os antigos nerfs nas ultimates do Phanteon, Twisted Fate e Shen, e o sempre nerfado Teleporte). Contudo, o jogo evoluiu para priorizar mobilidade horizontal pelo quesito promocional/satisfatório, e campeões playmakers acabaram ganhando muita força, e por isto não vemos ajustes nessa parte da mobilidade.
Obvio que a análise de qual seria a curva ideal para cada campeão tem também relaçao com seu nicho, mas ter tanta mobilidade em um jogo que tem cada vez menos point-click, certamente vai gerar um problema bem grande de balanceamento.
@Enyalios
Só quero deixar registrado que eu gostei muito da sua posição, completa e sintética. Ela seria a fixada do tópico. Só não fiz por respeito ao colega que já marquei.
E seria um prazer ler o seu posicionamento no tópico que você disse, se eu tivesse visto tal posição, nem teria aberto esse.
@W4R Ensembl3obrigado pelo elogio, o tópico era sobre quais campeões merecem um rework e porque, e meu voto foi para o Udyr, que é o exemplar perfeito do seu comentário. O campeão, é forte, com bom Lore, mas visualmente e em jogabilidade é na minha opinião o mais desatualizado de todos, apesar da mecanica de stances dele só ter algo relativamente comparavel com a mecanica da Sona.
Inclusive me lembrou de comentar o seguinte, a Riot precisou de uma atualização inteira de classe, a dos Colossos, para tentar equilibrar a falta de mobilidade de vários campeões, seguido de várias e várias adições de itens que concedem mobilidade horizontal ou aplicam lentidão (um deles faz ambos, Gloria Integra) e mais recentemente uma Runa apenas para isto (Aprimoramento Glacial, inclusive comentei como ela está forte em um tópico sobre mecanicas).
Dá pra falar por horas em como mobilidade está impactando até nos atributos e funções de campeões no jogo, virando algo como "exploda antes de ser explodido" como vimos no começo/meio da season 8.
Então vc quer falar sobre mobilidade em um curto espaço de tempo né?
o problema nunca foi mobilidade REPITO mesmo sendo essas na qual dito cujo cita.
O problema é que tudo isso é facilitado por um fator chamado visão!
x1 entre um ser móvel e um ser que nao tem mobilidade capaz qe o imóvel ganhe pelo qtd de dano que pode introduzir.Pois tudo tem sua recompensas nao é mesmo?
O Mapa anda muito escuro não dando possibilidades para vc se precaver de tanto dash e roaming's. esse pessoal limpa wave mto rápido e além disso não tem wards pra todo lado.
talon's taliah's camiles leblancs shacos lee sins evelyns yasuo todos bonecos cancerigenos. Poderia voltar o sistema de wards podendo comprar por uma quantia legal de ouro.
@BolsinhaDeValorConcordo em partes, mas lembre que o gamedesign do LoL atualmente gira ao redor de skillshots, logo não se resume a "ter visão", já que ela é uma ferramenta feita para balancear um nível diferente de mobilidade e posicionamento (ok, em menor grau serve contra engages/ganks explosivos). Já ganhei e perdi muitas partidas por conta de UMA habilidade de um aliado ou adversário por conta de um dash que tirou o alvo do alcance. Por isso não dá para comparar o tipo de mobilidade de Tallyah ou Twisted Fate, com a mobilidade de um Shaco ou Lee Sin, já que o impacto delas é muito diferente.
Mas concordo sim que falta visão significativa em jogo (ou ao menos interações entre outros elementos), ainda mais agora com outro nerf no funcionamento geral das sentinelas. Ok que era MUITO dificil ter necessidade de 3 sentinelas de controle simultaneas na bag, mas a diminuição do tempo das sentinelas nos trinkets foi meio desnecessário. Eu não defendo que volte o sistema antigo como voce propos, que era problemático ao por exemplo, obrigar um dos jogadores de cada time a serem apenas "sacolas de sentinela", mas uma revisão nos itens atuais de suporte e trinkets já seria interessante, bem como runas que trabalhem melhor esse aspecto de visão. As runas atuais que interagem com sentinelas são, sendo curto e grosso, preguiçosas, parecendo mesmo que foram feitas pela metade.
@Chokkus@ escreveu:
Taliyah?
Wtf, nunca vi alguém reclamar dela, até porque a única mobilidade real que ela tem é na ult, a passiva só dá move speed (e isso deveria ser fácil de jogar contra)
Acho que é por isso msm, ela é tipo um TF, só que bem mais chata. Tipo tá lá o bot, e do nd a Taliyah aparece ultando e prendendo eles pra ninguem poder fugir kkkk