cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

A necessidade da simplicidade: Champs direto ao ponto

Eai, Gemada aqui!

Estou motivado hoje, e por mais que eu já tenha feito alguns tópicos semelhantes a esse, eu queria abordar essa questão de forma mais geral e contextualizar um pouco mais a coisa toda.

Hoje falaremos sobre Champions simples, mecânicas básicas e a necessidade disso.

GemadadeTaric_0-1629735440665.png

Bom, vou introduzir um pouco e contextualizar o tópico: Por quê abordar isso?

Pois então. Um ponto que vejo muitas, e eu repito, MUITAS pessoas criticarem a simplicidade de certos campeões, e frequentemente sugerir reworkar champions para deixar eles mais complexos pois os kits deles são fáceis demais.
Primeiramente, quero dizer que o rework de champions não é devido ao kit ser simples, pelo menos, não propriamente dito.

• Reworks e Modernização de kits

Reworks tem como objetivo "modernizar" champions que estão fora dos padrões atuais do LoL, seja sua identidade, seu visual, sua Lore e sim, sua gameplay. Mas entenda que modernizar não significa tornar complexo, e esse é o engano de muita gente.  Reworks tratam de fazer os champs se sentirem mais satisfatorios de jogar, e fazer com que o kit não seja "sem sal", mas isso não quer dizer deixar de ser simples.

Muitas vezes, esses reworks aumental o que chamamos de Skill-Cap ou Skill Ceiling do champion, fazendo com que o potencial maximo dele seja maior, mas mantendo seu Skill-Floor  baixo, significando que para dominar o basico do champion seja algo intuitivo e facil de se fazer em poucas partidas. Para exemplificar isso, a gente pode usar o que chamamos de Curva de Aprendizado:

GemadadeTaric_1-1629735797207.jpeg

Isso se trata de demonstrar uma relação entre taxa de vitória e partidas jogadas. Se pegar champs como Malphite, Garen e Tristana por exemplo, pode ver que suas curvas estabilizam após poucos games. Significa que com poucas partidas, o jogador ja compreende como o champ funciona em sua maior parte.

Agora, por outro lado, champions como Singed, Ornn e Yasuo possuem curvas muito íngremes, o que mosrtra que para alcançar resutados solidos e consistentes com o champion, a quantidade de partidas necessarias para dominar ele é muito maior.

"Ok Gemada, idaí? Aonde você quer chegar?" 

Aonde eu quero chegar é o seguinte, alguns champs podem ser faceis de dominar o básico, mas ainda exibem mudança de resutados ao longo do tempo, como a Curva do Lucian por exemplo. Isso demonstra que, apesar de que o champion seja simples de domina-lo, o personagem ainda possui ferramentas no kit para serem dominadas mais a risca e que fazem a diferença entre um Lucian iniciante e um Lucian veterano OTP.

Enfim, o que eu quero dizer, é que reworks muitas vezes podem manter um champ que já era facil, ainda facil. Mas ainda sim, moderniza-lo de forma que coloquem ferramentas para serem dominadas que aumentam o skill ceiling, ou seja, o limite de ate onde o jogador pode ir além do basico. O melhor reworks para demonstrar isso é Warwick.

GemadadeTaric_2-1629736254077.jpeg

Warwick sempre foi um champ simples e direto, principalmente antes do rework. Skills puramente targets e com efeitos diretos: "Clique para dar atack speed, clique para dar dano, clique para dar CC"

Seu rework, manteve ele como um champion de facil acesso para jogadores que querem aprender os caminhos da jungle: Seu Q da dano e cura, seu W da movespeed e AS, seu E mitiga dano, Ult para dar engage. Ele tem mais ferramentas, mas ainda possui um kit bem direto. Mas ai que vem a parte legal, algumas partes do kit dele possuem "extras" que podem ser bem utilizados por um jogador veterano. Exemplo, o Q dele, que se segurar, ele "segue" o alvo atravez de dashes/blinks, flashes, etc... e coloca-o atrás do seu oponente. Permitindo até combos de E+Q+E para um fear bem posicionado.

• Representando suas funções e acessibilidade à jogadores novatos

Uma coisa interessante, é que se parar para olhar, muitas classes possuem algum champion simples que demonstra a base da classe muito bem.

1. Annie representa um mago de Burst: Baixa Mobilidade, Skills com dano extremamente alto.
  2. Garen representa um Colosso: Baixa utilidade/mobilidade/range, dano extremamente alto e resistências naturais muito altas.

3. Master Yi representa um Duelista: Mobilidade moderada, ferramentas de dano para lidar contra qualquer tipo de alvo, ferramentas de defesa que precisa saber usar corretamente.

Obviamente, eles são simples e mais diretos que outros champions de suas respectivas classes, mas eles apresentam e introduzem de forma bem boa a base do league of legends.

Muitas vezes, um bom jeito de conhecer uma classe nova, é através de algum personagem dessa classe que seja de facil acesso. Dificilmente um iniciante vai começar na JG usando um Lee Sin, ou aprender a vida de ADC usando Aphelios.

E isso leva a um ponto importante: o jogo PRECISA desses tipos de personagens.
Todos aqui sabemos como quando iniciamos league of legends, éramos simples amebas. Sem noção nenhuma do que fazer ou nenhum tipo de reflexo e intuição. Esses tipos de personagens são essenciais para que jogadores novatos possam entender a mecânica básica do game.

Se todo jogador novato tivesse que se virar jogando com champs complexos, dificilmente jogadores iam ficar no game mais do que meros dias sem enjoar ou ficarem frustrados. Fora que, nem todo jogador gosta de apertar 1001 botões. Existem jogadores que jogam com champs assim justamente por gostar da simplicidade deles.

• Facilidade ≠ Inferioridade

Um ponto bem interessante, é como é facilmente confundido essa questão da simplicidade. Muitas pessoas possuem uma visão de que se um champ é facil ele é automaticamente limitado e Ruim.

Bom, não é totalmente mentira. Mas não é totalmente verdade.
Sim, um Garen é mais limitado que um Darius ou Sett.
Um Master Yi é mais limitado que uma Fiora ou Yasuo.

Mas isso nunca implica que eles automaticamente são inferiores só por isso.

Um erro que jogadores cometem, é achar que se pegarem champs faceis, nunca subirão de elo pois esses champs não são nada perante a champs complexos e com mais ferramentas.

E se eu te disser que é justamente ao contrario?..

Eu andei assistindo muitos videos do NEACE ultimamente, um Coach High elo que da dicas maravilhosas para subir, principalmente em questão de macro-game. E a verdade dura que existe é o seguinte: Match-up é quase irrelevante no Low Elo.  
Na verdade, da pra dizer que é MUITO mais facil você subir de Garen do que de Riven, por exemplo. Ou Master Yi no Lugar de Lee sin. Pois esses champs mais faceis são muito melhores de se dominar e de se abusar, pois os inimigos não sabem dar counter-play proprio, tornando eles bem fortes em elos mais baixos.

O proprio NEACE recomenda Garen para a maior parte dos Toplaners que ele da Coaching. Mesmo ele sendo alguem experiente e high elo, ele não desconsidera o menospreza o champion por ser simples. Pois ele sabe que pros clientes dele, vai ser MUITO melhor tentar subir com um Garen do que com uma Fiora ou Riven.

Vai por mim, você só vai sentir a diferença e a "limitação" dos champions só láaaa na frente do jogo. Não se preucupe com isso se você ta em elos menores.

E mesmo nesses elos maiores, um jogador bom o suficiente pode alcançar mestre e até challenger com esses champions. Riste é um dos meus favoritos, pois alem de ter uma otima conduta de jogador, ele é um Mono Garen que alcançou challenger já, e atualmente está em Mestre em 2 contas diferentes, só usando Garen.

GemadadeTaric_3-1629738322804.png

Sim, eu sei que dependendo de quem me conhece e vai ler esse , vai achar que eu simplesmente estou tentando defender meu champ, ou coisa do tipo, pois eu sou um jogador de Garen. A realidade é que sinceramente, eu não me importo com minha imagem nesse ponto, pois eu não tenho que provar nada meu pra ninguém. Eu só uso Garen como exemplo, pois é mais facil, visto que ele tem a imagem de ser O champ mais facil do game. Então usar justamente esse champ pra demonstrar meus pontos, é mais facil pois eu conheço pessoas relacionadas a esse champion que posso dar como exemplo.

E é isso. Só finalizando o post pois tenho que trabalhar, mas eu gosto de ter esse tipo de discussão.
E adoraria interagir nos comentários se alguém tiver alguma historia ou algo sobre relacionado ao tema!

6 RESPOSTAS

Muito Loko esse post, gostei dos pontos, e por curiosidade onde encontra esses gráficos de Curva de Aprendizado que usou?

Pois após ver o Singed com uma curva tão alta fiquei curioso de ver outros champs, alem disso me motivou a tentar masteriza-lo, pois quando jogava com ele me falavam q ele era o champ mais facil, mas sempre achei ele mais complicado para impactar no game q Yasuo que é mais fácil de "jogar bem" q Singed, Yasuo tem muitas ferramentas acho q por isso mesmo sendo mediano o iniciante de yasuo ele ainda e mais fácil q Singed.

Gostei tbm das dicas do Coach, parece interessante, vc saberia tbm informar se tem coisas escritas de dicas para subir, pois eu prefiro Ler o conhecimento e dicas do que assistir em video, eu gravo mais e aprendo mais lendo q assistindo algo kkk

Singed é visto como facil pois mecanicamente ele não tem muitos botões pra combar. Mas o ponto é singed exige MUITO macro-game.
Esses graficos foram postador por um Rioter uma vez no twitter. Ele ate postou da Irelia antes e pós rework:
Link: https://twitter.com/blaustoise/status/1075515580570980352

imagem_2021-08-23_144155.png

Esse cara é super legal de ver os videos, eu infelizmente so assisto, então n sei onde teria algo pra ler asduashu

Píchorra
Arauto
Arauto

não só para iniciantes no jogo meu chapa, as vezes vc cai aquele autofill maroto numa lane nd ver e esses champs basicos (coringas) são a alternativa mais sensata. porem discordo em parte quando vc diz q esses champs são recomendados para subir de elo, é verdade q em elos mais baixos voce pode abusar dos mesmos, mas subir usando unicamente eles é como voce estivesse contruindo um teto para inibir seu proprio crescimento, vai chegar uma hora q vc vai bater numa parede q seu champ n vai ser bom o suficiente para atravessa-la. vou complementar sua recomendação, jogue com campeões basicos e extraia todo suco q puder porem enquanto isso invista num plano B, um champ para complementar seu crescimento, usando o exemplo de top lane com garen, na hora q vc perceber q seu dominio com o garem ja não esta mais sendo tão efetivo troque para outro campeão mais completo, renekton, sett, aatrox, são exemplos de campeões juggernaut assim como garen porem mais complexos e com potencial maior. não recomendo usar como exemplo mono champs e dicas de competitivo, monochamps passam anos jogando com o mesmo champ explorando tudo q envolva aquele champ especifico, esta lotado de monochamps no low elo q começaram olhando para um mono e dizendo a si mesmo "ah é possivel ser mestre usando só esse campeão" o famoso "é facil, eu só tenho q fazer igual a ele" essa metodologia não funciona, ha muitos fatores q podem ter beneficiado o cara e q não estao ao seu alcance, mentalidade, equipamento, personalidade, inteligencia e até talento. enquanto ao competitivo, bem é outro jogo separado do nosso lol convencional

Eu discordo. Do mesmo jeito que low elo tem trocentas pessoas mono champ, tbm tem trocentas pessoas que jogam com todos os personagens da lane e tbm não saem de lá.

Sinceramente, mono champ de low elo é simplesmente pq é ruim mesmo. Joga o jogo no piloto automatico e não tenta melhorar de verdade. Pra mim, mono champ é extremamente facil de subir, contanto que tu se dedique a ser bom com personagem pra isso. Ser mono não é a solução pra subir, mas não deixa de ser um meio válido pra isso, sinceramente.

Como eu disso, o resutado não vem sozinho. Tem que estudar bastante o champ pra dar resutado, até com os champs mais simples.

A questão de Subir de Elo e bem complexa concordo com ambos os argumentos, mas acredito q quem não esta High Elo é por que acha q quer subir de Elo, mas ele não possui a vontade verdadeira, quem esta high Elo Mestre+ o cara realmente consome o jogo de forma estratégica, ele realmente gosta de competir, isso e o diferencial na minha opinião.
E como desenhar, a maioria das pessoas queriam desenhar bem e invejam quem faz isso, porem ninguem esta disposto a gastar horas para desenvolver essa habilidade.
Eu mesmo gostaria de ser Diamante ou Platina, mas apesar de ver competitivo assistir gente dando dica, pra mim o LOL e um jogo de diversão, não me vejo com tanta sede de competição, quando me pego pensando em Tryhardar para subir e realmente aprender o jogo eu tbm me pego pensando "IAI estou Diamante" tipo isso pra mi não significa nada, volter sim um momento de felicidade mas o Significado de Elo no LOL não me atrai tanto, quando eu Zerei FrostPunk e suas DLCs, u Skyrim, ou Dar Souls etc, eu realmente queria zerar e provar para mim q conseguiria significou algo pra mim, o Elo em LOL não tem esse mesmo peso, apesar q se eu conseguisse meio q sem me esforçar eu ficaria feliz claro mas não consigo me dedicar tanto a esse jogo.

Então as vezes quem diz q quer subir na realidade quer fazer um mínimo esforço para estar em um Elo q "sonha" mas q nem faz tanta questão assim.

realmente, n faz diferença estar no prata ou no diamante, low elo é low elo, o diferencial é ser high elo (mestre+)