cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Asen
Aronguejo
Aronguejo

ADC ta muito nerfado

Qual a lane mais FRACA do League? (riot da buff por favor) [149 mil votos]

asdasd.png

Muitas vezes, mesmo ganhando a lane, o top inimigo que perdeu a lane está niveis acima de mim e da o mesmo dano, isso quando não da IK no meu campeão.

A ultima partida que eu joguei de Varus, ganhei a lane, mas a build não dava dano, e levava IK de um Jayce negativo 4 níveis na minha frente. Na maior parte do tempo, a bot lane dos dois times estava nivel 13/14 enquanto o resto das lanes estava 16/17/18. 

As vezes o adc mesmo ganhando a lane, é inútil no late game, pois as outras lanes sempre vão ter vantagem de nível, enquanto que mesmo com time inimigo perdendo, consegue matar o adc facilmente se conseguir dar engage.

Isso porque eu nem citei os ganks do jungler e mid que basicamente farmam o adc, e quando decidem fazer aram no bot, se o time não ajudar, eles levam a torre em menos de 30 segundos.

E o mais legal é quando a gente consegue carregar esses suportes inuteis que esperam a gente morrer pra ir pegar resto, pickam Lux, Pyke, teve um que até pickou Kassadin e ficou farmando quando eu não estava na lane. Chega no final da partida, eles tiram S e ganham baú enquanto o adc tira nota B-. Eles nunca wardam nos lugares que ajudam o adc, quando chega num tempo eles simplesmente saem da lane e vão trolar nas outras lanes, e começam a seguir os outros como se fosse suporte deles, enquato a bot lane inimiga continua na lane e fica 2x1 contra mim.

Suporte que gosta de pegar kill depois que eu morria, só jogava atrás de mim:

Screen04.png

Top laner inimigo nivel 16 enquanto a bot lane nivel 12:

Screen05.png

Suporte kassadin competindo farm comigo (sem usar item de suporte que pega farm):

Screen06.png

Top laner inimigo nivel 17 enquanto as duas bot lanes nivel 14, sem tanta diferença no farm, além do frag equivalente.

Screen08.png

Obs: eu ia mostrar o replay do Jayce dessa partida acima me dando IK, mas o lol ta bugado e o replay não abre.

43 RESPOSTAS
Novaspark
Arauto
Arauto

Espera o próximo Arcane, kkkk.

Quem sabe aparece um ADC mais quebrado que Cait e Jinx e uma Runa mais quebrada ainda.

OPS ACHO Q É O AKSHAN. HAHAHAAH

Esse akshan é imoral, no nivel 3 nois tava no x2 e ele quase morrendo ganhou um escudo que foi pra metade da vida, eu morri e a vida dele aumento ainda mais foi pra metade.

A riot tem q vender né, lançou arcane, ela tinha q deixar a cait e jinx fortes, mas elas foram bem mal em 2021 num geral, jinx só tava forte no começo do ano pq recebeu um buffzin e o R dela tava dando mais dano q o smite(ja foi nerfado).
E a cait quase não apareceu na season 11, mas é o mesmo de sempre com ela, ela é tão sensivel a buffs e nerfs, que 2 de AD a mais ou a menos, pode deixar ela como adc mais forte ou o mais fraco

Isso é um assunto muito polêmico na real,pq quem não joga de ADC jura por tudo que essa Lane tá forte e quem joga de ADC afirma livremente que a Lane anda longe de ser decente,existem exceções é claro.

Na minha opinião o fato de ADC ser uma Lane muito fraca se sustenta em duas vertentes: dependência exagerada de time e baixo dano para uma Lane considerada "Carry".

A priori,a dependência dos atiradores para com o time é algo muito frustante até pq isso não se constitui como uma via de mão dupla,o que eu quero dizer com isso é que ADC depende demais de time pra clicar mas time não depende de ADC em praticamente momento nenhum da partida, trazendo a tona o fato de que ADC nesse jogo é a role menos impactante do game.

Eu nunca joguei outro MOBA e posso até estar me equivocando,mas pelo que vi no DOTA 2 é que os hard carrys só dependem de time pra crescer no jogo,ou seja,no early game,mas ao decorrer do game a dependência vai mudando e aí é o time que passa a depender do hardcarry,e o mesmo chega a levar até 3 sozinho quando forte.

Mas esse tipo de mudança é algo muito complicado pra Riot aplicar no jogo,imagina se um ADC no late game começasse a levar 3 sozinho?
A comunidade certamente ia pirar,se do jeito que a role tá ainda tem gente que diz que ela tá forte,imagina se a role de fato carregasse partidas.

E tem outro ponto:para os times dependerem mais de ADC no late game é preciso que as outras classes sejam levemente enfraquecidas,mas certamente a riot não fazer isso,pq é mais rentável e atrativo ter um bruiser que no late game faz 1v5 se curando muito e causando muito mais dano que um ADC,ou então um Tank aplicando quantidades expressivas de DPS em tfs por causa dos itens com imolar,ou então magos fazendo de SR um parque de fogos de artifícios com skills coloridas causando dano massivo em área (vide neeko,Lux,etc), então desse jeito um time bem composto dificilmente precisará de um ADC pra algo,pq ADC não starta, não aplica controle de grupo pra engage, não diva backlane, não tem nem Peel próprio as vezes,a única coisa que ADC faz é ficar na backlane aplicando dano constante e é nosso que se baseia o próximo ponto que vou ressaltar:a falta de dano dos tals "carrys".

Estamos vivendo em 2k21 e AD carrys ficaram brutalmente enfraquecidos nessa season em relação a dano,e tudo por causa do enfraquecimento de um dos atributos mais importantes para um ADC nesse jogo:dano crítico.
Reduziram drasticamente o dano crítico,tal como as chances de de critar,e isso fez com que as carrys critassem menos vezes e aplicassem menos dano,mas o pior de tudo é que menos reduzindo o dano da classe os itens continuaram caros da mesma forma, é só analisar o gume do infinito que era e ainda é um item quase que obrigatório para ADcs que pretendem causar mais dano:reduziram a eficácia do item mas o preço continuou o mesmo de 3400 de Gold,muito caro e menos efetivo que na season passada.
Pra mim isso é um tremendo desespeito,pois estão me cobrando o mesmo valor em um item que está mais fraco que antes.

E qualquer pessoa que jogue de ADC frequentemente percebe isso,no meu primeiro game de Jinx com a chegada dos novos itens a quase um ano eu já senti a diferença absurda no dano:
https://forums.comunidades.riotgames.com/t5/LOL-Mec%C3%A2nicas-de-Jogo/O-dano-da-Jinx-est%C3%A1-muit...

Outra coisa que remete ao primeiro ponto já mencionado é que a dependência de time ofusca a habilidade de um ADC,ou seja,muitas vezes vc pode ter um ótimo potencial e skill na role mas se o time não ajudar já era.
Hj mais cedo eu meio que dei uma amassadinha em um main ADC que era D4,isso pq eu sou melhor que ele?
Claro que não,ele tem dois elos de vantagem e consequentemente tem mais skill que eu,o que ocorreu é que o suporte dele era muito ruim e ele perdeu por isso, só que mesmo assim ele ganhou o jogo pq o time dele era infinitamente melhor que o meu,mesmo ele sendo amassado na Lane ganhou o jogo,pq a role é pouco impactante nesse jogo.

Gemada de Taric
Dragão
Dragão

ADC não é uma Role fraca. Isso é uma tendencia que começaram a fazer la pela season 6/7, e todo ano é a mesma reclamação de atiradores serem inúteis, fracos, etc...

Adc's nunca estiveram tão bons. Os itens deles estão bem fortes no momento, e suas estatísticas extremamente altas.
Os top 5 adc's estão com pick rates absurdas mantendo win-rates extremamente solidas.

Lembrando que por lógica, quanto mais pick-rate um personagem tem, significa que ele possui MUITOS jogadores que só estão jogando com ele, são jogadores casuais e não mono-champs ou mains. Naturalmente, ao ter uma pick-rate alta, é comum win-rates mais baixas para compensar o excesso de novatos com o champion ou jgoadores que não o dominam tanto. Mas todos esses adc's estão com pick-rates ridiculas de 15,20 e até 30%, mantendo win-rates POSITIVAS.

Sim, é natural que a distribuição de jogadores na role de atiradores seja menos homogenea, visto o menor numero de personagens diferentes na classe. Mas mesmo assim, isso não justifica 30% dos jogadores da role usarem o mesmo champion e ganhar mais da metade dos games com eles. O próprio Jhin tem 30% de play-rate, e a win-rate dele ta batendo na casa dos 51%. Se quiser ver por sí mesmo, só entrar no OP.GG e olhar lá.

Todo mundo gosta de puxar a coberta pra sí mesmo. Nenhum jogador de adc vai dizer que a Role dele ta forte. Pois por mais que ele esteja com 10 kills, a partir do momento que ele cometer um erro e ser explodido por um assassino, ele vai ficar inconformado e falar que a role dele é horrivel.

ADC é quase sempre um hypercarry. Quando fica forte, carrega muito facil. Mas jogadores tem mania de baixar a guarda nessas situações e achar que o fato dele ter 3 itens, muda o fator da classe dele ser papél, e acabam se expondo demais e entregando jogos no low elo.

Foi mal cara, mas os seus casos são totalmente tendenciosos. São partidas do fundo do Elo hell com situações extremamente absurdas que não da nem pra usar como base para julgar balanceamento. Uma Lux JG ganhando de Vi, Soraka top, Garen fulltank sem bota, Katarina bruiser com Serylda, Kassadin supp full ap.... isso é simplesmente um caos.
Novaspark
Arauto
Arauto

Petição pra mudar o nomes dos próximos bonecos lançados de Campeão pra Bizarrice, quem apoia?

Novaspark
Arauto
Arauto

Squishies nesse jogo são MUITO squishies, com o aumento absurdo do powercreep no jogo que não para de aumentar, a janela pra qualquer um sem resistência se posicionar no jogo fica cada vez menor. A resistência base não consegue acompanhar. Tem até tank burstando com a quantia absurda de dano que eles tem, ATÉ TANK.
Como tu acha que um ADC vai sobreviver contra um TANK com 3000 de movespeed que da cc em área e bursta? O suporte vai ajudar morre mais rápido ainda.

oPerri
Tropa
Tropa

Jayce te sola porque letalidade está extremamente OP comparado a sua build ADC, só ver o porque estão pickando MF tanto, eclipse nela é mto forte. 

Esses itens ads estão roubados demais, a riot ainda tem a cara de pau de da uma coroa enferrujada pra boneco AP e falar: ta ai, pra n falar q n dei nada

Novaspark
Arauto
Arauto

Sim kkk, e nego ainda chora por causa de uma bósta q sai com um auto.

Soraka Sexy
Arauto
Arauto

Na minha opinião, adc é literalmente a pior role do jogo. Digo isso me baseando em 3 fatores: dificuldade, utilidade e desempenho.
Vamos analisar por exemplo aquele clip meio famoso da jinx dando um dano maravilhoso numa TF (https://www.youtube.com/watch?v=jlgPsm1XXOE)

É fato que não podemos ver os itens da jinx, mas podemos ver alguns outros detalhes como o placar geral e o KDA do Kennzy, que era o supSorakaSexy_0-1639424785006.png
Em um cenário hipotético onde ele tenha 50% de participação na lane e as outras 50% em roamings sem a jinx, a jinx teria pelo menos 7 kills e 1 assist, pelo menos 200 de farm baseado no tempo e tal... tudo isso para chegar na TF e dar 23 de dano no AA com a FISHBONES. NÃO FAZ SENTIDO...

SorakaSexy_2-1639425076059.png
E tipo, mesmo Camille não sendo um squishy da vida, ela não estava fazendo tank, ela estava literalmente fazendo a build padrão de lutador, que por padrão é ofensiva. Ofensiva no ponto que a Jinx no fim do clipe recebe cerca de 500 de dano para o W da Irelia (Que, além de ser sua skill DEFENSIVA, tem o mesmo range que o AA da jinx que estava dando 23 de dano na Camille poucos segundos atrás.

SorakaSexy_0-1639425445726.png        SorakaSexy_1-1639425497599.png

É uma diferença tão gritante entre capacidade de dar dano, de sobreviver, de se movimentar, de tudo...

Asen
Aronguejo
Aronguejo

A riot também ta distribuindo armadura, move speed e life steal a rodo pra todo campeão, alguns nem fazem armadura ou bota e ganham mais do que quem faz o item. O jogo perde o sentido assim, os campeões novos e os que ganham atualização de habilidades vão ficando muito mais fortes do que os antigos. Acho que o que ta contando no jogo são mais as passivas de aumento de atributos do que a itemização e gameplay em si. Por isso o jogo não está sendo nem 'jogue como quiser' e nem ainda 'jogue com o que quiser', mas um 'jogue com o campeão com mais atributos', e nesse sentido o balanceamento simplesmente não existe.

Análise perfeita @Soraka Sexy 

Eu lembro quando saiu esse clip,fui pesquisar depois de ver ele e nesse momento aí a Jinx não tava nem um pouco "fraca",ela já tava com umas 7 kills senão me engano e com um bom Far
ADC de crítico em 2021 causa bem pouco dano antes de estar Full build.

Entre a classe tem sempre um ou outro que está mais forte que os demais e são esses que conseguem ter maiores pick rates,como é o caso do Jhin.Mas em um contexto geral de jogo a classe está fraca em relação as outras.
Mas em relação ao winrate de alguns eu acredito que seja por conta do fator osmose,ADC é a classe menos impactante do jogo atualmente então é a role mais carregável do jogo e isso implica no winrate.

É igual alguém comentou aqui no fórum nesses últimos dias algo que eu achei muito interessante sobre esse assunto,essa pessoa disse que winrates são números meio que manipulados,se fomos levar isso em uma total consideração vamos ter que concluir que champs brokens como akali ou Irelia são relativamente fracos pois estes dificilmente pegam winrates maiores que 50%,mas na prática é visível que elas ou outros aí tem muito mais potencial de carregar que um Jhin por exemplo.

Katá
Dragão
Dragão

Bem, hoje eu joguei contra uma Samira que carregou o jogo solo ignorando todo mundo e só andando pra frente.

Mas é aquilo, ela usa arco escudo, talvez seja o item...

É a samira mesmo, ela foi feita pra jogar igual lutador, ela é o único adc com um estilo de jogo totalmente diferente.
Eu coloco ela mais como um lutador do que como um atirador.

É o resumo de metade dos bonecos do lol hoje em dia, saber macro não agrega nada.
Pulei Matei Miei
Aronguejo
Aronguejo

não acho role adc fraca, acho que a role de adc tem muita gente burra, sendo sincero, é difícil encontrar um adc que faça uma build resposta ao time inimigo, geralmente preferem fazer uma build pra TODOS OS JOGOS, sem falar na mania de andar sozinho, se expor, amigo tu não é Deus, ou seja, é uma lane que carece malicia e inteligência. Costumo muito a falar " quer fazer front? faz tank, poha",
E olhem só, sou main rengar, quando tem adc burro eu faço a festa, mas quando tem um adc que saiba o q ta fazendo... difícil eu matar, perco nem tempo e vou fazer uma build resposta( limiar/cortar cura/ aquele item q da dano em shild) ou no extremo vou focar outro inimigo.

Tá nesse pick mesmo.

Teve um lance que eu fiquei rindo sozinho.

A Samira entrou literalmente na minha torre (eu de Katarina e 1 lvl na frente dela) tankou 2 hits da minha torre, meu ult, meu E, meu W, Q, incendiar e só gastou o curar dela. Me solou como **bleep** e ainda mandou a maestria.

Tipo, sei lá, sabe? O cara só ignorou a existência de uma Katarina, me matou, procou o arco escudo, saiu vivo com mais de 300 de vida, levou minha torre e foi isso. Agora imagina, ela é uma "adc", e o que um Yone faz? Ou uma irelia? Bizarro.

acho q a diferença é q tu não giva seu dano em prol de responder certa situação do jogo.
Se um adc faz arco escudo ele perde todo o dano do early, ai tem um lutador no top, ele vai precisar fazer dominik se ele quer dar algum dano no jogo.

Eu com meu zed não vou estar givando dano fazendo Limiar da noite pra me proteger de skills, nem caso eu decida fazer sei la, dança da morte ou cutelo negro(antigamente quase sempre cutelo era 2 ou 3 item).

As outras classes não perdem muito ao buildar algo situacional, mas adc tem a status divididos em vários itens ao ponto de que adc deveria ter 4 slots de itens extras pra compensar o tanto de item que vc precisa dentro de 1 só partida.