cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Heye
Aronguejo
Aronguejo

Ahri Runas | Desvendando o Meta

Ahri Runas


Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar sobre as runas da Ahri. A nossa querida raposa tem um conjunto de runas bem definido, mas as secundárias podem variar bastante. Sendo assim, vamos conversar um pouco sobre quais as melhores opções e entender como funciona.

Ah, lembrando, no post anterior falamos sobre os melhores itens para a Ahri e como eles funcionam. Se quiser conferir, clique aqui.

Como de costume, um merchant básico. Eu sou criador e autor do Escola de Invocadores, o projeto que iniciei para ensinar a jogadores comuns o que os jogadores profissionais aprendem. Lá você vai encontrar todo tipo de conteúdo sobre League of Legends, sempre feito por pessoas que trabalham no cenário, como Coaches, Analistas, Psicólogos Esportivos, etc. Então, se quiser subir de elo, dá uma olhada, tenho certeza que vai ter um bom conteúdo para você.

 

E não esqueça de dar GG!



Runas

Runas Ahri.png



Ahri Runas – Dominação

Considerando que a Ahri é uma assassina de ofício, não é difícil deduzir que ela use a árvore de Dominação como principal.

Mas por que isso?

Apesar Eletrocutar ser a melhor runa para ela, a árvore de dominação como um todo forma um conjunto muito forte também. Com as runas, temos tudo o que a campeã precisa para brilhar.


Eletrocutar - Ahri

Eletrocutar.png


Bom, se paramos para pensar, a runa em si já faz bastante sentido com a campeã. Pense comigo, o combo dela tem 3 habilidades (E + Q + W), então acertando o combo todo, a runa é ativada e isso aumenta o burst.

Porém, ela ainda tem mais a oferecer. Para as trocas Early Game, a Ahri tem facilidade de ativá-la através dos seus ataques básicos também. Então mesmo que não acerte todas as 3 habilidades, o Eletrocutar é acionado.

Além de que, a partir do momento que ela tem a Ult disponível, ativar a runa fica extremamente fácil. Ou seja, em praticamente qualquer situação de troca, o Eletrocutar funciona.


Gosto de Sangue - Ahri

Gosto de Sangue.png

Apesar de qualquer uma das 3 runas dessa linha servirem muito bem para a campeã, Gosto de Sangue costuma ser a melhor opção. Isso acontece porque, como seu Q ultrapassa os minions, é fácil acertar a habilidade e se curar na fase de rotas. E, além disso, ela ainda tem o W, que foca automaticamente em campeões inimigos.

Ou seja, se combinarmos a runa com a sua passiva, a recuperação de vida fica insana e ela pode ficar por muito tempo na lane. Isso ajuda a pressionar e ganhar a rota no longo prazo.

Porém, Golpe Desleal (esquerda) também é muito útil uma vez que, acertando o Encanto (E) ou o Glacieterno, a runa será ativada.

A menos aconselhada é o Impacto Repentino (direita), visto que só é funcional quando puder usar a ult. Então, apesar de funcionar, provavelmente uma das outras escolhas vai ser melhor. E, normalmente, essa escolha vai ser Gosto de Sangue.


Globos Oculares - Ahri

 

Globos oculares.png

Bom, as 3 runas dessa linha têm uma certa similaridade mas, como a Ahri é uma assassina, existe uma grande chance de você terminar os stacks de
Globos Oculares primeiro, vai por mim.

Apesar de não ficar explícito na descrição, assistências também são "abates". Ou seja, você só precisa participar da eliminação para ganhar os stacks e fechar com 30 de AP a mais.


Caça Suprema - Ahri

Caça Suprema.png

Aqui é bem simples. Apesar de outras runas também funcionarem para funções específicas, a Ahri é uma campeã que precisa de sua ult para praticamente tudo. Sendo assim, essa é a melhor de todas as opções.

Mas só para não passar batido: Caça Voraz faz sentido, a ajuda com o sustain e comba bem com as Gosto de Sangue e a passiva. No entanto, por esse mesmo motivo (já ter a passiva e Gosto de Sangue), essa runa não é necessária.

Caça Ardilosa, por outro lado, ajudaria a utilizar o Glacieterno com mais frequência, o que poderia gerar mais brechas para jogadas. Porém, aqui entram dois quesitos. O que é mais importante, a ult, utilizando Caça Suprema, ou o item, com a Caça Ardilosa? A ult. E, por fim, se estamos trabalhando com porcentagem, então 20% de 60 segundos da ult são 12s a menos, enquanto 20% de 30s do Glacieterno são apenas 6s. Ou seja, a ult vale mais a pena. Logo, a Caça Suprema é a melhor escolha.


Runas Secundárias - Ahri

Certo, aqui nós vamos conversar um pouco sobre as runas secundárias em geral e como você deve escolhê-las. Então, preste bastante atenção, porque isso muda tudo.

Imagine o seguinte, você entra na partida e o seu adversário é um Zed. Será que faz sentido pegar as mesmas runas que você utilizaria contra uma Syndra? Se pararmos para pensar, os dois são completamente diferentes em tudo, então é aqui que a sua escolha de runas precisa mudar.

Vamos ver as situações que vão te ajudar nessa escolha.


Push

Vamos voltar àquele exercício de antes. Imagine que você está contra o Zed. Com o Q, você consegue limpar os minions com certa facilidade. Sendo assim, não tem problemas com o push.

Mas contra a Syndra, já não é assim. Ela tem mais habilidades em área e consegue pressionar com facilidade, certo? Então aqui precisamos nos adaptar, afinal, não queremos ser pressionados facilmente.

Para isso, vamos vir com Pulverizador de Tropas que, lembrando, deve ser usado nos maguinhos.

Então ficaria assim:

Runas Ahri - Pulverizador e Tonico.png



Vantagem na Lane

Agora vamos voltar a imaginar que estamos contra o Zed. Ele é um assassino, mas nós conseguimos pressionar no começo e, provavelmente, causar bastante dano a ele. Sendo assim, podemos optar por runas mais agressivas.

Neste caso, Chamuscar é a opção para causar mais dano na rota. E, para finalizar, pegamos Transcendência, que é a melhor runa dessa árvore para a Ahri. Isso porque ela dá Aceleração de Habilidade e a Passiva do Nível 11 é muito forte, permitindo que você continue jogadas após a primeira entrada funcionar.

Logo, as runas secundárias ficariam deste jeito:

Runas Ahri - Transcendência e Chamuscar.png



Lanes contra Campeões de Sustain

O campeão adversário tem algum sustain que o permita ficar mais tempo na rota? Bom, neste caso é melhor você ter mais mana, para poder ficar também.

Lembre-se, se você tiver mais mana, vai poder usar mais habilidades e se curar mais, tanto com a passiva quanto com Gosto de Sangue.

Ah, isso também vale para lanes que você sabe que são chatas e longas, como jogar contra uma Lux, por exemplo.

Sendo assim, trazer Fluxo de Mana é uma boa pedida e ainda te permite trazer Transcendência.

Portanto, as suas runas devem ficar deste jeito aqui:

Runas Ahri - Transcendência e Fluxo de Mana.png



Lanes contra Assassinos AP

Por fim, para jogar contra assassinos AP, como Katarina, Evelynn ou quando o time adversário estiver com muitos campeões de dano mágico, Orbe Anulador se torna uma boa pedida.

A runa é simples, mas pode te salvar muitas vezes e ganha trocas Early Game. Afinal, o adversário não está contando que você tenha a runa até ela ser ativada pela primeira vez.

Portanto, as suas runas secundárias ficam assim:

Runas Ahri - Transcendência e Orbe Anulador.png



Atributos - Ahri

Aqui é bem simples, quase não vamos ter mudanças.

A Ahri precisa de Velocidade de Ataque em quase todas as situações. Isso ajuda a farmar e ajuda muito nas trocas do Early Game. Faz com que você consiga ativar o Eletrocutar com facilidade e te dá muito mais agilidade.

Lembre-se, enquanto seu campeão ataca, você fica parado. Então se ele atacar mais rápido, você também se torna mais móvel.

Além disso, na segunda fileira não é necessário dizer muito. Ela precisa de dano, então escolhemos a AP.

Por fim, a única mudança que vamos ter entre cada partida. Contra campeões AP no mid, você leva Defesa Mágica. E, claro, contra campeões AD, você leva Defesa Física.

“Posso levar Vida Adicional?”

Não. A Vida funciona com você escalando, mas a Ahri é uma campeã de Early Game, principalmente. Ela quer fazer o jogo acontecer cedo, então o benefício das runas de resistência é sempre maior no começo do jogo.

Sendo assim, veja seu adversário e adapte as suas runas, que devem ficar deste jeito:

Runas Ahri - Atributos.png



Conclusão

Assim como falamos no post sobre a sua build, a Ahri é versátil também quanto as suas runas. Levar Biscoito e Tônico vai ser uma boa em geral, mas se você puder adaptar para cada caso, vai ver que a sua gameplay se torna mais tranquila.

Ah, e outro ponto importante. Lembre-se, as suas runas só vão realmente fazer diferença se você usá-las com consciência. Não vai adiantar você escolher as runas e não lembrar de aproveitar das escolhas que fez.

Sendo assim, se quiser saber mais sobre a Ahri, não deixe de ver nosso post sobre as Builds que ela pode fazer e como usar.

No mais, obrigado por ler até aqui, um grande abraço e até a próxima!

Gostou do conteúdo? Comenta aqui quais runas você gostaria de ver no próximo post!

E não esqueça de deixar seu GG!


Escola-de-invocadoresColor-135px

Tags (1)
1 RESPOSTA
O Rakan
Tropa
Tropa

Saberia me dizer porque ADC usa Cosmic Insight na secundária, porém não faz nenhum item ativo?