cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
ShZi
Dragão
Dragão

As entranhas do Power Spike — Seja perspicaz e entenda o assunto.

No tópico a seguir falarei um pouco sobre o que é 'Power Spike', as suas duas modalidades de level e itens, e concluirei tentando dar uma resposta de como identificar se um campeão esta nele.

Power Spike (em português: pico de energia) é a pequena vírgula na frase que iremos inventar agora “antes eu era fraco, mas agora sou forte” (ShZ; 2020). Opa, a frase ficou tão boa que tive que colocar meu crédito.

Power Spike é o momento que seu campeão brilha, que está forte ou começando a desenvolver força durante a partida. Claro, na função que ele exerce, exemplo:

— Um Tanker que está começando a ter tempo de recarga tão baixo que está segurando toda equipe adversária.

— Um Atirador que construiu seu principal ‘item’ e agora está causando muito dano.

— Um Mago que alcançou o nível que precisava e agora suas habilidades estão muito fortalecida, causando muito dano mágico.

Da mesma forma que essa força tem progressão durante a partida, pode vir em sentido contrário, alguns campeões como Darius e Renekton tem o início de jogo muito forte, porém perdem toda essa grandeza.

Os Campeões adquirem Power Spike de duas formas:

1. Level

Coletando experiência, a cada level que você (invocador) conquista, ganha o direito de subir mais um nível uma habilidade que pode vir com um benefício tão grande que deixa seu campeão muito forte.

Ou seja ... Essa mer@$% é uma bomba relógio!

Ex:
Kassadin e o nível 16, praticamente ele não tem tempo de recarga na ultimate;
Nocturne e o nível 11, a range da ultimate dele - que antes era módica - passa a ser enorme;
Evelynn e o nível 6, é seu primeiro spike pois é quando adquire a capacidade de entrar em camuflagem.

etc...

2. Itens

Alguns campeões demonstram muita força construindo um ‘item’, ou um conjunto de itens chamado "core". Seriam aqueles 'básico e importante'.

Ex: Corki há algum tempo era jogado somente como Atirador na rota do BOT. Porém, os NA descobriram que Força da Trindade aumentava muito a capacidade de duelo e o deixava muito forte cedo na partida, um power spike no early game. Construir esse item virou uma febre tão grande que logo o campeão passou a ocupar o MID para não ter que dividir experiência e, principalmente, gold com o Suporte no BOT.

Eu sei que você agora deve está se coçando para fazer essa pergunta:

— Mas ... e como eu sei o "Power Spike" do meu campeão, ShZi?

Sendo honesto nem esse que vos escreve sabe a resposta com precisão, a sua experiência conta muito nesse caso.

Ela (experiência) está presente em todos os casos. 

1. Level:

Como vimos com habilidade fortalecida o campeão pode adquirir um Power Spike de nível que é muito fácil de indentificar pois você sente que o campeão está ficando cada vez mais forte ou fraco. Se você estuda a descrição, linhas e entrelinhas da habilidade facilita um pouco, a necessidade da experiência surge nessa parte, todo mundo com um tempo de jogo sabe indentificar o campeão de nível.  

Por exemplo, só abra a caixa de Spoiler quando formular uma resposta sua convicta sobre a pergunta: 

— Você teria coragem de ir para cima dessa Annie?

Spoiler
Hm… Acredito que sua resposta foi “melhor não”. A primeira coisa que você deve ter visto é a barra da passiva com 4 stacks e depois o level. Não se assuste! Eu não leio mentes, Annie é uma campeã que tem um Power Spike no nível 6, pois ela pode fazer o combo do Tibbers. Esse é o seu “sensor aranha” te avisando para tomar cuidado com o campeão adversário no level que ele está agora. 

Sério! eu acho melhor você ir olhar sua conta no banco, eu posso está mentindo sobre ler mentes. 

Você também através de um comparativo com outros campeões pode saber se o campeão contra quem você está na rota lutando é mais forte que você no nível que você se encontra. 

Conhecimentos gerais sobre as habilidades dos campeões. Eu não quero te dar a resposta, eu quero que você pesque. 

- Vamos agora simular uma batalha entre Darius vs Garen, quem tem mais chance de ganhar?

Garen: https://br.leagueoflegends.com/pt-br/champions/garen/

Darius: https://br.leagueoflegends.com/pt-br/champions/darius/

Eu quero que vocês leem o que a passiva e as habilidades dos dois campeões fazem e depois voltem aqui com uma resposta convicta.

Spoiler
Se você respondeu Garen PARABÉNS! Você errou.  Darius possui muito mais ataque que defesa, o contrário é o Garen, a Hemorragia da passiva do Darius faz o inimigo sangrar enquanto causa dano verdadeiro — algo bem-parecido com o incendiar. 
(Partida Master Darius vs Garen). 
Prestem atenção a pergunta aqui foi "quem tem mais chance de ganhar", pode ser que um Darius perca para o Garen, se esse for muito habilidoso nada é impossível. 

Por fim, uma ultima forma: 

Sites de estatísticas sobre League of legends como: https://br.op.gg/ geralmente oferecem uma estatística de % vitória baseada no tempo. Você terá que ter muita sagacidade para analisar o material que você tem em mesa.

Pense… que o League of Legends tem mais de 140 campeões quando for olhar esses gráficos, porquê isso é importante.  Gosto de separar em tempo, é minha forma de analisar a maneira que o campeão se apresenta (Lembrando: Esse é meu jeito). 

Os tempos de jogo para min são: 

Early Game 0 min até 20;

Mid Game: 20 até 35;

Late Game: 35 até acabar a partida. Aqui todos terão suas bulid completa. 

No site op.gg em Analises de Campeões > Escolho um > Tendências: 

:Champion29: EARLY Forte, cai no MID e volta no LATE. 

:Champion11: EARLY Forte, cai MID e não volta mais. 

:Champion132: EARLY razoavelmente forte, cresce no MID e fica gigante no LATE. 

Não é muito preciso essa analise, pois, em game pode ser diferente, essa é apenas minha forma. Lembre-se que eu pedi para você analisar olhando na totalidade, pois pode ser que dentre esses 140 campeões mais da maioria estão na faixa dos 50% enquanto outros estão disparando para cima, como o Zac, me parece ser uma boa ideia investir nesse campeão.

Não deixa também de ser uma boa ideia olhar o que os jogadores profissionais estão escolhendo em: https://www.probuilds.net/

2. Itens: 

Em itens aprendemos que alguns campeões podem ter Power Spike com determinada construção. Aqui não há muito o que se falar, vai da estratégia de cada um. Se for uma sua, ou se for de um jogador profissional, seja lá onde você aprendeu essa “receita”. Todas tem um momento que quando completa tal ‘item’ o campeão se alavanca, mostra uma força descomunal.

Exemplo: 

Para ficar bem claro isso, há algum tempo compartilhei aqui no Fórum uma descoberta minha. Chamei de “A bulid do Açougueiro”.

Era uma estratégia do caralh$!@%! O segredo dela era o seguinte, o Colhedor de Essência tinha uma passiva que dava 20% de redução no tempo de recarga a cada ataque básico nas habilidades não ultimate (se me lembro bem, era isso). Além disso, me concedia velocidade de ataque, sustento de mana e uns 70 de AD.

Como eu tinha sustento de mana, e dada a importância do Item, pois é a mesma passiva que Yi tem na ultimate, eu não precisava mais fechar o ‘item’ da selva por completo. Para aproveitar ainda mais fiz Guinso por conta da grande velocidade de ataque, e por resetar os ataques básicos. Por último, Espada do Rei, por conta do sustento e dano baseado na vida. Com essa receita o meu Power Spike é no 3 Item, pois é quando evaporo tudo! Até Barão. Com tempo de recarga muito curto, +400 de AD e velocidade de ataque 2,5. Era literalmente uma receita do inferno, ainda mais por que Conquistador tinha dano verdadeiro.

Só assiste o estrago que isso fazia:

Quase que intangível !!!

Em poucas semanas a Riot nerfou essa estratégia e, posteriormente, o Master Yi. Mas esses Nerf não devem ter relação comigo (ou sera que sim?).

BEM GALERA É ISSO EU ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO TÓPICO DE HOJE.

NÃO ESQUECE DO GG! ATÉ MAIS. 

banerzinho
0 RESPOSTAS