cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Atual estado da Katarina

Ir para a solução

Olá gente, boa tarde. Eu gostaria de saber da opinião de vocês sobre o atual estado da Katarina. 
Bom, primeiramente, a Katarina antiga era uma campeã extremamente 8 ou 80, de jogos onde tu poderia simplesmente apertar E,R e literalmente fumar uma teamfight sozinho, ou simplesmente não fazia nada no jogo já que tudo o que ela tinha/tem pra oferecer é dano. O rework dos assassinos de 2016 trouxe diversas atualizações, e a maioria tinha como objetivo tornar os assassinos menos "explosivos", aumentando o delay com mêcanicas divertidas, como aconteceu com a nova mecânica de adagas dela. Infelizmente, alguns dos assassinos receberam revert(Leblanc, Rengar, e buffs nos outros como Talon, Khazix, por aí vai, até mesmo o Zed.) A :Champion52: por outro lado ela recebeu um último buff na atualização 6.3(Eu custei pra achar), E ainda sim não foi tanta coisa. Ela tá muito dependente da Pistola Hextec e tornar um campeão balanceado em torno de um item meio que tira a essência dele. Eu gostaria de sugerir, assim como tem em DIVERSOS fóruns sobre isso, que não é necessário um revert, mas sim um melhor aproveitamento do kit dela. O que muitos jogadores vem falando é sobre as adagas dela(Passiva Voracidade) demorarem menos tempo para caírem com o passar dos levels da campeã no jogo(6,11,16), já que atualmente demora 1.25 segundos pra uma adaga cair, sem falar do cast time de 0.15 segundos(ás vezes tu dá o shunpo, vai pro local, mas leva um cc antes de ir, fica meio bugado), e sinceramente, a campeã tá MUITO fraca. É óbvio que ela ainda tem um papel extremamente forte devido aos resets, mas ela parece mais com a antiga com esses delays e nerfs.(8 ou 80). Se tu não fizer a Hextec Gunblade rápido tu fica sem dano pra matar o laner inimigo, e não pode ir pra um zhonya's ou banshee porque ela não dá o dano necessário pra fazer muita coisa(A lógica dos itens deveria ser a adaptação por partida, não? Do que adianta escolher Zhonya's contra um Zed de primeiro item se somente a Gunblade faz ela ser forte? (Todo mundo sabe que "somente sobreviver" não é legal.)
 Gente, uma Katarina que tá perdendo lane pra um Vel Koz simplesmente porque ele fez luden primeiro que ela fez gunblade é muito bizarro, só porque ela não tem o dano necessário pra fazer nada sem esse item. Claro que tudo depende da partida, e etc, mas mesmo assim, ela é uma assassina, vários campeões tem acesso á danos explosivos(Leblanc com seu q r w, Kha' com seu q, Zoe com o q) sem muito esforço, basta olhar o dano base deles. Acredito que ela é uma das campeãs femininas mais conhecidas do game, e foi ela que me fez ter vontade de continuar no jogo, e ver o atual estado dela é depravante. 

Jogar contra ela deveria ser como jogar contra qualquer assassino doente, como Zed, Leblanc, Diana pós-6, e tal, ao menos se tu tiver com um boneco papel, né. Porque enfim, ela é uma assassina, ou era pra ser. Diminuir o potencial de snowball dela não vai mudar muita coisa porque a função dela com os resets continua a mesma. 

Obrigado pela atenção! Espero que possamos discutir sobre isso.

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas

Katarina está muito fraca atualmente, concordo com você. O primeiro problema dela foi o Nerf no cooldown do E dela no 7.7 - Esse Nerf tornou a mobilidade da campeã bem mais lenta.
No 7.2 o único Buff dela desde que ela saiu, aumentaram o AD ratio dela no E em de 50% para 65%.
No 7.24b, Nerfaram o E novamente, Nerfando o dano da Skill em 15 nos niveis 1, 2, 3, 4 e 30 no nivel 5.
No 7.4 Nerfaram o MR base dela.
No 8.2, teve um nerf indireto quando o E dela agora pegava o Aggro dos minions instantaneamente quando usado em campeões.
No 8.3 teve um nerf na passiva dela, diminuindo 7 de dano no primeiro level até 47 no ultimo level.
Agora para entendermos o porque dela estar muito fraca, precisamos entender a campeã (é mais complexo do que as pessoas pensam) e precisamos entender também, o campeão entre os outros tipos de campeão com a mesma proposta.

A Katarina é uma campeã assassina, isso todo mundo percebe. Dentro das classes de assassino, existem varios tipos de assassinos. Por exemplo, Le Blanc é um assassino single target com mobilidade para sair da fight pós burst. (Por mais que o W dela de dano em área - e muito dano - a idéia dela é ser uma assassina single target, matar um carrier, e voltar na mobilidade e ajeitar a vantagem para o seu time.) Já a Katarina é uma assassina de reset, com cooldowns altos caso a passiva do reset não seja ativada.

Cooldowns:
Q - 11 / 10 / 9 / 8 / 7
W - 15 / 14 / 13 / 12 / 11
E - 14 / 12.5 / 11 / 9.5 / 8 (reset ligada com a passiva - 78 / 84 / 90 / 96%.)
R - 90 / 60 / 45

O Cooldown dela é alto caso ela não consiga assassinar um alvo. Quando o abate é sucedido, todos os cooldowns recebem 15 segundos de reset. Ou seja. Q - W - E são resetados automaticamente por abate.
Gameplay da Katarina é envolto em all win. Sendo uma campeã totalmente agressiva, Katarina depende totalmente da sua mecânica de reset, uma vez que ela apenas possui um escape situacional (O Escape dela precisa de um target, então muitas vezes ela não vai coneguir escapar sozinha). Logo, caso ela não consiga o abate no primeiro combo dela, ela só pode contar com o auto attack dela. Ou seja, ela é muito penalizada caso falte dano.
Fora os nerfs nas habilidades dela descritos acima, outro nerf (in)direto que ela recebeu foi no Patch 8.16 onde eles nerfaram o Electrocute, onde o dano base foi nerfado de 50 − 220  para 30 − 180 ;  de 50% de bonus AD foi para 40%, Ap Ratio nerfado de 30% para 25%. O interessante observar nesse nerf foi que além do nerf diretamente no dano que o Electrocute oferece, ele também nerfou o Core item da Katarina que é a Hextec Gunblade, onde ele possui tanto dano Fisico Como mágico.
Sendo uma campeã totalmente voltado ao dano, e, não possuindo nenhuma skill que de Hard CC, escudo, vampirismo,etc... nerfar esse tanto de ataque que ela possui enfraqueceu muito a campeã, a inviabilizando em muitas situações.

O que também não ajuda, é que os top 10 campões jogados no Mid nesses patches, de acordo com o OP gg sao campeoes que estão em alta, e já davam trabalho para a Katarina antes dos nerfs, então isso ajudou a ofuscar ainda mais a campeã.

Alguns Exemplos:
Kassadin - O Q dele já interrompe a ult da Katarina, com a Ult dele ele tem uma movimentação melhor e a passiva dele ja mitiga 15% de todo dano magico que a Katarina causa nele. Ela já está com pouco dano, com a passiva do Kassadin, complica ainda mais o core problem dela.

Ekko - Idem, impossível matar um Ekko bem jogado de Katarina sem acionar a ult dele, o que faria ele recuperar muita vida e prevenindo os resets da Katarina.

Tambem é bom notar que se a Katarina tiver ganks e conseguir vantagem no começo da partida, o snowball dela ainda é muito forte caso fique na frente e use a vantagem ganha para encurtar todas as dificuldades descritas acima. Também é legal de pontuar que, uma vez que a campeã se encontra fraca, ela está longe de ser inútil. Uma Katarina bem jogada ainda consegue ser relevante no game, e caso a RIOT resolva mexer na campeã, tem que mexer muito bem, porque algum buff mal pensado pode colocar a campeã fora da curva graças a seu kit de reset.

Ver Resposta em Destaque no post original

19 RESPOSTAS
TaFleur
Tropa
Tropa
Riot finge que n vê esses posts sobre a kat q tá claramente bem merda, eu nem tento...
Horik Wolf
Arauto
Arauto

Se eu não me engano esse é o 4° post que vejo no fórum pedindo uma mudança que favoreça a campeã ( os outros que vi pediam pra buffar Veigar e Wukong , engraçado né )

Cara sinceramente será que quem joga de Katarina vai ficar igual aqueles main adc ? Dizendo que estão fracos e que precisa de mais buffs ? Tá ficando repetitivo isso mano.
Katarina tem escape no E ( que sinceramente,não sei no que NÃO da pra usar aquilo,as vezes parece que usam em minions aliados ou outros aliados do time ) Tem uma ult que dá dano verdadeiro de forma escrota em tudo que tiver na área inclusive tank,parece até a ult do nunu,só que pior e sem tempo de recarga,igual todas as habilidades dela que além de não usar mana não tem tempo de recarga nenhum.

Claro que como todo campeão ela tem as suas fraquezas e seus counters,nenhum campeão no lol é invencível,mas como eu disse,é a quarta vez que vejo uma main katarina vindo falar aqui do quão fraca ela está e sinceramente eu não consigo entender,toda Katarina que cai,seja no meu time ou no time deles consegue ficar feedada e sai dando quadra kill em cima do resto do time.Agora se no seu elo aprenderam a jogar contra Katarina já não se pode fazer mais nada,é igual Darius,também é apelão se souber usar mas se souber counterar não faz nada.

Mano,quer jogar com um campeão apelão ? Ok cara,se divirta ,mas pra que ficar pedindo pra buffar ? tem muito campeão aí em situação pior e eu não vejo 1 post falando,Ryze por exemplo com 42 % de winrate,e se tem algum post eu não vi, pelo menos não tanto quanto os da Katarina.

Cara total respeito mas numa boa pra mim não tem lógica as pessoas pedindo pra buffar campeão X falando os defeitos dele como se fosse o mais fraco do jogo.

*as pessoas se acostumaram tanto em matar os oponentes em um combo fácil de acertar que quando isso para de acontecer ( e nem parou na verdade ) acham que está tudo errado *

Você mesmo falou que sem gunblade ela não tem força,mas e depois que faz gunblade? Será que fica razoável o bastante pra lutar ou fica do jeito que eu falei ali ?

É só o que eu penso mano,minha opinião.

niko desu
Aronguejo
Aronguejo
A única coisa estranha que eu acho da Katarina é ela dar dano mágico e não físico, mas ok.
Velho Hardcore
Dragão
Dragão
Eu nao acho katarina tão fraca assim mano
Tem certeza que nao é vc que está jogando mal com ela?
Vejo mta gente jogando bem e forte com ela.

As reclamações da Katarina tem fundamento, e não é apenas 1 post falando dela, mas vários (pode procurar no Fórum ou no Reddit, a reclamação é global).

O que eu vejo é que a Riot realmente finge que não lê as reclamações da campeã e acho que o objetivo deles eram quase tirar a Katarina do jogo pelos tantos nerfs seguidos que ela tomou de atualização à atualização, sendo a única assassina do jogo sem seu potencial de realmente assassinar um campeão, dependendo muito da Pistola Hextec e de kills early game.
Enquanto qualquer outro assassino explode um ADC mesmo estando 0/5 fazendo apenas um punhal ou um pedaço de item AP (vulgo fizz).

Eu vi uma grande queda de jogadores de Katarina nos meus jogos e, quando eu vejo alguém que tem maestria e tempo de jogo com a campeã jogando com ela, tem dificuldades para impactar no jogo. Eu incluso.

A solução que encontrei foi começar a jogar com outros campeões (Irelia AP e Kassadin) no mid e jogar de Katarina apenas em partidas casuais onde o povo não leva muito a sério.

Você de novo ? Caralho...
Bom, só sei que buffar Katarina pra mim não é o necessário agora
O problema da katarina é que pra ela ser viável em elo alto ela ficaria completamente desbalanceado no elo baixo, a katarina do jeito que esta se aproveita de 1 ou 2 erros e acaba com o jogo em elo baixo.
Sim, exatamente, a comunidade toda tá pedindo por qualquer coisa que seja, até a mínima mudança que seja. Eu sei que ela é uma campeã forte, principalmente por causa da passiva, mas ainda sim ela tá numa posição extremamente fraca. É óbvio que em low elo ela acaba com qualquer partida, se aproveitando dos erros dos caras, mas no diamante pra cima, quem é estúpido pra ficar perto das adagas? Eles removeram o dano insta absurdo dela e colocaram essas mudanças no shunpo, fazendo ela "ter mais mobilidade", só que pra isso ela precisa pegar as passivas, e ativar elas caso queira dar dano, porque o kit dela não oferece isso, somente a passiva e a ult. (Ninguém em 2018 é idiota a ponto de ficar 2.5 segundos levando a ult dela, pelo amor). Ela não parece mais uma "assassina", parece mais um champ meio lutador quando builda a gunblade (Ela é obrigada a buildar isso, por causa da cura, etc). A Riot realmente quis tirar ela do game, e não sou só eu, mas TODO MUNDO tá falando disso, até quem não é main.

"Tem uma ult que dá dano verdadeiro de forma escrota em tudo que tiver na área inclusive tank"

Ult da Katarina não da dano verdadeiro, e a ult dela só acerta até 3 campeoes dentro da area dela, não todos.

Katarina está muito fraca atualmente, concordo com você. O primeiro problema dela foi o Nerf no cooldown do E dela no 7.7 - Esse Nerf tornou a mobilidade da campeã bem mais lenta.
No 7.2 o único Buff dela desde que ela saiu, aumentaram o AD ratio dela no E em de 50% para 65%.
No 7.24b, Nerfaram o E novamente, Nerfando o dano da Skill em 15 nos niveis 1, 2, 3, 4 e 30 no nivel 5.
No 7.4 Nerfaram o MR base dela.
No 8.2, teve um nerf indireto quando o E dela agora pegava o Aggro dos minions instantaneamente quando usado em campeões.
No 8.3 teve um nerf na passiva dela, diminuindo 7 de dano no primeiro level até 47 no ultimo level.
Agora para entendermos o porque dela estar muito fraca, precisamos entender a campeã (é mais complexo do que as pessoas pensam) e precisamos entender também, o campeão entre os outros tipos de campeão com a mesma proposta.

A Katarina é uma campeã assassina, isso todo mundo percebe. Dentro das classes de assassino, existem varios tipos de assassinos. Por exemplo, Le Blanc é um assassino single target com mobilidade para sair da fight pós burst. (Por mais que o W dela de dano em área - e muito dano - a idéia dela é ser uma assassina single target, matar um carrier, e voltar na mobilidade e ajeitar a vantagem para o seu time.) Já a Katarina é uma assassina de reset, com cooldowns altos caso a passiva do reset não seja ativada.

Cooldowns:
Q - 11 / 10 / 9 / 8 / 7
W - 15 / 14 / 13 / 12 / 11
E - 14 / 12.5 / 11 / 9.5 / 8 (reset ligada com a passiva - 78 / 84 / 90 / 96%.)
R - 90 / 60 / 45

O Cooldown dela é alto caso ela não consiga assassinar um alvo. Quando o abate é sucedido, todos os cooldowns recebem 15 segundos de reset. Ou seja. Q - W - E são resetados automaticamente por abate.
Gameplay da Katarina é envolto em all win. Sendo uma campeã totalmente agressiva, Katarina depende totalmente da sua mecânica de reset, uma vez que ela apenas possui um escape situacional (O Escape dela precisa de um target, então muitas vezes ela não vai coneguir escapar sozinha). Logo, caso ela não consiga o abate no primeiro combo dela, ela só pode contar com o auto attack dela. Ou seja, ela é muito penalizada caso falte dano.
Fora os nerfs nas habilidades dela descritos acima, outro nerf (in)direto que ela recebeu foi no Patch 8.16 onde eles nerfaram o Electrocute, onde o dano base foi nerfado de 50 − 220  para 30 − 180 ;  de 50% de bonus AD foi para 40%, Ap Ratio nerfado de 30% para 25%. O interessante observar nesse nerf foi que além do nerf diretamente no dano que o Electrocute oferece, ele também nerfou o Core item da Katarina que é a Hextec Gunblade, onde ele possui tanto dano Fisico Como mágico.
Sendo uma campeã totalmente voltado ao dano, e, não possuindo nenhuma skill que de Hard CC, escudo, vampirismo,etc... nerfar esse tanto de ataque que ela possui enfraqueceu muito a campeã, a inviabilizando em muitas situações.

O que também não ajuda, é que os top 10 campões jogados no Mid nesses patches, de acordo com o OP gg sao campeoes que estão em alta, e já davam trabalho para a Katarina antes dos nerfs, então isso ajudou a ofuscar ainda mais a campeã.

Alguns Exemplos:
Kassadin - O Q dele já interrompe a ult da Katarina, com a Ult dele ele tem uma movimentação melhor e a passiva dele ja mitiga 15% de todo dano magico que a Katarina causa nele. Ela já está com pouco dano, com a passiva do Kassadin, complica ainda mais o core problem dela.

Ekko - Idem, impossível matar um Ekko bem jogado de Katarina sem acionar a ult dele, o que faria ele recuperar muita vida e prevenindo os resets da Katarina.

Tambem é bom notar que se a Katarina tiver ganks e conseguir vantagem no começo da partida, o snowball dela ainda é muito forte caso fique na frente e use a vantagem ganha para encurtar todas as dificuldades descritas acima. Também é legal de pontuar que, uma vez que a campeã se encontra fraca, ela está longe de ser inútil. Uma Katarina bem jogada ainda consegue ser relevante no game, e caso a RIOT resolva mexer na campeã, tem que mexer muito bem, porque algum buff mal pensado pode colocar a campeã fora da curva graças a seu kit de reset.

Ver Resposta em Destaque no post original

Sim, é exatamente isso. Não acredito que ela esteja num ponto balanceado do jogo, nem pra ela nem pros adversários. É uma campeã focada exclusivamente em dar o máximo de dano possível nos alvos que conseguir. Sendo uma assassina de reset, ela precisa ter acesso ao dano pra matar um alvo e seguir resetando, caso esteja forte para isso. O problema é que esses nerfs simplesmente tornaram ela muito mais vulnerável no early game(Os 3 segundos no shunpo resetado), além de no geral quebrarem um pouco a lógica do rework. Prometeram um early game decente já que antes do rework era um **cogumelo do teemo**, e nos deram no começo. Depois do rework, ao meu ver, o early game dela tá tão ruim ou até pior que o da antiga. 1.25 segundos pra adaga cair é quase como a passiva da leblanc de 2017, sem falar que o kit dela todo gira em torno da passiva, não do kit em si. Ainda que seja forte, o dano deveria ser mais divido pelo resto do kit. (15 de dano base numa skill de assassino não deveria nem ser coisa de 2018, cara.)
E os bugs nojentos que o cast time do shunpo traz, que prejudicam tanto o jogador de Katarina(Receber o charm da ahri no cast time, ir pra localização alvo e ainda tomar o cc), como os inimigos (Graças a isso ela consegue desviar da ult da tristana e o E da Vayne, por exemplo.)
So queria um buff nela, que voltasse a pular em ward's, aquilo sim era roubado. pois dava pra dar dive, e sair pelos cantos das torre jogando as ward atras das paredes.
Eu acho que a katarina não precisa de buff ou reverter algum nerf eu tenho certeza do quela precisa e reverto o rework que fizeram nela pq e simples joga contra uma katarina(nova) e só da um cc nela antes da adaga cai no chão ou vc fica longe da adaga dela que está no chão, com isso ela não vai da dano, já a katarina antiga ela assassinava mais rápido e com isso não dava tempo de dar cc nela, e esse e o real motivo dos assassinos não da tempo de resposta como talo, lb, zed etc..
Já que reverteu o rework da lb pq ela realmente tava precisando a katarina também está precisando disso.

Cara o problema e pq a katarina realmente está fraca ta muito dificil joga em todos os elos com ela pq e muito facil joga contra ela, e só fica longe da adaga dela que ela não faz nada e outra se ela usa o E sem pega a adaga vc pode facilmente mata ela pois o tempo de recarga do E e muito grande sem conta que o tempo de recarga da ulti dela tb e grande, ai imagina um campeão que e facilmete calterado e ainda tem tempo de recarga alto não faz nada no game serio.

Sem conta o tempo que a daga dela demora para cair no chão e que o Q dela só pega 3 vezes dps cai quando cai se vc pula todo mundo vai saber que vc vai pula lá ai vc só toma o cc na cara e se vc não pular la vc não faz nada nas tf ou em uma troca, já a katarina antinga ela realmete era um champe balanciado pq se vc não jogase bem vc só ia morre e não fazer nada agora se saber joga com ela meu amigo não tem cc que segurava ela pq dava dano e pulava muito do lado para o outro com isso não dava para da um cc bom nela.

Esse e o motivo que eu acho que ela realmete precisa reverte o rework dela pq ta horrivel joga com ela e ta muito facil joga contra ela.

ta sabendo legal
disse tudo cara
RED SIDNEY
Tropa
Tropa
Eu concordo em absolutamente tudo! JÁ PASSOU DA HORA DA KATA TER UM BUFF FODA, toda vez sai atualização e nunca tem nada sobre a kata...

Sou main kat fico toda hora com mais de 20 kills por que eu jogo bem né . Rito acabou de nerfar o ad dela, voces não acham que vai ficar fraca?

eu concordo mano eu acho q a katarina ta um **bleep** campeão ta muito fraco e nao acho q eles vao mudar algo nela mas enfim joga quem gosta pq ela ta **bleep**