cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Heye
Aronguejo
Aronguejo

COMO CARREGAR DE SUPORTE

Como Carregar de Suporte

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar sobre como Carregar uma partida jogando de Suporte. Essa é uma role bem desmerecida, mas tem tanto potencial de carregar quanto qualquer outra, basta você saber o que fazer para chegar à vitória.

Vamos lá?

Como de costume, um merchant básico. Eu sou criador e autor do Escola de Invocadores, o projeto que iniciei para ensinar a jogadores comuns o que os jogadores profissionais aprendem. Lá você vai encontrar todo tipo de conteúdo sobre League of Legends, sempre feito por pessoas que trabalham no cenário, como Coaches, Analistas, Psicólogos Esportivos, etc. Então, se quiser subir de elo, dá uma olhada, tenho certeza que vai ter um bom conteúdo para você.


E não esqueça de dar GG!


Funções do Suporte

Jogar de suporte é uma arte. A Lane Phase depende muito mais de você do que do seu ADC e você precisa saber disso. Iniciar as trocas, controlar a visão, proteger o seu adc para que ele possa farmar, ajudar a controlar a wave, entre outros, são funções do suporte.

Além disso, existem certas coisas que ninguém mais pode fazer. Um bom controle de visão em objetivos, por exemplo, muitas vezes vai ser feito exclusivamente por você, o suporte.

E isso por motivos claros, afinal, você é o único com o item de ward. Mas, além disso, também é o único que pode se dar ao luxo de sair da rota e abrir mão do XP para fazer este papel.

No fim das contas, fazendo um paralelo com o mundo real, o masterchef nos ensinou que antes de começar a cozinhar é preciso fazer um “mise en place”. Isto é, precisamos preparar os ingredientes antes de começar a cozinhar.

E, no LoL, essa é a principal função do suporte. Preparar o terreno, o mapa, para que tudo saia corretamente e aconteça como deve acontecer. É claro, ele também participa e tem a sua função nas lutas e tudo mais, porém, é nesse cargo de facilitador que ele atua e se torna capaz de carregar as partidas.

Pode parecer estranho agora pensar que isso ganhe partidas, mas calma.

Vamos falar um pouco mais a respeito.

Andando Pelo Mapa

Se você joga como suporte e fica até o nível 10 com o seu ADC, tenho más notícias para te dar. Você precisa começar a se movimentar mais e dar vantagem para o seu time como um todo.

Pense o seguinte, apesar das suas habilidades serem fortes (e essa é uma das condições para o seu campeão ser um bom suporte), elas vão ser sempre mais úteis no começo, já que você não faz itens de dano. Sendo assim, o quanto antes você conseguir fazer jogadas, melhor.

O que nós vamos abordar em seguida, é como fazer isso de maneira concisa, mas tenha em mente que ficar sempre pelo Bot é, quase sempre, uma má ideia.

Sendo assim, vamos tratar dos seus passeios pelo mapa.

Roamings e Ganks

Para começar, imagine que você está de Leona. Isso serve para as Lulus e Jannas também, mas a Leona tem mais essa cara.

Em um determinado momento, ocorre uma troca e o seu ADC volta para a base no nível 3. A Wave está certa, o time adversário também voltou e você está com a vida cheia.

Vale a pena você voltar para a base direto?

Talvez, mas dê uma olhada no Mid, será que não tem como fazer um gank?

Ou então, será que depois de voltar da base você não tem como ir lá direto?

O Mid não é tão longe do bot e você pode sim fazer ganks com bastante frequência, mas nem mesmo a distância te limita.

>> Aqui você pode ver A Melhor Rotação de Visão Para Suportes

Se o seu Top for a sua condição de vitória, nada te impede de ir lá fazer um gank também. E, principalmente com a ajuda do seu caçador, isso tem grandes chances de dar certo.

Claro, você precisa ter o mínimo de consciência sobre a situação do seu adc, mas ele também precisa se virar um pouco sozinho. Perder 10 de farm para matar em outras lanes e ganhar espaço de mapa é válido.

Por fim, tenha em mente que isso funciona em quase qualquer momento da lane phase. Sempre que puder sair, saia e jogue para alguma outra lane.

Porém, precisamos falar agora do relacionamento mais forte do lol.

Suporte e Caçador

Se você conseguir jogar junto com o seu caçador, as chances de sucesso aumentam significativamente.

Pense o seguinte, você pode fazer um gank e as chances dele funcionar são altas. Mas você pode fazer muito mais do que isso quando o caçador está contigo.

Invadir a selva, dar dive, colocar visão avançada, por exemplo, são algumas das coisas que você precisa fazer.

De maneira direta, quando pensar em sair da lane, veja onde o caçador está e tente criar uma jogada com ele.

E sim, eu sei que a comunicação não é 100% quando se trata deste joguinho maravilhoso, mas você precisa aprender a ler o que o seu caçador está fazendo. Não é tão difícil, com um pouco de esforço você consegue ter uma ideia, pode confiar.

Ok, mas esse relacionamento é tão forte por um motivo.

Controle de Objetivos

Dragão, Arauto, a ativação do Arauto, torres em geral. Tudo isso pode ser conquistado quando o suporte sabe o que está fazendo.

O tópico abaixo é sobre controle de visão, mas aqui, vamos dizer que, com ou sem visão, independente do momento do jogo, é você que garante os objetivos.

Sim, pois é. Lembra do “mise en place”? Então, você é o cara que cria o terreno para os objetivos acontecerem e, normalmente, dá vantagem numérica para o seu time.

Pense comigo, estando lá, você é um homem a mais e pode controlar a visão avançada para permitir que o seu time faça o objetivo sem preocupação.

E sério, se eu pudesse te dar só um conselho, seria esse. Vá para os objetivos quando eles estiverem para nascer e ajude o seu time. Isso ganha jogos, mesmo que o seu ADC fique pau da vida.

Controle de Visão

Agora, provavelmente a função pela qual o suporte mais é lembrado. A visão.

De fato, controlar a visão é muito importante e isso muda jogos. Eu fiz um post falando sobre recentemente e você pode ver clicando aqui, porém vamos pensar em como o suporte lida com este conceito.

Pense no seguinte, ter visão significa que você tem o controle de uma determinada área. Você sabe o que está acontecendo lá, isso te dá informações. Com mais informações, é mais fácil tomar decisões corretamente. E, com decisões corretas, a vitória vem com mais facilidade.

Mas não é só isso. Uma das grandes dores dos jogadores da soloQ é a falta de segurança. Falta de segurança para jogar a lane, falta de segurança para fazer um objetivo, falta de segurança para tudo.

E se tem uma coisa que a visão traz, é essa segurança.

Então, wardar é com certeza a coisa mais importante que você pode fazer. Mas é claro, não basta apenas colocar a visão. Você precisa fazer isso de forma consciente.

Lembra do que eu falei sobre o controle de objetivos? Então, exatamente isso.

Você precisa estar sempre controlando a visão em torno dos objetivos principais do seu time. E sempre o mais avançado possível, ok? Mas sem morrer, é claro.

Avançar a Wave

Muitos jogadores de suporte (até mesmo de alto nível) esquecem disso. Mas quando jogo avança e o adc começa a ficar pelo mid, manter a onda de minions avançada é importantíssimo.

O motivo? Pense comigo, se você está com a onda de minions perto da sua torre e perde uma luta no barão aos 30mins, o time adversário nem precisa fazer o barão, eles podem só ir mid e levar toda a sua base.

Por outro lado, se a wave estiver avançada, mesmo perdendo a luta, o time adversário não consegue terminar o jogo.

E agora vem o grande ponto. A recíproca é verdadeira. Se a sua wave estiver avançada e você vencer a luta, seu time pode ir mid e ganhar a partida.

>> Aqui você pode ver mais sobre Controle de Wave — Básico

No entanto, sozinho, muitas vezes o adc demora muito ou mesmo é afastado e pressionado pelo time adversário. Então, fica sendo responsabilidade do suporte ir dar auxílio quando ele precisa avançar a wave.

E por favor, não subestime essa função, ela é realmente muito importante.

Entenda a sua Função na Partida

Aqui vem uma dica mais subjetiva, porque vai depender completamente do seu jogo.

Muitos jogadores pegam campeões como Leona, Alistar, ou mesmo Lulu e Janna, e acham que devem só ir para cima ou só dar Peel. E, na verdade, isso depende completamente da partida.

Em alguns jogos você vai ter sim que jogar protegendo o seu ADC, mesmo de Leona ou Alistar. Já em outros, não. Em algumas partidas o seu objetivo vai ser iniciar. E em algumas, quem sabe, você vai ter apenas que tirar alguém da luta, como o ADC adversário, muitas vezes se matando para isso.

Ou seja, entender o que você precisa fazer é essencial.

Isso tem muito mais significado do que simplesmente escolher um campeão de engage ou peel e só executar o básico.

Lembre-se de entender a sua partida e o que o seu time precisa para que você possa alcançar a vitória. Isso vai mudar muito a maneira como você se comporta em vários momentos, pode ter certeza.

Conclusão

Certamente temos muito mais para falar sobre essa role, mas quando se trata de carregar jogos, esse é o começo.

Tenha em mente que você é um facilitador. Você está ali para permitir que as coisas aconteçam da maneira correta e, de certa forma, assim como chefs e médicos, servir às pessoas.

É uma tarefa nobre e que, quando bem feita, tem um impacto absurdo.

Sendo assim, muito obrigado por ter lido até aqui e, se tiver alguma dúvida ou quiser que eu escreva sobre algum assunto, pode deixar aí nos comentários que nós estamos de olho.

No mais, um grande abraço e até a próxima.

E não esqueça de deixar seu GG!

Escola-de-invocadoresColor-135px

1 RESPOSTA
ighran
Tropa
Tropa

Parabéns pelo tópico, muitos players do low elo não entendem o tamanho da importância dessa role, ou mesmo se interessam em aprender a jogar nela, tomara que esse tópico ajude alguém a entender o impacto que um suporte faz em um jogo.