cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Brooky
Arauto
Arauto

Como construir uma Pool, Interpretando pick. Detalhado.

Bom, primeiro quero agradecer o sucesso que foi o post sobre evolução de Mecânica, todos que comentaram e deram GG, eu fiquei feliz pra caramba. Cada semana vejo que vale apena lutar para melhorar o cenário, e parabéns a todos que fazem trabalhos positivos que agregam. TMJ 

Nesse post vou trabalhar um conceito para ajudar a construir sua pool — a escolha do personagem em si, vai da seu gosto, gosta de ninja pega Zed, Shen, se gosta de monstro pega cho'gath, vou te ensinar aquando pegar o Zed e quando pegar a Akali —

São dois lados, Azul e Vermelho. e INCRIVELMENTE, as pessoas não entendem nem veem isso no jogo, é como se tudo fosse igual, mas não é. Em todo JOGO existe a mecânica que descrevi como ação e resposta, para quem joga qualquer jogo de carta, inclusive o Runeterra, começar primeiro e começar segundo implica essas ações. Quem começa num jogo de carta está RESPONDENDO e quem vai segundo está CRIANDO ( ação). E no League é o mesmo, começando pelas fases de pick, o time azul começa e o time vermelho responde.

Vou postar a ordem do draft como é no competitivo, mas na soloqueue os bans são um pra cada, na fase de ban, você só vê o ban do inimigo quando termina o seu ( seria outro jogo se você visse os bans do inimigo no mesmo tempo que vê o seu)

Ban Azul    Ban Vermelho

1                          2

3                          4

5                          6

Pick Azul    Pick Vermelho

1                            2

4                            3

5                            6

Ban Azul        Ban Vermelho

8                             7

10                           9

Pick azul        Pick vermelho

8                            7

9                           10

Cada campeão tem um potencial maior para responder ou para criar, e como ver isso? bom existe dois tipos de kit

Kit Azul> A skill mais importante é o PASSIVA+W+E ( DPS) e Passiva W R (Burst)

Kit Vermelho> A skill mais importante é o Q+R (DPS) e Q + E (burst)

A essência lúdica do personagem fica dentro da skill mais importante, por exemplo o Gragas é um beberrão, qual skill que ele bebe? W. O Aatrox é um espirito vingativo preso numa espada, qual habilidade ele usa a espada Q. O Sett é o Boss, qual habilidade ele desima alguém? W, O Gangplank é um pirata, sobreviveu a morte e tem uma tripulação, Passiva do Gold, W Laranja e o R o bombardeio. Se você tirar a essência do boneco ele fica sem sentido, exemplo mesmo o gankplank, se você tirar a laranja dele, o boneco é totalmente destruido em qualquer match up. Posso ficar o dia todo aqui, mas tem uma tabela com todos.

A diferença entre DPS e Burst, se você acompanha meus post sabe que existe a mecânica de TF, e nela eu organizo os personagens nas suas funções, e lá descrevo os trocas curtas, que são combinhos, burst e os trocas longas que aguentam longas bringas, dando dano, (DPS).

a Ahri, as skills mais importantes dela é QE, ela é burst. O Kalista tem a lança como habilidade importante, a passiva dela é as lanças o W é a vigia que faz roaming e o E é onde ela executa o inimigo tirando as lanças. As skills que sobram, no caso da Kalista, por exemplo, dão suporte ao kit principal, o Q é uma lança que ajuda ela a acumular lanças, e o R é onde ela tem o auxílio do suporte. No Caso da Ahri o W dela dá um dano com alguém perto dela e o R ajuda ela a se posicionar para acertar o E. Dinovo, eu posso ficar aqui inifinitamente.

E como você constroe sua pool, primeiro, você precisa decidir sua rota, e dentro dessa rota, precisa ter pelo menos dois personagens azuis e dois vermelhos, um pra quando você sabe quem é o inimigo e um pra quando você não sabe. Além de banir sempre alguém que você não responde ou cria.

Vou dar exemplo da minha rota, eu jogo de Alistar (Passiva + W + E), para quem joga de alistar sabe que a lore dele ele era um gladiador de noxus que se LIBERTOU e ele agora PROTEGE e Luta contra NOXUS. Noxus é considerada conquistadora, ou seja, é um império espancionista, se o alistar é contra AÇÃO de Noxus, ele é a resposta. Então o Alistar é Time azul, porque ele trabalha respondendo. Outra forma de ver é pela ordem de ação e resposta

Ação (TIme Vermelho)> Escudo> Burst> Controle> DPS

Resposta (Time Azul) > Controle> Burst> Ecudo> DPS

O Alistar vai conseguir fazer facilmente a resposta, mas quem joga de Alistar sabe que é bem ruim ele iniciar, porque ele faz o combo e depois fica fazendo varios nada.  Fica um Alistar andando pra lá e pra cá, dando soquinho, enquanto ta todo mundo brigando.

Em comparação a Janna, ela inicia muito bem, Q+E, ela dá um escudo doente de grande, o ADC inicia e ela ajuda muito na troca, da o CC com o Q, e caso o inimigo tente responder, ela tem o R e o W para controlar ( meio tóxica, porque faz muita coisa). Ela é ação, Vermelho, até pela lore, ela é uma deusa dos ventos que ajudou o povo de ZAUN quando queriam fazer uma EXPANSÃO, ou seja, queriam conquistar novas coisas, ela ajudava marinheiros  que estavam DESBRAVANDO.

(toda o lúdico é uma interpretação da mecânica do jogo).

Agora que deu para entender como faz para classificar ( só ver a tabela), vamos entender uma pool.

Vermelho 

Bardo Q+E

Morgana Q+E

Azul

Braum Passiva+ W + E

Rakan Passiva W + E

O Bardo é muito bom para por pressão no mapa, assim como o Rakan e a Morgana é boa para pressionar a rota, assim como o Braum. Só que, se o Bardo tomar uma Zyra ( PAssiva W E), ele fica preso na rota, porque as plantas pressionam muito, não podendo deixar o ADC sozinho.  E se a Morgana Tomar um Tahm  Kench ( Passiva W E) ela não consegue pressionar o bastante.  O Braum se tomar uma Karma passa mal, porque ela pode ficar iniciando briga de longe, e o sustem de mana do Braum vai pro saco. Se o Rakan tomar um pyke, ele não pode abandonar o ADC para dar roaming e nem tem efetividade cancelando alguma iniciação do pike.

Bardo é vermelho Zyra é Azul.

Braum é Azul Karma é Vermelho.

Pyke é vermelho Rakan é Azul.

Tahm Kench é Azul e Morgana é Vermelho.

O Ban é para os personagens que você não tem como fazer seu papel.

Resumindo, 

Escolha dois azuis e dois vermelhos,  quando estiver no time azul faça picks azuis, e quando estiver no time vermelho faça picks vermelhos. 

Por que?

Bom o mapa do lado vermelho ajuda muito quem pressiona, por exemplo na botlane, o time vermelho não tem que cuidar tanto das costas, els tem uma colina enorme que os protegem. Já a Botlane do time azul tem que controlar muitos pontos. Se você pegar uma botlane de ação, Draven e Leona, ficar avançado do lado azul faz você ter as costas vunerável. e nada no kit dos dois ajudam, mas por outro lado, um jhin e uma Senna, são bons para agressivar do lado azul, o Jhin tem as armadilhas que ajudam a controlar as costas e a senna tem todo um kit preparado para responder a um gank ou uma iniciação forte.

 Botlane.png

O Mid é a mesma coisa,  é muito mais fácil dar romaing do lado vermelho, o mapa favorece, o time azul é muito tortuoso para sair, mas existe personagens que tiram vantagem disso, por exemplo o Aurelion Sol é azul, mas ele tem o E dele que ignora todas as paredes. Mas veja que é desvantajoso para o talon, pois, se ele estiver no time azul e tentar gankar o time vermelho no bot, ele é totalmente telegrafado, porque não tem tantas paredes que o encobrem, mas sendo do lado vermelho o Talon consegue fazer uma rota bem mais camuflada.

mid.png

E por ultimo o top, veja como é fácil responder sendo to lado azul, e como é muito melhor para criar jogadas do lado Vermelho. Gankar quem é do lado azul é bem mais difícil do que gankar quem é do lado vermelho, mas em contra partida, a pressão que o lado vermelho impõe no mapa é bem maior, podendo wardar facilmente a jungle inimiga ( azul).

top.png

Mesmo o mapa sendo espelhado a posição da câmera modifica o resultado, porque no bot, a câmera vermelha observa facilmente as entradas do rio, e as costas, já a câmera azul da botlane, constantemente esconde as costas do time azul, o mid vermelho tem mais controle das entradas da jungle do que o mid azul e consequentemente o top vermelho controla mais visão que o azul. Por isso a organização dos picks de acordo com o lado, e a estrutura de ação e resposta.

Esse post ficou enorme, mas resumindo é

time azul precisa responder mais jogadas, por causa da sua geografia e o time vermelho pressiona mais, mas se o time vermelho tomar pressão, o controle é muito mais difícil, porque é bem mais aberto, e o time azul, constantemente é pressionado pela fog. 

Vou fazer um post sobre o Sett Sup, e mostrar o que estão fazendo errado. Ia Fazer aqui, mas ficou grande.

Qualquer dúvida, só colocar nos cometários.

Segue links para entendimento desse post.

TABELA

Entendendo o que você está fazendo, destrinchando a mecânica (intrudução)

Mecânica de suporte como é e como montar um!.

Como foi criado o gênero Moba, do RTS ao LOL

Mecânica da TF, como é organizado.

Como entender a mecânica dos Champions!

Entendendo as Runas, Mecânica Detalhada!

Mecânica da Jungle Detalhada!

Como evoluir a mecânica, Detalhado!

 

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
2 RESPOSTAS

Achei bem interessante esse seu conteúdo.
Nunca vi ninguém comentando sobre essa questão de lado azul/vermelho e se parar pra pensar até que faz muito sentido essa percepção de geografia do mapa.
Eu jogo de adc na botline e reparei que quando jogo no lado azul sou bastante pressionado e levo mais ganks,enquanto no lado vermelho eu consigo pressionar mais a botline inimiga.

@FrioeCalculísta  Obrigado por comentar.

Qualquer jogo que se tenha dois times é sempre um responde e o outro cria, inclusive esportes de campo. Por isso no Futebol, por exemplo, se troca de lado no segundo tempo.  Dúvida, tamo aqui =D

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot