cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
ADCpcao do SUP
Dragão
Dragão

Como eu countero uma Zyra?

Queria saber como counterar a Zyra na bot lane,está sendo bastante complicado jogar contra ela. Ela dá bastante dano com as plantas e eu como ADC demoro bastante pra pegar ouro pra fechar uma hexdrinker ou algo do tipo pra sobreviver na lane. Na última partida de hoje eu joguei contra uma que me deixou 2/5, peguei 2 kills em cima do Ez e morri pra ela diversas vezes. Terminei a partida 3/5 e precisei do gank do Lee Sin e do Yasuo pra poder levar uma torre. Então, a minha dúvida é a seguinte eu buildo dano primeiro ou MR primeiro numa lane assim?? Aceito qualquer dica de itens,campeões, tudo pra counterar ela.  E é importante eu saber disso porque quando vou sup também pego Zyra daí eu já venho preparado pra conhecer as limitações da campeã.

9 RESPOSTAS
Temmye
Arauto
Arauto

Bem, primeiramente, não jogo de Zyra e também não sou muito bom em vence-la em uma lane, mas vou dar algumas dicas do que eu sei:
Evite ao máximo ficar perto das sementes(aqueles bulbos) dela, ou pise em cima deles o quanto antes, para evitar o dano dela. Além de claro, fazer a clássica técnica infálivel contra os magos, que é faze-la usar o combo e desviar, e depois ir pra cima dela, evitando o dano. Outra dica é que as plantas(sem ultimate, pois quanto tão buffaa, só corre por sua vida...) tem pouca vida, então vale a pena foca-las, raramente vao sobreviver a mais que dois hits, mas creio eu, que assim como os bixinho do Yorick, elas recebam dano reduzido de skill com efeito em área.
Já na seleção de pick, o melhor é banir ela mesmo... Tá, isso definitivamente não é algo que você queira saber.
Bem, picks Tank Ofensivos, como Leona e Blitz, podem fácilmente ganhar dela, pelo fato de terem tão pouco desingage quanto um kog'maw, e tão pouca vida quanto um Teemo, por isso, é recomendado pegar eles, no caso de suportes.
Como ADC, creio que os melhores campeões contra são os que tem mobilidade para desviar das skill, tipo um Lucian ou Vayne, mas creio eu que um Draven, já que dá instakill nas platinhas com o Q, também pode ser útil.
Nyunw
Aronguejo
Aronguejo

Tu depende de um suporte, se for um Blitz, Thresh, Alistar, qualquer coisa assim você consegue stompar ela bem fácil, por ser um mago sem mobilidade é bem freekill ou pickar um adc que nao precise se expôr para farmar, como Ez por exemplo...
Dinhh
Arauto
Arauto

Chama o Jardineiro !!
Ssahuhusah

Brincadeiras a parte, mano só nao tomar o stun dela (Seja da passiva - plantas do chão ou das plantas que ela arremesa).
Como a galera ja falou, sup de engage ou CC com adc early derruba ela fácil
-----------------------------------------------------
Lembre-se: Apesar de existir uma fila ranqueada onde jogamos de forma mais competitiva, isto ainda é um jogo. Se não te diverte, pare de jogar neste exato momento. Se quer seguir como profissão, seja maduro e não reclame das dificuldades que todo mundo já conhece.
EngShady
Dragão
Dragão

Do mesmo jeito que se lida com Fiddle, Brand, Vel'Koz e outros Mid Laners disfarçados de suportes, mate eles antes que eles te pokeiem até a morte, ou seja, hard engage, se você for o ADC então preocupe-se em pegar um ADC que consiga acompanhar o hard engage do suporte.
#VoltaBoards

Prefiro mais a sona para counterar.... hahaha
Mas como falaram ai em cima, tem que matar eles com hard engage, um alistar resolve muito esse problema

"Há ordem através da música" - Sona

Tem que ir pra cima dela mesmo !
Shizel
Tropa
Tropa

Eu que jogo de zyra mid , posso te ajudar com isso com todo prazer , meu desejo e que zyras sups desapareçam e a riot so foque em balançear  ela no mid , pq querendo ou n a zyra e muito perseguida pela riot , ela e a irelia da bot lane , se o brand ta botando fogo em geral nerfa a zyra sup , ta muito opressora eles dizem  e quem se ferra e as zyra mid que n usufruem das mesmas vantagens como ter uma brush ou um adc para ajudar deixando o kit dela só balançeada para rota bot e um cogumelo de teemo nas outras lanes.

Deixando as reclamaçoes de lado e vamos começar

O objetivo da zyra  sup e ficar spammando o E  + W ou Q + W, só que são skills muito lentas , então ela vai ficar no mato para vc n ter muita chance de reação , tente wardar as brush para saber qual sera a proxima ação dela.

Por ela ser opressora na rota ela naturalmente vai puxar a lane , facilitando alguns ganks .

A passiva dela da mais poder de poke , mais e aleatoria , tente pisar nelas se possivel .

Ela e muito squish , tente pegar campeõs com cc e um hard engage ,de o engage nela  depois que ela usar o E que tem recarga de 12 s ,  zyra  n vai conseguir trocar com vc , pelo fato da riot ter nerfado o dano burst dela e transferido para a passiva, fazendo que leve uns 30 s ate ela ter o poder total, e ela  n tem nenhuma mobilidade , se o adc dela n tiver algum desengage como a tristana ou algum CC ela morrerá facil  .

As plantas dela tem uma vida e durabilidade bem tosca , porem se elas ficarem batendo em vc livremente isso vai tirar uma boa quantia de vida sua , se focarem vc , tente matar elas rapido ou saia da range delas .

Nas builds para adc , tente começar com escudo de doran para amenizar o poke dela ,  e  o resto da build eu n sei exatamente , já que adc e voltado para ser o canhão de vidro do time , mais se o seu desejo e só sobreviver , pegue itens ad defensivos , como hex , dançarina fantasma e pegue botas de mr.  Um item bom contra ela e elmo adaptativo , mais no caso deveria ser usado em um tank sup .

N fique preso no meta , tente outros campeões além de adc , ela e muito forte contra eles e pessima contra todo o resto , praticamente a riot balançeou ela para isso , matar adc e ganhar a lane , só.  Porem , ela sofre com campeõs que matam rapido as plantas dela , hard engage e magos que tem o maior alcance que ela . ex : irelia , alistar , xerath . tente essas combinações e vc vai ver que ela n tera tanto poder assim sobre vc.

Para mim a zyra tem muitas janelas para ser conterada , como pode ser visto claramente em rotas solo ,  o unico problema seria o duo dela combinado com ela , como brand + zyra , cait + zyra entre outros .

Vou tentar resumir algumas maneiras de você lidar, mas já logo digo que se a zyra jogar bem dificilmente você irá ganhar dela, pois é um boneco criado para ser opressor na lane phase.

PICKS:

Quando estiver de adc:

Miss fortune: Tente ficar dando poke com seu Q nela, se conseguir matar o minion ou as plantas dela e o segundo tiro pegar nela é provavelmente uns 40% da vida dela.(Abuse das plantas dela para isso)

Ezreal:Mantenha a distancia, poke com o Q e nunca tome o combo dela.

Quando estiver de sup:

Blitz/Thresh/Pyke: Ajude seu adc no controle de wave para que vocês peguem o lvl 2 primeiro que a lane da zyra, de o all-in no momento que pegar o lvl 2 primeiro. O truque é abusar do lvl 1 da zyra, que ela depende da passiva para colocar as plantas, caso seu adc seja um adc opressor também conseguirá bursta-la em momentos de igualdade de nivel caso acerte o seu hook.

Soraka: Nessa lane você deve jogar totalmente passivo, impossibilitando qualquer engage da zyra, só tente pokea-la quando tiver certeza que o enraizamento dela estiver em CD.

Dica de itens:

Não Recomendo hexdrinker, atrasa muito a build ainda mais se tratando de adc.

Foque na build normal do personagem para buscar seu power spike e busque mata-la antes de ela te matar.

Dica Geral:

Sempre que tiver a oportunidade pise nas sementes da passiva (Que nascem aleatorias), porém cuidado ao fazer isso, faça apenas quando ela não tiver alcance para ativa-las ou quando as habilidades estiverem em delay

Espero ter ajudado.