Eu jogo bastante na top lane e ultimamente ando me deparando com muita Vayne top, bem mais até do que campeões ranged já típicos da lane, tipo Teemo ou Quinn. E tem um probleminha que me interessa a respeito desse matchup: vejam bem, Teemo é um campeão um pouco chato na lane e de late game, mas é totalmente papel e não tem nenhum mecanismo de escape real, ou seja, colou nele, tá morto. Quinn é uma campeã totalmente lane bully com um kit praticamente feito pra comer o cu de champs meele e tem um bom snowball, mas não escala pra late game e uma vez atrás não faz muita coisa na partida. Agora a Vayne top é uma campeã lane bully, que tem 2 formas de escape e é hard carry de late game. Ou seja, ela vai te dar harass na lane, colar nela não significa nada graças ao Q e ao E e ainda por cima te destrói no late game. Eu sei que ela não faz lá muita coisa no mid game (quando passa a lane phase) que tem hardcounters bem óbvios e que na maioria das composições um segundo adc vai só ferrar o time, mas ainda assim acho meio bisonho um campeão que domina dois momentos completamente diferentes do jogo.
Alguma dica? não venham com "chama o jg", todo mundo sabe que não dá pra contar com jg em soloq
Champ counter também não vale, se o maluco pega Vayne blind ele não deve jogar muito bem ksksk e mesmo assim eu ia mandar uma pedra ap ou coisa do tipo em resposta, tô falando de Vaynes realmente boas (nível de baitar W da Fiora e os krl, são raras, mas quando aparece uma é foda) e que pickam em resposta a um Garen ou Illaoi, por exemplo.
Oie! Eu acho que a melhor maneira de lidar nesses casos é ou pegando um campeão com sustain pra aguentar a lane, como Vlad! Que também escala pro late, ou pegar um campeão que se a pessoa vacilar você consegue devolver a pressão que tá tomando, tipo Kennen ou Ryze?
Cara quando vc dá blind pick no top e toma uma Vayne de counter é algo realmente complicado de se lidar, principalmente se a Vayne for muito boa.
Algumas coisas q vc pode fazer para minimizar independente do seu champion, é ir com runas q te deem muito sustain na lane. Em vez de pegar Osso revestido, vc pode pegar Ventos revigorantes, compre sempre o Escudo de Doran, vc pode escolher ir de biscoito+tônico de distorção do tempo para ter mais sustain ainda.
Abuse de comprar poções para aguentar na lane, tenta farmar só oq dá sem perder muito HP por conta de 1 farm, só farma os minions fáceis, tenta ficar o máximo de tempo com muito HP pra evitar tomar dives, nesse tipo de match-up é normal ficar muito atrás em farm, mas o importante é q vc fique igual em XP, vá com Teleporte para te dar uma sobrevida de poder voltar com itens.
Compre sempre primeiro uma bota de armadura q vai bloquear uma % de ataque básico da Vayne, normalmente as Vaynes vão pra Rei Destruído de primeiro item, o item q vc pode fazer para ajudar a cortar a cura vindo do item é o Colete espinhoso, lembre-se q buildar muitos itens de HP contra ela não são eficazes pelo dano verdadeiro em % de vida vindo do W dela.
Priorize itens com passivas úteis, tipo coração congelado, ou Randuin q vai tirar a mobilidade dela com sua ativa e ainda bloquear crítico. Se seu champ for mais focado em dano, faça só a tabi ninja e busque outros itens para tentar estourar ela mais rápido. Não fique próximo a paredes, sempre lembre-se disso. Controle sua wave de uma forma com q ela fique próxima a sua torre, assim o jungle pode gankar ela facilmente se ele for inteligente. Sua lente vai ser sempre a Detectora nesse caso, pra quando ela ficar invisível vc utilizar e poder seguir ela mais facilmente.
Eu sei q jg em soloq é um negócio complicado de contar, mas é ele quem pode te salvar dessa match-up, se a Vayne jogar o tempo todo muito avançada não custa nada pedir, se ele não vier... bem vc fez o possível, o importante é tentar minimizar o sofrimento.
@Brave Bird escreveu:
Quando o cara picka adc top é obrigação do seu jg dar apoio e na maioria das vezes ele vai se feedar fácil. Único de se lidar com a Vayne é esse, e farmar SAFE.
É, mas infelizmente a maior parte dos junglers da soloQ preferem ir gankar um Zed de Cronômetro no mid do que ir top gankar uma Vayne avançada, cansei de passar por isso já <(¬¬)>
@Draicker escreveu:Cara quando vc dá blind pick no top e toma uma Vayne de counter é algo realmente complicado de se lidar, principalmente se a Vayne for muito boa.
Algumas coisas q vc pode fazer para minimizar independente do seu champion, é ir com runas q te deem muito sustain na lane. Em vez de pegar Osso revestido, vc pode pegar Ventos revigorantes, compre sempre o Escudo de Doran, vc pode escolher ir de biscoito+tônico de distorção do tempo para ter mais sustain ainda.
Abuse de comprar poções para aguentar na lane, tenta farmar só oq dá sem perder muito HP por contar de 1 farm, tenta ficar o máximo de tempo com muito HP pra evitar tomar dives, nesse tipo de match-up é normal ficar muito atrás em farm, mas o importante é q vc fique igual em XP, vá com Teleporte para te dar uma sobrevida de poder voltar com itens.
Compre sempre primeiro uma bota de armadura q vai bloquear uma % de ataque básico da Vayne, normalmente as Vaynes vão pra Rei Destruído de primeiro item, o item q vc pode fazer para ajudar a cortar a cura vindo do item é o Colete espinhoso, lembre-se q buildar muitos itens de HP contra ela não são eficazes pelo dano verdadeiro em % de vida vindo do W dela.
Priorize itens com passivas úteis, tipo coração congelado, ou Randuin q vai tirar a mobilidade dela com sua ativa e ainda bloquear crítico. Se seu champ for mais focado em dano, faça só a tabi ninja e busque outros itens para tentar estourar ela mais rápido. Não fique próximo a paredes, sempre lembre-se disso. Controle sua wave de uma forma com q ela fique próxima a sua torre, assim o jungle pode gankar ela facilmente se ele for inteligente. Sua lente vai ser sempre a Detectora nesse caso, pra quando ela ficar invisível vc utilizar e poder seguir ela mais facilmente.
Eu sei q jg em soloq é um negócio complicado de contar, mas é ele quem pode te salvar dessa match-up, se a Vayne jogar o tempo todo muito avançada não custa nada pedir, se ele não vier... bem vc fez o possível, o importante é tentar minimizar o sofrimento.
Acho foda ter que depender do jg, às vezes eu nem modifico o start ou as runas pensando "a o jg vai campar ta safe" aí me deparo com um lee sin power farm ou um shaco campando o bot inimigo de Thresh e Tristana
vou parar de subestimar as vaynes e superestimar meu jg kkk