cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Dio Kujo
Tropa
Tropa

Como lidar com Vayne Top

Eu jogo bastante na top lane e ultimamente ando me deparando com muita Vayne top, bem mais até do que campeões ranged já típicos da lane, tipo Teemo ou Quinn. E tem um probleminha que me interessa a respeito desse matchup: vejam bem, Teemo é um campeão um pouco chato na lane e de late game, mas é totalmente papel e não tem nenhum mecanismo de escape real, ou seja, colou nele, tá morto. Quinn é uma campeã totalmente lane bully com um kit praticamente feito pra comer o cu de champs meele e tem um bom snowball, mas não escala pra late game e uma vez atrás não faz muita coisa na partida. Agora a Vayne top é uma campeã lane bully, que tem 2 formas de escape e é hard carry de late game. Ou seja, ela vai te dar harass na lane, colar nela não significa nada graças ao Q e ao E e ainda por cima te destrói no late game. Eu sei que ela não faz lá muita coisa no mid game (quando passa a lane phase) que tem hardcounters bem óbvios e que na maioria das composições um segundo adc vai só ferrar o time, mas ainda assim acho meio bisonho um campeão que domina dois momentos completamente diferentes do jogo.

Alguma dica? não venham com "chama o jg", todo mundo sabe que não dá pra contar com jg em soloq

Champ counter também não vale, se o maluco pega Vayne blind ele não deve jogar muito bem ksksk e mesmo assim eu ia mandar uma pedra ap ou coisa do tipo em resposta, tô falando de Vaynes realmente boas (nível de baitar W da Fiora e os krl, são raras, mas quando aparece uma é foda) e que pickam em resposta a um Garen ou Illaoi, por exemplo.

7 RESPOSTAS
Shiny Phoenix
Moderação
Moderação

Oie! Eu acho que a melhor maneira de lidar nesses casos é ou pegando um campeão com sustain pra aguentar a lane, como Vlad! Que também escala pro late, ou pegar um campeão que se a pessoa vacilar você consegue devolver a pressão que tá tomando, tipo Kennen ou Ryze? Smiley Embarassed

Brave Bird
Lenda
Lenda

Quando o cara picka adc top é obrigação do seu jg dar apoio e na maioria das vezes ele vai se feedar fácil. Único de se lidar com a Vayne é esse, e farmar SAFE.

Escudo de Doran é uma boa pedida, +80 de Vida, Restaura 6 de Vida a cada 5s, Ataques básicos causam 5 de Dano Físico adicional a tropas ao contato,Regenera até 40 de Vida por 8s após sofrer dano de um Campeão inimigo, com base no percentual de Vida perdida. Eu faço isso
Draicker
Lenda
Lenda

Cara quando vc dá blind pick no top e toma uma Vayne de counter é algo realmente complicado de se lidar, principalmente se a Vayne for muito boa.

Algumas coisas q vc pode fazer para minimizar independente do seu champion, é ir com runas q te deem muito sustain na lane. Em vez de pegar Osso revestido, vc pode pegar Ventos revigorantes, compre sempre o Escudo de Doran, vc pode escolher ir de biscoito+tônico de distorção do tempo para ter mais sustain ainda.

Abuse de comprar poções para aguentar na lane, tenta farmar só oq dá sem perder muito HP por conta de 1 farm, só farma os minions fáceis, tenta ficar o máximo de tempo com muito HP pra evitar tomar dives, nesse tipo de match-up é normal ficar muito atrás em farm, mas o importante é q vc fique igual em XP, vá com Teleporte para te dar uma sobrevida de poder voltar com itens.

Compre sempre primeiro uma bota de armadura q vai bloquear uma % de ataque básico da Vayne, normalmente as Vaynes vão pra Rei Destruído de primeiro item, o item q vc pode fazer para ajudar a cortar a cura vindo do item é o Colete espinhoso, lembre-se q buildar muitos itens de HP contra ela não são eficazes pelo dano verdadeiro em % de vida vindo do W dela.

Priorize itens com passivas úteis, tipo coração congelado, ou Randuin q vai tirar a mobilidade dela com sua ativa e ainda bloquear crítico. Se seu champ for mais focado em dano, faça só a tabi ninja e busque outros itens para tentar estourar ela mais rápido. Não fique próximo a paredes, sempre lembre-se disso. Controle sua wave de uma forma com q ela fique próxima a sua torre, assim o jungle pode gankar ela facilmente se ele for inteligente. Sua lente vai ser sempre a Detectora nesse caso, pra quando ela ficar invisível vc utilizar e poder seguir ela mais facilmente.

Eu sei q jg em soloq é um negócio complicado de contar, mas é ele quem pode te salvar dessa match-up, se a Vayne jogar o tempo todo muito avançada não custa nada pedir, se ele não vier... bem vc fez o possível, o importante é tentar minimizar o sofrimento.

@Brave Bird  escreveu:
Quando o cara picka adc top é obrigação do seu jg dar apoio e na maioria das vezes ele vai se feedar fácil. Único de se lidar com a Vayne é esse, e farmar SAFE.

É, mas infelizmente a maior parte dos junglers da soloQ preferem ir gankar um Zed de Cronômetro no mid do que ir top gankar uma Vayne avançada, cansei de passar por isso já <(¬¬)>

#VoltaBoards
Gossiper
Arauto
Arauto

Vamos supor que você pickou Darius, e o cara do outro time pickou Vayne.
O que você faz? Kita.

Agora vamos supor que você teve a oportunidade de ver o time inimigo todo e viu que tem uma Vayne top blind pick. Você vai ter a oportunidade única de destruí-la permanentemente do jogo, então aproveite: nada de pickar melee, o que você vai pickar são magos de burst que punem qualquer um que entre na range deles. Vayne não faz nada contra Annie.

@Draicker  escreveu:

Cara quando vc dá blind pick no top e toma uma Vayne de counter é algo realmente complicado de se lidar, principalmente se a Vayne for muito boa.

Algumas coisas q vc pode fazer para minimizar independente do seu champion, é ir com runas q te deem muito sustain na lane. Em vez de pegar Osso revestido, vc pode pegar Ventos revigorantes, compre sempre o Escudo de Doran, vc pode escolher ir de biscoito+tônico de distorção do tempo para ter mais sustain ainda.

Abuse de comprar poções para aguentar na lane, tenta farmar só oq dá sem perder muito HP por contar de 1 farm, tenta ficar o máximo de tempo com muito HP pra evitar tomar dives, nesse tipo de match-up é normal ficar muito atrás em farm, mas o importante é q vc fique igual em XP, vá com Teleporte para te dar uma sobrevida de poder voltar com itens.

Compre sempre primeiro uma bota de armadura q vai bloquear uma % de ataque básico da Vayne, normalmente as Vaynes vão pra Rei Destruído de primeiro item, o item q vc pode fazer para ajudar a cortar a cura vindo do item é o Colete espinhoso, lembre-se q buildar muitos itens de HP contra ela não são eficazes pelo dano verdadeiro em % de vida vindo do W dela.

Priorize itens com passivas úteis, tipo coração congelado, ou Randuin q vai tirar a mobilidade dela com sua ativa e ainda bloquear crítico. Se seu champ for mais focado em dano, faça só a tabi ninja e busque outros itens para tentar estourar ela mais rápido. Não fique próximo a paredes, sempre lembre-se disso. Controle sua wave de uma forma com q ela fique próxima a sua torre, assim o jungle pode gankar ela facilmente se ele for inteligente. Sua lente vai ser sempre a Detectora nesse caso, pra quando ela ficar invisível vc utilizar e poder seguir ela mais facilmente.

Eu sei q jg em soloq é um negócio complicado de contar, mas é ele quem pode te salvar dessa match-up, se a Vayne jogar o tempo todo muito avançada não custa nada pedir, se ele não vier... bem vc fez o possível, o importante é tentar minimizar o sofrimento.

Acho foda ter que depender do jg, às vezes eu nem modifico o start ou as runas pensando "a o jg vai campar ta safe" aí me deparo com um lee sin power farm ou um shaco campando o bot inimigo de Thresh e Tristana

vou parar de subestimar as vaynes e superestimar meu jg kkk