cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Qiyana Reeves
Arauto
Arauto

Como tornar o Twisted Fate viável novamente?

Olá pessoal! Criei esse tópico com o intuito de passar uma visão minha sobre o campeão e como podemos torná-lo viável novamente.

Na minha concepção, o TF sempre teve um problema de identidade dentro da partida. Ele não se encaixa como ADC, pois seu conjunto é voltado inteiramente para dar dano mágico, mas também não se encaixa no Mid de modo satisfatório. O que eu quero dizer com isso? Ele é um campeão extremamente fraco contra diversos campeões no Mid e sofre muito se não for esperto e, mesmo que se enquadre como um mago, seu kit não é tão satisfatório no Mid a ponto de sustentá-lo contra diversos Match-ups.

Observação 1: essa é uma opinião leiga, pois não jogo de Twisted Fate, mas aprecio muito o campeão e gosto muito do kit dele.

Observação 2: não estou dizendo que ele não é viável no Mid. Ele é, mas sofre demasiadamente. Não é atoa que criaram um meta com Bastão das Eras pra ele (opinião leiga, novamente).

Eu classifico o TF como um campeão deslocado e confuso, assim como Quinn, Corki e Karthus (Nidalee antiga também se enquadra nisso, mas depois da atualização esse problema foi resolvido). Depois da atualização dos atiradores, a Quinn não viu saída que não fosse ir pro Top, mesmo não se encaixando em nada na lane. O Corki, quando passou a dar dano quase que inteiramente mágico, perdeu sua função como atirador de dano físico, e não havia motivos para mantê-lo no bot. O Karthus também é um pouco deslocado, pois sempre foi bem fraco no Mid, possuíndo um kit insatisfatório contra diversos match-ups e a solução foi colocá-lo na jungle. O TF até se encaixa no Mid, mas é o que eu disse, ele é muito fraco no começo do jogo e pra piorar, é facilmente stompado e seu kit tem mais haver com a mecânica de um atirador do que com a mecânica de um mago, apesar de ser inteiramente focado no dano mágico. Até o Kog'Maw desempenha melhor o papel de mago do que o TF, apesar de ser mais viável como ADC. 

A minha proposta é torná-lo um atirador, de modo a não afetar totalmente sua função como mago, mas engatá-lo como ADC. Até dá pra fazer TF ADC hoje, mas é complicado e o kit dele não tem muitos atributos que satisfazem essa função.

Seria assim:

Dados Viciados (passiva): mantém como está, porém com algumas mudanças voltadas para satisfazer o TF atirador.

Quando Twisted Fate abater um inimigo, ele receberá ouro de um dado sortido, podendo ser de 1 a 6 unidades. Porém, agora receberá o dobro de ouro se abater o inimigo com um acerto crítico. Além disso, acertos críticos podem conceder dados sortidos com ouro de 1 a 6 unidades (isso acontecerá de forma aleatória).

Curingas (Q): a habilidade continuará praticamente a mesma, porém, a distância entre as cartas poderá ser ajustada assim como os foguetes do Heimerdinger ou as correntes do Sylas. No entanto, as cartas não poderão convergir. No alcance máximo, ficarão bem próximas, porém, não estarão juntas e você tomará dano adicional, caso for atingido por mais de uma carta nesse alcance máximo. No alcance mínimo, estarão bem espaçadas, como atualmente. Além disso, a habilidade passaria a causar dano físico, mas continuaria escalando com AP, além de ser adicionado um escalador de AD. O dano seria ajustado de acordo com o que seria mais saudável.

Escolha uma Carta (W): essa seria a habilidade chave para que o TF atirador funcionasse.

A carta vermelha não dará mais lentidão, porém roubará armadura e resistência mágica do inimigo (em porcentagem). Causará dano físico e substituirá o ataque básico (igual ao Q do Garen ou W do Darius). O dano será maior que o dano do ataque básico e escalaria com AP e AD, assim como atualmente. Está sujeita a causar dano crítico e continuará causando dano em área e o dano sofrido pelos inimigos que não forem o alvo principal será o mesmo do inimigo alvejado, podendo receber acerto crítico também.

carta azul roubará um pouco da mana do inimigo (em porcentagem). Causará dano mágico e substituirá o ataque básico. O dano será maior que o dano do ataque básico e escalaria com AP e AD, assim como atualmente. Está sujeita a causar dano crítico na forma de dano mágico. Para inimigos que não possuem mana, inclusive unidades, monstros e minions, a quantidade recebida de mana seria fixa, assim como é hoje.

carta amarela não irá mais atordoar o inimigo, porém, causará lentidão (em porcentagem) e roubará uma quantia de velocidade de movimento do inimigo. Causará dano verdadeiro e substituirá o ataque básico. O dano será menor que o dano do ataque básico e escalaria com AP e AD, assim como atualmente. Está sujeita a causar dano crítico na forma de dano verdadeiro (por isso o dano será menor, pois dano verdadeiro não pode ser barrado e ser critado com 1000 de dano é tenso).

Ataques básicos reduziriam o tempo de recarga da habilidade, ou seja, quanto mais velocidade de ataque, mais rápido você recarrega a habilidade.

Observação: removi o stun da carta amarela, pois no caso dessa reformulação, ele mataria qualquer um fácil e não daria chance de contra-golpe, caso o stun fosse mantido. Dá pra perceber isso pela experiência que já tivemos contra TF ADC. Se ele te stuna, você perde a troca instantaneamente e morre sem dar dano nele, praticamente. Com relação a carta vermelha, optei por mover a lentidão para a carta amarela, para não perder totalmente a essência do campeão e não ficar muito roubado dentro da nova mecânica dessa carta vermelha.

Baralho Marcado (E): a habilidade continuará a mesma, porém, o efeito passivo de velocidade de ataque será movido para a Ultimate, pois como essa habilidade é raramente maximizada em primeiro pelos jogadores, o efeito passivo não faria tanto sentido nela, já que o foco seria TF ADC. Fiz essa alteração, pois até nos vídeos de TF ADC que eu vi ninguém upava o E, mesmo concedendo velocidade de ataque bônus.

Destino (R): continuará a mesma coisa, mas terá o efeito passivo do E.

Enfim, todo esse kit modificado seria ajustado para que fosse o mais saudável possível contra os jogadores. Desculpe se eu estou exagerando nas mudanças. Estou tentando manter a essência do campeão, sem mudar muito a mecânica dele. Também seria interessante ele ter um VU.

Sou leigo com relação ao Twisted Fate e queria muito que os mains TF comentassem para eu ver o que acham. obrigado pela atenção. Desculpa se minhas colocações enquanto a situação do campeão forem equívocas.

14 RESPOSTAS
gopain 2015
Tropa
Tropa

já joguei de tf faz acho que uns 3 anos, mas tlgd qmts n acham ele viável
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

Como assim "tornar viavel novamente?"
Ele ja é. Ele ta como o 4º melhor midlaner do patch atual. Ele com certeza não precisa de um rework.

Dizzie
Lenda
Lenda

Olha, eu tenho visto ele aparecer bastante recentemente.
Ele é mais jogado no high elo.

Ele é um personagem "ganker".

Significa que você pega ele especificamente para dar vantagem a outras lanes.

Pior que eu não vejo ele no jogo, meu elo não é baixo, mas também não sou high elo. Faz muito tempo que tf não aparece nas minhas partidas.

Dizzie
Lenda
Lenda

Acho que o problema está mais relacionado à itemização.
Ele pode fazer tanto build de dano físico quando build de dano mágico.
Eu pessoalmente não gosto dele AD pois foge do propósito do campeão, que é ser um mago de controle/lane-pusher/ganker.

@Dizzie 

Não quero fugir da função dele, mas eu não consigo ver ele como um mago 100%.

Ele dá dano mágico? Sim.

Ele tem um combo? Sim.

Ele precisa de todas as skills pra matar um inimigo? Sim.

Mas o dano dele tá muito concentrado no ataque básico, por isso ele sofre no mid. Tanto que se você fizer um teste, o TF atirador tem muito mais folga no bot do que o TF mago no mid, justamente por ser um campeão que depende de ataque básico, mesmo que ele dependa do kit inteiro para dar dano no ataque básico dele.

O foco era dar a oportunidade de ele poder jogar no bot, de modo que ele se sinta mais confortável no jogo e possa contestar a lane sem sofrer muita retaliação. Isso acontece com o TF ADC, mas ele não tem kit pra sobreviver no bot e depende muito de uma build focada em Espada do Rei, Guinsoo, Limite da Razão, etc.

Com relação a essência do personagem, distanciando ele do jogo, mas aproximando da história, ele tem muito mais cara de atirador do que de mago. Ele tem um kit inteiramente baseado em ATIRAR cartas nos inimigos. Eu me sinto num paradoxo quando lembro disso...

Essa atualização serviria mais para fazer ser viável de fato o TF ADC e trazê-lo de modo mais visível pro meta. Eu sei que eu deletei o TF Mago quando pensei nisso, mas se for pra torná-lo viável como atirador, essa seria a única opção. Mas lembrando, ele continuaria tendo todos os escaladores de AP atuais, e continuaria dando o mesmo dano que ele dá hoje, mas o dano dele seria mais híbrido e voltado pro ataque básico, assim como a Kai'sa e Kayle.

Bruno o Uber
Tropa
Tropa

O TF já é um champ viável ele é um champ que você tem que ficar gankando as lanes como o @Dizzie disse e em relação a outras comentários que você fez o povo antigamente só fazia ele adc ele era adc BEEMMMMM antigamente mas depois que um cara fez ele ap e ficou extremamente forte o povo so fez ele ap apartir dai, o corki ele SEMPRE teve a passiva de converter o dano físico pra mágico isso não é algo recente que fez com que movesse o campeão para o mid e o karthus o problema dele é que você é muito papel mas o dano que ele da acertando inimigos isolados com o Q é absurdo.
Passiva????? Você fez algo que ficaria muito desbalanceada o povo ia fechar 100% de crit e quando neutralizasse alguém podia conseguir até 2k de gold em 1 kill só? isso é absurdamente quebrado. A passiva dele de matar minion e ganhar gold já é algo que faz você conseguir uma vantagem maior a longo prazo, adicionar isso a auto ataque com acerto crítico só deixaria o champ mais desbalanceado.
Pra mim você fez algo um novo champ que causaria muita dor de cabeça na hora de balancear e game além de que algumas coisas podem ser obtidas com item, como por exemplo a suposta carta vermelha que iria ter a mesma função do cutelo negro que é diminuir a armadura em % mais que seria mais roubado porque também diminuiria a resistência mágica o que por si só já é bem roubado porque no jogo existem pouquíssimos items que te dão resistência mágica.

@Bruno o Uber 

Não mano, você não entendeu essa passiva kkk. Ele ganha de 1 a 6 unidades de ouro quando abate inimigos, esse ganho dobra quando ele mata com crítico e quando ele dá um acerto crítico ele ganha um dado sortido e ganha de 1 a 6 unidades de ouro. Tá bem explicado, acho que vc não leu direito haha.

Fora que já existe um campeão que faz isso, é o Draven. Não é pra dobrar o gold do abate, é pra dobrar o gold da passiva, que por sinal é baixinho. Fora que adc não faz cutelo, então ele não faria também. Outra coisa, o Kog tem a mesma função de remover armadura e mr dos inimigos no Q dele, com o TF seria a mesma coisa, mas no caso ele roubaria.

Na real o dano dele ta bem concentrado no W, especificamente na carta azul que aumentaram o multiplicador de dano AP recentemente de 0.6 para 0.9 se não estou enganado

@Qiyana Reeves ah mano... sinceramente eu não sei em que elo você ta, mas quando eu fiz 1 malphite com 1500 de armadura contra o time full ad até o sup dos caras fizeram cutelo, minha armadura caia pra uns 200

Não entendi o porque do elo, afinal sou d4. Mas já disse, sou leigo quando se trata do TF. Se vc fez um malph com 1500 de armadura, a equipe inimiga fez bem puxando itens pra te anular. Mas isso não acontece sempre, se fizeram isso, pode ter ctz que foi visando te quebrar e foi planejado em conjunto dentro do jogo.

Draicker
Lenda
Lenda

Ele já está mais doq viável amigo, n precisa de nenhuma mudança, é só vc abrir o br.opgg e ver q o TF está entre os 5 melhores mid laners do patch, ele recebeu alguns buffs em patchs passados q o colocaram em evidência novamente.
xKamez
Aronguejo
Aronguejo

Na minha (humilde) opinião de um TF meia boca com maestria 6, eu não acredito que seja necessário um rework no kit dele com o intuito de torná-lo viável.

Ele tem problemas?, tem, e particularmente considero que sejam 2:

• O Kit (irônico não?): o Kit do TF não é tão SINÉRGICO,  principalmente se comparar com outros campeões do mid ----> Zed, Yasuo, LB e etc; mas não chega a ser um real problema, o kit não vai ajudar da dar altas quantidades de dano na laning phase, mas vai ajudá-lo a ser manter na lane (mana sustain) e ajudá-lo nos roaming (stun).
  • Itemização: O Twisted Fate pode optar em duas builds:

AD -----> Baseado em dano ao contato, já que comba com o E dele (itens como guinsoo, limite da razão e etc); 

AP --------> A Padrão dele, consistindo em dar life, mana e outros atributos conforme o rumo da partida

Pois bem, vamos aos problemas disso, de maneira bem chula: a build AD é CARA, e a AP demora a escalar dano;

Jogando com o champion, eu sinto esse dois problemas, a build AD é boa, porém depende de muito gold pra começar a surtir efeitos em team fights, não atoa que a última vez que a build estava em alta, ela só era viável com cleptomancia.

E já de AP, você demora para sentir que está dando dano, os outros campeões do mid dão bem mais dano com bem menos itens, você começa a sentir o dano de Twisted Fate depois de um Cajado das Eras, Perdição de Lich e bota de penetração mágica ( e mais uns itens AP), enquanto champions como a Lux e Le Blanc dão mais dano com apenas a bota e o Eco de Luden (menos itens, mais dano).

O que quero dizer com isso é que o TF não necessita de mudanças, suas skills executam muito bem sua função: Utility (Ganks e Split Push); tudo bem que a fase de rotas dele não é a das melhores e nunca fica claro o que buildar para ele, logo é normal vê-lo como algo deslocado, mas é questão de masterizar o campeão em cada matchup e ser sagaz em cada uma.

Olha, pra mim o kit dele é mais voltado pras skills do que pro ataque.
Num jogo de time fechado dificilmente o Twisted Fate como atirador daria certo, porque quando ele fosse dar um AA seria focado e morreria instantaneamente pois o boneco não tem escape nem AD scaling bom. O kit dele é mais voltado para a utilização das skills, por isso o dano mágico.