cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Heye
Aronguejo
Aronguejo

Depois de Ler isso, você nunca mais vai dar Rage

Fala ae, galera, eu sou o Heye, sou coach de League há mais de 2 anos, escrevo para o Escola de Invocadores, site que criei para ajudar a comunidade a subir de Elo. E, hoje eu vim compartilhar uma história que aconteceu há algum tempo comigo e me deixou... surpreso.

/Se quiser conferir o post original, clique aqui/

Como eu disse acima, sou Coach e vários aqui já sabem disso, tanto é que há algum tempo conheci um menino que estava começando a jogar. Para encurtar a (triste) história, ele era nível 10 e depois de alguns meses caiu Bronze 5.

Pelo fato de eu ser Coach e termos ficado amigos, ele passou a conversar comigo e pedir dicas diariamente enquanto reclamava das Rankeds. Vivia falando que só tinha troll, rage e que era impossível subir. E, acredite, estou acostumado com essa história. 

Eu fui dando algumas dicas para ele e alguns meses depois surgiu uma luz e, enfim, meu amigo saiu do bronze 5. Mas, ficou preso no Bronze 4. Triste de novo, né? Ele continuava reclamando do Rage, dos Trolls e de todo o resto.

Até aí as coisas corriam bem, mas de tanto reclamar, eu decidi fazer um acordo com ele. Eu iria dar coach por uma semana nas minhas férias para que ele saísse do bronze, mas ele deveria seguir exatamente o que eu dissesse.

Depois de alguns cálculos, se o MMR dele ficasse normal, seriam necessárias umas 25 partidas de saldo positivo para ele sair do Bronze e, para ficar com este número positivo, eu imaginei que umas 100 partidas jogando bem e evoluindo poderiam ser suficientes. Ou seja, 100 partidas em 1 semana precisando ganhar 63 e perder 37, se tudo corresse bem.

Semana iniciada, ele passou a vir aqui para casa durante uma parte do dia e eu vou ser sincero que fiquei impressionado. O ambiente em uma partida do Bronze é absurdamente tóxico. Os jogadores que treino diretamente costumam ter elos mais altos, porque normalmente quem me acompanha consegue sair do Bronze/Prata. E, os jogadores dos meus times jogam acima do diamante.

Em todos os Elos tem Rage e Trolls, não se engane, no Mestre o que mais tem é "tô base". Mas, no Bronze, o esquema é outro. Qualquer coisa mínima gera longas discussões, gente brigando, se xingando, trollando, reclamando por nada. É assustador.

A conclusão é que meu amigo dava e sofria rage o tempo todo e aquilo não estava dando certo, então fiz algo que pensei que nunca faria. Mandei ele jogar sem chat, se comunicando só por pings. No começo ele reclamou, depois, como não tinha mais rage, ele passou a se focar mais no jogo, e, quando queria reclamar da equipe comigo, que era a única pessoa próxima, eu mandava ele focar na própria gameplay. E o resultado foi este que você vai ver abaixo:

1 – Nos 2 primeiros dias ele passou a conseguir jogar por mais tempo sem se sentir exausto.

2 – No 3º dia o map awareness dele havia melhorado consideravelmente.

3 – No 4º dia a média de farm dele já tinha subido em 2.3/min (de 112 pra 158 aos 20mins em média).

4 – No 5º dia o KDA já tinha subido 2 pontos, a média de mortes ido de 7 para 4 e ele colocava 4x mais wards do que antes.

5 – No 6º dia ele pegou prata 5 com 63 jogos. 44/19.

Muita gente vai vir me dizer que esse resultado foi porque eu estava atrás ensinando e não estão errados. Mas, pode acreditar, nada do que eu falei para ele nessa semana foi diferente do que eu falava todo santo dia enquanto ele jogava sozinho. Falar para focar em farm, não em kills, jogar para objetivos, map awareness, wards quando for avançar... coisas simples.

O que eu quero levantar aqui é que ele já sabia fazer tudo isso, ele sabia que tinha que fazer e era capaz de botar em prática, mas dar e receber Rage incessantemente, fazia ele não jogar o que podia. A conslusão dessa história é que, quando eu fiz ele parar de se preocupar em dar Rage e ele passou a jogar calmo e focado, não precisei fazer nada, praticamente.

Enfim, a moral da história é que se você dá Rage ou se deixa irritar por isso, você pode não estar jogando nem metade do que é capaz.

Encontrei essa história vendo uns registros antigos e esse meu amigo depois do prata 5, terminou a Season com a borda. Na temporada seguinte ele pegou Ouro 3 e depois parou por aí. No fim ele só queria manter o elo para pegar as skins de fim de temporada, mas a história serve de lição.

Você joga para vencer ou joga para brigar?

Bom, galera, eu sou o Heye do Escola de Invocadores, este post foi um resumo de outro que fiz lá no site, então se quiser conferir o original é só clicar aqui.

E, se você tem alguma história parecida ou interessante sobre Rage, conta aí nos comentários, vamos trocar uma ideia, ok?

Abraço!

Heye

87 RESPOSTAS

eu desisti desse jogo hoje, enquanto a riot nao equilibrar o mmr dos players eh impossível jogar, meu MMR está afundadasso pq toda partida eu pego pelo menos um player 1/todos, infelizmente a riot cagou com tudo essa season(que tinha de tudo para ser uma das melhors) ela só bane por rage sendo que ta facil pegar 4/5 partidas seguidas com nego trollando e afk, fui plat por 2 seasons até levar permaban e abandonar o game, voltei season passada e fiquei gold, agora dps da md10 to travado no prata

Acho que a solução pra você é fazer o que o cara falou, dar muteall (dependendo de onde você joga) ou arranjar uma 2/3 pessoas pra jogar com você, assim você tem mais controle da partida. Infelizmente eu só conheço pessoas de elo ouro+ então se eu for jogar com eles vai cair gente muito melhor do que eu contra mim 

By: Y. Blue
Emmerich
Tropa
Tropa

Ele teve um crescimento assustadoramente rápido para uma semana, Mas isso realmente da resultado, coleção a fazer isso na Season passada e tive que começar a me acostumar, nunca fui de digitar muito mas eu sempre leio, e como 80% do chat é ragem eu perdia muito tempo olhando e me estressando, o resultado é imediato, só o fato de você não ficar olhando para o chat já ajuda muito em jogo, as vezes da vontade de olhar achando que o time ta fazendo alguma chamada, mas você percebe que os pingos já são mais que o suficiente parafazer chamadas no jogo e você até aprende a olhar mais o mapa, hoje em dia dou mate ali sempre, até jogando com amigos, eu sou competitivo mas mesmo assim tento jogar para me divertir, e mesmo não estudando batendo papo no jogo me divirto bem mais só porevitar stress
Carol Main Ahri
Aronguejo
Aronguejo

Graças a deus nunca mais vou jogar esse jogo

Cara, o ALL não muda em nada no GAME, eu deixo ele desativado, normalmente ativo em time fechado em calls etc ( não consigo tiltar com amigos, até perder e divertido com gente que você gosta jogando com você RS) já faz mais de meses que jogo com ele desativa e tive uma evolução desde que começei a jogar LOL do Prata 5 ao Prata 2 meu max nessa season até agora. Agora so me falta diminuir o rage XD
Kuuhaku Joestar
Aronguejo
Aronguejo

Ótimo tópico ^^

Acho que lendo isso eu até parei pra pensar no por que deu não subir de elo. Vou passar a me focar mais nos games, desativando o chat, Não sou de dar rage no chat, mas eu fico estressada por trás das telas do rage do time em mim ou dos adversarios me tiltando.

>suposto 'coach'

>abro um tracker e jogo o nick do meliante em questão

>gold

Into the trash it goes.

D12
Arauto
Arauto

Qual o nick dele mesmo? Pinóquio?
→Thepgfk←

não sabia que precisava ter um elo maior do que gold pra ser coach
By: Y. Blue
zJamaL
Tropa
Tropa

Eu jogo para subir , mais tem muitos jogadores que reportamos que a riot deixa passar , quando damos 1 rage por causa de fidder . trolls samos banidos , eles n jax:champion44:

"Quem vai encarar o campeão '

Alêsh
Aronguejo
Aronguejo

Canso de dizer isso para meu filho, mas não adianta muito...

Ele tem uma boa mecânica, mas um pessimo comportamento ingame...

Melhorou um pouco sua visão de jogo, mas ainda assim, pensa que todo mudo tem a obrigação de cercá-lo de cuidados para ele fazer o serviço que todo assassino (leia-se Yasuo tóxico) tem que fazer: penta kills incessantes e gg infinitos...

TF

Essa conta acabou Silver e eu subi ela pro Diamond em alguns dias na pre-season. Em todos eles 'dei rage' xingando quem deveria e isso não me impediu.

Tyler1, Tarzaned e RatIRL também dão rage pra caraIho em quase todos os games que jogam e isso não os impede de jogar a nível challenger rank 1.

Você é Gold, só faz passar vergonha tentando 'dar aulas' sobre algo que nem você domina. Você não sabe o que **cogumelo do teemo** no Mestre porque nunca chegou lá. 

Já até compartilhei com uns amigos.... sempre que jogamos eu falo: ignorem esses caras, ignorem o chat... mas eles nao conseguem, ficam retrucando e no fim falam: ah q droga vo desinstalar esse jogo, só tem gente chata
kkkkkkkkk Eu digo a eles para mutarem no início do jogo pois a intencao dos caras é justamente tiltar o time no início para todo mundo ficar na disney e fazer perder, q nao vale a pena dar atencao... mas nem sempre funciona.. kkkk

Meh. Boa sorte a todos.

:Habilidades19:

Marcelo Agostta
Dragão
Dragão

gente para quem não quer dar rage mais é só aprender a controlar a raiva o problema é que isso não é fácil exige treinamento mas todo dia treinando um pouco em um mes voce vai estar supimpa!
ESC4NOR
Tropa
Tropa

Eu estava em uma strik que derrotas enorme, muitas partidas sem vencer e meu kda não ficava positivo, estava até dando rage desnecessário, li agora esse tópico enquanto estava iniciando uma partida e fiz um teste, dei /mute all e não me importei se o pessoal estava sendo solado 500 mil vezes na lane, só joguei meu jogo e dei meu melhor, usando o chat só para dar call e pings só para dar mia e indicar perigo, resultado: Fiquei 9/1 e meu adc conseguiu muitas kills no final do jogo, mesmo meu mid ficando pra traz nós dois carregamos a partida. Realmente, rage atrapalha muito, se as pessoas simplesmente dessem /mute all no chat e fizessem seu jogo ao invés de se preocupar com a build ou kda de seus colegas, muitos sairiam do bronze e prata brincando.

Eu tive um dia um pouco apertado e quando cheguei aqui haviam o post estava com 3000 respostas, então não vou responder um por um. Como os comentários se repetiram, vou separar por partes.

Pra começar, @Acarajezin é muito legal ver alguém como você, um Rioter, vir aqui contar essa experiência não como empresa, mas como pessoa. Acho que faz toda a diferença esta visão vinda de dentro do próprio jogo e não do "Big Brother" que seria a Riot.

Aos que perguntaram o que fazer quanto ao Rage

Galera, a verdade é que a comunicação de um time é algo muito benéfico e importante, mas, a partir de um momento que isso te estressa e desconcentra mais que ajuda, é melhor se poupar. Mentalmente nós somos muito vulneráveis a estes pensamentos. É difícil manter a concentração quando algo assim nos perturba.

E, claro, algumas posições são mais comunicativas, porém, os pings costumam ser suficientes na maior parte das vezes. Mas, não precisa tirar o chat, isso eu fiz isso naquela época porque naquele caso achei que seria interessante, eu estava ali observando. Na maior parte dos casos um mute em quem dá rage deve resolver. Se todo mundo estiver dando, o comando é "/mute all".

Aos que disseram que existem ótimos players que dão Rage

Sim, é verdade, existem ótimos jogadores que dão Rage. Mas, existem dois poréns nisso aí. O primeiro é que as pessoas não são iguais, e, algumas são mais tolerantes e, a maioria, menos. O outro porém é que jogar em alto nível não significa fazer o melhor deles. Eu aposto que, se qualquer desses jogadores for jogar sério, eles estarão muito mais focados e menos estressados.

Lembrem-se de uma coisa, estado emocional é essencial. Acredito que o caso mais célebre de como isso afeta os jogadores, são os players da KT que até semana passada nunca tinham vencido da SKT mesmo com tudo pra isso. E, vou te dizer, sempre que chegava no quinto jogo, dava para ver a desolação na face dos jogadores (pobre Deft).

Aos que disseram que era mentira

Infelizmente eu não tenho nenhum dado que comprove a história porque isso ficou para trás. Acabei me lembrando após pegar um caderno velho na última mudança que eu fiz e encontrar as anotações. Como achei a história legal, vim compartilhar, mas como faz tempo, não dá para pegar estatísticas, até porque nem sei mais quem é o jogador. Depois que me mudei de lá, nunca mais falei com o menino.

Talvez ele tenha falado comigo com outro nick e eu não tenha reconhecido, mas vamos deixar isso baixo.

Aos que falaram que não tenho aptidão para ser coach

Sempre que alguém sem muito conhecimento da profissão vem falar comigo, eu ouço isso. A real é até a Season 6 o meu elo mais alto tinha sido Gold sim, e na Season passada eu joguei um pouquinho mais no final para subir e peguei plat 2, mas caí por inatividade e terminei Plat 3.

Tá, mas e daí? Eu poderia ficar aqui justificando o motivo de um coach não precisar ter elo, mas vou apenas dizer que o kkOma, Coach da SKT, atualmente está no Platina. Sabe o Peter Dun? O técnico que foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso daquela Line invencível da INTZ ao lado do Abaxial, o Exódia, nem sequer joga LoL.

PS: O Peter Dun atualmente é o Técnico da Splyce

No mais...

Para toda galera que respondeu contando suas experiência, eu agradeço de verdade, é sempre legal ver o que vocês a dizer e é essa interação com a comunidade que faz este meu trabalho atual valer a pena. Então, sempre que quiserem falar alguma coisa, por favor, falem! Críticas e comentários são sempre muito bem-vindos!

No mais, um abraço e até a próxima!

Heye

Acesse o Site e Participe da nossa Aula Grátis sobre Como Subir de Elo!

@ESC4NOR escreveu:
482.863

Só verdades xD

Conde Vladislau
Aronguejo
Aronguejo

Acho q isso serve mais pra quem tem o psicológico fraco , pois vou ser sincero não sou nenhum santo, dou rage, mas também consigo subir de elo de boa, porém eu dou rage quando realmente n consigo segurar a raiva, não toda hr abrindo o chat p/ falar merda... e sei que isso acontece com qual quer um..Até Coachs..Ex: o da red.

@DEUS NÃO EXlSTE O importante é você estar com a cabeça boa. Eles vão reparar na sua forma de jogar e no seu posicionamento. É o que penso. Adianta alguma coisa, sim!