cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Heye
Aronguejo
Aronguejo

Depois de Ler isso, você nunca mais vai dar Rage

Fala ae, galera, eu sou o Heye, sou coach de League há mais de 2 anos, escrevo para o Escola de Invocadores, site que criei para ajudar a comunidade a subir de Elo. E, hoje eu vim compartilhar uma história que aconteceu há algum tempo comigo e me deixou... surpreso.

/Se quiser conferir o post original, clique aqui/

Como eu disse acima, sou Coach e vários aqui já sabem disso, tanto é que há algum tempo conheci um menino que estava começando a jogar. Para encurtar a (triste) história, ele era nível 10 e depois de alguns meses caiu Bronze 5.

Pelo fato de eu ser Coach e termos ficado amigos, ele passou a conversar comigo e pedir dicas diariamente enquanto reclamava das Rankeds. Vivia falando que só tinha troll, rage e que era impossível subir. E, acredite, estou acostumado com essa história. 

Eu fui dando algumas dicas para ele e alguns meses depois surgiu uma luz e, enfim, meu amigo saiu do bronze 5. Mas, ficou preso no Bronze 4. Triste de novo, né? Ele continuava reclamando do Rage, dos Trolls e de todo o resto.

Até aí as coisas corriam bem, mas de tanto reclamar, eu decidi fazer um acordo com ele. Eu iria dar coach por uma semana nas minhas férias para que ele saísse do bronze, mas ele deveria seguir exatamente o que eu dissesse.

Depois de alguns cálculos, se o MMR dele ficasse normal, seriam necessárias umas 25 partidas de saldo positivo para ele sair do Bronze e, para ficar com este número positivo, eu imaginei que umas 100 partidas jogando bem e evoluindo poderiam ser suficientes. Ou seja, 100 partidas em 1 semana precisando ganhar 63 e perder 37, se tudo corresse bem.

Semana iniciada, ele passou a vir aqui para casa durante uma parte do dia e eu vou ser sincero que fiquei impressionado. O ambiente em uma partida do Bronze é absurdamente tóxico. Os jogadores que treino diretamente costumam ter elos mais altos, porque normalmente quem me acompanha consegue sair do Bronze/Prata. E, os jogadores dos meus times jogam acima do diamante.

Em todos os Elos tem Rage e Trolls, não se engane, no Mestre o que mais tem é "tô base". Mas, no Bronze, o esquema é outro. Qualquer coisa mínima gera longas discussões, gente brigando, se xingando, trollando, reclamando por nada. É assustador.

A conclusão é que meu amigo dava e sofria rage o tempo todo e aquilo não estava dando certo, então fiz algo que pensei que nunca faria. Mandei ele jogar sem chat, se comunicando só por pings. No começo ele reclamou, depois, como não tinha mais rage, ele passou a se focar mais no jogo, e, quando queria reclamar da equipe comigo, que era a única pessoa próxima, eu mandava ele focar na própria gameplay. E o resultado foi este que você vai ver abaixo:

1 – Nos 2 primeiros dias ele passou a conseguir jogar por mais tempo sem se sentir exausto.

2 – No 3º dia o map awareness dele havia melhorado consideravelmente.

3 – No 4º dia a média de farm dele já tinha subido em 2.3/min (de 112 pra 158 aos 20mins em média).

4 – No 5º dia o KDA já tinha subido 2 pontos, a média de mortes ido de 7 para 4 e ele colocava 4x mais wards do que antes.

5 – No 6º dia ele pegou prata 5 com 63 jogos. 44/19.

Muita gente vai vir me dizer que esse resultado foi porque eu estava atrás ensinando e não estão errados. Mas, pode acreditar, nada do que eu falei para ele nessa semana foi diferente do que eu falava todo santo dia enquanto ele jogava sozinho. Falar para focar em farm, não em kills, jogar para objetivos, map awareness, wards quando for avançar... coisas simples.

O que eu quero levantar aqui é que ele já sabia fazer tudo isso, ele sabia que tinha que fazer e era capaz de botar em prática, mas dar e receber Rage incessantemente, fazia ele não jogar o que podia. A conslusão dessa história é que, quando eu fiz ele parar de se preocupar em dar Rage e ele passou a jogar calmo e focado, não precisei fazer nada, praticamente.

Enfim, a moral da história é que se você dá Rage ou se deixa irritar por isso, você pode não estar jogando nem metade do que é capaz.

Encontrei essa história vendo uns registros antigos e esse meu amigo depois do prata 5, terminou a Season com a borda. Na temporada seguinte ele pegou Ouro 3 e depois parou por aí. No fim ele só queria manter o elo para pegar as skins de fim de temporada, mas a história serve de lição.

Você joga para vencer ou joga para brigar?

Bom, galera, eu sou o Heye do Escola de Invocadores, este post foi um resumo de outro que fiz lá no site, então se quiser conferir o original é só clicar aqui.

E, se você tem alguma história parecida ou interessante sobre Rage, conta aí nos comentários, vamos trocar uma ideia, ok?

Abraço!

Heye

87 RESPOSTAS

@Yukio Blue Sério que você para de jogar para escrever comandos para o adc? Ele não sabe jogar?

Hum, depende do suporte que você escolhe também, né. Mas, eu acho muito trabalhoso e esgotante fazer isso! Comigo não funciona. Interfere nas minhas APM (ações por minuto) que têm mais a ver com meu posicionamento (usar as habilidades nos momentos certos).

DAngErOwned
Tropa
Tropa

ai o cara vem com um post desse dizendo essas coisas,isso porque não e ele que passa o dia todo jogando pegando cara toxico cara que fica afk cara que fica na base soltando skills e falando que não ta nem ai pro game,mano isso chega a ser vergonhoso pois sempre tento ganha as partidas e subir de elo coisa que esta cada vez mais dificil pois, o game que era pra ser divertido se torna estressante pois os outros 4 membros do time ta pouco se lixando se você,esta dando seu melhor sou um cara que não gosta de da rage mais as vezes sou obrigado a dar pois a empresa que representa o game não esta nem ai pra comunidade que quer joga de forma justa de correta so querem lucar,to um cara muito infeliz com o game pois venho de mais de 9 partidas que pego cara trol que kita que se mata de proposito ai vem um cara desse fazer um post desse que sinceramente nem le pois acho uma vergonha sendo que quem faz as pessoas darem rage são os proprios membros que estão pouco ligando se é uma ranked....riot esta devendo em muitos fatores nesse game..muitas pessoas param de jogar pelo fato de passarem raiva pelo fato do companheiro trolar e não acontecer nada ....game esta deixando a desejar.....

Dest Archangel
Aronguejo
Aronguejo

Heye, sabe o quê seria legal?

Se o Client do Lol tivesse uma aba só para coaching.

Eu não sei se você é familiar com DOTA 2, mas lá existe um tipo de sistema que facilita coachings: O coach cria uma partida personalizada e fica como expectador e/ou pode pickar um champion, convida os devidos jogadores (no máximo 5). A partir dái, ele tem acesso a ferramentas para orientar os jogadores (desde indicadores, até voice chat) e pode ver todo o progresso de cada jogador.

Agora, eu não sei se a Riot gostaria de implementar isso no jogo...

Rapôsinha
Arauto
Arauto

eu costumo deixar o chat ligado, pq geralmente eu dou as calls. to teminando a ms10 pro prata 4, 5 ou b2 depende da vitória das 2 ultimas md10) o q acontece. A ultima parida principalmente eu tava dando as call, eu sabia q eu tava carregando, a vayne ficou dando uma de toxica então fiquei uma tf sem participar. Resultado todos morreram. fui proteger o mid (detalhe tava com meu main :champion45:) levei 3 do time deles. A vayne ficou só no farm e basicamente levei tudo.

O q acontece no meu caso: tipo jogo lol vai fazer 2 anos em maio, sou mono jayce desde agosto e esse ano coloquei ele nas ranks. eu dou mta call, mas mta call msm, eu falo pro jg "faz blue e vai bot o meu mid vai descer e eu levo torre" batata, acontece isso, mas tem casos de eu msm ou o time dar umas noobadas (sou prata, lembre-se).

O rage vai ter em qquer elo, mas assim quando vem me dar rage eu msm falo "se vc fosse bom seria desafiante" ou "tá falando mto e jogando pouco, se focar na sua gameplay vai parar de feedar". E eles param.

Queria comentar que exatamente 1 semana atrás eu comentei aqui sobre a frustração de jogar suporte pra bronze 5.

Enfim, voltei aqui hoje pra dizer que consegui sair do B5 (pode parecer idiotice essa sensação de "vitória", mas pra quem não possui muitas habilidades qualquer melhora já anima) jogando apenas de suporte com um detalhe...

Suporte no bronze não pode ser aquela "mãe" que fica o tempo todo cuidando do adc, tem que fazer isso ao mesmo tempo que agressiva. Se forem no meu histórico de ranqueadas vão ver que a maioria eu joguei de Janna, champ de Peel, porém, foquei em upar o W e pokear invés do E e dar shield pra adc.

Na minha visão de jogo, lembrando que não sou experiente, maior parte das partidas de Janna eu "carreguei", eu batia, apanhava, quase morria, mas o adc conseguia só finalizar e eu dava desengate com o Q e W.

Enfim, já ganhei minha primeira no B4 e a intenção é continuar subindo.

Boa sorte a todos, independente do elo que esteja ^^

Uma mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar. — LANNISTER, Tyrion

Você me ajudou bastante. Obrigada. :Habilidades8:

Lirazod
Tropa
Tropa

Eu n jogo ranked pq tenho medo de pegar um elo ruim por isso sempre fico jogando com varios campeaoes atualmente eu tenho tentado focar em somente um campeão.Mas e dificil treinar com o campeão pq sempre q morro ou dou base,faço algo errado pessoas ficam me enchendo o saco ,as msm assim eu n quero mutalas pois podem falar algo importante como eu resolvo para eu focar em somente um campeão e n dar rage ?

HiroDarling
Dragão
Dragão

eu ja cansei de falar isso, quando a pessoa reclama muito de rage geralmente é culpa dela, logico a pessoa nao é culpada sozinha, mas se vc da rage ou fala de mais mesmo q sem discurtir, tipo aqueles "poxa, nao era pra ir" isso ja acaba no "mas vc tbm foi" e ai começa a treta ou pelo menos vai iniciando um clima ofensivo ate começarem a brigar.
a questao é q o ideal é nao falar absolutamente NADA alem do essencial no chat !
é dificil pra mim por isso em pratica, mas eu tenho em mente q o certo é esse !

Empoleon
Tropa
Tropa

Eu também já dei muito rage na minha primeira e segunda season, mas eu consegui perceber que isso me prejudicava e era desnecessário, daí comecei a simplesmente não digitar nada no chat em minha partidas e isso talvez tenha sido um fator para eu conseguir subir de elo.

Obrigado pelo post Heye!

Sou apenas um mero aprendiz por aqui em busca de conhecimento.

"estado emocional é essencial"
Gravem isso caros invocadores.
WalterJulien
Aronguejo
Aronguejo

show

ChronnoSoul
Tropa
Tropa

Meh, padrão, eu sou Gold/Prata, e convivo com amigos de elos mais altos que eu (geralmente Plat ou Dima), e jogando com eles percebi que o Bronze é amor, o rage de bronze não supera nem um pouco os de elos mais altos, as vezes por causa de um erro, os caras trollam, ou falam que você é troll ou até mesmo kitam (já vi nego kitar pq tomou invade no começo da partida), coisas que pudiam ser resolvidas com apenas uma coisa: ouvir... pessoal precisa ouvir mais e falar menos, nego acha que é o faker, que vai fazer aquela famosa play 1v5 e sair vitorioso, mas a unica coisa que ele precisa é uma ajuda nas calls ou até mesmo em abates, mas infelizmente vai demorar bastante pra comunidade do lol parar um pouco pra ouvir o que seu amigo/aliado está tentando te dizer pra te ajudar :T

Piccola
Arauto
Arauto

Eu jogo há 6 anos, e desde o primeiro jogo com rage, eu comecei a dar /muteall.

Meu gameplay melhorou absurdamente de lá pra cá. Os pings são necessários e eu não apsso raiva nos games. O jogo é rap ser jogado, não falado.

95% das mensagens de texto durante o jogo SÃO INÚTEIS. Não vale a pena deixar o chat aberto pra ler as 5% restantes. É matematicamente mongoloide fazer isso.

Quando você muta, vc foca mais no seu jogo. Vc faz as coisas com mais precisão. O chat tá ali somente para atrapalhar nesse jogo. Não há mensagem decente por ali, nunca terá, em nenhum elo. 

ZQnZK
Arauto
Arauto

Muitas pessoas neste tópico alegando que dar rage não atrapalha em nada seu desempenho nos jogos, mas esquecem que isso não serve como justificativa para apresentar tal comportamento, afinal, rage não tem justificativa! E claro, xingar seu aliados não vai fazer com que eles melhorem instantaneamente, em 99,99% dos casos terá um efeito negativo no time. E como você mesmo disse, o tempo que as pessoas perdem procurando por justificativas para a derrota poderia ser melhor aproveitado pensando em uma estratégia para reverter a situação. Ser tóxico se tornou uma "bolha" para aqueles que estão satisfeitos com seu nível de jogo e acham que jogam bem porém não sobem por causa do time, quando poderiam olhar seus próprios erros e buscar se tornar mais habilidosos.

Morganinn
Aronguejo
Aronguejo

Eu preciso parar com essa mania de querer ler o chat ._.
acho que vou começar a jogar no /mute all
CauAle
Tropa
Tropa

INTERESSAAAAAAAAAAAAAANTE! Rage é o maior motivo de vc perder uma partida? Sim ou não? Tecla mute existe né? Seria só vc apertar né? E feeder intencional e TROLL? Tem teclinha? NÃO!!!!!!!!!!! Por isso o jog não melhora o NÍVEL DE ELO...Br fala palavrão, quer vc aceite ou não, se  vc não curte rage jogue no MUTE....isso é a solução, até pq o rage muitas das vezes não vai perder tempo falando MERDA se vc entrar na partida e escrever MUTE ALL...mesmo que vc não de mute, porém não escreva em chat eles vão achar que vc mutou. Agora rage e troll NÃO TEM COMO! Enquanto essa comunidade não sair do "sou delicado e mimadinho" e partir pra atacar quem feeda e trolha, o Elo Bronze Reinará em ABSOLUTO no servidor BR. Acabei de jogar uma rankeada que o cara na seleção escreveu "VOU TROLHAR" e SIM! pegou soraka na jungler, morreu 7 vezes, riu, ficou base, ia nas lanes dar kils etc. Mandarei ticket, porém esta não vai ser a primeira vez que mando ticket por esse tipo de trol/feeder, infelizmente NUNCA recebo um feedback na riot positivamente. Rage é fácil punir, pq o sistem detecta as palavras, mais PELO AMOR DE DEUS com tantas mudanças nesse jogo ainda não consegue detectar um feeder intencional, um ocioso? E pq qd mandamos ticket a resposta é sempre a velha " ok ok blablabla agradecemos e só!" mesmo com prints etc? AHHHHHHHHHH pera lá o jogador teve um dia ruim! NÃO um cara que pega uma soraka na jg fica 0/7/0 não teve um dia ruim é troll ! A riot tem tb o chat pos jogo mais e o antes? e o chat da seleção pq ela tb não captura aquilo lá?

INTERESSAAAAAAAAAAAAAANTE! Rage é o maior motivo de vc perder uma partida? Sim ou não? Tecla mute existe né? Seria só vc apertar né? E feeder intencional e TROLL? Tem teclinha? NÃO!!!!!!!!!!! Por isso o jog não melhora o NÍVEL DE ELO...Br fala palavrão, quer vc aceite ou não, se  vc não curte rage jogue no MUTE....isso é a solução, até pq o rage muitas das vezes não vai perder tempo falando MERDA se vc entrar na partida e escrever MUTE ALL...mesmo que vc não de mute, porém não escreva em chat eles vão achar que vc mutou. Agora rage e troll NÃO TEM COMO! Enquanto essa comunidade não sair do "sou delicado e mimadinho" e partir pra atacar quem feeda e trolha, o Elo Bronze Reinará em ABSOLUTO no servidor BR. Acabei de jogar uma rankeada que o cara na seleção escreveu "VOU TROLHAR" e SIM! pegou soraka na jungler, morreu 7 vezes, riu, ficou base, ia nas lanes dar kils etc. Mandarei ticket, porém esta não vai ser a primeira vez que mando ticket por esse tipo de trol/feeder, infelizmente NUNCA recebo um feedback na riot positivamente. Rage é fácil punir, pq o sistem detecta as palavras, mais PELO AMOR DE DEUS com tantas mudanças nesse jogo ainda não consegue detectar um feeder intencional, um ocioso? E pq qd mandamos ticket a resposta é sempre a velha " ok ok blablabla agradecemos e só!" mesmo com prints etc? AHHHHHHHHHH pera lá o jogador teve um dia ruim! NÃO um cara que pega uma soraka na jg fica 0/7/0 não teve um dia ruim é troll ! A riot tem tb o chat pos jogo mais e o antes? e o chat da seleção pq ela tb não captura aquilo lá?

Edgang
Aronguejo
Aronguejo

Pra sair do bronze ou prata vc tem que jogar bem e quando digo bem tem que ser acima da média dos jogadores desses elos, com pelo menos uns 3 campeões pra quando vc não cair na rota do seu principal campeão. Depois que vc pega elo intermediário, como gold ou platina, sair do bronze é quase automático. Não desmerecendo ou distratando os jogadores do bronze ou prata, mas o nível de jogo nesses elos é tão ruim que se você pelo menos ganhar sua lane com folga, se for um campeão com bom split push tu carrega o jogo tranquilo. Outro fator é que geralmente o pessoal de elo acima de bronze e prata simples ignora os comentários negativos pq  na maioria das vezes não fazem sentido, tu ta ali cumprindo tabela, não há nada que seu time va te falar que vc já não saiba fazer, então pra que responder o rage? Se o jogador não consegue sair de um elo como bronze, entendo que pode ser por rage pq isso o faz jogar mal, mas de qualquer forma ele realmente joga mal, pq como disse, o nível nesse elo é muito baixo.

A culpa de perder partidas e não subir de elo é totalmente sua. A chande de um troll, elojob, rage quiter, ou qualquer tipo de jogador que prejudique o jogo cair no seu time é a mesma de cair no adversário, e não me venha dizer que isso acontece, garanto que quando alguém do outro lado pede report no troll do time você nem dá bola, apenas quer saber dos pdl e só acha ruim quando o jogador tóxico está te prejudicando. Se fosse verdade o que grande maioria do servidor alega, não existiram Diamantes, Mestres e Desafiantes no servidor, todos seriam bronzes porque todo mundo seria prejudicado pelos trolls. Os coreanos não viriam para nossa SoloQ e chegariam a 50-0. Comece a pensar no que pode melhorar para vencer, e pare de procurar alguém para culpar pelos seus erros.
Riot Mundico
Rioter
Rioter

Congrats Heye,

Tema super relevante! Eu sofro bastante com o assunto pessoalmente (sofro porque amo esse game e quero ficar melhor). Eu sei que ser resiliente em relação a toxicidade é mega importante, mas as vezes também precisamos por a mãozinha no coração e ter a conciência de que retaliar não leva a nada.

As mensagens que eu costumo trazer para o game que muitas vezes podem influenciar no resultado do game são:

- Não desista nunca! Never surrender, never give up! Por mais "ferrada" ou perdida que esteja a partida, sempre tem algo que você pode aprender ou melhorar na sua gameplay;

- Peça ajuda! Ta tomando dive? Chama o time, e fica safe! Como eu jogo de ADC, normalmente sou amadou ou odiado hehehe e sempre que peço ajuda costuma dar bom (quando a ajuda vem, rsrs);

- Olhe o minimapa antes de qualquer engage ou objetivo (na verdade a dica é: olhe o máximo que conseguir), pra quem não tem aquele map awareness já bem evoluído, começar pelas calls de objetivo e kill é uma boa.

Lógico que você como coach tem muito mais a adicionar para a galera do que eu, um reles bronzoide que foi prata na season passada. Mas to confiante que um gold vai rolar essa season!

GGWP!

:Summoner12:

Fred "MrMundico" Machado de Campos