cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

DotA2 Vs. League of Legends - Uma análise de Experiência de jogo

Bom Dia, boa tarde, boa noite meus queridos amigos. Gemada aqui!

Voltando das cinzas e do esquecimento mais uma vez para trazer um post novo no fórum do lolzinho, dessa vez com um assunto diferente do que se costuma ver por aqui!

No meio desses meses no qual andei sumido pelo fórum, eu estive em uma jornada de volta ao meu primeiro Moba: DotA2. Minha história com Dota começou lá por 2013, e joguei ele por uns 2 anos, enquanto no meio desse tempo, eu também jogava League! (Comecei a jogar LoL pra valer por volta de meados de 2014)
Joguei ambos por muito tempo, até que um dia migrei inteiramente pra League que acabei abandonando Dotinha. Não por ser melhor ou pior, mas por falta de compania mesmo, e MOBA eu só jogo com amigos, dificilmente solo.

Enfim, depois de 5/6 anos de LoL, voltei pro DotA esses tempos pra matar as saudades dos meus queridinhos de lá. Arregaçar as lutas de Yunero e destruir a magia usando o Anti-Mage nunca perdeu a graça, e tenho paixão por esses personagens tanto quanto tenho por Garen e Taric.

Mas sem mais demoras, vamos para o ponto do tópico!

League-of-Legends-vs-Dota-2

DotA2 Vs League: Quais são algumas das principais diferenças que se tem nesses jogos?

Vou criar alguns tópicos abortando coisas que vivenciei e experimentei durante esses jogos, e colocar as coisas na mesa. Apesar de eu ter MUITO mais experiencia de LoL do que Dota (que foi meu primeiro moba), acho que tenho carga horaria o suficiente pra uma análise superficial. Só espero não comentar nada errado!
PS: Isso não é uma análise focada em dizer qual jogo faz o quê melhor. E sim, apresentar quais são as principais diferenças de experiencia em ambos. Vou passar muito mais tempo destacando as coisas do dota, pois todo mundo aqui joga lol e ja sabe como LoL funciona, então vou explicar melhor o que o dota tem de novo.

• Metagaming e facilidade de compreensão:

MOBA's possuem meta, e isso é algo obvio para um game competitivo. Eu nunca fui um jogador competitivo em ambos os jogos, mas jogo o suficiente para ter noção das tendencias e do que é viavel ou não.
O metagaming do LoL é MUITO mais facil de se entender e se encaixar que o de Dota, por exemplo.

League tem Top, Jg, Mid, ADC e Supp. E tu consegue saber as tendencias de personagens para essas lanes dentro do próprio jogo, clicando numa rota na champion select e vendo quais champs normalmente são padrões por lá. 

Dota possui Hard-Lane, Safe-Lane, Mid. Com as posições sendo organizadas em números definindo a necessidade de gold de cada personagem: 1 para Hard Carry, 2 para Midlaner/Carries de early/midgame, 3 para Off-laner/Iniciador e Contra iniciador, 4 para Soft Suport/Roaming e 5 para Hard-Support. E dota trabalha com tendencias, nem sempre o 3 vai ser off laner, ou nem sempre o 4 vai ser supp de roaming.
Não sei se é minha falta de experiência, mas é um meta muito mais esquisito de se entrar e entender. Eu mesmo não entendo muito bem.
Porém ele tem recursos que ajudam muito a entender builds e tendencias de personagens graças ao Dota Plus, um ÓTIMO recurso de aprendizado do game.

Ainda sim, LoL é inifinitamente mais facil de se acostumar e jogar do que dota 2. E por isso é muito mais facil ver gente entrando pro mundo de LoL do que do Dota. 

• Temática de Personagens:

d9aee380b887cd7994e997dd1287239d

Esse é um tópico bem engraçado até. É muito normal a gente associar Dota e LoL tematicamente, como Dota tendo demonios, Criaturas misticas, Guerreiros edgy's, succubus e mulheres guerreiras. Enquanto isso LoL tem Fadinhas, guerreiros bonitões, Mulheres Bonitonas, Maguinhas bonitinhas fofinhas, etc..

E querendo ou não... é meio que verdade :V
Raramente no LoL você vê personagens que saem do padrão humanoide, e quando saem, são coisas muito bonitinhas como a nossa recente Lillia. Champs que seguem uma linha estilo Vel Koz, Aurelion Sol e outros, são bem mais raros de se ver. 

E é compreensivel isso, pois enquanto LoL tem uma player base muito adolescente, a partir dos 13/14 anos, o pessoal do DotA é tudo marmanjo de seus 25/30 anos. Um povo bem mais velho no geral. (Não que n tenha adolescentes no Dota e Adultos no LoL, só digo que são as tendencias.

• Mecânicas de Jogo:

Dota Trabalha com mecânicas grandes e diferentes e um fluxo de jogo beem diferente.

DotA é consideravelmente mais lento do que League em questão de combate e fluxo do jogo.
As partidas tendem a durar FACIL 40 à 60 minutos, enquanto LoL é comum partidas acabarem antes dos 30 minutos, até as vezes nos 15/20 minutos mesmo. O sistema de Surrender contribui muito pra isso. Dota não possui tal sistema.

Dota é MUITO menos explosivo e rápido que LoL. Isso é percepitivel por varios fatores:

-Não existe Caiting direito no Dota, pois cada personagem possui volocidades de "rotação" (eles não viram instantaneamente igual LoL), logo personagens ranged são basicamente turretas que batem paradas.
-Os efeitos de Controle de Grupo duram muito mais. É MUITO comum a maioria dos CC's serem Target, e durarem seus 3/4 segundos, comparado ás skillshots do LoL que duram 1.5 e 2 segundos. Por exemplo, existe um personagem que a ult dele é um Silence global de até 6 segundos.
- Projeteis são muito mais lentos também.

Obvio que tem certas excessões, e é muito facil um jogador de LoL olhar uma skill de Dota e falar "NOSSA, ESSA SKILL DEIXA O PERSONAGEM PARAR O TEMPO EM UMA AREA POR 5 SEGUNDOS E NGM PODE FAZER NADA? QUE OP!!!"

Mas é engraçado por quê no dota parece tudo tão OP e muito forte, mas o jogo acaba sendo balanceado assim. Opinião pessoa minha? DotA da um banho de balanceamento no LoL, atualmente.

A proposito, Tanks no dota tankam de verdade. A partir do momento que tu vê um BristleBack de Blademail e Tarrasque, tu simplesmente desiste de tentar matar ele.
Enquanto no LoL a vida de todo o tank vai sumir indenpendente das resistencias dele, pois a quantidade de contra-medidas pra tanks no jogo é absurda. Muito dano baseado em % de HP e danos Verdadeiros. Do que adianta ser um Garen atolado de resistencia, se o atirador inimigo builda Rei e Guinsoo e tua vida já some igual?

Ja joguei de tank em ambos os games, e sinceramente, tankar no LoL é um pesadelo. A diferença entre um squishy e um Tank no LoL é que um morre em 0.5 segundos, e outro morre em 2.

Mas a dinamicidade do lol é algo que justamente muitos jogadores gostam, pois é mais rapido e adrenalina. Então isso pode nem ser considerado um ponto ruim, mas um ponto chave do game! 

LoL tem tf's agitadas, rapidas e adrenalina fervendo. Muitas coisinhas pequenas acontecendo rapido que dão um ar unico pro jogo!

4jwtxmo2vwz01

(Baseado em fatos reais)

• Qualidade-de-Vida

maxresdefault

Vamos falar de recursos que facilitam e tornam a vida dos jogadores mais agradavel e coisinhas do tipo.

LoL tem o sistema de FF, que por um lado, é um sistema bom pra evitar extender experiencias frustrantes e negativas, seja por causa de trolls ou um stomp que o time inimigo se recusa a terminar o game.
O sistema de Remake foi uma ótima introdução também, que evitou mts jogos perdidos já.

DotA tem um sistema que considero melhor, entretanto. O Sistema de "Safe to Leave".
Esse sistema faz com que, quando um jogador quita de vez de uma partida, ou se desconecta por 5 minutos, os jogadores irão ganhar as seguintes coisas:

-Opção de abandonar o jogo também, sem sofrer qualquer punição por isso.
-Os Heróis irão ganhar todo o gold do Heroi que abandonou o jogo. Todo o gold que seria adquirido passivamente ou por um objetivo que iria para um jogador afk, é distribuido para os jogadores que ainda estão no game. Isso vale para caso tenha 2 ou mais AFK's tbm.

Esse sistema é muito melhor na minha opinião, pois agrada as 2 pessoas: Quem não quer jogar um jogo com -1 e quer ir logo pra proxima, e aquele que quer aproveitar  a vantagem de gold e tentar virar um game 4x5.

Além disso, não podemos deixar de falar do Cliente.
Você sabia que os loadings das partidas de dota, apesar do game ser mais pesado, não duram nem metade dos loadings de lol? Curioso né? 

Dota tem seus problemas as vezes depois de updates, mas dificilmente com tanta frequencia e gravidade como os bugs do cliente do LoL de telas pretas, impedir seleção de personagens, não carregar as telas, etc... 

• Comunidade

Ambas as comunidades tem seus altos e baixos. Muito Baixos.

LoL é o jogo que você tem uma boa... diversidade de gente jogando. Todo o tipo de gente mesmo.
Dota é mais padronizado, sempre uns caras mais velhos mesmo. Se eu disser que nesses anos de dota eu vi mais que 3 mulheres jogando, foi muito :V

Ambas as comunidades sabem ser boas e chatas, mas LoL tem o prêmio nesse quesito, facil facil. O nivel de toxidade, egos inflados, e BM no chat é outrageous. Por exemplo, NUNCA no dota eu entrei numa partida e fui xingado de cara só pelo personagem que to usando, enquanto no LoL...

RTS0Ug3 

(Esse foi bem mais de boa, que tavam zoando só a maestria. Mas teve casos de eu ser literalmente xingado aos 15 segundos por isso :v )

LoL tem muito mais problemas de ego, com jogadores provocando ou te menosprezando ao longo da partida. DotA até tem as vezes, mas é MUITO mais raro, e normalmente é um cara do teu time te xingando as vezes mesmo, ou um GG IZI classico no fim do jogo.

Porem ja tive partidas de dota que o jogo virou plano de fundo pq achei caras tão gente boa, que a gente ficava conversando e brincando pelo mic, e nem prestava atenção na partida direito. Ja encontrei minhas amizades no LoL tbm, obviamente, mas é raro tu interagir tão amigavelmente com um desconhecido.

Enfim, não quero extender muito sobre isso, e pareceu que eu puxei muito saco de dota, mas amo LoL igualmente e ainda jogo mais que dota, porem admito que minhas experiencias recentes com dota foram bem mais saudáveis. Então gostaria de saber se mais alguem tem experiencias assim para comparar, ou se possuem até curiosidade de algo sobre Dota X LoL que gostariam de me perguntar! Abraços!

13 RESPOSTAS
Brooky
Arauto
Arauto

@Gemada de Taric  Então você é o lendário Gemada, muito prazer, e bem vindo de volta, procurava seus post aqui, os mais recentes e não os encontrava.

Que tópico em... Somos dois veteranos de dota kkkk assino em baixo o que você escreveu. Mas dota tem um nível de toxicidade mais danosa eles não aceitam players novos, mesmo no lol sendo difícil player novos é até mais fácil, agora no dota a violência contra o novato sai do ambiente do jogo. 

Lógico que hoje em dia a comunidade de dota se deu conta que sem jogador o jogo morre ( e quase foi não é mesmo kkk).

Maravilhoso tópico, fico feliz de ver um tópico de alto nível e de qualidade. Tava do saco cheio das crianças chorando que  o jogo não é do jeito delas. 

PS: Taric é o Campeão que eu mais me identifico ❤️ 

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot

@Brooky
O Prazer é meu!

Realmente, eles tem tolerancia 0 com novatos. Eu tava aprendendo o jogo de novo depois de passar uns 4 anos fora, e acontecia com frequencia de ser xingado por isso.
Mas uma coisa que eu "gosto" na toxidade do dota, é que eles não ficam de sofrencia por ser xingado ou estão no jogo pra tentar mudar a atitude de alguem. Se tomar um xingão, eles n vão fazer textão ou coisa assim. Eles simplesmente xingam de volta, e quando acabou a partida, dane-se tudo e bola pra frente. Eles levam essas coisas muito mais no "fodase" em vez de carregar isso pra outros games ou pra fora do jogo em si.

Eu nunca tive caso de jogador tiltado me add depois do game só pra me xingar, ou tentar me perseguir. Então apesar de toda a grosseria, acho que o nivel do negocio ainda é menor pior que o do lol, que te perseguem baseado no que tu joga, ou tentar com todas as forças te derrubar durante e depois do game :v

PS: Taric é amor, Taric é vida. To longe da role de supp ultimamente, mas to com saudades de jogar com ele :v

@Gemada de Taric 

Eu tenho loucura de fazer textos de dota 2, mas não sei se ficaria bem, eu teria que fazer no offtopic, e aquele lugar me dá arrepios kkk. Precisar de ajuda pra entender o dota dinovo, me add, ou me chama, sempre estou aberto a ajudar as pessoas. posso te dar uma força com Dota 2, Smite e o próprio lol.

Isso é verdade, foi o que você falou, o povo lá e mais velho, eles ficam bravos, mas dentro do jogo, depois eles não ligam. Só sofri um pouco quando fui aprender lá no começo em 2013, já que você tem que se virar, mas bom estou aqui agora kkk.

Joguei com o Bonitão hoje, ganhei, 5/1/16, o povo subestima o poder da Beleza kkk Não consigo jogar fora da role de suporte, kkk eu nem ligo mais pra ganhar ou perder, eu jogo pra aprender coisas novas e analisar os jogos, mesmo perdidos. Tanto tempo sem jogar, por causa da saude, jogar fico legal, indiferente do resultado. Viver é melhor que ficar bravo. kkk

To sempre no fórum. Vo assinar seu perfil, pra acompanhar seus post. Se aparecer nos meus, será sempre bem vindo =D

Tentei jogar dota duas vezes pois sempre vejo o pessoal falando que isso ajudaria no lol, nas 2 primeiras partidas levei trash talk e rage por estar jogando mal, ai na 3 ficaram me xingando pois eu peguei um campeão que o jogo me recomendou (parecia um yordle que atirava de muuuuito longe), depois disso desisti do jogo, semana passada fui tentar novamente e tive o mesmo resultado o time todo me xingando por jogar mal, o jogo parece ser bom mas a comunidade é horrível, fui até perguntar pra uma amiga que joga dota a anos e ela disse que a comunidade sempre foi assim, ai eu desisti mas se não fosse isso estaria jogando.

@Soldado Panetone  Sniper kkkkkkkkk

@Brooky
Contanto que os textos tenham relação com lol, como no meu caso que foi uma analise comparativa entre ambos, n deve ter problema.
Só to jogando mais lol que dota de novo pq MOBA raramente jogo sozinho, e LoL tenho mt mais amigos jogando com frequencia mesmo.

Senão tava destruindo a diversão de Magina lá no Dota. Enquanto isso, fico de Garen no LoL mesmo, pq n perde a graça :V

@Gemada de Taric  Boa ideia, é que eu roubo seu tópico ai, vc que trouxe, não sou a favor de colocar um post em cima do outro. parece que to competindo com vc kkkk

Vou pensar sobre isso. meu próximo post é como ser mono.

@Brooky é esse mesmo, range dele é sinistro kkkkkk

@Soldado Panetone  o antigo Q dele dava dano na torre, kkk e o Range dele é maior que o alcance da torre.

Antigamente o TRoll Warlord tinha um ult que dava attack speed global para os aliados, simplemente o povo pegava sniper e ele, o troll ultava e o sniper parecia uma metralhadora kkkkk ele tomou nerf.

o antigo E dele dava ministun no AA, com isso as pessoas ficavam travadas kkkk esse boneco é uma doença, imagina antes kkkk

Tenho varias histórias assim kkk

dsadasdasdasd
Arauto
Arauto

Cara, a única coisa chata no dota, é q dói meu olho ao jogar, IUAFEHUIAWFHE não consigo jogar sem doer o olho. (anti-mage é muito chato tbm, deveria se chamar anti-game kk)

Sempre achei dota bem chato... já baixei 3 vezes mas nunca consegui me ''manter'' no jogo .
.
Rydrake
Barão
Barão

Ganhou o meu GG só pelo Dota 2 Satã League SAtã @Gemada de Taric kkkkkkkkkkk

Kauanr33
Tropa
Tropa