Pra mim o mais frustrante de jogar de adc é que você tem que ser 100% cirúrgico em cada ação que você toma.
Errou uma skill? Deletado
Errou um milímetro de posicionamento? Deletado
E o maior problema é que você não sente que errou na maioria das vezes, você só aceita que simplesmente não tinha chances de reagir. Veja bem, eu acho que é um conceito muito duvidoso uma Irelia com 2k de life simplesmente DELETAR um adc, e tu perceber que mecanicamente o sujeito não fez nada de mais. Dá pra sobreviver? Claro que dá! mas você precisa de um time pra isso, porém o inimigo não depende do time pra te matar.
Mas se mesmo assim for mecanicamente superior, não vai ser recompensado mudando o rumo do jogo, como vemos assassinos/magos/lutadores fazendo por aí. Ou seja, você precisa ser perfeito acertando em TODAS as suas ações, mas pro inimigo só o MÍNIMO já basta, e é aqui que chego do porque do título do post: você precisa fazer MUITO pra receber POUCO.
Além dos problemas da divisão de XP.
Riot ter arruinado o conceito de jungle power farm, fazendo com que a única maneira viável de se jogar seja campando quase sempre a bot lane.
Nas seasons antigas (1-4) adc tinha um conceito mais divertido, precisando de mecânica tanto pra matar um adc, quanto pra sobreviver como um adc, porque o sujeito realmente tinha que te acertar quase tudo pra te matar. Hoje em dia é só um mini-jogo pra ver qual adc vai ser evaporado primeiro antes de aplicar algum DPS.
Obviamente não estou dizendo que Atiradores são inúteis ou fracos, só acho que a Riot precisa urgente mudar o conceito sobre como funcionam nos dias de hoje.
É o que eu sempre falei, é horrível jogar LoL e ser simplesmente punido por exatamente tudo que você faz.
Se você farma bem, você tem recompensa na sua cabeça, POR TER APRENDIDO A FARMAR E FARMADO ANA PARTIDA.
Se você joga bem, pega kills, você tem uma recompensa na sua cabeça, POR TER JOGADO BEM E DADO UM OUTPLAY OU ALGO DO GÊNERO.
Se você joga bem, ajuda sue time a matar, TEM RECOMPENSA.
Os caras te punem até quando você joga bem. Quantas vezes estar de ADC, meu time ter feedado uma Katarina mid, eu estar bem no bot e o cara chegar e me sumir e ainga ganhar recompensa em cima de mim.
Enquanto o ADC tem que se posicionar bem a Irelia vai lá erra todas as skills, da um Q e 2 AA e te some mesmo estando MUITO atrás no jogo, ai se você não tiver flash morre fácil pra qualquer outro.
Sim, ADC é muito punido, e é pra ser assim, e eu particularmente gosto que seja assim.
Da mesma maneira que você tem opção de jogar de Garen/Mordekaiser, ou jogar de Irelia/Fiora, você tem a opção de jogar de Lutador/Tank ou jogar de MagoCarry/Atirador.
Atirador é a Classe mais forte do LoL atualmente, com os maiores recursos de dano, Kiting, que pode matar Tanks e revidar contra Assassinos, mas ela precisa ser muito bem jogada. Bom posicionamento, Farm perfeito, Kiting perfeito, não tomar SkillShots que é esperado que você não tome (se tomar 1 Q da Morgana porque não desviou, é vala), etc.
E é isso mesmo: É a Role mais difícil do jogo. Se você não consegue ou não quer se masterizar nela, você pode ser um Mono MF que só fica farmando e dando aa igual bot, ou você pode jogar de Magos na BotLane que são um pouco menos punidos, ou mesmo ir jogar de Lutador/Tank.
Esas punições servem para fazer com que as partidas não sejam sempre unilaterais ou 8/80. Para que um time que ficou em desvantagem early game não tenha que ter um jogo 100% perdido só por quê não ganhou 100% do earlygame.
E pra mim, isso não é punição o suficiente. Eu jogo Dota tbm as vezes, e sinceramente, parece muito mais justo lá pois as partidas sempre são disputadas. Nunca é impossível virar um game, mas tbm não significa que não exista como snowballar. Isso por quê o jogo abre janelas pra quem estar atrás, poder coordenar algo para poder virar o game.
Snowball no LoL é muito pior que no dota, sendo bem honesto. Basta uma Fiora ou Irelia ficar a frente, que ela vai atropelar o jogo sozinha.
ADC's ao meu ver, ainda são a classe com maior potencial de carry no jogo. Os melhores e mais fortes hypercarries são atiradores como Tristana, Jinx, Vayne, Kog... champs que no lategame, viram monstros que derretem times inteiros se bem jogados e protegidos. E por isso eu acho justo eles terem esses drawbacks. Eles tem que ser jogados de forma coordenada, tanto pelo jogador em si, quanto pelo time que ta junto dele.
Pode me chamar de louco, mas eu realmente acho que uma Jinx full build carrega mais que um Jax Full build, porém a Jinx tem que jogar muito mais cautelosa e o time tem que proteger ela pra isso rolar.
Não importa se o Jax countera a Jinx num 1x1, pois to falando de potencial de carry, e não de counterpick.
Mas ai que entra o ponto Jinx não seria um campeao 1v1, o pessoal acha q o ADC vai bater 1v1 contra um lutador e ter vantagem de bater de longe porém se deixar chegar perto e um abraço e ponto.
O problema amigo, é que win-rate por conta própria não vale muito. Tu tem que calcular a play-rate junto, e é por isso que se olha a tier list, não a win-rate.
Dos 3 magos que tão top 3, 2 deles não tem nem 1% de play-rate, são provavelmente monochamps que usam naquela rota. Se fossem fortes como atiradores num geral, eles seriam mais populares, mas somente monos conseguem fazer esse estrago naquela rota. Isso de acordo com as estatisticas, pelo visto.
Top 10 dos adc's ainda é dominado pelos atiradores em si, com somente 2 magos no meio. Swain mesmo tem uma playrate baixissima, mas os monos fazem estrago. Unico que realmente ta acima da curva é o Ziggs que ta popular e ta esmagando na lane.
TODOS os atiradores ali possuem win-rates equilibradas, e os unicos que possuem win-rate negativa, são os que são insanamente populares com mais de 15% de playrate. Playrate alta é comum gerar win-rate negativa pq muitos jogadores usam, e nem todos são experientes.
Então julgando as estatisticas, eu não to vendo muito problema com os atiradores não.
mas e tu queria o que? bater 1x1 com uma irelia e ganhar dela? em qualquer jogo os arqueiros tem que saber se posicionar, imagina numa guerra medieval, você é o arqueiro, se o guerreiro com um machado de 2 metros chegou perto de ti, não tem o que tu fazer, o mesmo acontece no game.
a real é que a maioria dos adc's são ruins mesmo, tanto em macro quanto em micro, não tem dedo, bota um adc high elo no prata/plat pra ver se ele n ganha a tf solo, o erro também é geralmente do suporte, que tem o papel de proteger o adc muitas vezes com o jungler, o povo esquece que o lol antes de tudo é um game de estratégia e o posicionamento em si já é estratégia, por isso a melhor escolha acaba sendo os magos, pq vc n necessita tanto de um peel e pode ficar spammando skill, a maioria quase impossível de errar e com 3 sec de cd.
no mais adc não está fraco, a real é que todo main adc quer entrar que nem um imbecil no meio dos 5, solar todos e é isso.
Sim, eu acho certo ue.
Você acha certo ter que se conformar com uma derrota por quê não teve vantagem nos primeiros 10 minutos de game?
Gosta de jogos serem 100% decididos na fase de rotas?
Eu gosto de ser recompensado por saber jogar atrás e recuperar minha vantagem com a coordenação dos meus amigos.
É por isso que quem ta jogando com vantagem, não pode ficar super confiante e entregar bounty. Isso gera uma estratégia de ambos os lados: O cara com vantagem não entregar a vantagem por bobeira, e o time atrás tentando derrubar o cara com bounty.
Torna o jogo mais dinamico e menos frustrante na maior parte dos casos. Torna menos "garantido" e eu acho isso bem melhor, pra falar a verdade.
Detalhe, fora a vantagem agora que muitos ADCs tem com A coletora. Tipo Kai'sa, Jhin, Lucian, etc.
Tem muito do que reclamar não, depois que fecha esse item o ADC vira um deus.
Amigo, obviamente todo mundo sabe que adc não é e nunca foi feito pra solar alguém. O problema é que simplesmente é muito complicado conseguir dar dano quando basta 1 skill pra te anular.
Em competitivo esse conceito é maravilhoso, os times são coordenados e todos sabemos Atiradores são a classe com o maior POTENCIAL de dano. Mas soloq é bagunça, simplesmente não funciona, atiradores precisam de mais autonomia.
Opa, calma ai, agora sim você posicionou esse pensamento de um jeito bom.
Uma coisa, é a galera inconformada que adc não pode ser o que é agora e sofrer em situações que ele é pra sofrer. Tipo "ah, pq tudo me mata??", a gente ja conversou o por quê e sabemos.
Agora, questionar o fato de querer mais autonomia na classe, isso é justo. Mas tem que levar em conta que, para um atirador ter mais autonomia, eles teriam que tirar poder de outros cantos da classe. Provavelmente não iam ter o potencial de carry que eles tem no momento, mas teriam outras ferramentas que tornariam eles mais autonomos. Tipo o Ezreal, talvez. Que por mais que não seja um hypercarry estilo Kog ou Jinx, ele compensa sendo mais safe que um atirador comum.
Então assim, ADC's são ruins como muita gente fala? Nope, não são. Só que tem que ter conciencia do contexto da classe em uma luta, e não ficar "po, adc perde x1 de assassino, classe podre.". É esse tipo de pensamento que eu tento sempre refutar.
Justamente no cenario competitivo e high elo eles brilham mais, porque é onde o pessoal SABE jogar com um adc no time.
Até onde sei o Toplaner e o Midlaner jogam o mesmo game que o ADC joga, chamado league of legends.
Tu jogar com outra rota não muda o fato que tu interage com as outras rotas no game além da sua.
Tu acha que por eu jogar Top ou Mid, eu nunca enfrentei um atirador? O jogo não gira só em torno do early game onde cada classe ta na sua lane, amigo.
Todo mundo tem direito de conversar sobre algo que ta no ambiente do game, visto que um momento ou outro, todos acabam interagindo com outras lanes e classes, mesmo sem jogar com elas.