cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Eu acho a relação risco-recompensa dos ADC'S muito errada.

Pra mim o mais frustrante de jogar de adc é que você tem que ser 100% cirúrgico em cada ação que você toma.

Errou uma skill? Deletado

Errou um milímetro de posicionamento? Deletado

E o maior problema é que você não sente que errou na maioria das vezes, você só aceita que simplesmente não tinha chances de reagir. Veja bem, eu acho que é um conceito muito duvidoso uma Irelia  com 2k de life simplesmente DELETAR um adc, e tu perceber que mecanicamente o sujeito não fez nada de mais. Dá pra sobreviver? Claro que dá! mas você precisa de um time pra isso, porém o inimigo não depende do time pra te matar.

Mas se mesmo assim for mecanicamente superior, não vai ser recompensado mudando o rumo do jogo, como vemos assassinos/magos/lutadores fazendo por aí. Ou seja, você precisa ser perfeito acertando em TODAS as suas ações, mas pro inimigo só o MÍNIMO já basta, e é aqui que chego do porque do título do post: você precisa fazer MUITO pra receber POUCO.

Além dos problemas da divisão de XP.

Riot ter arruinado o conceito de jungle power farm, fazendo com que a única maneira viável de se jogar seja campando quase sempre a bot lane.

Nas seasons antigas (1-4) adc tinha um conceito mais divertido, precisando de mecânica tanto pra matar um adc, quanto pra sobreviver como um adc, porque o sujeito realmente tinha que te acertar quase tudo pra te matar. Hoje em dia é só um mini-jogo pra ver qual adc vai ser evaporado primeiro antes de aplicar algum DPS.

Obviamente não estou dizendo que Atiradores são inúteis ou fracos, só acho que a Riot precisa urgente mudar o conceito sobre como funcionam nos dias de hoje.



22 RESPOSTAS
Crack Mata
Arauto
Arauto

É o que eu sempre falei, é horrível jogar LoL e ser simplesmente punido por exatamente tudo que você faz.

Se você farma bem, você tem recompensa na sua cabeça, POR TER APRENDIDO A FARMAR E FARMADO ANA PARTIDA.

Se você joga bem, pega kills, você tem uma recompensa na sua cabeça, POR TER JOGADO BEM E DADO UM OUTPLAY OU ALGO DO GÊNERO.

Se você joga bem, ajuda sue time a matar, TEM RECOMPENSA.

Os caras te punem até quando você joga bem. Quantas vezes estar de ADC, meu time ter feedado uma Katarina mid, eu estar bem no bot e o cara chegar e me sumir e ainga ganhar recompensa em cima de mim.

Enquanto o ADC tem que se posicionar bem a Irelia vai lá erra todas as skills, da um Q e 2 AA e te some mesmo estando MUITO atrás no jogo, ai se você não tiver flash morre fácil pra qualquer outro.

Fizz Bagunça
Aronguejo
Aronguejo

Gente , pq o adc joga uma rota compartilhada? Isso pq ele tem q ser protegido, isso é ja é da classe. A riot ainda tá dando vários itens de sustain como arco escudo, o famoso limite da razão, anjo guardião fora os itens de suporte que ajudam e muito. Vocês querem uma classe que independente de errar skils ou não tem muita força no auto ataque e bate bem de longe, que seja uma classe imortal???
Adc esta bem forte, quase todas as partidas que jogo Adc's estão sempre carregando.
Realmente a mecânica da irelia foi bem facilitada, mas dizer que adc esta ruim, então muda de rota.
Kayne02
Arauto
Arauto

Sim, ADC é muito punido, e é pra ser assim, e eu particularmente gosto que seja assim.

Da mesma maneira que você tem opção de jogar de Garen/Mordekaiser, ou jogar de Irelia/Fiora, você tem a opção de jogar de Lutador/Tank ou jogar de MagoCarry/Atirador.
Atirador é a Classe mais forte do LoL atualmente, com os maiores recursos de dano, Kiting, que pode matar Tanks e revidar contra Assassinos, mas ela precisa ser muito bem jogada. Bom posicionamento, Farm perfeito, Kiting perfeito, não tomar SkillShots que é esperado que você não tome (se tomar 1 Q da Morgana porque não desviou, é vala), etc.

E é isso mesmo: É a Role mais difícil do jogo. Se você não consegue ou não quer se masterizar nela, você pode ser um Mono MF que só fica farmando e dando aa igual bot, ou você pode jogar de Magos na BotLane que são um pouco menos punidos, ou mesmo ir jogar de Lutador/Tank.

atiradores sinceramente não estão nem perto de ser a classe mais forte do lol atualmente, não considero eles fracos pq achoq melhoraram bastante em relação ao ano passado em que eles estavam num limbo de tão ruins que tava.
Em comparação as outras classes quase não tem main adc no top 50 do server, tem uns 5 ou 6 no server da Korea(faz 1 ou 2 meses que vi) e a maioria é Kai'sa Abuser, o unico atirador que tem certa independência junto do Ez.
A melhor classe disparada é a dos lutadores, é uma classe muito versatil e que consegue fazer quase todas as funções do jogo, pode fazer front line, podem jogar como assassinos divando a back line, ser um dps mediano e e alguns tem bons controles de grupo, e eles conseguem realizar tudo de forma satisfatória e certos campeões dessa classe melhor do que a classe q deveria ser especialista nisto.

@Crack Mata 

Esas punições servem para fazer com que as partidas não sejam sempre unilaterais ou 8/80. Para que um time que ficou em desvantagem early game não tenha que ter um jogo 100% perdido só por quê não ganhou 100% do earlygame.

E pra mim, isso não é punição o suficiente. Eu jogo Dota tbm as vezes, e sinceramente, parece muito mais justo lá pois as partidas sempre são disputadas. Nunca é impossível virar um game, mas tbm não significa que não exista como snowballar. Isso por quê o jogo abre janelas pra quem estar atrás, poder coordenar algo para poder virar o game.

Snowball no LoL é muito pior que no dota, sendo bem honesto. Basta uma Fiora ou Irelia ficar a frente, que ela vai atropelar o jogo sozinha.

ADC's ao meu ver, ainda são a classe com maior potencial de carry no jogo. Os melhores e mais fortes hypercarries são atiradores como Tristana, Jinx, Vayne, Kog... champs que no lategame, viram monstros que derretem times inteiros se bem jogados e protegidos. E por isso eu acho justo eles terem esses drawbacks. Eles tem que ser jogados de forma coordenada, tanto pelo jogador em si, quanto pelo time que ta junto dele.

Pode me chamar de louco, mas eu realmente acho que uma Jinx full build carrega mais que um Jax Full build, porém a Jinx tem que jogar muito mais cautelosa e o time tem que proteger ela pra isso rolar.
Não importa se o Jax countera a Jinx num 1x1, pois to falando de potencial de carry, e não de counterpick.

 

 Mas ai que entra o ponto Jinx não seria um campeao 1v1, o pessoal acha q o ADC vai bater 1v1 contra um lutador e ter vantagem de bater de longe porém se deixar chegar perto e um abraço e ponto.

Esse é exatamente o ponto. Pessoal faz uma comparação besta de "Se Lutador Sola adc, entao todo adc é pior que lutador", mas não leva em conta o contexto deles numa luta, a situação em que o adc deveria estar, etc...

A grande maioria dos adc's é uma grande canhão de vidro, que esmaga tudo pela frente, mas que precisa ser protegido. Simples assim.

Engraçado é ver esse pessoal falando que ADC é a classe mais forte do jogo atualmente kkkkkkkkkkkkkk

Aí vc vai olhar o OP.GG e vê que os 3 campeões com maior winrate na posição de atirador nem são ADCs de ofício.

Eu mesmo já desencanei nisso,nem reclamo mais,a role é um **bleep** pra se jogar solo,estou começando a jogar com uns assassinos tipo Rengar,Khazix,Shaco e confesso que estou até me divertindo mais,tirando eles só a Quinn tem me agradado por ser mais independente de time.

O problema amigo, é que win-rate por conta própria não vale muito. Tu tem que calcular a play-rate junto, e é por isso que se olha a tier list, não a win-rate.
Dos 3 magos que tão top 3, 2 deles não tem nem 1% de play-rate, são provavelmente monochamps que usam naquela rota. Se fossem fortes como atiradores num geral, eles seriam mais populares, mas somente monos conseguem fazer esse estrago naquela rota. Isso de acordo com as estatisticas, pelo visto.

GemadadeTaric_0-1628695648370.png

 

Top 10 dos adc's ainda é dominado pelos atiradores em si, com somente 2 magos no meio. Swain mesmo tem uma playrate baixissima, mas os monos fazem estrago. Unico que realmente ta acima da curva é o Ziggs que ta popular e ta esmagando na lane.

 

TODOS os atiradores ali possuem win-rates equilibradas, e os unicos que possuem win-rate negativa, são os que são insanamente populares com mais de 15% de playrate. Playrate alta é comum gerar win-rate negativa pq muitos jogadores usam, e nem todos são experientes.

Então julgando as estatisticas, eu não to vendo muito problema com os atiradores não.

 

Mas é exatamente esse o problema, você jogar bem a partida, ser melhor que o seu adversário e ainda ter que ser punido por isso. Se você passou dias jogando, se concentrando no seu farm e treinando pra que fosse melhor e seu adversário não. Você tem que ser punido por isso? Você acha certo? O adversário sim que tem que ser punido por não fazer isso direito, se eu joguei com controle de wave, deixei o cara atrás em farm, logo vai vir um +150 +300 em mim só por ter farmado. Sinceramente, não vejo vantagem nisso a não ser pro inimigo, quantas vezes você estar com +40/+50 de farm na frente, errar uma play e o cara ainda ganhar +150 em você, super divertido! A vantagem simplesmente foi jogada fora.
Se Irelia ou Fiora ficarem forte, alterem o kit, campeões escrotos com cura excessiva, true damage simples e ainda errando tudo, numa season onde corta cura parece que nem funciona. O problema não tá no cara que joga com isso, e sim nos developers em não saberem criarem ou reformularem os campeões.
De nada adianta você fazer arco-escudo se ainda sim assassinos fazem Presas da Serpente. "Ah mas assassinos são feitos para serem assassinos e acabarem com a backline". Sim, concordo, mas diz isso pro ChoGath com 300 de armadura e com bastante vida sumindo facilmente pra Zed e Qiyana. Concordo plenamente que os itens ficaram roubados, mas são MUITO mais fortes itens de magos/lutadores e assassinos.
Adc tem que se posicionar bem? Concordo, mas foge de Garra, Flash e Skills de movimentação de alguns campeões.

Os cara nem sabem ler estatísticas e usam dados de forma burra pra se validar. Eu nem tento responder mais esse tipo de coisa e esse tipo de gente.

É a mesma gente que no início do ano tava reclamando de WinRate de ADC, sendo que nem conseguia usar o cérebro pra entender que WinRate de uma rota sempre vai ser balanceado pelo WinRate da própria rota. Simplesmente é impossível que todos os Campeões jogados na Role estejam com WinRate baixo e sejam ruins só por estatística.

Mas como eu falei, não tento explicar mais. É mais fácil continuar achando que a Role é ruim porque só vê ADCarry ruim no Brasil. Lá vai o ADC Challenger dando Flash pra frente e "minha role é um lixoooo".
Slicer Doll
Aronguejo
Aronguejo

mas e tu queria o que? bater 1x1 com uma irelia e ganhar dela? em qualquer jogo os arqueiros tem que saber se posicionar, imagina numa guerra medieval, você é o arqueiro, se o guerreiro com um machado de 2 metros chegou perto de ti, não tem o que tu fazer, o mesmo acontece no game.

a real é que a maioria dos adc's são ruins mesmo, tanto em macro quanto em micro, não tem dedo, bota um adc high elo no prata/plat pra ver se ele n ganha a tf solo, o erro também é geralmente do suporte, que tem o papel de proteger o adc muitas vezes com o jungler, o povo esquece que o lol antes de tudo é um game de estratégia e o posicionamento em si já é estratégia, por isso a melhor escolha acaba sendo os magos, pq vc n necessita tanto de um peel e pode ficar spammando skill, a maioria quase impossível de errar e com 3 sec de cd.

no mais adc não está fraco, a real é que todo main adc quer entrar que nem um imbecil no meio dos 5, solar todos e é isso.

@Crack Mata 

Sim, eu acho certo ue.

Você acha certo ter que se conformar com uma derrota por quê não teve vantagem nos primeiros 10 minutos de game?
Gosta de jogos serem 100% decididos na fase de rotas?

Eu gosto de ser recompensado por saber jogar atrás e recuperar minha vantagem com a coordenação dos meus amigos.

É por isso que quem ta jogando com vantagem, não pode ficar super confiante e entregar bounty. Isso gera uma estratégia de ambos os lados: O cara com vantagem não entregar a vantagem por bobeira, e o time atrás tentando derrubar o cara com bounty.

 

Torna o jogo mais dinamico e menos frustrante na maior parte dos casos. Torna menos "garantido" e eu acho isso bem melhor, pra falar a verdade.

Fizz Bagunça
Aronguejo
Aronguejo

Detalhe, fora a vantagem agora que muitos ADCs tem com A coletora. Tipo Kai'sa, Jhin, Lucian, etc.

Tem muito do que reclamar não, depois que fecha esse item o ADC vira um deus.

Amigo, obviamente todo mundo sabe que adc não é e nunca foi feito pra solar alguém. O problema é que simplesmente é muito complicado conseguir dar dano quando basta 1 skill pra te anular.

Em competitivo esse conceito é maravilhoso, os times são coordenados e todos sabemos Atiradores são a classe com o maior POTENCIAL de dano. Mas soloq é bagunça, simplesmente não funciona, atiradores precisam de mais autonomia.

 



@VOCÊ EVA E ADÃO 

Opa, calma ai, agora sim você posicionou esse pensamento de um jeito bom.

Uma coisa, é a galera inconformada que adc não pode ser o que é agora e sofrer em situações que ele é pra sofrer. Tipo "ah, pq tudo me mata??", a gente ja conversou o por quê e sabemos.

Agora, questionar o fato de querer mais autonomia na classe, isso é justo. Mas tem que levar em conta que, para um atirador ter mais autonomia, eles teriam que tirar poder de outros cantos da classe. Provavelmente não iam ter o potencial de carry que eles tem no momento, mas teriam outras ferramentas que tornariam eles mais autonomos. Tipo o Ezreal, talvez. Que por mais que não seja um hypercarry estilo Kog ou Jinx, ele compensa sendo mais safe que um atirador comum.

 

Então assim, ADC's são ruins como muita gente fala? Nope, não são. Só que tem que ter conciencia do contexto da classe em uma luta, e não ficar "po, adc perde x1 de assassino, classe podre.". É esse tipo de pensamento que eu tento sempre refutar.
Justamente no cenario competitivo e high elo eles brilham mais, porque é onde o pessoal SABE jogar com um adc no time.

COLEGA TEU PERFIL SÓ JOGA MEIO E TOP, QUE SE TÁ FALANDO DE ADC AI???

@KastianLine 

Até onde sei o Toplaner e o Midlaner jogam o mesmo game que o ADC joga, chamado league of legends.
Tu jogar com outra rota não muda o fato que tu interage com as outras rotas no game além da sua.
Tu acha que por eu jogar Top ou Mid, eu nunca enfrentei um atirador? O jogo não gira só em torno do early game onde cada classe ta na sua lane, amigo.

Todo mundo tem direito de conversar sobre algo que ta no ambiente do game, visto que um momento ou outro, todos acabam interagindo com outras lanes e classes, mesmo sem jogar com elas.

Pode ser tardio mas vou comentar aqui,como main ADC desde que comecei a jogar LoL,qual é o problema da classe.

Como já disseram aí em cima:a falta de autonomia da classe é o que acaba com ela.
O problema é que ADC depende DEMAIS de time e time não depende em nada de um ADC,na botline mesmo isso acontece direto:SUP bom carrega ADC ruim mas ADC bom não carrega SUP ruim,isso é regra que praticamente todos os main adcs sabem,claro que se uma partida durar uns 40,50 minutos e os times preferirem lutar 5v5 em um momento assim ADC é essencial e extremamente importante,mas qual a probabilidade de uma partida assim acontecer??
QUASE NULA,por causa de todo o snowball que existe no LoL esse tipo de partida é raridade e aí que entra outra questão:o fato dos adcs serem descartáveis.

Pode aparecer meio grosseria,mas a realidade é que praticamente qualquer pick,por mais bost@ que seja,pode substituir perfeitamente um ADC,como é o caso dos maguinhos BOT que eu citei em um comentário anterior,na botline se vc pega algum champ lutador/colosso ou até mesmo Tank com algum sup ranged que dê move speed como uma Lulu por exemplo tem grandes chances de massacrar uma botline convencional,agora vai e pega um ADC top pra vc vê,é FOME na certa,pega um ADC no Mid então,Fome do mesmo jeito e na JG não vou nem comentar pq chega a ser bizarro,além de que a jungle é a role que apresenta mais diversidade entre as classes de campeões mas mesmo assim quantos atiradores são viáveis nessa rota?? Apenas 2:Kindreds e Graves.

Esses dias mesmo eu vi no youtube alguém fazendo Qyianna ADC com uma yuumi estompando a botline,um dia desses em um normal game cai contra uma botline de Dr Mundo+Karma enquanto a minha botline era uma Vayne e algum suporte no qual não me recordo,imagina quem amassou a rota??
Quem deu mais dano na partida??
Quem tankou mais??

Diante da situação eu até brinquei no ALL:"ADC pra q ne?" e o Dr mundo comentou a mesma coisa,por mim podem falar o que for mas a role é um lix0 por causa dessa dependência absurda,a classe é feita pra ser carry então seria mais justo se o time dependesse mais dos ADCs enquanto os ADCs dependessem do time para proteção,como um acordo mútuo,mas isso não ocorre no LoL.