cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Heye
Aronguejo
Aronguejo

Fiddlesticks Build | Desvendando o Meta

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar da Build do Fiddlesticks. E eu poderia apostar que você não sabia que ele é, atualmente, o caçador com a 3ª maior winrate. É, pois é, ele está bem forte. 

Vamos entender o motivo disso?

Como de costume, um merchant básico. Eu sou criador e autor do Escola de Invocadores, o projeto que iniciei para ensinar a jogadores comuns o que os jogadores profissionais aprendem. Lá você vai encontrar todo tipo de conteúdo sobre League of Legends, sempre feito por pessoas que trabalham no cenário, como Coaches, Analistas, Psicólogos Esportivos, etc. Então, se quiser subir de elo, dá uma olhada, tenho certeza que vai ter um bom conteúdo para você.

E não esqueça de dar GG!

Build Fiddlesticks

Build
Como o Fiddle é um campeão diferente do habitual, nada mais justo que uma build diferente também.

Começando pelo Explocinturão Hextec, os itens iniciais são praticamente imutáveis. Seu objetivo é fechar o item mítico, Zhonya e Bota. Com isso, poderíamos dizer que a build está fechada.

Mas antes de terminarmos, vamos entender o motivo de fazer esses itens e por que nessa ordem.

Resumo - Fiddlesticks

Explocinturão Hextec: A maior dificuldade do Fiddlesticks sempre foi entrar na luta após ter usado o seu ultimate. Sendo assim, nada mais justo do que fazer um item com dash e que aumenta a velocidade de movimento.

Zhonya’s: O segundo maior problema é permanecer vivo no meio dos 5 adversários enquanto a ult causa dano. Então, fica simples entender o porquê do item nesta posição. Lembrando que é importante comprar o cronômetro cedo para poder forçar algumas ults já no início.

Abraço Demoníaco: O Abraço Demoníaco causa dano baseado na vida máxima do alvo e ainda aumenta a sua armadura quando você entra em uma luta, o que vai te ajudar a se manter vivo.

Morellonomicon: A única exceção da lista é o Morello. Talvez você deva fechar ao menos a primeira parte dele, o Orbe do Oblívio, ainda cedo no jogo. Isso faz bastante diferença uma vez que o sua ultimate causa dano em área. Ou seja, reduz a cura de todos por perto.

Complemento: O último item é completamente situacional e vai depender muito da partida. Muitos jogadores optam por fazer Véu da Banshee para não serem parados logo depois de ultar, mas Rabadon e Cajado do Vazio também são boas opções. Vai depender de como está o sua partida. 

E deixando claro, dependendo da necessidade, tanto a Bashee quanto o Cajado do vazio podem aparecer mais cedo na Build, logo após a Zhonya’s.

>> Aqui você pode ver 6 Erros na Jungle que Destroem Seu Jogo

Explocinturão Hextec

 
 
Explocinturao Hextec.png

Esse é um dos itens míticos que tem ganhado espaço com o novo meta, e ele é tudo o que o Fiddlesticks quer. O item dá a ele um dash, permitindo que chegue mais perto dos seus adversários, cause dano e ainda aumenta a velocidade de movimento do campeão em 30% por 1.5s.

Acho que fica fácil entender o motivo de ele estar na lista.

A maior dificuldade do Fiddlesticks sempre foi entrar bem nas lutas, já que muitas vezes não tem um lugar ideal para ultar. Sendo assim, um item que dá a ele essa possibilidade o torna muito forte.

Mas, claro, isso não é tudo. Para os jogadores de Fiddle, vem aí uma velha conhecida.

Ampulheta de Zhonya

 
Ampulheta de Zhonya.png

Como é de se esperar, depois que você pula no meio do time adversário causando dano em todo mundo, todos viram em você. Então, para resolver o problema da morte certa antes mesmo que você cause todo o seu dano, fazemos Zhonya.

O item vai te dar a vantagem de poder entrar mesmo em dives ou barões onde você estaria sozinho. Isso te permite jogar sem medo e completa o pacote “entrar, matar e sair vivo”.

>> Aqui você pode ver 3 Dicas Simples Para Morrer Menos

Abraço Demoníaco

Abraço Demoníaco.png

Dano por segundo capaz de matar até tankers? Temos também.

Se levarmos em consideração todo o dano que a ult do Fiddlesticks é capaz de causar, fazer um item como esse chega a ser desleal. O dano por segundo comba não só com a ult, mas também um futuro Morello (que vai ficar ativo por anos) e com a Colheita Sombria.

Tudo junto dá não só toneladas de dano, mas também utilidade para o seu time.

Mas, como se já não fosse bom o bastante, você ainda recebe armadura e resistência mágica para garantir que saia vivo.

Morellonomicon

 
Morellonomicon.png

Por fim, o Morello termina o combo de itens. Você entra, causa uma grande quantidade de dano, impede que os seus adversários se curem, fica invulnerável e sai.

Juntando todos esses itens, digo com tranquilidade que uma boa ultimate do Fiddlesticks é suficiente para acabar com a luta. 

Mas tem um ponto importante que eu gostaria de ressaltar. Muitas vezes você vai ter que fechar o Orbe do Oblívio mais cedo no jogo e acredite, não é um problema. Ter o Orbe fechado vai te ajudar em várias trocas contra campeões que fazem Eclipse ou Arco-Escudo Mortal, por exemplo.

Então, se for necessário, adiante a sua build e faça esse item mais cedo.

Item Situacional - Fiddlesticks


Véu da Banshee

 
Veu de Banshee.png

Aqui nós vamos mudar a build de acordo com a situação. O Véu de Banshee vai ser muito útil e pode até mesmo ser feito mais cedo, se você estiver recebendo algum controle de grupo que te pare toda vez que você ulta.

Por exemplo, imagine que você ulta e logo em seguida toma um Q da Morgana. Isso não só te mata, mas anula toda a sua jogada. Ou seja, dependendo da situação, vale a pena fazer o Véu de Banshee até antes dos outros itens.

Eu não indicaria fazer antes do Zhonya mas, depois, pode sim ser uma opção.

Agora vamos para o próximo.

Cajado do Vazio

 
Cajado do Vazio.png

Acredito que esse aqui é bem simples. O time adversário está com defesa mágica? Então essa é uma boa opção.

Faça sempre que precisar passar por tankers ou off tankers. É muito comum cair contra times que tenham muito campeões com defesa, então o item te ajudar a passar por eles.

No entanto, a não ser que se mostre muito necessário, é um item mais para final de partida também, entrando como último ou penúltimo na lista.

E por fim, provavelmente o mais famoso.

Rabadon

 
Rabadon.png

Acredito que a maneira mais simples de explicar quando fazer este item seja: quando não precisar de nenhum outro.

Considerando que o mais importante para o Fiddlesticks é ter uma boa ult, aumentar o dano é apenas um bônus. Então, faça caso não tenha nenhuma opção melhor, ou seja, o time do outro lado não tem defesa mágica nem um controle de grupo para te parar.

Assim, você termina a build aumentando bastante o seu potencial de burst com uma boa ult.

>> Aqui você pode ver Como Evitar Calls Suicidas

Conclusão

Apesar de não parecer, o Fiddlesticks é um campeão bem forte e está se saindo bem no meta já há alguns patchs. Ele tem um estilo de gamplay diferente e, por isso, fazer a build certa é muito importante.

Lembre-se: você precisa acertar a ult.

Se garantir isso, o jogo vai ficar fácil para você.

Bom, se você leu até aqui, fica o meu muito obrigado.

Se tiver qualquer dúvida ou quiser pedir algum campeão, pode deixar um comentário aí embaixo que nós estamos sempre lendo.

No mais, um grande abraço e até a próxima!

E não esquece de deixar um GG!

Escola-de-invocadoresColor-135px

Tags (1)
2 RESPOSTAS
Headow
Tropa
Tropa

Joia demais!

Nicerina UwU
Moderação
Moderação

Isso ficou incrível! Parabéns pelo excelente post!!!