Tópico original: RiotScruffy
Fala, pessoal! Aqui é o RiotScruffy, Designer Chefe de Mecânica de Jogo. Achei que seria uma boa ideia refletir um pouco sobre um tópico bem discutido tanto na comunidade quanto no nosso departamento de design em 2018: Campeões “sem fraquezas” ou “sobrecarregados”. Bom, a primeira pergunta é: o que realmente queremos dizer com “sem fraquezas”? Muitas pessoas podem ter diferentes interpretações, então eu gostaria de definir como estamos pensando sobre esse problema e como esperamos evitá-lo de forma mais consistente no futuro.
Definição do problema fraquezas insuficientes -> Quando a forma ideal de jogar um Campeão invalida as opções que seus oponentes têm de proativamente derrotá-lo ou defender-se contra seus ataques, deixando-o efetivamente sem vulnerabilidade clara.
Temos um número de Campeões que cruzaram essa linha ao longo dos anos (LeBlanc, Vladimir, Azir) e alguns mais recentes (Irelia, Aatrox, Akali).
Como parte de nossas discussões, estivemos categorizando causas comuns desse problema, que tende a acontecer quando um Campeão é sobrecarregado com muitos pontos fortes. De maneira geral, a maior parte dos Campeões no jogo deve possuir 1 ou 2 das poderosas ferramentas a seguir, mas quando você começa a ter mais que isso, significa que não haverá muito espaço para fraquezas:
Para todos os novos Campeões e AVMs de agora em diante, nosso objetivo será:
Um Campeão deve apresentar momentos claros de vulnerabilidade e geralmente ser fraco contra um número significativo de Campeões (aproximadamente 20+) ou contra uma mecânica comum (como Controle de Grupo pesado).
Alguns bons exemplos:
Estamos integrando esse novo objetivo no núcleo do nosso futuro desenvolvimento, mas nem tudo sempre acontece como esperamos. Então para melhor reagir a esses tipos de problemas que podem surgir no futuro, vamos adicionar alguns processos adicionais:
Recentemente fizemos algumas tentativas em corrigir o problema de falta de fraquezas em Campeões que achamos que fomos longe demais (notem que todas essas coisas já foram implementadas). Mudanças mecânicas podem ser um pouco disruptivas, então a curto prazo esses Campeões podem estar fora de balanceamento, mas acompanharemos com ajustes de poder e números para deixá-los novamente na linha. Então aqui vai um rápido resumo do que esperamos alcançar:
Tivemos muito sucesso tirando um pouco da versatilidade e rebalanceando Campeões com muito poder direto no passado. Mas só para deixar claro, isso não significa remover toda a frustração, apenas criar aberturas claras para quem joga contra esses Campeões.
Estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos em 2018, mas nesse ano de 2019, estamos buscando ser mais consistentes em garantir que todos os Campeões tenham fraquezas reais conforme adicionamos mais personagens ao elenco, sejam eles completamente novos ou velhos amigos atualizados.
Tirar o Silence do Kassadin é zuado, é ele que faz ser um counter natural de Karthus e campeoes que precisam canalizar
@mini yuumi Concordo plenamente como por exemplo a Akali com seu W, agora a riot nerffa o engraçado é que a RIOT desde antes do rework sabia que teria que retirar esse W op mas mesmo assim lançou ele desse jeito por puro hype, agora quem já se acostumou se sente bem frustrado.
Vamos falar das fraquezas do Yasuo então? É fácil, não tem. Na atualização de hoje vocês conseguiram deixar ele mais forte ainda. Pensa comigo, ele tem uma passiva que dá um escudo bem forte, tem uma runa de Precisão que age como uma mini-Sedenta, que converte a cura excedente em um escudo que por sinal é bem roubadinho, fora a própria Sedenta. Ai tem uns Yasuo que curtem fazer Sterak, aquele item lá do escudo gigantesco sabe? Aí vocês inventam de criar uma passiva nova pra Dançarina Fantasma, gerando um escudo quando a vida diminui para 30%, como se já não bastasse Mandíbula de Malmortius dando um escudo mágico e outras runas da aba Determinação que fortificam escudos conjurados. Ou seja, ele devia ser um campeão balanceado, mas ao longo dos anos vocês meteram tantos itens e runas que beneficiam ele que hoje é impossível ganhar a lane contra um Yasuo a não ser que você esteja de Zed ou Talon. Se toquem Riot, tantos banimentos bons que desperdiço por medo de um campeão que nem roubado é, mas que se torna um monstro só pelas regalias que vocês oferecerem no jogo. Queria dizer isso porque estava rasgando pra sair da minha boca e eu não aguentava mais passar raiva desse campeão sozinho. É Yasuo ou Mordekaiser? Imagina se essa build doida pega no Mordekaiser? Saudades da época que o Yasuo era motivo de medo, mas fácil de ser stompado. Eu nem bania isso, adorava jogar contra, era free-win.
Uma pena essa atitude da Riot, não jogo faz muito tempo, aprendi todas as lanes mas me atrai pelo mid onde joguei de Riven e Akali, acabei me tornando main de Akali e sim ela é bem fraquinha, ainda mais contra magos, ou você cresce no começo do jogo e se torna forte ou você passa o resto da partida sem ter espaço, com o passar do tempo fui ganhando habilidade e adquirindo táticas, apesar da maior parte das partidas ficar positivo, sempre que há inimigos que se comunicam bem eu sofro um pouco e até fico algumas partidas negativo, tentarei o máximo continuar jogando de Akali apesar de ser bem complicado agora mas é uma personagem que eu tenho carinho e me apresentou para este jogo, eu investi nela tanto em skins quanto em treinamento (Dias inteiros para conseguir maestria e melhorar sempre!). Agora basta esperar o que vai acontecer, não espero nada de bom mas é o que temos por agora..- ''Eu vou traçar meu própio caminho.'' - Akali
Rito gomes, o novo cliente e magnifico e inprecionante com seus detalhes, mas se torna muito ruim por causa de seus inumeros bugs de perda de pacotes ficando quase imposivel de jogar sem ter um bug de conecçao. por favor arrume nosso clinte para que essebugs possam ser menos vistos pela comunidade do lolzinho. 🙂
Tem um campeão que você estão esquecendo não acha? Yasuo já não é boneco fácil de lidar na solo. com esse buff nos itens de critico, especificamente na Dançarina Fantasma, que agora da ainda mais um atributo de defesa pra ele, sem falar na passiva do escudo, na mobilidade, com a ultimate que o deixa ivulnerável juntando com algum outro item de defesa, uma junção de muito danos críticos com vários benefícios defensivos, ta meio na cara que isso vai dar problema