Tópico original: RiotScruffy
Fala, pessoal! Aqui é o RiotScruffy, Designer Chefe de Mecânica de Jogo. Achei que seria uma boa ideia refletir um pouco sobre um tópico bem discutido tanto na comunidade quanto no nosso departamento de design em 2018: Campeões “sem fraquezas” ou “sobrecarregados”. Bom, a primeira pergunta é: o que realmente queremos dizer com “sem fraquezas”? Muitas pessoas podem ter diferentes interpretações, então eu gostaria de definir como estamos pensando sobre esse problema e como esperamos evitá-lo de forma mais consistente no futuro.
Definição do problema fraquezas insuficientes -> Quando a forma ideal de jogar um Campeão invalida as opções que seus oponentes têm de proativamente derrotá-lo ou defender-se contra seus ataques, deixando-o efetivamente sem vulnerabilidade clara.
Temos um número de Campeões que cruzaram essa linha ao longo dos anos (LeBlanc, Vladimir, Azir) e alguns mais recentes (Irelia, Aatrox, Akali).
Como parte de nossas discussões, estivemos categorizando causas comuns desse problema, que tende a acontecer quando um Campeão é sobrecarregado com muitos pontos fortes. De maneira geral, a maior parte dos Campeões no jogo deve possuir 1 ou 2 das poderosas ferramentas a seguir, mas quando você começa a ter mais que isso, significa que não haverá muito espaço para fraquezas:
Para todos os novos Campeões e AVMs de agora em diante, nosso objetivo será:
Um Campeão deve apresentar momentos claros de vulnerabilidade e geralmente ser fraco contra um número significativo de Campeões (aproximadamente 20+) ou contra uma mecânica comum (como Controle de Grupo pesado).
Alguns bons exemplos:
Estamos integrando esse novo objetivo no núcleo do nosso futuro desenvolvimento, mas nem tudo sempre acontece como esperamos. Então para melhor reagir a esses tipos de problemas que podem surgir no futuro, vamos adicionar alguns processos adicionais:
Recentemente fizemos algumas tentativas em corrigir o problema de falta de fraquezas em Campeões que achamos que fomos longe demais (notem que todas essas coisas já foram implementadas). Mudanças mecânicas podem ser um pouco disruptivas, então a curto prazo esses Campeões podem estar fora de balanceamento, mas acompanharemos com ajustes de poder e números para deixá-los novamente na linha. Então aqui vai um rápido resumo do que esperamos alcançar:
Tivemos muito sucesso tirando um pouco da versatilidade e rebalanceando Campeões com muito poder direto no passado. Mas só para deixar claro, isso não significa remover toda a frustração, apenas criar aberturas claras para quem joga contra esses Campeões.
Estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos em 2018, mas nesse ano de 2019, estamos buscando ser mais consistentes em garantir que todos os Campeões tenham fraquezas reais conforme adicionamos mais personagens ao elenco, sejam eles completamente novos ou velhos amigos atualizados.
perae, nerfar teemo? o quão irelevante é teemo pra nerfar ele... XD wtf
Por que acha que tem que ser nerfada bixo, ninguém no diamante pra cima joga com ela, acima do platina 4 pra cima não se joga com ela, teemo é muito vulnerável, e illaoi tambem, basta desviar do E dela que é bem lento e tirar os tentaculos sempre que puder que ela nao faz mais nada.
Há tempos percebia que não havia esse entendimento por parte da RIOT, agora sim acredito que o jogo vai atingir um equilibrio!
Vocês que falam que MATAR um campeão singifica que o campeão quebrado é balanceado e morreu? fala sério! Eu por exemplo joguei apenas uma vez de Yasuo e o dano e mobilidade que ele tem é inexplicavel para o early game, não vejo problemas jogar uma matchup contra Yasuo porém não entendo o por que da passiva ter chance de acerto critico + um escudo? por que desse escudo? Aposto que se não fosse esse detalhe jogar contra ele seria mais equilibrado e exigiria muito mais do próprio jogador de Yasuo
Blz, conferi aqui e é verdade. Ele usa o escudo maior, mas absorve os atributos concedidos dos outros itens. Mas vamos pensar, ele pode desfrutar dos três itens. A Dançarina Fantasma dá crítico e velocidade de ataque, Fúria de Sterak dá vida, pois Yasuo também pode ser Off-Tank. A Mandíbula de Malmortius pode ser usada contra os magos, pois ele também desempenha papel de assassino de papéis e pode precisar de defesa. Você percebe que ele sempre tem uma solução pra ficar insolável e indestrutível dentro destes itens? Ainda tem a Sedenta e as runas que beneficiam demais o Yasuo. É só refletir um pouco e você vai entender que ele não é um campeão hiper desbalanceado, só é forte dentro do limite. O problema do Yasuo é o fato de ele ter muitos atributos defensivos a sua disposição. O jogo mudou tanto que se tu reparar na passiva de escudo do Yasuo perceberá que ela não faria falta nenhuma se fosse removida, justamente por todas as mudanças que ocorreram no jogo nos últimos anos. Não vão longe os assassinos ADs, pois eles tem muitos itens que podem reverter situações contra APs em geral. Passos de Mercúrio dá MR e tenacidade; Malmortius dá MR, um escudo roubado, além de dano de ataque adicional, roubo de vida e vampirismo mágico; Cimitarra Mercurial dá MR e uma solução pra qualquer CC; Dança da Morte converte dano mágico em sangramento, então de qualquer forma o dano que você dá é reduzido, só que ao invés de ser bloqueado é repartido e é causado lentamente; Anjo Guardião eu preciso explicar? Agora, quais são as soluções dos magos? Zhonya e Tabi? Já parou pra pensar que se você fizer dois itens de letalidade + Último Sussurro já é o suficiente para reduzir a armadura de alguém como se esta pessoa estivesse sem itens de armadura?
O jogo só beneficia ADs, os APs sempre tomam no **, podem reparar. Zhonya só funciona contra Talon, é o único assassino que quebra com Zhonya, pois é só ativar quando ele saltar em você. Já com relação aos outros, eles te explodem mesmo com 150 de armadura. A verdade é que MR sempre funciona contra APs, mas Armor nunca funciona contra ADs, pois eles tem tudo pra quebrar tua armadura e a Riot não faz nada a respeito.
mas o kassadin ainda para canalizações com o q dele.. para o ult do karthus, ult da katarina...