cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Aylinn
Rioter
Rioter

Fraquezas dos Campeões em 2019

Tópico original: RiotScruffy

 

Fala, pessoal! Aqui é o RiotScruffy, Designer Chefe de Mecânica de Jogo. Achei que seria uma boa ideia refletir um pouco sobre um tópico bem discutido tanto na comunidade quanto no nosso departamento de design em 2018: Campeões “sem fraquezas” ou “sobrecarregados”. Bom, a primeira pergunta é: o que realmente queremos dizer com “sem fraquezas”? Muitas pessoas podem ter diferentes interpretações, então eu gostaria de definir como estamos pensando sobre esse problema e como esperamos evitá-lo de forma mais consistente no futuro.

 

Definição do problema fraquezas insuficientes -> Quando a forma ideal de jogar um Campeão invalida as opções que seus oponentes têm de proativamente derrotá-lo ou defender-se contra seus ataques, deixando-o efetivamente sem vulnerabilidade clara.

 

Temos um número de Campeões que cruzaram essa linha ao longo dos anos (LeBlanc, Vladimir, Azir) e alguns mais recentes (Irelia, Aatrox, Akali).

 

Como parte de nossas discussões, estivemos categorizando causas comuns desse problema, que tende a acontecer quando um Campeão é sobrecarregado com muitos pontos fortes. De maneira geral, a maior parte dos Campeões no jogo deve possuir 1 ou 2 das poderosas ferramentas a seguir, mas quando você começa a ter mais que isso, significa que não haverá muito espaço para fraquezas:

  • Defesas de reação poderosas (escudos grandes, ficar invulnerável, ficar inalvejável)
  • Períodos muito curtos de indisponibilidade (Tempos de Recarga curtos, habilidades que você pode guardar para jogadas reativas sem perder efetividade, munição)
  • Muitas habilidades com tempo de conjuração baixo ou inexistente
  • Controle de rota ou limpeza de rota muito forte
  • Ferramentas que cobrem fraquezas muito facilmente (por exemplo, um Campeão que tem como fraqueza uma “fase de rotas fraca”, mas possui ferramentas para coletar CM de longe perfeitamente).
  • Ferramentas de mobilidade que não possuem restrições de conjuração ou alvo
  • Habilidades de atravessar paredes
  • Velocidades de avanço muito rápidas
  • Vantagens de alcance
  • Falta de contra-escolhas no início de jogo
  • Capacidade de escolha flexível para evitar contra-escolhas (importa particularmente no cenário profissional)

 

Para todos os novos Campeões e AVMs de agora em diante, nosso objetivo será:

Um Campeão deve apresentar momentos claros de vulnerabilidade e geralmente ser fraco contra um número significativo de Campeões (aproximadamente 20+) ou contra uma mecânica comum (como Controle de Grupo pesado).

 

Alguns bons exemplos:

  • Darius é bem assustador no alcance corpo a corpo, mas ainda é fácil de conduzir para a maioria dos Campeões de ataque à distância.
  • Blitzcrank pode vencer uma partida com aquele único puxão profissional, mas é muito vulnerável à cutucada e suas habilidades ficam indisponíveis por bastante tempo.
  • Kayn é um assassino flexível, mas suas ferramentas permitem que os inimigos recebam algum aviso e também que ele seja difícil de pegar, mas não em qualquer situação.
  • Jhin parece ter mais capacidades do que um atirador comum (alcance, Controle de Grupo), mas ainda é destruído por uma grande variedade de agressores com mais mobilidade.

 

Estamos integrando esse novo objetivo no núcleo do nosso futuro desenvolvimento, mas nem tudo sempre acontece como esperamos. Então para melhor reagir a esses tipos de problemas que podem surgir no futuro, vamos adicionar alguns processos adicionais:

  1. Aproximadamente 6 semanas depois de um novo Campeão ou de uma grande atualização, vamos dedicar um tempo adicional para avaliar como as coisas se assentaram e realizar mudanças mecânicas (não só de balanceamento) se vermos algum problema. Se falharmos em corrigir o problema mesmo depois disso, tentaremos novamente com alterações mais significativas.
  2. Quando notarmos sinais desse caso (frequência de vitórias aumentando dramaticamente com o MMR, presença muito alta no cenário profissional com uma baixa frequência de vitórias na Fila Solo, falta de contra-escolhas), vamos reagir primeiro com uma tentativa de abrir uma fraqueza em vez de só reduzir o poder geral, que não é o que reduz os problemas presentes.

 

Recentemente fizemos algumas tentativas em corrigir o problema de falta de fraquezas em Campeões que achamos que fomos longe demais (notem que todas essas coisas já foram implementadas). Mudanças mecânicas podem ser um pouco disruptivas, então a curto prazo esses Campeões podem estar fora de balanceamento, mas acompanharemos com ajustes de poder e números para deixá-los novamente na linha. Então aqui vai um rápido resumo do que esperamos alcançar:

  • Akali - Abrir mais tempo de resposta ao diminuir o tempo de furtividade, torná-la mais suscetível a cutucadas na rota e permitir que os inimigos tenham mais espaços seguros embaixo da torre.
  • Irelia - Queremos manter sua alta mobilidade e potencial agressivo, mas com uma maior vulnerabilidade a Dano Mágico e menos ferramentas de utilidade em confrontos de equipe.
  • Ornn - As defesas com baixo Tempo de Recarga em seu escudo davam a ele muita segurança e confiabilidade na rota, tanto em duelos quanto em emboscadas.
  • Aatrox - A alta sustentação mantinha Aatrox consistentemente com Vida alta e o modelo de 2 cargas de avanço permitia que ele guardasse uma carga para escapar na maioria das vezes, além de frequentemente impedir que os inimigos desviassem do seu Q.

 

Tivemos muito sucesso tirando um pouco da versatilidade e rebalanceando Campeões com muito poder direto no passado. Mas só para deixar claro, isso não significa remover toda a frustração, apenas criar aberturas claras para quem joga contra esses Campeões.

  • Zed - Costumava permitir muito pouco tempo de reação para os oponentes, mas com a adição do intervalo de reativação do R e redução da velocidade da Sombra Viva, ele se tornou um Campeão muito mais estável e continuou sendo extremamente divertido de jogar.
  • Kassadin - Remover o silêncio do Q e manter sua fraqueza na fase de rotas criou um contra-balanceamento que melhor compensa sua curva de poder no fim de jogo.

 

Estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos em 2018, mas nesse ano de 2019, estamos buscando ser mais consistentes em garantir que todos os Campeões tenham fraquezas reais conforme adicionamos mais personagens ao elenco, sejam eles completamente novos ou velhos amigos atualizados.

Tags (1)
224 RESPOSTAS

Cara, sinceramente pode não ser a intenção de vocês ''matarem'' um champ, mas isso tem acontecido desde 2014, em 2014 todos os champions eram jogáveis apesar de uns se sobresaírem aos outros, mas o sistema de ''counter'' funcionava mesmo um champion sendo muito forte. Atualmente, o lol segue o cenário competitivo irrestritamente, de forma que os não proficionáis ficam completamente perdidos, eles tem seus mains nerfados, tendo remakes e coisas afins.

Ninguém da riot realmente quer saber como as mudanças afetam os jogadores de determinado champion, muitos gostam por não jogar com aquele determinado champion, mas os que dedicaram um real tempo neles se sentem na maioria das vezes frustrados com suas montes de skins compradas e dinheiro gasto atoa junto de seus tempos. No cenário vivenciado hoje, há grandes nomes passados que morreram com o tempo e não se escuta mais o nome deles, alguém ai acha que lux ganha de kat nos dias de hoje? ou que yorik é a melhor opção de split atual? Simples, não, não é nem de longe. Há outros nomes que simplesmente sumiram do league em anos e mesmo assim eles não estão tendo devida atenção, se não presta para o competitivo então do que adianta dar seus tempos aos mais fracos e quebrados né?. 

A questão é, há muitos champions em league, e quanto mais cresce, maior a dificuldade de botar todos eles dentro de um cenário pequeno para tantos grandes nomes como irélia (já sofreu tanto nerf e ainda continua um monstro), urgot (igualmente), khartus e por ai vai a lista...


@KUR0MA  escreveu:

Tirar o Silence do Kassadin é zuado, é ele que faz ser um counter natural de Karthus e campeoes que precisam canalizar


@KUR0MA  Já removeram o silence dele a bastante tempo, agora ele só para canalizações, anteriormente ele silenciava por 1.5s, interrompendo as canalizações e impossibilitando o boneco inimigo de usar skill


Heileil
Tropa
Tropa

:champion69::champion130::champion2::champion24::champion30::champion22:
que tal nerfar esses ao inves de TODO campeao que tem cura/ escudo passivo?
O que diabos voces tem contra cura afinal?

A ultimate do Yasuo não deixa ele invunerável. Mas realmente, ele vai ficar sem counter play, um Yasuo de Dançarina, Sterak, Gume e uma tabi ninja ou bota de cdr vai ficar imoral.
iMiraZuke
Dragão
Dragão

A riot tem que tomar cuidado com Contra Escolhas pois caso contrário é capaz disso dificultar o balanceamento dos campeões.
Mecânicas como algumas Skils On target Ranged e alguns(não todos) danos verdadeiros merecem uma revisada (Já que dano verdadeiro não pode ser reduzido de forma nenhuma, nem através de Exaustões)
Existem contra escolhas(são poucas) que chegam ao ponto de serem tóxicas, como o Rammus , que é irônico falar dele, já que pela "lógica do LoL", um adc deve ser 'counter natural' de um tanque, e o Rammus nem chega perto de ser um colosso e vai totalmente contra tal "lógica"(talvez chegue perto de ser "uma versão melhorada do Volibear" graças a seu poder de mitigação, iniciação e "dano") É chegou no adc, já era, ele nem prescisa do folow para acabar com você(é possível fazer um Draven dar one shot em si mesmo de Rammus) Talvez o tão nerfado escudo da Janna(que é bem broken) não aguente já que ele aumenta o ad do usuário, e quanto mais dano você dá no Rammus, mais ele rebate.
Existem também outros casos de campeões indo "contra a lógica", como Quinn(que foi de ADC para assasina), Karma(que muita genta acha que ela é suporte , mas ela não passa de um Mago feito pra ir no Mid), Wukong(Era pra ser lutador, mas funciona muito melhor como Assasino graças a sua invisibilidade e sua passiva), e o próprio Sylas(que atualmente caminha para ser um novo colosso)
É uma questão da Riot pensar antes de agir , já que ano passado aparentemente ela nem ligou pra isso como podemos ver através do Rework da Irelia e da Akali, a coitada da Akali foi reworkada só pra fazer companhia pra Irelia, ao ponto de até o Professor Akali (um Youtuber gringo) pedir por nerfs na própria main.
Acho que o balanceamento tá prescisando de um "Brainstorm"(se é assim que se chama?) antes de ser colocado na prática.
Outro exemplo:
No final do ano passado foram anunciados buffs para a Xayah e a Ashe e rework no crítico(que chegou recentemente). Eu olhei e de cara ja pensei: "Esse buff vai dar merda"
Pare pra pensar: Mexer no crítico é mexer na Xayah, então pra quê buffar ela logo de cara sendo que as mudanças no crítico podem afetar ela "positivamente até demais"? Fiquei assim até saber que só buffariam a Utilidade(buffaram apenas o tempo do Snare)
A mesma coisa vale pro Yasuo: Mexer no crítico é mexer com ele, e ele incrivelmente se beneficia da maioria das mudanças em tal atributo, independente se adcs de critico vao se beneficiar tambem ou não. E com o dano verdadeiro do critico antigo + Conquistador, meu amigo," até o Sion sente dor com essa"
Pelo menos pra mim são bons exemplos de que a riot as vezes aparenta não pensar antes de agir. É como dizem:"Não jogam o próprio jogo que criaram"

Verdade, acabaram com os tanks ap do jogo, agora é só tank ad com esse kit aí, riven entao está ridícula com esses itens...

elas mereciam isso.

o que vc disse tem razão, mas realmente a akali tava um absurdo com o W da forma que estava, então msm que tarde, foi merecido.
mENNozzz
Tropa
Tropa

GRAÇAS A DEUS MATARAM ESSAS DESGRAÇAS DE IRELIA E AKALI
quem se acostumou a jogar com esses campeões desbalanceados tem que se ferrar msm

Cade o Master Yi ?

Joga de pantheon, fera. não tem como perder lane com ele. não contra yasuo. até o 4 item o yasuo é merda na tua mão.

 

concordo akali tinha cura antes do rework agora não tem mais

Yasuo é muito fácil de stompar cara peraí tu só vai passar mal se tu pegar um maníaco duente que ama e tem tesão com esse champ pra aprender tudo sobre ele e tiltar todo mundo inclusive você ele não consegue dar conta de 5 pessoas que tenham umaa mmédia noção de game op e jax que tem so atack básico que nem ele estuna desvia de atacks básicos pula e tudo 3 atack dele junto com a fúria de guinso da um dano miserável e tu que reclamar do pobre samburai inhaçu que é atormentado por memes desde que nasceu????????????

Bom, é óbvio que havia campeões que estavam desequilibrados, mas o problema da Riot, é que eles pegam esses campeões e os transformam em algo totalmente injogável até que mais outros campeões se tornem fracos e aquele que foi enfraquecido se torne jogável de novo. Ao meu ver, só estão enfraquecendo campeões mais e mais, toda vez que tem buff é algo bem ínfimo, já quando se trata de nerf, o nivel é completamente desproporcional muitas vezes. E se for falar dos assassinos então... A Riot simplesmente tem acabado com os assassinos, tendo em vista que nesse "league of cronometro" a maioria dos assassinos se tornaram obsoletos, e uma das poucas que podiam ser usadas que era a Akali, agora se foi. A questão do Zed, é injogável com esse tanto de cronometros, zhonyas, anjo guardiao e etc, e o Fizz então... já foi o tempo em que ele conseguia pelo menos farmar na rota e ser uma ameaça nivel 6, porque ai vem o cronometro, e logo depois o zhonya, quee acaba com o assassino, já que é a unica função dele, e ele não pode exercer. Sinceramente, nem tenho certeza se a Riot lê esses foruns no Brasil, porque as mudanças sempre são criticadas nos foruns e continuam fazendo... A cada meta eu me afasto mais do lol, pois tem cada vez mais perdido o sentido de gostar de algum campeão só pra depois ver ele sendo inutilizado.

Se voce jogar bem com qualquer campeao voce consegue ganhar de yasuo na lane fase, e alem disso falar sobre sterak,mandibula de malmortius pra yasuo e ainda determinação pra ele é meio estranho, eu em todas as partidas nunca vi um yasuo usando nada disso, no maximo malmortius pela resistencia. Eu como um jogador de yasuo eu digo que ele nao é um campeão tao apelão como dizem.
Voce diz que tinha medo de jogar contra yasuo mas ele era facilmente stompado, agora ele nao é tao facil de ser stompado por causa dessas mudanças, e pelo fato que ele era stompado que ele sofreu tantas mudanças, agora só as pessoas que sabem jogar bem com o boneco consegue dificultar o game.
Normalmente as pessoas falam da passiva que multiplica o critico dele, nunca vi nenhum outro jogador chorando pelo escudo.
Ainda sim quando eu jogo de yasuo 100% dos junglers me campam pra eu não fazer mais nada no jogo, e funciona, por que yasuo é bastante forte no early e se ele nao conseguir farmar ou pegar kill ele provavelmente vai ficar fraco.
Então por isso eu queria que voce não incluisse um yasuo sem voce jogar com o boneco 1 vez, é a mesma coisa que falar que o jhin é muito apelão por que ele pega 1000 de ad ou que veigar é muito apelao por pegar 1000 de ap, são bonecos que ao mesmo tempo que sao fortes eles sao fracos, Yasuo e Jhin voce precisa saber jogar.

Cara o Riot tirou tudo que a Akali tinha de bom , ela não tem sustein , suas mecanicas não prestam mais e não adianta fazer roubo de vida para ela pq o AP vai ficar escasso
Delkalii
Tropa
Tropa

Depois que eu gastei dinheiro e tempo na skin prestigio, mudei o nick e tudo, vem e matam a campeã que tinha uma mecânica única...

Remoso00
Tropa
Tropa

Peso q vcs Avaliem o Mordekaise em uma partida jogando com o campeão q normalmente ganho a top lene até com segui matá-lo nível 2 porem a partir do nível 3 ou 6 simplesmente n estafa + a fazer nada de ornn

nao faz nenhum sentido ficarem 1 ano pensando no rework do aatrox pra sair essa mecanica horrivel e depois simplismente caparem a propria mecanica , agora ta impossivel combar , se ja era extremamente facil rular um aatrox agora ta mais facil ainda pq o campeão nao tem mais combo e nao da pra fzr build de velocidade de ataque pq o Q trava a mecanica do campeão em ser um champ de habilidade e fora a animação de AA que faz o campeão ter asma pra bater , parabens ai pelo belo trabalho

O Yasuo passa em mais de 5 dos motivos que vc deu para um campeão ser forte demais, por que ele tem um escudo que engole ate ult da nami? pq ele defende de lado? pq as skills dele n tem cd? pq ele tem 2 knock up? pq ele tem um escudo natural e mais um pra castar? n, serio, pq esse campeão é desse jeito, esse tanto de critico, essa mobilidade, defesa, agilidade, força...wtf, para de ignorar essa coisa que vcs criaram e ajeita isso.