Tópico original: RiotScruffy
Fala, pessoal! Aqui é o RiotScruffy, Designer Chefe de Mecânica de Jogo. Achei que seria uma boa ideia refletir um pouco sobre um tópico bem discutido tanto na comunidade quanto no nosso departamento de design em 2018: Campeões “sem fraquezas” ou “sobrecarregados”. Bom, a primeira pergunta é: o que realmente queremos dizer com “sem fraquezas”? Muitas pessoas podem ter diferentes interpretações, então eu gostaria de definir como estamos pensando sobre esse problema e como esperamos evitá-lo de forma mais consistente no futuro.
Definição do problema fraquezas insuficientes -> Quando a forma ideal de jogar um Campeão invalida as opções que seus oponentes têm de proativamente derrotá-lo ou defender-se contra seus ataques, deixando-o efetivamente sem vulnerabilidade clara.
Temos um número de Campeões que cruzaram essa linha ao longo dos anos (LeBlanc, Vladimir, Azir) e alguns mais recentes (Irelia, Aatrox, Akali).
Como parte de nossas discussões, estivemos categorizando causas comuns desse problema, que tende a acontecer quando um Campeão é sobrecarregado com muitos pontos fortes. De maneira geral, a maior parte dos Campeões no jogo deve possuir 1 ou 2 das poderosas ferramentas a seguir, mas quando você começa a ter mais que isso, significa que não haverá muito espaço para fraquezas:
Para todos os novos Campeões e AVMs de agora em diante, nosso objetivo será:
Um Campeão deve apresentar momentos claros de vulnerabilidade e geralmente ser fraco contra um número significativo de Campeões (aproximadamente 20+) ou contra uma mecânica comum (como Controle de Grupo pesado).
Alguns bons exemplos:
Estamos integrando esse novo objetivo no núcleo do nosso futuro desenvolvimento, mas nem tudo sempre acontece como esperamos. Então para melhor reagir a esses tipos de problemas que podem surgir no futuro, vamos adicionar alguns processos adicionais:
Recentemente fizemos algumas tentativas em corrigir o problema de falta de fraquezas em Campeões que achamos que fomos longe demais (notem que todas essas coisas já foram implementadas). Mudanças mecânicas podem ser um pouco disruptivas, então a curto prazo esses Campeões podem estar fora de balanceamento, mas acompanharemos com ajustes de poder e números para deixá-los novamente na linha. Então aqui vai um rápido resumo do que esperamos alcançar:
Tivemos muito sucesso tirando um pouco da versatilidade e rebalanceando Campeões com muito poder direto no passado. Mas só para deixar claro, isso não significa remover toda a frustração, apenas criar aberturas claras para quem joga contra esses Campeões.
Estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos em 2018, mas nesse ano de 2019, estamos buscando ser mais consistentes em garantir que todos os Campeões tenham fraquezas reais conforme adicionamos mais personagens ao elenco, sejam eles completamente novos ou velhos amigos atualizados.
A irelia em si estava muito esquecida e ficou muito melhor agora porém o Nunu e Willump , e a Akali deveriam ter seus reworks zerados pois nao estavam tao esquecidos assim porem ainda depois do rework nao entraram no cenario Profissional entao Voltar o rework do mesmo jeito que fizeram com Leblanc e Rengar seria uma Ótima idéia
Eu acho que a Riot Games esta visando apenas o cenario competitivo pelo qual só sao usados os campeoes que eles colocam buff,s absurdos ou em seu kit ou em seus atributos ou até mesmo em itens que vao deixalos ainda piores de se jogar contra como bem se diz é pick ou ban chega disso para de mudar o kit de habilidades do campeao pq ele ta muito forte ou esquecido pois kindred lançou com uma passiva muito boa porém que sabia jogar contra nao o deixava jogar e ai mudaram a passiva dele 2 vezes jah nao entendo pra que mudar o kit se ele esta muito forte.
pq vcs nao mudam atributos ou escalamento da passiva ou escalamento de dano base mais mudar um kit relativamente bom por que bronzes estao reclamando ai vc esta zoando com a cara dos jogadores de league of legends jah pararam para pensar que os campeoes ficam fracos de mais ou esquecidos em todos os cenarios exatamente por conta dessas mudanças que sempre fazem no campeao faça assim lançou assim deixo assim nao o mude pare de mudar isso é o mesmo que secar gelo dentro de uma camara-fria
o caso da akali... realmente agr a rito destruiu ela, mas o erro n foi exatamente os nerfs, foi o kit dela quando inventaram de fazer esse rework, criaram um campeão com uma mecânca tão absurda q tiveram q tirar ela do jogo pra n frustrar os outros jogadores simplesmente por n saberem balancear algo que eles msms criaram... Mas a irelia n ta fraca n cara, o povo chora pra rito desnescessariamente... ta tier 2, oq eu percebo é que as pessoas se acostumam tanto com o fato da rito deixar bonecos estúpidos no lançamento/rework q começam a surgir os "mains" que na real n sabem o mínimo da mecanica do personagem, aí quando nerfam e o boneco fica forte pra quem sabe REALMENTE jogar e fraco pra quem n sabe nada do boneco dizem que "matou o personagem"... eu acho muito certo o caso da irelia, agr eu vejo que se o cara n souber jogar com ela vai levar um pau... um boneco n pode ficar no tier 1 pela eternidade né? Eu achei q a política de balanceamento da rito melhorou MUITO, o sylas foi o primeiro champ lançado no lol que n destruiu o meta na msm semana de lançamento(pelo q eu lembre), agr ela só falta buffar/reworkar champs que REALMENTE estão esquecidos/fracos a muito tempo no lol (tipo ryze ou mordekaiser 🙂 )
Meu querido, A valve n é tão participativa quanto a riot, o estilo deles n é agradar a comunidade e sim deixar o jogo balanceado doa á quem doer, vc acha que a riot deixa o jogo diferente toda semana ? Um exemplo do dota, ano passado foram feitas mudanças tão drasticas no jogo que a comunidade reclamou por meses dps da ATT, porém eles n mudaram nem deram explicação nem nada, (uma delas foi a mudança do roshan de lugar)
Demoraram pra você perceberem isso hein Rito.
Sobre o Zed, é melhor fazer com que a sombra dele dê menos dano nos lvls baixos e só de 100% quando a skill for lvl5. Isso faz ele ter que se sacrificar pra ir emcima do inimigo ao invés de só depender da sombra pra poke.
@truky dy magyka escreveu:
Tem que tomar cuidado com esse conceito de fraquezas, vocês podem acabar matando um campeão tirando uma mecânica dele, invés de nerfar outros aspectos
Akali e Irelia, coitadas... mais fácil reverter o rework
é mais facil pensar 2x vezes antes de dar mecanicas quebradas para evitar essa conversa de matar as mecanicas unicas dos campeões como akali e irelia. O problema da riot é esse, cria um campeão enche ele de mecanicas quebradas e depois tem que ir tirando pq é problematico. Pensem 2 vezes antes de criar um campeão q faz tudo ou não reclamar quando tirarem as mecanicas unicas.
@wescley157rx escreveu:A irelia em si estava muito esquecida e ficou muito melhor agora porém o Nunu e Willump , e a Akali deveriam ter seus reworks zerados pois nao estavam tao esquecidos assim porem ainda depois do rework nao entraram no cenario Profissional entao Voltar o rework do mesmo jeito que fizeram com Leblanc e Rengar seria uma Ótima idéia
Reverter o Rework do Nunu? Não fala bosta não amigo.
fraqueza em q sentido? pq tem champs q seria mais facil buffar outros inimigos e nerfar itens do q nerfar o champ em si, poois corre o risco de matar
@lowl1fe escreveu:
Aumentar o tempo de recarga, diminuir o dano, diminuir a vida, a armadura, MR, etc tudo bem, mas, tirar uma coisa unica do personagem ai eu acho injusto. Por exemplo, tirar a furtividade da Akali e tirar o desarme e a passiva da Irelia, tirar o silêncio do Kassa, foi uma grande sacanagem pois tiraram aquilo que fazia a personagem unica agora são apenas campeões qualquer, ai eu te pergunto Riot, se for para matar o campeão então por que faz rework? Se continuar assim tenho medo de oque vai acontecer com a kayle e Morgana. TRISTE. Parece que faz o rework para fazer Skins e só isso.
Esse rework do aatrox é N O J E N T O. olha o que o campeão virou ! fizeram o rework só para fazer skillzinha para pular de um lado para o outro e absurdamente dificil de balancear(ou é broken ou minion). tem outros rework ai não preciso citar nomes.