cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Celoh
Tropa
Tropa

[GUIA] COMO JOGAR DE WUKONG

Olá

Meu nome é Whinter, sou mono Wukong a pouco tempo porém percebo que quando alguém do meu time ou time inimigo pega Wukong ele não consegue fazer muita coisa com o campeão, então meu objetivo nesse guia é tentar explicar ao maximo o campeão.

Sumário

1 - Skills

2 - Runas

3 - Matchups

4 - Builds

- Team fights

BASICO

Bom, o Wukong não é um campeão muito complicado mecanicamente mas certas ocasiões você é totalmente dependente de você mesmo para conseguir matar alguém.

Ele ganha praticamente qualquer troca quando pega lv. 3, mas não ache que você vai upar primeiro que o inimigo e vai sair matando porque certas ocasiões pode ser exatamente o contrário.

Eu normalmente costumo ir pra lane e lv. 1-2 costumo ser bem polkeado pelo adversário, eu tento usar toda minha vida para farmar e voltar para lane com pelo menos uma :Iten1036:, uma :Iten2031: ou duas :Iten2003: e uma :Iten2055:.

SKILLS

:Habilidades285:

A skill 'Q' dele faz com que seu você ganhe 125 de alcance, cause dano adicional: 30 - 150 (+110% de DdA) e ainda reduz a armadura do inimigo em 10% - 30% por 3 segundos.

É uma skill boa contra tanks como: :Champion33: :Champion98: entre outros tanks porque ela reduz armadura, em matchups contra tanks é sempre bom focar o Q.

:Habilidades284:

O seu 'W' faz com que crie um clone deixando o para trás e ficando invisivel por 1.5 segundos, após 1.5 segundos você fica visível novamente e o seu clone causa 70 - 250 (+60% de PdH) aos inimigos em volta.

Não é uma skill com foco em dano, é algo que você normalmente deve pensar antes de usar, pois ela demora para voltar e é uma skill muito util tanto para forçar o inimigo a gastar algo em você quanto para stackar a passiva da :Iten3147:

:Habilidades286:

O 'E' dele é um engage que quando ele usa cria "clones" de si causando 65 - 245 (+80% de DdA) a até 2 inimigos proximos e recebe 30% - 50% de VdA por 4 segundos

É a skill que normalmente se foca em lanes contra campeões não tão tanks como: :Champion16: :Champion90: :champion38:, porque é a skill que mais dá dano, além de ajudar no engage.

:Habilidades287:

A ultimate 'R' do Wukong, bom o cajado dele cresce e ele começa a girar por 4, recebendo VdM e jogando todos no raio de ataque dele para cima por 1 segundo e causando  20 - 200 (+110% de DdA).

É uma skill muito forte por deixar o inimigo no ar por 1 segundo sem conseguir te atacar e por dar MUITO DANO.

RUNAS

O que mais se altera em suas runas são as secundarias porque nas primarias não se mexe muito.

A que mais uso é esta:Porém existem certas matchups ruins no Top que as vezes você vai querer ficar mais safe, então você pode querer colocar determinação de secundaria:
Caso você queira ter uma lane mais pacífica você pode trocar eletrocutar por colheita sombria, essas são as runas que eu uso na Top lane.
Já na Selva você pode usar essas que são lanes que te favorecem a ganks: 

Essas são runas que eu mais utilizo pois wukong é um campeão dependente de combos e burst, caso você queira colocar algo como determinação na primaria, fica a seu critério.

MATCHUPS

Bom, em geral o Wukong é forte contra qualquer campeão, porém existem lanes e matchups no qual o Wukong tem que ficar mais recuado, como por exemplo:

Garen

:Champion33:

É um campeão que tem um grande sustain e um dano razoavelmente alto no começo da partida então é bom você tentar freezar a wave para conseguir farmar safe.

Guarde seu 'W' para quando ele for dar o 'Q' em você acabar acertando seu clone, não é tão dificil desviar do 'Q' dele usando o clone, quando ele estiver prester a te dar o 'Q' você usa assim você pode tentar agressivar para cima dele, porém contra garen é bom você sempre focar o seu 'Q' dai sempre que você desviar do seu 'Q' você dá o seu 'Q' quebrando a armadura dele e depois agressivando para cima dele te dando uma certa vantagem de dano.

Teemo

:Champion109:

Essa matchup é mediana, é praticamente o mesmo principio do Garen, espere ele gastar o 'Q' dele, após isso você esta em vantagem de skills, pois o Teemo não vai conseguir te cegar mais, ou seja, ele não vai conseguir impedir o seu combo.

Camille

:Champion16:

É uma lane bem fácil, não tem que se preocupar com muita coisa, sempre que ela usar o 'E'(skill do anime Attack on Titan que ele se puxa em direção a parede e se arremessa logo após) dela  ela provavelmente vai agressivar em você então quando ela for te acertar com o 'E' você usa o clone para não tomar o stun e pode agressivar contra ela porque vai ser dificil perder a troca já que você esta na vantagem.

Matchups em geral

VERMELHO = DIFíCIL

LARANJA = MEDIANO

VERDE = FACIL

:Champion32: Gangplank

:Champion130: Yasuo

:Champion90: Riven

:Champion44: Jax

:Champion97: Singed

:Champion40: Irelia

:Champion82: Pantheon

:Champion34: Gnar

:Champion29: Fiora

:Champion88: Renekton

:Champion83: Poppy

:Champion18: Cho'Gath

:Champion39: Illaoi

:Champion57: Kled

:Champion75: Nasus

:Champion131: Yorick

:Champion113: Tryndamere

:Champion112: Trundle

:Champion103: Swain

Ornn (não tem foto no forúm do lol)

:Champion98: Sion

:Champion125: Volibear

:Champion1: Aatrox

:Champion76: Nautilus

:Champion66: Malphite

:Champion20: Darius 

Bom em geral essas são as matchups, tentei colocar todas mas acho que estão faltando algumas, lanes ruins são contra bonecos muito tanks que não tem muito counter play como por exemplo Volibear que tanka muito dano e tem um dano extremamente alto.

Builds

O Wukong é um boneco que normalmente ganha o game snowballando nas outras lanes, ele é um campeão Mid/Late game então se você ganha sua rota você provalvemente vai conseguir ganhar snowballar e ganhar o jogo

Início

É algo muito relativo, em matchups que você não tem muita ideia do que vai acontecer ou quer se previnir é bom começar de :Iten2033:

Caso você não queira pode começar de :Iten1036: e uma :Iten2031: ou três :Iten2003: ou simplesmente com a build padrão de :Iten1055::Iten2003:

Mas eu não recomendo começar com a build padrão no maximo acho viável começar de :Iten1054:

Primeira volta base

Após o jogo começar e você der ser primeiro 'B' dependendo da lane que você estiver pode começar de :Iten3147: ou :Iten3142: e fazer uma :Iten3117: para conseguir dar roaming pelo mapa e distribuir vantagem, snowballando o game.

Uma build não muito comum mas que você pode fazer que não é troll, é quando você voltar base em vez de puxar draktar você puxar um :Iten3057: e finalizalo sendo uma :Iten3078: ou uma :Iten3025:, você escolhe

Build Completa

Minha build jogando top costuma ser essa:

:Iten3147: :Iten3142: :Iten3071: :Iten3026:

normalmente eu puxo :Iten3077: quando estou ganhando lane e quero levar a torre mais rapido, se eu continuar forte após levar a torre eu puxo :Iten3074: como ultimo item, porém caso meu time precise de algo mais tank, mais utility eu puxo :Iten3748:, mas nao obrigatoriamente você tem que puxar isso, caso queira pode puxar :Iten3812: para tomar menos dano concentrado

A bota que eu puxo varia muito do game, se tiver muito CC eu puxo: :Iten3111:, se o time inimigo for full AD puxo:Iten3047:, caso você esteja apenas dando pick off: :Iten3117:

Sua bota varia do seu game.

Team Fight

bom, nas team fights sua função é matar o mais forte da equipe inimiga, você normalmente consegue entrar na TF., matar uma ou duas pessoas e sair, mas isso depende de como você vai fazer.

Você pode entrar na TF. usando seu 'W' e em seguida o 'E' para dar engage e burstar e no mesmo momento ultar, no caso você vai estar startando a TF. jogando todos para cima.

ou

Você pode apenas querer fazer seu time ter uma boa TF. então você entra de qualquer jeito e ulta porém nesse caso você tem que estar mais tank porque quando as pessoas encostarem no chão elas vão te focar.

Acho que passei todo meu conhecimento sobre Wukong, espero que tenham gostado :3

Ao longo do tempo eu vou atualizando o tópico, mas éh isto! Obrigado por terem lido até aqui.

Obrigado pela atenção, ass: Marcelo.
1 RESPOSTA
MalKy Yeah
Aronguejo
Aronguejo

Muito bom o GUIA é muito parecido com oque eu faço, apesar que ultimamente o Nome [tank] faz jus ao significado é muito difícil matar um tank depois desses updates. Dos que você citou os que tenho mais dificuldade é Sion, Nasus e Darius. Me do bem com ele no TOP ou MID mas o que mais jogo é JG e sempre apanho, não sei se é por causa do SUSTAIN ou dos Nerfs tá bem complicado jogar com ele na JG.

Estou achando que as partidas estão acabando muito rápido... é um pouco estranho pois antes quando eu estava feedado eu poderia usar o "Q" e o "E" que era instakill agora que preciso usar todas as skills pra matar outro champion e ainda corre o perigo de morrer por causa do CD das skills, já que alguns champions são bem rápidos.

Comecei a mudar de estratégias por conta disso como: Não usar as vezes o "W" pra sair da moita invisível, de preferência sempre usar o "E" e sempre deixar o "w(clone)" pra correr.Apesar que fiquei 6 meses sem jogar e voltei um pouco por fora, ainda mais nas builds.