cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Apeiron
Tropa
Tropa

[GUIA DO SUPORTE ] Matchups e Builds na Bot lane

Tópico feito a pedido do nosso amigo Tetinha de Fuzil (não deu pra te marcar, e que nick é esse KKKKKKKKK)

(Antes de começar gostaria de dizer que a questão de build é algo bem fácil de entender, porém varia bastante, o que pode levar a ficar bem complexo. Recomenda que tenha lido meu tópico anterior, se não leu o link estará no final do post ou no inicio)

https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Novos-Jogadores/Dicas-para-iniciante-de-Suporte/m-p/431704

Vamo começar então

Matchups:

A bot lane ela na maioria das vezes se decide na Champion Select, então sempre é bom ter um leve conhecimento se você irá "passar mal" nas trocas, ou será vantagem (importante o ADC decide bastante as trocas, mas somente depois do 4 na maioria das vezes).

Para facilitar o entendimento de como isso funciona, eu separei uma imagem que mostra a questão de 1x1 de suportes:

(não fui eu que fiz; não achei o dono para dar os creditos)

Observe que na imagem ela fornece a força de uma Classe contra ou tipo de Classe, porém o que está sendo avaliado ali é o kite de habilidades e lane fase em razão ao do outro suporte, senso assim, de uma forma melhor dita, não necessariamente um Suporte de Peel será fraco contra um de Iniciação.

Lane Fase
     Uma coisa que você deve ter em mente são com realmente essas vantagens ocorrem dentro de game, assim podendo tirar proveito contra elas. Para facilitar como você vai fazer para entender como analisar, vou explicar o exemplo que mais acontece dentro das partidas.
      Iniciação contra Sustein: O que faz a iniciação ser forte contra campeões de Sustein é por conta de que os suportes de Sustein são muitopapeis, assim são explodidos numa velocidade abusarda, fazendo com que campeões com um niveis inicias (2 a 4) de potencial de kill alto, tenham um grande facilidade de matar champions assim. Mas por outro lado se a pessoa que estiver com um de Iniciação, mas estiver jogando de uma forma mais passiva e não aproveitando de seu potêncial, vai chegar uma hora que os de Sustain vão ter uma cura potencializada tão forte (geralmente na 3 volta a base ou a partir dos niveis 8 e 9) que mesmo com tanto controle de grupo ou dano explosivo, não vai ser capaz de mata-lo, enquanto isso o adc dele provavelmente vai ter matado o seue todo o seu kite de skill ja não irá ajudar mais.
     Se você entendeu isso e so pensar o que faz o campeão inimigo fraco contra o teu e pensar que tudo pode mudar com a questão de build, ou até de conhecimento e experiência com o champion ("Não existe cauter para um jogador experiente, somente uma dificuldade há mais). Assim se você quiser jogar de Soraka contra uma Leona, vai sem medo cara.

Vantagens naturais
    É natural que champions Papeis sofram contra Muralhas, porém champions papeis da bot lane tem uma vantagem ridicula contra muralhas. Essa vantagem e denominada Range (sei como escreve não), Muralhas são campeõs que tem um range muito baixo e precisam colar no inimigo para ter dano, e pra compensar isso suas skills geralmente envolvem Stuns, Enraizamentos e KB, todas elas fornecem tempo para a Muralha chegar no oponente, é quando esses chegam, prepará para não andar.
    Agora os champions Papeis eles tem seus kite de skill mais voltado para Buffs como Shield, Curas, Velocidade de Movimento, ou Debuffs como Slow e Stun, além do alto Range de skill e Auto Ataque. Jogadores de champions assim usam bastante esse range para pokar as Muralhas que por volta de curas ou escudos, podem sofrer demais e acabar perdendo do seu potêncial na lane. assim não podendo agressivar por conta da falta de life.

Builds
   (fica nervoso não, mais e bem pouca coisa sobre isso kk)

Falar sobre build para Suporte é algo que nunca vai padronizar, essa lane tem que se adaptar contra quem está contra, mas tem um raciocio de quando fazer cada item.
    Geralmente suporte tanks ou com pouca range precisão de itens que facilite a sua aproximação ou sua defesa, posso dar o exemplo de  um Blitz contra um Sup Ranged, ele pode buildar de first item o Juramento do Cavaleiro, por conta da passiva do item de cura por dano, durante um troca ele pode acabar tankando mais, ou ate mesmo se o seu adc estiver dando AA no outro adc na lane, ele pode tirar um pouco (é uma cura baixa, sim, mas toda cura faz uma ENORME diferença, assim como todo dano). Agora se ele estiver contra um meele ele pode optar por um Emissario de Zek (a foto do item ta desatualizada no forúm) que por conta da passiva do slow no aliado, vai fazer que o sup inimigo tenha dificuldades de grudar em seu adc, como também facilita seu dano no adc inimigo com a passiva do dano de fogo em aréa.
    Os suportes de peel tendem a itemizar Solari, Redenção ou Turíbulo que aumentam seu CDR e Cura, além de dar vida, mas também raramente costumam fazer um Presságio de Randuin  que tem a passiva de redução do dano crtico recebido, como também um debuff de Ataque Speed inimigo (aproveite desse item, sério, muito barato com otimos status).

Lista de Itens que todos os Suportes podem usar
Medalhão dos Solari de Ferro (todas as classes)
Redenção (todas as classes)
Turíbulo Ardente (peel e sustain)
Juramento do Cavaleiro (todas, mas geralmente iniciadores e tanks)
Emissario de Zek (iniciadores e tanks)
Coração Congelado (todas as classes)
Cadinho de Mikael (todas as classes)
Cetro de Cristal de Rylai (poke)
Armadura de Espinhos (tankes e iniciadores)
Devaneio de Shurelya (todas as classes)
Graal Profano de Athene (peel):
Placa Gargolítica (raramente feito, mas iniciadores)
Presságio de Randuin (todas as classes)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom é isso guys, espero que tenham gostado (nunca gastei tanto tempo sendo util) e entendido tudo, caso não entenda algo, so basta perguntar que respondo, ou me add no lol e pergunte la tb. Se você tiver algo para inclementar coloca ai, pois pode ajudar também a galera, de resto é isso e so pra ressaltar: O SUPORTE COMBA O ADC, então qualquer coisa relacionado a comp de suporte é adc, talvez fique para um tópico foca nisso se acharem necessário, e quiserem que eu faça e so falar. (ignorem os erros de português)
E NOS!!!
2 RESPOSTAS

''porém champions papeis da bot lane tem uma vantagem ridicula contra muralhas. Essa vantagem e denominada Range (sei como escreve não), Muralhas são campeõs que tem um range muito baixo e precisam colar no inimigo para ter dano''

1* Campeão RANGED

2*Pera ai,deixa eu explica isso para o Nautilus.

excelente