cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Draicker
Lenda
Lenda

Guia Completo de Thresh o Guardião das Correntes

Olá, há um mês atrás fiz um tópico parecido sobre o Cho'Gath https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Mec%C3%A2nicas-de-Jogo/Guia-de-Cho-Gath-O-Terror-do-Vazio/td..., como deu um sucesso relativo decidi fazer um detalhado também sobre o Thresh. 

Comecei a jogar em 2015, e de quebra comecei na posição de suporte, com champions mais simples como Soraka, depois comecei a gostar muito da Morgana, se quiserem futuramente posso fazer delas, e finalmente fiquei viciado no Thresh, atingindo 500k de maestria com ele. Atualmente Estou Diamante V main suporte, subindo apenas de suporte e top.

Nesse tópico irei abordar algumas dicas para se jogar com o Thresh, um dos suportes com um dos kit mais divertidos de se jogar, com uma grande quantidade de controle de grupo (CC) e peel (proteção). Thresh é um suporte completo e difícil de se masterizar.

Introdução 

1) Parte Básica (se você já conhece as habilidades do campeão pode pular essa parte): começando pela PASSIVA, Thresh não ganha armadura ao subir de nível, por isso é de extrema importância você pegar as almas que caem dos minions e monstros neutros, elas lhe darão armadura, por isso não as ignore, isso poderá custar caro mais adiante na partida. 

2) O Q do Thresh é um hook, parecido com o grab do blitz, mas não o puxa em cima de você, ao invez disso, você ao acertar o Q pode reativar para ir pra cima do oponente, se não o reativar você o puxa um pouco para sua direção. O que muito Thresh faz é sempre apertar duas vezes, assim como "acertou o Q do Lee Sin tem que ir", mas as vezes é melhor você usar o Q, e depois usar o Esfolar (E) para trazê-lo mais para perto de si, do que ir no meio de  3 inimigos e acabar morrendo. Thresh apesar de ser teoricamente um boneco tanque, é o mais papel dos tanques suportes. Com experiência e tempo você começa a acertar hooks aonde o inimigo vai desviar e não aonde ele está no momento, pois o hook tem um pequeno delay na hora de conjurar, então se você jogar reto nem sempre é a melhor das opções.

3) O seu E é o Esfolar, onde você pode usá-lo para trazer o inimigo para perto, ou dar um empurrão nele, também da um pouco de Slow, e tem uma passiva, que ao ficar um pouco de tempo sem atacar ela carrega (tem um ícone que mostra quando a passiva esta vermelha ela esta 100% carregada), você ganha um range maior para dar um ataque básico fortificado, é útil para pegar minions com o relicário ou dar um poke no adversário quando ele tentar farmar. O esfolar ao contrário do que muitos acham é extremamente útil, podendo cancelar muitos tipos de pulos de vários inimigos, como pulo do Kha'Zix, Tristana, entre vários outros se usado na hora certa. Outra coisas que vejo é muitos jogadores tentando iniciar com o Q, não é bom, tente começar com o E level 1. E quando for combar, tente ir andando em direção ao inimigo, usar o esfolar e ai sim usar seu grab, fica mais fácil de acertar o inimigo desacelerado.

4) O Seu W é uma das skills mais sensacionais do jogo, a lanterna, onde você pode usar para tirar seus aliados de uma situação ruim, você também pode criar jogadas de ganks, reposicionar seus aliados que ao clicarem na lanterna vão em direção a você, mas cuidado para não jogar muito no pé do cara, ou próximo de mais a inimigos, eles podem ficar na frente evitando que seu aliado clique na lanterna. Além disso ela dá um pouco de resistência a um aliado próximo, as vezes é bom para salvar ele de um ignite ou simplesmente ajudar numa troca, ela pode inclusive dar visão quando você não tiver wards, de um baron ou drag, ou conceder visão de um matinho adversário. Escala também com as almas que você pega, aumentando a resistência, ou você pode usar simplesmente para ganhar uma assistência quando você não vai conseguir chegar a tempo para o abate. 

4.1) Sua ult é muito boa para parar engages, a Caixa, ao passar na parede o inimigo recebe um slow gigantesco de 99%. Um combo rápido de Thresh é usar o Q e se acertar insta ultar e usar o seu E para trazer o inimigo para cima da caixa, já é um combinho um pouco mais avançado, mas treinando você fica bom.

Pré-Jogo

5) Comece upando o E no nv 1, depois o Q, depois o W. Ai você tem duas opções, você pode colocar 2 ou 3 pontos no E e depois maximizar o Q, ou se achar melhor você pode upar só um ponto no E depois maximizar o Q logo, isso varia dependendo da match up. Ordem de Maximização Q>E>W.

6) Começando na parte de runas, a melhor runa de longe para se pegar para ele é o Pós-Choque, pois o Thresh tem muitos mecanismos de imobilizar o campeão inimigo. Seu Q (Hook) e seu E (esfolar) próca facilmente a sua runa, garantindo assim que ao acertar suas skills você tanque bastante por 2.5 segundos e cole no seu inimigo explodindo o dano da Runa. Depois pegue o "Osso Revertido", muito bom para trocas no early game. Agora você tem duas opções, você pode pegar "Crisálida" para simplesmente ter um maior HP (60) no inicio do jogo que é importante para "all in". Ou se estiver numa lane de poke pegue "Ventos revigorantes" para renegar sua vida. De última pegue "Inabalável" pois você terá mais tenacidade e resistência a slow quando estiver com seus feitiços de invocador em tempo de recarga.

7) De Secundária pegue sempre a árvore de "Inspiração" pois é a que dá mais HP, inicialmente 30 e escala até 270 de vida com base no nível. Aqui você tem duas opções: pegue "pulverizador de tropas" somente se você fizer relicário, você pode usá-lo para farmar aquela catapulta que seu aliado tem medo de deixar pois é difícil acertar o last hit com o thresh e assim completar sua quest do seu item de ward mais rápido possível. Ou pegue "entrega de biscoitos" para lanes em que há muitas trocas. (Sempre use suas poções assim que iniciar a treta, e não só depois de ter perdido muita vida). A outra runa você pega a "Perspicácia Cósmica", é muito boa pois dá 5% de tudo aquilo que é bom para suporte, CDR, redução de tempo de recarga de feitiços e de itens aos quais você ativa.

😎 Feitiços de invocador, não tem muito segredo se você joga de Thresh você quer impactar o jogo, ganhando a lane phase e partindo para roamings, para isso vá sempre de ignite e flash. Ao acertar um combo Q+E, ou E+Q, seja como for, já ignite logo para matar, não deixei para usar dps q sair o curar do inimigo, pois o ignite corta a cura se for usado antes, não tenha pena de usá-lo em all in nv 2, 3, etc.  

9) Itemização, você tem duas opções inicialmente, Moeda ou Escudo Relicário. Ao ver sites como pro builds, eu vi que muitos pro estão começando de moeda, eu particularmente não curto muito, o Thresh fica bem papel no inicio do game assim, um hard CC inimigo e você estará morto. Então eu curto escudo relicário mais a runa "crisálida" para ficar com um bom HP extra inicial, então eu uso o pulverizador para pegar todas as catapultas para o meu adc, upando assim bem rápido a quest do item de ward, que é muito importante chegar nesses 500 de ouro para começar a ter visão de mapa. 

10) Após fechar a "braçadeira de targon", você fará na grande maioria das vezes a bota de mobilidade, e sempre que seu adc estiver sozinho e safe, você tentará dar roaming para o mid, ou garantir visão avançada na jungle inimiga. o Solari não está mais tão bom como item rushado após a os itens anteriormentes citados. Eu prefiro fazer o Juramento do Cavaleiro, depois complete o item de ward. Outro item muito bom é a convergência de Zeke, deixando assim meu ADC bem forte com esses itens, e ai sim depois é que você deve fazer Solari. (Em alguns casos a solari pode ser boa antes, casos em que você precise de resistência mágica, e se estiver muito na frente e seu time pegar baron pode ser uma boa pegar flâmula de comando e usar no minion canhão). E por último fechar redenção. Nunca e jamais faça itens focados em apenas ser tanque para Thresh (raras exceções o coração congelado é bom), tente fazer sempre utilidade para ajudar seu ADC. 

O Jogo

11) O jogo começa no nv 1, nada de ficar AFK, guarde as entradas, ou dê call de invadir, com o thresh é comum conseguir um first blood num invade se o time inimigo estiver dormindo, nesse caso não upe nenhuma skill até ter certeza q irá achar alguém e então ative o Q.

12) Como se comportar na Lane:  você sempre vai querer alcançar o nv 2 primeiro de Thresh e ter o all in lv 2, para isso ajude seu ADC a puxar, e lembre-se, na bot lane o terceiro minion da segunda wave te dá o lv 2, então quando faltar 1 minion q seu adc for farmar, você já vai indo pra cima dos caras, upe rapidamente o Q assim q pegar o lv 2, utilizando a tecla de Atalho ctrl+Q para ser mais eficiente, depois chegue perto do inimigo, use o esfolar para puxar o inimigo para si, e depois encaixe um hook, você pode utilizar sua lanterna pro seu adc lhe seguir, ou usar em cima de si mesmo para você tancar mais, não esqueça de usar poção durante a luta, e abuse dos ataques básicos tbm, use o ignite cedo para evitar que o curar cure totalmente o adversário, pois lembre-se q o ignite corta a cura. Evite usar o hook toda hora, as vezes a pressão de você tê-lo já intimida e faz o adc adversário evitar farmar alguns minions. Use os minions a seu favor, olhe sempre a vida dos seus minions, quando o adc inimigo estiver preocupado em dar o last hit, aproveite a oportunidade para ir pra cima dele, ou buliná-lo na lane, preste atenção na vida dos minions inimigos, sempre q seu adc for farmar um minion e ele estiver com pouca vida e seu inimigo estiver atrás, já tente o hook, o minion irá morrer seu hook irá passar e pegá-lo desprevinido, é difícil fazer isso, mas com prática um bom thresh faz isso com facilidade. Contra assassinos não se desespere e utilize seu E na hora certa para cancelar alguma skill de aproximação. Se for gankado próximo a torre, é tudo q você quer, hook o inimigo para sua torre, um bom Thresh utiliza sempre sua torre ao seu favor. 

13) Você pode pedir para o seu jg vir, e então dar a lanterna para ele, e flashar nos caras, esse combo é bem rapido, W pro jg+Flash no inimigo+E+Q, treine isso bastante no modo treinamento. lembre-se a platinha de visão nasce aos 3 minutos e 10, o pinstouro agora nasce aos 5 minutos, quando estiver empurrando a wave na torre dos adversários, suba para a jg e gaste o pinstouro e a platinha de visão e ward a jungle inimiga.

14) Lembre-se, sempre você deve presumir aonde o jg inimigo começou, se a bot lane inimiga chegar atrasada faltando um pouquinho de mana, você sabe q o jg começou no side da bot lane. e então estará safe por um tempo pois normalmente ele irá para a parte de cima do mapa para pegar seus buffs. (A não ser que seja um champion q gank fácil no nv 2, como um twitch, jarvan, apesar de ser raro pois o jg do seu time poderá invadir a jg de cima do cara e roubar seu buff facilmente). então guarde suas wards para depois. 

15) Se seu jg não começar na bot lane, aproveite a chance de puxar rapidamente a lane garantindo o nv 2, ou aprontando uma emboscada com o seu adc se seus adversários passarem por um lugar indevido. 

16) Lembre-se Thresh não é um tanque nato, evite fazer front line, foque em proteger seu ADC nas lutas, deixá-lo vivo, ou acerte alvos prioritários com seu Q, não vá muito longe. 

17) Fase 2, tendo garantido uma boa vantagem pro seu adc, quando ele estiver safe, deixe-o pegando XP solo, você tem q dar roaming com uma bota de mobilidade, tentando gankar o mid. Sempre compre 2 pinks ao ir base nesse ponto do jogo, não só para colocar visão, mas como para tirar visão. Lembre-se que sempre que você tiver já o item de ward estacada em 500 gold, troque a trincket para a vermelha. Quando for passar a trinket vermelha, peça para seu jg ou adc acompanhar para ajudar a tirar visão mais rapidamente. Controle os objetivos, Dragão e Baron. É importante você dar as call, você é o suporte, eu sou geralmente muito shoot caller do meu time, e já vou pingando a avisando quando falta pouco tempo pro Dragon por exemplo. Utilize muitos Pings como de  "cuidado" quando alguém do bot estiver sumido do mapa. Utilize também isso para evitar q seu time der over.

18) Pouquíssima gente faz isso, mas anote o tempo em que os feitiços de invocador inimigo vão voltar e lute de acordo com isso. Por exemplo, se o adc inimigo flashou aos 4 min, você terá uma janela de até os 9 min para forçar uma jogada, então digite no chat "F ADC 9:00". Tente fazer isso pelo menos com o Flash, apesar de ser recomendável você estar ciente e anotar no chat o tempo dos outros feitiços.

19) Se você e seu ADC derrubaram a torre do bot, faça a inversão siga o seu adc para colocar pressão na torre do top e derrubá-la, depois faça o mesmo com a torre do mid, sempre garantindo visão na jg inimiga e tirando a visão deles.

Matchups e Sinergias

20) Sinergia. Thresh sinergiza bem com campeões fortes na fase de rotas, então já na seleção de campeão você pode perguntar se seu adc joga por exemplo de Kalista, Lucian, Draven, Jhin, Caitlyn, Xayah. Mas o Kit do thresh é suficientemente bom para que ele possa jogar tanto ofensivo como defensivamente com outros adcs que queiram só ficar safe e escalar. É um suporte que encaixa em quase todas as situações, sendo muito versátil.

21) Thresh tem matchup dificil contra: Morgana por causa do Black Shield que countera muito suas skills, nesse caso você deve baitar o shield dela, e indo no outro inimigo q está sem, ou só indo pra cima e voltando forçando a ela a gastar o black shield, ai você tem uns 15 segundos para encaixar algo quando ele gastar. Outros suportes muito bons contra Thresh são Braum, Tahm Kench, Alistar. Bem tanques e conseguem atrapalhar bastante o Thresh. Suportes mais papéis bons contra o thresh são Lulu, Karma e Zyra por causa do poke. Ou você dar all in ou vai perder a lane no poke.

22) Thresh tem dificuldade em conseguir impactar contra Ezeral e Sivir. Uma dica contra Sivir, chegue perto dela e assim que você castar o Q, use o E ao mesmo tempo, o shield dela funcionara no E, mas ela tomara o Q, teste isso no modo treinamento, você consegue sim utilizar o E enquanto casta o Q, mas para isso precisa estar próximo dela e usar rapidamente. 

23) Thresh tem matchups boas contra Bardo, Janna (sim se acertar o Q já era Janna), Leona (ele cancela muito fácil ela), Soraka (foque ela),  Blitz (se o blitz lhe puxar, ignore-o jogue a lanterna pro seu adc e vá pra cima do adc inimigo) Nami, Rakkan.

24) Thresh tem matchups boas contra adcs sem escape. Abuse de um Kog, Twitch, Jinx, Jhin e até tristana por exemplo. Ele pode cancelar o Pulo da Tristana se bem jogado. Curiosidade, sua lanterna serve para seu top laner dar TP.  

Agradeço a quem teve coragem de ver tudo, deu muito trabalho, faço isso sem ganhar nada em troca só com o intuito de ajudar. Se possível por favor deixe um UP ou GG para ajudar a chegar em mais pessoas. Sugestões, dicas, críticas construtivas sobre o assuntou ou outras coisas que esqueci de mencionar, por favor fiquem a vontade nos comentários. 

Tags (1)
15 RESPOSTAS

Ward e ao mesmo tempo explicar que o Tresh não dá grab ele dá hook.

Rex tremendae majestatis
Qui salvandos salvas gratis
Salve me, fons pietatis
Salve me, fons pietatis
EStER TìGRESA
Aronguejo
Aronguejo

Parabéns!

Gosto de jogar de Thresh, mas odeio jogar contra. Pois não tem como dar resposta às jogadas dele, principalmente no roaming q é muito forte.

Só não falou da passiva. Vale a pena pegar todas as almas ? O scale é infinito até o final da partida, correto?

Eu sei que é um Hook, mas a mania de dizer grab, não tem como. 

Obrigado. Eu falei da passiva, as alminhas concedem armadura e poder de habilidade que inclusive escalam com o W dando mais armadura na lanterna, vale a pena pegar a maioria possível, só não se mate pra pegar umas muito arriscadas, pq o Thresh não ganha armadura quando sobe de level. Eu não tenho ctz, mas acho q o scale é infinito visto que se uma partida durar 1 hora, ainda vai ter minions morrendo e você continua coletando, que eu saiba não tem um limite, pelo menos não há uma descrição disso nas skills dele. 

@uiuiui Fofinha@  escreveu:

Ward e ao mesmo tempo explicar que o Tresh não dá grab ele dá hook.

Já corrigi isso, obrigado pelo feedback.

@EStER TìGRESA@  escreveu:
Parabéns!

Gosto de jogar de Thresh, mas odeio jogar contra. Pois não tem como dar resposta às jogadas dele, principalmente no roaming q é muito forte.

Só não falou da passiva. Vale a pena pegar todas as almas ? O scale é infinito até o final da partida, correto?

Por incrível a pareça eu tbm sou assim, quando pickam meu Thresh, eu tenho sérias dificuldades, oq é engraçado pq eu deveria saber counterá-lo já que o conheço bem.

Muito bom o guia, me ajudou bastante. +1

humilde

Gabuzera
Aronguejo
Aronguejo

Curti muito o post! Sou Main Thresh e acho um dos champions mais divertidos de se jogar.
Acho que é valido citar que a Ult, dependendo do local, pode ser um ótimo desengage, principalmente em lugares mais fechados, onde forçaria o inimigo a passar por alguma (as vezes até duas!) parede da caixa para chegar em você ou seu aliado. Assim tu ganha tempo pra fugir ou até mesmo para contra-atacar caso seu time esteja próximo.

expectativa:adicionar essas dicas na sua ranked e subir de elo 

realidade:adc 0/12 todas as lanes perdendo 

ShZi
Dragão
Dragão

https://boards.br.leagueoflegends.com/pt/c/mecanicas-de-jogo-e-balanceamento/2dAaP6pZ-dica-raapida-s...

Melhor dica do mundo, só saber isso e sua maestria upa do 1 para o 7.
banerzinho

Não tem muito o que fazer pq ele é puramente skillshot, então se o cara tiver uma boa noção de jogo, vc n consegue evitar as jogadas. 

Folgada
Tropa
Tropa

firei man thresh porqusa dessas dicas vlw com o thresh cheguei a platina 1 com essas dicas

Fico feliz que esse tópico ainda ajude muita gente, já faz quase 1 ano e de vez em quando ainda recebo comentários positivos, agradeço!

GRBV
Tropa
Tropa

Muito obrigado, ganhei a nova skin dele [Thresh Espiritual] mas não fazia ideia de como jogar com ele, essas dicas me ajudou muito!