cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Hades813
Arauto
Arauto

Guia completo de taric -Builds, como se comportar, skills order, matchups, tfs e lane phase

Primeiramente as minhas credencias com o boneco: Plat 5 , 3.62:1 KDA, 57% de win rate em 129 Jogadas. Atualmente sou o top 119 taric br mas ja peguei top 35 nessa seasson (pelo menos essas eram as credenciais quando comecei a escrever essa parada)

Resultado de imagem para taric hetero

Agora que ja fiquei parecendo um **cogumelo do teemo** babaca,vamos ao que realmente importa, o tutorial:

Se vc quiser saber oq raios as skills do boneco mais hetero de gola V tem, vc pode ver isso nesse link:

https://br.leagueoflegends.com/pt/game-info/champions/taric/

Isso é um guia de como jogar e n oque o boneco faz, entao se vc n sabe oque as skills do taricão fazem faça a favor de ler, falar oq as skills do boneco fazem aqui e chover no molhado pra maioria da glr alem exigir que eu reescreva tudo

Topicos:

1- Os pros e contras do campeao

2- Builds, runas e ordem das skills

3- Fase de rotas

4- Jogando nas tfs

5- Matchups 

Resultado de imagem para guia da montanha

Guia:

1- Os pros e contras do campeao

Vamos primeiramente destacar os pontos fortes e fracos do gola v das gemas grandes:

Imagem relacionada

Pros:

É peel que vc quer? então toma peel: Tariquizão tem um sustain muito consideravel apos upar o Q algumas vezes (e fazer gota pq essa cura gasta mana como se n tivesse amanha) , consegue curar de forma constante caso use sua passiva, tem a ult que deixa quem entrar nela invuneravel (que diga-se de passagem é uma maquina de dar dives ambulante), consegue dar uma quantidade consideravel de shild alem do seu stun tambem sair no seu aliado marcado com o W, que muitas vezes salva o infeliz de alguem tentando pular nele com tudo. HAJA CORAÇÃO  ̶E̶ ̶G̶E̶M̶A̶S̶ AMIGOS  

Segura que late game é nosso (disse o yasuo 0/10): Taric é de longe um dos melhores suportes pro late game se não o melhor (eu particularmente considero o melhor mas enfim), a ult dele late game é MUITO ROUBADA (early game ela é apenas roubada, ok?) e vira completamente uma tf se bem usada.

Meta? Não vamos colocar meta, mas quando vier a meta vamos continuar viaveis: Verdade seja dita , taric tem uma vantagem a longo prazo muito grande em cima dos outros suportes  ̶m̶e̶n̶o̶s̶ ̶l̶u̶l̶u̶,̶n̶a̶m̶i̶ ̶e̶ ̶j̶a̶n̶n̶a̶ ̶q̶u̶e̶ ̶s̶ã̶o̶ ̶q̶u̶e̶r̶i̶d̶i̶n̶h̶a̶s̶ ̶d̶a̶ ̶r̶i̶o̶t̶ ̶a̶ ̶a̶l̶g̶u̶n̶s̶ ̶a̶n̶o̶s̶ : ele pode ser buildado tank ou protect sem perder muito a eficiencia. A alguns patchs atras taric era basicamente o unico suporte tank entre os 5 (eu acho que ate os 3) suportes mais fortes mesmo de forma teorica ele sendo um tank (que tava fraco pacas ja que o meta era hyper carry). Ou seja, se vc joga de taric vc n tem muito o pq ficar preucupado que juramento foi buffado e turibulo nerfado. Vc pode usar tanto um quanto  outro mesmo. E 6 por meia duzia, ta safe d++++

O taric cria, a passiva do W copia: taric n tem o poder de criar grandes jogadas mas usando seu kit junto com o dos seus aliados vc consegue criar oportunidades muito boas com seu Stun e sua ultimate. A seju vai pular de cabeça no rato inimigo? W + E nela que o stun ta garantido. Vai D-I-V-A-R  na torre com seu ez? W+R+E (usando a passiva ai graças a deus ne?) e vc consegue entrar e sair sem levar nada de dano (ou quase ne?)

Contras:

Gemas pesam muito cara, vamo andar mais devagar please:  tanto poder tem seu preço ne? O carinha que sobe as montanhas n tem nada de mobilidade e é muito dependente do flash pra criar ou escapar de jogadas

/all CORRE NEGADAAAAAAA: as duas principais skills do taric pra criar ou auxiliar em jogadas (que nesse momento espero que vc ja saiba que é o stun e a ultimate)  demoram muito pra sairem, o stun da tempo o suficiente pra desviarem (jogue contra uma kalista e passe raiva) e a ult demora tanto pra cair que dependendo da comp que vc ta jogando contra os caras passam cebo nas canelas e vc n consegue forçar quase nada.

Mf e nami inimiga cutucaram vc 5899 vezes seguidas: pelo fato de vc ser um tank sem hard engage, vc toma poke sem muitas chances de punir seu adversario, oque vai te trazer lanes muito dificeis , em especial quando vc ainda n tem mana pra spamar skill com mais frequencia que a glr do forum spamando o mesmo problema no server, vc vai apanhar sem fazer muita coisa

2 - Builds, runas e ordem das skills:

Resultado de imagem para lol como buildar seu suporte

:Iten3302: :Item inicial geral pra suportes tank, esse daqui n precisa comentar muito

:Iten3070: : quem faz a lagrima é vc mais quem chora são as inimigas, com miseros 750 de gold (que vc consegue juntar na primeira volta base basicamente) vc consegue uma quantidade de mana grande e escalavel (que suprime muito a demanda de mana do boneco que acha que a parada da em arvore) e menos 15% de custo de mana nas skills. Item primordial pra se spamar as skill do boneco

:Iten3190: :Mr+ armor + peel, transforma o soalri em um otimo item pro taric, dando boa parte de muitos atributos que o boneco necessita

:Iten3109: : da vida (que escala com a cura), armor (que escala com suas W,E e passiva como eu não citei ali em cima), cdr ja que essa ult tem um cd de anos alem da passiva do item que ajuda seu adc e vc mutuamente

:Iten3107: : Da vida, regen de vida e de mana (esse ultimo da recebe um regen de 150% extra), 10% de cdr, deixa seus escudos e curas 10% mais fortes e da uma quantidade de cura em area bem consideravel , deixando a tf do boneco ainda mais broken

:Iten3504: : eu não faço esse item mas como esse é um tutorial eu tenho que explicar pq muita gente gosta de fazer. +60 de ap (mais cura e mais dano no stun), 10% de cdr, 50% de regen de mana, +10% de poder de cura e escudos, 8% de velocidade de movimento (q ajuda bastante ja q o boneco é mais lerdo que tudo) e a parte principal, curar ou proteger alguem da velocidade de atack e dano extra. Considerando que o boneco tem cura em area e spama a cura como se n ouvesse amanha, vc deve conseguir entender o pq os pros buildam tanto ele ne?

Enfim esses são os itens mais populares,eficientes e constantes de forma geral, os outros são bem circunstanciais e por isso n vou colocar aqui pro post n se transformar em uma copia de senhor dos aneis. Quando o assunto é escrever as coisas , menos é mais n acha? se bem que eu escrever esses dois paragrafos me contradizem , mas enfim vamos pra runas

Runas:

Runas com maior win rate

Runas mais usadas

Eu uso a arvore esquerda da com maior Win rate e da direta eu uso a da mais popular, mas essa são as q eu prefiro, as com maior win rate são muito boas contra poke

A arvore principal é de  ̶f̶o̶r̶ç̶a̶,̶g̶a̶r̶r̶a̶ ̶e̶ ̶ determinação:

A primeira runa é a guardião, ela da pra vc e um aliado proximos ou que vc usou Q, W e R(esse eu n tenho ctz, alguem ai testa e me avisa nos comentarios?) nos ultimos segundos , um escudo caso levem dano e são acelerados por 1,5 segundos. Ou seja em um talento vc tem mais peel e ainda quebra um galho dando move speed pro taric que é lento pacas

A segunda runa vc pode escolher entre duas vertentes: 

"Osso revestido" que vai te ajudar te fazer receber menos dano das proximas 3 skills ou ataques basicos inimigos por 5 segundos, uma runa otima contra lanes de sustain/poke e a outra é "fonte de vida", que vai marcar o campeao que vc stunar curando o aliado que bater nele.

A terceira runa é a "condicionamento" que apos 10 minutos de jogo te da 8 de armor e mr alem de aumentar sua armor e sua mr em 5%. Ou seja apos 10 minutos tu fica consideravelmente mais tank

A quarta runa é revitalizar que aumenta suas curas e escudos em 5% e aumentam suas curas e escudos em 10% em aliados com menos de 40% de vida

A segunda arvore de runas é inspiração, que tem sido utilizada com 3 escolhas:

Calçados magicos: runa obrigatoria, te da botas aos 10 minutos , recebendo a bota adiantado, e fora do sedex caso pegue algum abate ou assitencia antes dos 10 minutos alem de dar + 10 de move speed. A parte ruim é que antes dos 10 minutos vc n pode comprar botas

Agora a segunda e ultima runa dessa segunda arvore tem duas variaveis:

Perspicacia cosmica: +5% de rtr, rtr maximo, rtr em itens e rtr em feitiços. Muito boa pra reduzir o tempo das suas skills e principalmente a redução do tempo do flash e da sua ultimate. Rtr = redução de tempo de recarga

Entrega de biscoitos: Restaura 15% da sua vida perdida e da sua mana gasta.Recebe 1 a cada 3 minutos ate o minuto 12. Da um bom sustains e ajuda muito no inicio das rotas

Skill order: Atualmente segundo o champion.gg a ordem correta W>Q>E, uma skill order que eu pessoalmente acho ruim.A skill order que eu recomendo é Q>W>E ou Q>E>W em alguns casos. A primeira é muito boa pra se dar um peel forte pro seu time ja a segunda é melhor pra se dar uma boa quantidade de dano e ter seu stun up mais vezes durante uma troca

Resultado de imagem para fase de rotas lol

Fase de rotas:

O inicio da lane e muito dificil pro taric, em especial contra suportes de poke. Evite usar a ura atoa mas tambem n deixe a sua barra de mana ficar cheia. Uma dica essencial pra ter um inicio confortavel contra suportes de poke e gastar seu Q apos upar um lv da skill ja que o custo de mana aumenta pouco mas a cura aumenta muito,entao se vc tiver com a barra de xp 80% cheia e vc e seu adc com uma quantidade safe de vida, segure um pouco essa cura e use ela apenas se for muito necessario ou caso esteja full mana. Apos pegar lagrima vc consegue facilmente ganhas as trocas caso acerte um stun, vc tem muita cura com cd basicamente nulo, bom dano base no stun e um dano extra bem consideravel na passiva (use a passsiva nos campeoes mas caso n seja possivel bata em um minion aleatorio so pra poder curar again). Caso vc n consiga agressivar ao menos vc consegue se manter vivo de boas. 

Contra suportes tank, se vc pegar o stun lv 2 mas n tenha o W pra seu stun sair no seu adc, vc deve se posicionar sempre perto do mesmo, pra caso seu adc tome um engage vc consiga stunar o suporte inimigo, devolver um pouco de dano e curando seu adc quaso necessite. O lv 2 e 3 dessas lanes e costuma ser muito decisivo entao veja bem como anda a wave pra ver quem vai upar direito e esteja sempre atento aos potenciais engages que seu adc tome. Uma volta a base aqui vai atrasar muito a sua lane. Depois de adquirir a gota por meio de uma troca voluntaria com o vendedor da loja, vc e seu adc conseguem virar as trocas com muita facilidade dando o stun no trouxa que vier pra cima e resentando a cura com auto ataques.

Apos o lv 6 em ambas as lanes vc consegue ganhar as trocas com facilidade se ultar certo e consegue sair de boas de ganks alem de grande potencial de dives.

Sempre controle bem a visao do rio pra n tomar ganks e aproveite pra dar roaming caso a bot lane inimiga esteja indo base e seu adc esteja puxando a rota

Jogando nas tfs:

Use o W sabiamente , o tempo de recarga dele é alto e é ele que permite vc usar seu stun a distancia e pra seu ultimate pegar no maior numero possivel de menbros da sua equipe. Tente usar a ultimate quando seu time estiver iniciando ou quando estiverem iniciando no seu time. Resete sua passiva sempre que possivel pra curar mais e se posicione de forma que sua cura pegue no maior numero possivel de aliados. Não tente fazer a front line mas n fique na back line tambem. É interessante que vc use seu Q no modo fod@-c e que mude o alvo do W sempre que necessario, alem n sair muito de perto dos seus carrys

5- Matchups:

Resultado de imagem para janna lulu

Pacote Queridinhos da riot: Inclui os campeoes nami, janna e lulu com as skins nunca saem do meta, tudo isso e ainda vem com turibulo com 50% de desconto.

Esses campeoes são um pé no saco e outro na cara. Sem lagrima vc vai ser brutalmente pokeado e sem grandes chances de virar em cima dessas porcarias (mas com grandes recompensas caso acerte um stun e consiga bater no infeliz com seu adc). Apos pegar a lagrima vc consegue segurar bem a lane alem de poder tentar agressivar mais ja que não vai ser tao punido pois vc pode curar mais. Resumindo: bata so com engage, n leve poke, reze a deus pra ser nerfado por mais de 3 patchs algum dia. Pacote em desconto de janeiro a dezembro, de 2016 ate quando a riot achar melhor. Dedos não inclusos no pacote, poppy meramente ilustrativa 

Resultado de imagem para da que eu te dou outro

Pacote da que eu te dou outro: Inclui alistar, nauti, thresh, leona e rakan dando 50% menos dano do que eles pensaram que dariam:

Essa é simples, fique esperto na lane e quando um trouxa dar engage no seu adc vc da o stun usa passiva, cura e assim ad infnitum, dando bastante dano no coitado e ajudando demasi seu adc. Via de regra, vc vai conseguir devolver todo ou quase todo dano que sua bot lane levar caaso acerte bem as skills e use bem a passiva

Resultado de imagem para eu sou obrigado a falar

Pacote quando começa as tfs? to com sono ja: inclui Braum,tk e morgana usando o sono da Zoe sem cd: 

Ja dizia aquele meme antigo: braum/tk ou morg com taric na mesma lane.Nada acontece, feijoada. N sendo stunado, n levando snare e nem sendo engolido pelo mc sapão vc n tem muito oque fazer por aqui a n ser deixar seu adc vivo. Engages aqui quase nunca vao resultar em algo bom pra vc e seu laner, com chances enormes de dar muito ruim pra vcs

Resultado de imagem para que deus tenha piedade dessas pessoas ruins

Promoção  pontual, "Que deus tenha piedade desses adc ruins": inclui blits atacante e adc goleiro (ou algo do tipo):

Apenas n leve o grab e fique esperto pra caso seua dc seja pego pra usar o stun e tentar salvar o coitado/lazarento que caiu nas garras mecanicas do blitzcancer.

Fim

Dica rapidinha pra levar as torres: spame o E e W de força alternada, Q+AA+E+AA+Q+AA+E e assim adiante. O Q do taric gasta muito mais mana que as duas outras skills.Use elas pra resetar a passiva e farmar as torres adversarias quando for viavel, seguro e necessario

Caso tenha curtido o post, n esqueça de deixar o gg. Caso ache q falta o matchup de adc: e uma coisa muito especifica, ja que o taric encaixa de forma razoavel tanto com hyper carrys (esses encaixa perfeitamente) quanto com caster (esse menos, mas ainda continua razoavel) alem de depender muio do seu ad+ ad inimigo + sup inimigo.

Erros de portugues tem aos montes com crtz, depois dou um revizada decente nessa bagaça

Caso esteja lendo esse post no dia 25/02 antes de meia dia e jogue mid lane de elo pllt 5 ao 1 me add no lol que preciso de um mid pra torneio hj as 13

TOPZERA D+ MY LIROU FIREND
4 RESPOSTAS

Você chega no top 10.
Um ótimo guia, parabéns! o/

Chazz Prïnceton
Aronguejo
Aronguejo

"Parecido" com o meu guia de :champion127:,

Muito completo o seu guia, ajudará muitas pessoas que pretendem começar a jogar de Taric, ou querem se especializar com o champ,

Otimo guia e otima iniciativa.

Chaz :Champion127:

Kuuhaku Joestar
Aronguejo
Aronguejo

Muito bom, guia perfeito 🙂
LCS Kitsuki
Tropa
Tropa

Que guia bacana, vou utilizar gota pra ver se melhoro mais ! Estou jogando bastante de taric peguei m7 com 70K maestria, winrate de 78% (upei do Pratinha 5 ao 2 em 24h) , Com reformulação das runas, estou combando a passiva com demolir, segunda arvore de precisão, aquele que recupera mana quando abate e 5% tenacidade, deixando o miserável menos lento, junto com bota da rapidez xD
TARICÃO É F***DAAAAA