cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
1LICH1
Barão
Barão

Guia de Soraka - (Para qualquer um com alguma noção de jogo e com dicas gerais para sup)

Olá pequena pessoa soldado, tudo bem? Hoje vou falar um pouco sobre Soraka.

Você provavelmente ja viu a Soraka em ação, ou usou ela, (Alguem viu quele meme "Soraka do meu time/Soraka do time inimigo") sem delongas, vamos lá.

Primeiramente você entende o papel da soraka? Curar, certo, mas não apenas isso, a diferença de uma soraka iniciante que fica apenas atraz curando o adc ate ficar sem vida e de uma soraka com presença global, iniciação, salva garda e poke é nada mais que experiencia. Então lá vai umas dicas:

Sobre itens:

Gosto particularmente de começar com :Iten2031::Iten3301: (pra guardar ouro)

Na primeira volta a base compre :Iten3096::Iten1001::Iten2055:

depois vai depender do andamento do jogo, :Iten3107::Iten3190: ou :Iten3504:

Itens mais recorrentes são : :Iten3364::Iten3117::Iten3107::Iten2302::Iten2055::Iten3190::Iten3504: e :Iten3222: ou :Iten3092:

Na parte de itemização na verdade é bom vc olhar o que seu time precisa, se é de cura e proteção, solari e redenção, se tá sofrendo muito stun :Iten3222: resolve em parte

é bom fazer :Iten3504: para aumentar seu poder de cura, mas faça depois de ter uma redenção, e numca se esqueça de ter uma ward de controle.

Se o seu time está com vantagem ou se está de igual para igual é bom finalizar logo seu :Iten2302: para ir ganhando mais ouro e fazer redenção e botas (botas de mobilidade, ou se tá recebendo muito poke um tabininja ou se está se possicionando mal e levando stun passos de mercurio, ou se vc quer agressivar sapatos do feiticeiro mas ai seu time tem de ter uma boa vantagem e vc tem de ter experiencia em mobilidade e poke).

Lembrando quando vc tiver completado a missão do item e ter 3 sentinelas nele pegue a :Iten3364:

E claro itens de vida (:Iten3211:) são uma opção se vc estiver com um time unido e com vantagem de ouro.

Uma build interesante é : :Iten2302::Iten3117::Iten3107::Iten3504: +:Iten3190:ou:Iten3222: ou :Iten3060: dependendo se vc precisa de escudo, se livrar de stun ou puxar a rota respectivamente, e claro não se esqueça de :Iten2055: e :Iten3364:. (se lembra da :Iten2031:, então vc vende ele, pois ele é util apenas no inicio, depois lá pro meio do jogo, vc não precisar dele, mas venda apenas quando precisar do espaço no inventario.)

Runas:

Aqui não tem muito o que dizer:
 Aery vai ajudar no poke e tambem vai dar um escudo ao curar seu aliado.

Chapeu mistico para vc usar mais sua ult.

Para vc ganhar mais mobilidade.

Chamuscar para vc usar no poke com o Q.

Arvore secundaria inspiração:

Mercado futuro para dar um gás a mais.

para reduzir um pouco os tempos de recarga (incluindo dos feitiços de invocador)

Feitiços de invocador:

:Summoner7: Se vc precisar de mais sustento.

Se vc precisar de mais força para iniciação/chegar a um alvo ou frear forças de ganks(prefiro esse).

e obviamente o :summoner4:. (não beije as paredes, use apenas para escapar)

Habilidades:

Aqui abordagem vai parecer obvia.

Então a ordem é 1ºW:habilidades407: 2ºQ:habilidades405: 3ºE:habilidades404: para upar, depois priorize seu W e seu R:Habilidades406: que dá cura global.

Passiva:

A passiva de Soraka faz ele correr mais rapido em direção a aliados com pouca vida, assim ela pode curar ele, mas as vezes é melhor não ir, tenha senso critico, se vc tem noção de sua cura e tem E para usar, pode ir, caso contrario cuidado para não morrer junto, mas mesmo sem E se o seu aliado tiver como dar conta do recado, vai pra cima(se vc confiar).

Se o seu oponente está fugindo e tem um aliado seu com pouca vida indo atraz, aproveite a velocidade extra para acertar um Q e E para depois usar o W no aliado.

Jogando com Soraka:

Upe o :habilidades407:W primeiro. Quando for ajudar o caçador lv1 sua cura vai ajudar ele a ficar um pouco mais na selva. Fora que pode salvar daquele invade.

Lembra do :Iten2031: , so use a primeira poção quando vc ficar entre 50 a 60% de vida.

O Q:habilidades405:. Agora preste atenção, seu Q não causa apenas um aumento na sua velocidade de movimento, lentidão e dano, acertar o Q faz com que a Soraka ganha regeneração de vida temporariamente, e + se vc usar o W em um aliado apos ter acertado o Q seu aliado vai ganhar velocidade de movimeto além da cura.

Use seu Q para pokear o adversario e puxar a rota acertando os minions magos(não dé o ultimo hit na tropa, deixe seu adc fazer isso), mas olha a mana, vc não quer ficar sem, e lembre-se se vc tem de se afastar muito para acertar um Q, não vá, guarde ele ou use nas tropas.

Administrar seu Q é importante, tente acerta-lo sem levar dano, assim vc vai se curando.

Se o seu adc se possicioanr bem, vc não vai ter de curar tanto ele e vc acaba enchendo sua vida com o Q, mas como isso não é o comum, use o W uma vez, use denovo apenas quando seu adc tiver menos de 60% de vida (ou se conseguir acetar seu Q e/ou tiver mais de 60% de vida), lembre-se de acertar seu Q para ir se curando, e não cure seu aliado toda vez que ele tomar dano (se ele tiver a runa agilidade nos pes que cura ele, vai ser mais facil para vc), administre sua vida, se vc estever perto de 50% de vida e ja gastou as poções,  deixe seu adc de vida cheia e vá base OU chame ele para vir base junto se ele estiver com pouca vida tambem.(Não morrer vale mais que um abate incerto).

O E:habilidades404:. Seu E silencia em área e inimigos que ficarem na área de atuação por um tempo serão enraizados, se vc quer impedir o alvo de usar habilidades, jogue em cima dele (pede-se um pouco de predição aqui, olha o posicionamento daquela morgana, se ela tá querendo ir em uma brecha sem minions use nela para evitar um :Habilidades73: e ai vc acerta o seu Q nela) se vc quer prender o alvo jogue o E por onde ele vai ter de passar seja para fujir ou para chegar em vc/seu adc e não onde ele está no agora.

Se vcs estão sendo perseguidos use o E  a frente do seu oponente para ele ter de gastar tempo dando a volta na "bolha".

Seu R :habilidades406:pode ser usado apenas para salvar seu adc é claro.

Mas ele é de ação global, não deixe de olhar o minimapa e a vida dos seus aliados, mas continue prestando atenção na sua lane, se seus aliados estão lutando e a vida cai muito use o R, o mesmo vale para redenção:Iten3107: numa luta no mid, se vc puder se aproximar saindo do bot sem o adc e sup inimigo verem, (mas cuidado se vc não souber onde está o jg inimigo pode se ferrar).

Visão:

Use as wards nos matos, não tem muito segredo.

Agora a parte mais avançada, use sentinelas de controle, peça para o seu adc comprar uma, use uma no mato do rio, mato da parede da rota, mato da selva que dá entrada para o bot. (acho que com imagens ficaria melhor, depois atualizo), vc vai escolher onde achar melhor, no mato da parede da rota vc vai impedir seu adversario de wardar ali o que vai ser util para vc ficar nele e então pokear. no do rio evita ganks e visão inimiga, no mato que vem da selva dando entrada no bot vai evitar ganks.

Coloque uma sentinela no dragão sempre que puder tanto dentro do covil quanto do outro lado da parede atraz dele(se vc estiver do lado azul e não tiver uma sentinela de controle no mato de entrada da selva para o bot).

Quando for fazer o dragão use :Iten3364: e coloque uma ward onde fica o pistouro (planta vermelha, na verdade seria bom estourar ele 1º)

Quando for fazer o baron use o :Iten2055: ou :Iten3364: e coloque uma ward.

Todos no time podem ter uma :Iten2055:. peça a eles para comprarem.

Possicionamento:

Soraka é fragil então não fique parado, tenha visão, se movimente, faça zig zag, se alguem pular em vc vc pode morrer, se o oponente tem mobilidade para se aproximar facil use seu E antes dele vir pra cima(como disse acima) ou use ja perto de vc mesmo para elenão se aproximar ou caso ja esteja batendo em vc ele vai ser silenciado e vc se afasta e ele fica presso (nessa hora é bom ter redenção e ou R) e seu adc bate nele, mesmo que ele não ficar presso seu adc vai bater nele, se ele não morrer ele volta base, seria bom usar exaustão tambem.

Lembra do aery? Ela vai dar dano no seu oponente tanto no seu Q quanto no seu ataque basico, abuse disso para pokear.

Você pode iniciar uma luta com Q+E ou fazer uma troca(com seu adc junto) em que seu lado sai mais vantasojo (não faça trocas com menos de 60% de vida, o mesmo vale para o adc, a menos que o opnente esteja com vida igual ou baixe e não tenha stun e nem curar).

Se os adversarios estiverem longe da torre deles, vc pode jogar Q+E e dar exaustão paraseu jg e ou adc irem pra cima e garantir um abate, nas trocas e lutas cure seu adc e/ou carregador sempre mas vc tem de ficar atraz sem levar dano, não deixe de curar o jg , top ou quem quer que seja que estiver na luta e a vida cair consideravelmente.

Acertar seu Q na luta e curar seu adc vai dar um up nele que vai fazer a diferença, usar a redenção no meio da luta é imortante, e sua ult usada no momento certo(alguem do time está com menos de 50% de vida na luta) pode viraro jogo.

Jogando contra soraka:

Fazer itens que dão feridas dolorosas acaba com a cura dela, usar :Summoner14: no adc faz a cura dela ser menos efetiva, suportes agressivos que podem ir de :Summoner14: e tem iniciação ou stun são fortes contra ela.

Uma Soraka exposta pode ser uma Soraka morta, puna ela quando ela se aproximar demais (ataque, stune, mate). Se vc conseguir chegar ate a soraka no inicio da luta vc pode muito bem se livrar dela se for um assasino ou lutador, e uma vez que ela caiu o time dela fica sem sustento, mas antes de cair pra cima matando tenha certeza que o resto do seu time vai estar batendo nos outros oponentes e que vc não está sozinho.

Silenciar ou stunar uma Soraka é um punhal forte contra ela, abuse disso.

Use :Iten3364::Iten2055: para ter visão.

Cuidado ao ir pra cima em baixo da torre inimiga, uma cura da soraka pode fazer seu esforço ir por agua a baixo(e sua vida tambem.)

Um bom jogador de soraka é dificilmente punivel, tenha isso em mente, então force a Soraka a gastar seus recursos numa troca para então logo em seguida reiniciar a luta preferencialmente junto com o jg. (mas cuidado um silenciar dela pode ferrar tudo.)

POKEAR: Atacar a distancia sem levar dano do oponente, consiste em dar um ataque e recuar, tambem é chamado de bater e correr ou aranhar e correr (se lembra dos RPGs).

INICIAR: começar uma troca ou luta com uma habilidade de cc geralmente.

CC: Controle de grupo, São habilidades que silenciam, causamn lentidão, stunam. etc

STUNAR: Deixar o adversario incapaz de se mover e/ou atacar (o susto do :Champion28: o R da :Champion8: stunam)

Esqueci de algo? Deixe nos comentarios.

"Poderia dispor de um momento para falar sobre a morte?" 

Sou 1LICH1 e você não me viu aqui. 

12 RESPOSTAS
Mike Oxmäul
Aronguejo
Aronguejo

Olha cara, sua intenção pode ser boa, mas procura dar uma pesquisada antes de fazer um guia tendo jogado apenas 14 partidas com o campeão. Tem tantos erros ai que você termina fazendo um desserviço à comunidade. Nenhuma Soraka que saiba o que está fazendo vai pegar o W nível 1. Além de você não curar tanto, por não ter o Rejuvenescimento do Q, você perde toda a pressão que o campeão tem no nível 1.

Você diz que gosta de começar de Moeda Antiga, mas não explica que em muitos matchups o ideal é começar com o Gume do Ladrão Arcano. Se você lesse a descrição dos itens antes de vir postar, saberia também que não há diferença entre o gold gerado pelas segundas e terceiras evoluções dos três itens de suporte. 

Começar de Poção do Refil é uma armadilha para noobs. Quando eu vejo o suporte inimigo começando com o refil, eu já sei na hora que ou ele(a): a) está me desrespeitando, e acha que eu (com as minhas 3 poções) não vou forçar trocars; b) não sabe o que está fazendo; c) vai ceder a lane pra mim. Eu poderia reclamar também da ausência das Botas da Lucidez (as que dão CDR), da falta de discussão a respeito do porque fechar Turíbulo primeiro, ou até da página de runa e feitiços, mas tudo isso apenas acrescenta a um guia que, ao meu ver, não vale a pena ser lido.

Olá colega invocador querendo atenção @Mike Oxmäul

1º Qualquer um pode fazer um guia, vc jogou 1 jogo com o campeão e gostou blz faça um guia, jogou 1000 jogos beleza conte mais.

2º Essas sites estilo porofessor contam estatisticas dos ultimas 30~60dias mas so servem para dizer algo relevante se a pessoa jogar ranked. Usar o historico so mostra que vc quer se mostrar, liga no numero de apoio a vida, eles vão te dar atenção.

3ºNão subestime a poção com refil e um bom possicionamento.

4º Não disse que era um guia definitivo ou o guia, é apenas um guia colega.

5º o gold gerado pelas evoluções dos itens é maior sim colega, 25 no iten inicial e 45 no medalhão do nomade.

6º o W no inicio é para praticidade, pode não curar tanto ao seu ver mas cura mas escudo do aery no inicio faz a diferença.

7º  Se vc não gostou do guia e acha que ele não vale a pena de se ler, o problema é seu, faça algo melhor, fico feliz de saber que inspirei vc a isso.

Como pode ver vc pede por atenção mas se esquece de que não pedi opinião, se esquece de que isso é um jogo e eu não dei dicas pra subir de elo, fiz um guia para se jogar e não um guia para vc pegar o elo desejado.

passar bem colega, pode poluir aqui com seus comentarios, não te darei + atenção.

Adorei o guia e eu poderia ter a sua autorização para publicar no meu site, com os devidos créditos a você.
Esse é o meu site e os guia disponíveis no momento
https://reinodaluz.com/lol/mecanicas-secretas/mecanica

@XxX Killua XxX fique a vontade para usar esse conteudo, obrigado por perguntar. Dei uma passada no site, é legal saber de tal iniciativa de um colega invocador.

um, tem alguns erros ai, acho que vc nao é main soraka ou algo o tipo... algumas coisas vao ajudam quem começar jogar de soraka, mas tem umas coisas ai que devem ser mudadas

@1LICH1 já estou criando o guia, assim que estiver disponível irei lhe marcar novamente aqui no forum.
Obrigado e eu gostaria que você enviasse a sua introdução e uma foto sua ou que represente o guia
pode conter links, falar sobre você, resumindo, é um resumo sobre você ^^.
Você pode me mandar um e-mail suporte@reinodaluz.com
Me adc no Discord: Mystic Creator#7205
Ou enviar por aqui, você que escolhe a melhor forma.

@XxX Killua XxX

Introdução para o guia:

Memento mori, tudo bem? Sou 1LICH1.
Então não sou aquele jogador que diz "faça isso e você vai subir de elo", sou aquele jogador que diz " olha esses conselhos podem te ajudar a melhorar na performance dentro do jogo".
Passo coisas que com o tempo vc passa a fazer sem se dar conta, outras vc tem de prestar atenção, esse guia de Soraka seria para iniciantes com o campeão ou função suporte mas com um pouco de estilo avançado envolvido, mas nada de nível desafiante aqui, são coisas simples de certa forma, mas fazem a diferença, confesso que tem coisas que um iniciante não vai fazer bem, como administrar sua vida e usar a poção de refil de forma eficiente, mas todos tem potencial, então por que não tentar?
Lembre-se de sempre jogar tendo respeito por si e pelo próximo, e não se esqueça, não morrer vale mais que um abate. Talvez nos encontremos nos campos de batalha por ai, boa sorte.

Se estiver grande fica a vontade para apagar partes.

Pode usar essa imagem (inteira ou cortada o que achar conveniente) para representar o guia:
ou outra img da soraka usada nesse topico e que vc gostou.

@1LICH1 olá tudo bem, seria isso?
Desculpe a demora, estou fazendo um novo layout para o site e desenvolvendo um CMS, por isso da demora.

https://reinodaluz.com/lol/mecanicas-secretas/soraka

@XxX Killua XxX

Sem problema, não se preocupe com isso, boa sorte no seu site e que os bons ventos o guiem.

Tá ficando bom, e obrigado por considerar meu guia, nos vemos por ai.

Destitute
Tropa
Tropa

Eu Jogo com soraka.
Quero que ela me leve ao GOLD!

Atualmente ainda sou Bronze...

Tenho 3 anos jogando esse jogo...

Quero subir de elo nessa temporada.
Sr Guaxynim
Tropa
Tropa

foda lek

Esse guia está desatualizado, foi de 2018.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"