cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

How to Counter: Garen - Como lidar com a força de Demacia!

Heya, Gemada aqui.
Tenho notado um número cada vez maior de pessoas que estão considerando Garen um personagem OP, e não estão conseguindo lidar com ele.

 

Então achei que está na hora do main Garen aqui dar uma forcinha pro pessoal, refazendo e atualizando um tópico de anos atrás que ajudou uma boa galera, o meu How to Counter Garen!

Quem melhor pra ensinar a counterar um personagem, do que seu própio main? Já dizia Sun Tzu:

"Se você conhece a si mesmo e ao inimigo, não precisa temer o resutado de 100 batalhas"

 

 

Prepare-se, pois não pouparei palavras nesse tópico, e se você quer realmente aprender, sugiro vc ficar bem confortavel na sua cadeora, pegar uma boa caneca de café, e bora pro guia!

 

  • Quem são os colossos?

Para aprender a counterar, precisamos conhece-lo, e para conhece-lo, precisamos conhecer também o signficado de sua classe, ou seja, o signinifado de ser um Colosso.


Colosos são uma vertente dos Lutadores, uma classe caracterizada pela sua falta de mobilidade/engage, range e falta de muito CC, mas compensando isso com um dano e uma resistencia fora do normal!

 

Guarde essa informação agora para o resto de sua vida, antes de reclamar que "Tem vida, tem dano, tem tudo" , lembre-se que eles não tem tudo. E é justamente no que ele NÃO tem, que você vai usar para tirar vantagem (O classico "botar sal na ferida" ).

 

  • Garen - Resumo básico

Resultado de imagem para Garen wiki

Garen não foge muito do resumo basico de um colosso: Engage porco, falta de hard CC, e range extremamente baixa. Mas ele vai machucar você demais se chegar perto, e ele não vai morrer tão facil.

 

Para saber como jogar contra ele, deverá entender o Basico do Basico de cada habilidade, como jogar contra ela, e qual o significado e importancia que você terá em uma troca quando Garen não possuir elas nesse momento (cooldown).

 

Passiva: Perseverança

É o sustain do Garen. Quando ele fica fora de combate por um tempo, ele irá regenerar HP. Se ele tiver muito pouco HP, a cura é aumentada. Se ele recebe dano ou habilidade de qualquer coisa que não seja um minion (no inicio do game), ela é desativada por um periodo de Tempo.

 

As simple as that. Basicamente, é uma skill na qual Garen tentará abusar ao jogar defensivamente na torre, em lanes que ele não pode ganhar trocas facilmente, tentando manter vantagem de HP.
Late-game se resume em TF's e trocas definidas, então não importa muito nesse ponto fora saber que depois de 15 fora de combate segundos ele estará full HP após quase morrer.

 

A habilidade é auto-explicativa. Enchan o saco dele, e ela não será problema. Um AA, uma skill, qualquer tipo de poke... E ela será desativada.

Não tem segredo quanto a isso.

AVISO: Nunca gaste dinheiro com itens como :Iten3123: ou :Iten3165: . É DISPERDICIO de gold. Essa skill não ativa em combate, então reduzir cura é absurdamente irrelevante. Basta um AA e ela já não irá curar. Não caia nessa.

 

Q: Acerto Decisivo

 

É o unico gap-close do Garen e considero a skill mais importante para se levar em conta, pois é por causa dela que muita gente perde pra Garen por motivos simples.
Garen Remove Slows e ganha um bonus de move-speed curto. Seu próximo AA aplicara silence e dano extra no alvo.

 

Sabendo jogar contra essa skill, você anula um Garen quase que completamente.
Como eu havia dito, é o unico engage/Gap-Close do Garen. Sim, correr em linha reta mais rapido, esse é o engage dele.

 

Jogar contra essa skill é simples. Guarde seu CC/Slows para quando ele USAR a skill, e em seguida, aplique o CC nele. Parabens, você counterou o engage do Garen.
Garen remove slows ao USAR a skill, mas não depois que ele já usou. 

 

Quando ele está sem ela, significa que você não irá tomar um silence na cara, e que você está livre pra abusar dele com um champ a distancia, pois ele não terá como ir para cima de você para retalhar a troca. 
Se você é melee e depende de combos (AKA RIVEN), tente baita-lo a usar essa skill, e troque quando ele não possuir ela, pois ele não tera como cancelar seu combo.

 

W: Coragem

É a skill que torna ele um tank natural. Passivamente ele stacka até 40 de Armor e MR, e ativamente ele reduz 30% do dano. Nos primeiros 0.75 segundos, ele ganha o dobro de redução e ganha 60% de tenacidade.

 

É isso aí com batatinhas. O proposito da skill é tankar, e ela o faz bem.
Ela possui uma duração baixa com CD relativamente alto early game (24 segundos).

Saber quando ele usou e quando está com ela ativa é bem facil. Eles simplesmente vai gritar DEMACIA bem alto, e a armadura dele ficará prateada com uma aura dourada embaixo.
Trocar com ele tendo essa skill disponivel pode ser um trabalho, pois a redução de dano é poderosa.
Se conseguir fazer com que ele a use, as trocas serão muito mais faceis pelo fato dele não reduiz incrivelmente seu dano. 
Com champs de burst e combo, recomendo levar essa skill e consideração na hora que derem engage ou trocarem com um Garen.

 

E: Julgamento

Judgment

 

É a skill de dano principal do Garen. Garen gira extremamente motivado por 3 segundos, dando DPS em volta dele.
Coisas que se deve levar em consideração quantoa  skill:

1. Ela reduz 25% da sua armadura se acerta 4 vezes.

2. Ela da 33% a mais de dano em alvos isolados.
3. Garen ignora colisão de unidades enquanto ativa.
Extra: Esse troço pode critar.

 

Resumão: Sem isso, ele não tem troca. A unica escolha dele é de dar um silence e ataques basicos até ela voltar do CD e poder ter dano, OU fugir.
Se conseguir abusar do CD dela para trocar com o Garen nesses momentos, você terá trocas praticamente Gratuitas na lane. E se ele TIVER essa skill, lembre-se dessas coisas que comentei sobre ela.
Evite ao maximo trocas isoladas, pois ele vai dar TONS OF DAMAGE em você se acontecer.

 

R: Justiça Demaciana

É a ultimate de EXECUÇÃO do Garen.
Ela aplica dano baseado no HP perdido. 
Lembre-se desse detalhe: ela escala baseado no SEU HP. Ele não precisa de AD ou AP pra aumentar o dano dela.
E com isso outro aviso:

 

"Ain, eu era um Chogath com 6000 de HP maximo, e o Garen me ultou quando eu tinha 500 de HP e me deu mais de 2K de dano, que OP nerfa"

 

Cada vez que leio isso, a vontade de cometer sudoku aumenta.  
Sabe aquele ditado de "Quanto maior o tamanho, maior a queda?"
Então, isso resume a ult dele.  Ela aplica uma parte da sua barra de HP como dano. Então se vc tiver MUITO hp maximo, ela vai dar MUITO dano quando tiver low. SIMPLES ASSIM.

 

Agora, fora as discussões, essa skill é target e possui um dano alto com um CD bem baixo Late-game. Considero a melhor execução do game.
Cuidado ao ficar na lane com HP baixo, ele pode execultar você em instantes com um flash+ult.

O melhor jeito de jogar contra essa skill é com reflexos rapidos. Se Garen erra a ult, ele vai passar muito trabalho pra te matar pois ele provavelmente estará sem o combo. Logo, uma cura ou uma barreira com um bom timing pode quebrar as pernas dele.

 

Com isso, eu chego em um assuto bem legal:

 

  • Vilões- Um feromônio de Garen ruins.

Resultado de imagem para gAREN VILLAIN

 
Ah, a mecanica de vilão, um pesadelo de gameplay para os jogadores de Garen, e um pesadelo pior ainda para quem não sabe jogar contra ele.

 

TL;DR: A cada tanto tempo, o inimigo com mais kills recentes se torna o vilão. Garen aplica 1% da vida Max do vilão como dano verdadeiro extra no Giro e nos AA, e sua ult aplica dano verdadeiro nele também.

 

Essa skill é aleatória e frustrante para os jogadores de Garen. Ele NÃO pode escolher quem é o vilão e quando vai aparecer. 

 

Mas contra jogadores que não são mains, você pode usar isso como vantagem.

 

Garen casuais tem a terrivel mania de caçar vilões custe o que custar. 
e ele tiver que escolher entre a vayne 10/2 e o Blitz 0/5, se esse blitz for vilão, ele vai focar o blitz.

 

Sem contar que isso tende a meter Garen's em situações horriveis. A fome por vilões coloca Garen em posições desfavoraveis e previsiveis, normalmente rendendo em Over-Extend's terriveis e com mortes do Garen.

 

Se eu Carry for o vilão, abuse disso. É quase que natural que um Garen tente ir justamente nele. Isso o torna ainda mais previsivel. Se você sabe o que ele vai fazer, ABUSE DISSO!
Forme armadilhas e baits usando o vilão, e faça o Garen se matar por isso. 

 

E nas TF's, isso faz ele ter escrito na testa o que ele vai fazer: Ele provavelmente vai flechar com o Q pra cima dele, tentar rodar e ultar. Se vc sabe como e em quem ele dará engage, você pode impedir isso.

 

  • Late-Game- Lutas e estratégias

As TF's de Garen são bem "meh". O foco dele é tentar matar um alvo especifico, e como colosso tendo o engage porco dele, isso é naturalmente um trabalho complicado.
Você não precisa de muito esforço para impedir ele disso. É só lembrar do que eu havia dito: jogue contra o unico engage dele, o seu AcertoDecisivo/Q.

Se ele gastar isso de primeira e você aplicar CC dele, ele DIFICILMENTE consiguirá chegar em um atirador ou qualquer um com mobilidade.

 

Se ele estiver forte demais ainda sim, lembre-se do seguinte: Nenhum tank segura 5 pessoas.
Se ele estiver mal posicionado e longe do time dele, jogue com seu time para focar e abater ele rapidamente.

 

Não tente segurar um Garen sozinho. Com couraça do presunto e Q nivel maximo, ele pode alcançar você caso você não tenha slow ou mobilidade o suficiente por conta própia. E se ele tocar em você, JÁ ERA. A não ser que você esteja MUITO a frente dele no jogo, evite um 1x1 com ele a qualquer custo.

 

Se ele estiver em split, faça qualquer coisa MENOS MANDAR O VILÃO DEFENDER.
Mandar o vilão é mandar uma kill de graça pra ele, evite isso ao maximo.

 

Isso me lembra de um detalhe: Caso o jungle for o Vilão, tome extremo cuidado com ganks no Garen. Se você estiver miado, NÃO GANKE o Garen. É muito facil ele virar para cima de você e matar você antes que possa fazer algo.

 

  • Picks eficientes contra Garen

Garen possui uma boa gama de counters na top. Não detalharei todos, mas sim, os principais.

Garen é um champ simples counterado por coisas simples.

Exemplo: Ele é melee, e seu sustain é limitado por ficar fora de combate, então uma das alternativas são:

 

  Campeões Ranged/Poke:

:Champion82: :Champion45: :Champion34: :Champion109: (não vou colocar Quinn aqui pois prezo pelo respeito e diversão dos jogadores da Top)

 

Garen terá 2 escolhas contra eles: Tentar farmar e perder sua vida no processo. Ou ficar Safe com sua passiva e perder Farm.

 

Se ele escolher a primeira, ele ficará com desvantagem de Hp e sucetivel a ganks e hard-engages.
Se ele escolher a segunda ele ficará atrás no jogo com desvantagem de Gold.

 

Esses champs PRECISAM jogar com volta do Q do Garen para evita-lo, pois apesar de serem otimos counters, eles não aguentam trocas mano a mano com Garen se ele se aproximar.

 

  Campeões Magos da Top:

:Champion92: :Champion54: :Champion62:

 

Podem farmar a distancias seguras do Garen devido a poder usar skills para farmar e serem Rangeds. 

Sua grande maioria possui algum tipo de CC que pode usar para evitar o engage do Garen. E também possuem um poke consideravel. 

São otimos picks safes contra ele.

 

  Darius
:Champion20:

 

É isso mesmo, curto e grosso.

Darius ganha do Garen no própio game dele. Seu kit anti-tank de alto dano early consegue atropelar o kit do Garen relativamente facil. Sua passiva não deixa a do Garen ativar, ele possui sustain dentro de combate, penetração de armadura natural, range maior para engage e uma ultimate que é sempre dano verdadeiro. 

 

Apesar de tudo, Darius tem que ter a minima noção de jogo com seu champ para Ganhar de Garen, pois um Garen bem jogado ainda possui chances contra Darius.

 

 

  • Itens efetivos contra Garen:

 

  :Iten3135: e :Iten3036:  : Penetração em % é simplesmente um Core quando se quer derreter um Tank. Eles acumulam muita resistencia, e isso ignora uma boa parte delas. Simples.

 

  :Iten3022::Iten3116: causam muita dor para um Garen quando na mão de um champ ranged ou dano constante ( Você mesmo, :Champion34: ).

Evita engages e fugas do Garen pelo fato que ele não tem como remover o slow disso, já que é aplicado constantemente com cada novo AA no caso do Malho, ou Tick de dano de uma skill com a Rylai.

 

  :Iten3151::Iten3153: : Tanks acumulam muito HP. Esses itens derretem HP. Ambos otimos quando Garen acumular muita Vida.

 

  :Iten3068: : Sendo sincero aqui, tanks não fazem muito contra Garen, mas isso ajuda até que bastante. Garen tem que chegar perto pra dar dano, logo isso ira retalhar um pouco de dano para você enquanto isso, e diminui consideravelmente o dano dele no early (até ele ter cutelo). Sem contar que desabilita a passiva dele constantemente ao farmar.

 

   AVISO: Itens de Letalidade como :Iten3147: :Iten3142: não são bons contra Garen, assim como não são bons contra nenhum tank. Ignorar armadura bruta contra tanks é algo irrelevante. Você vai ignorar 35/40 de armor de um cara que possui 250/300? Vai por mim, Sussurro e Cutelo são pedidas mil vezes melhores. 

 

 

 

 

Enfim, acho que já falei demais! Isso é um resumo basico do basico de como jogar contra um Garen de forma geral! Eu espero que ajude vocês, e estarei sempre aqui no fórum para responder duvidas de quem precisar!
Qualquer coisa, dica ou o que precisar, só deixar um comentario e farei questão de responder na medida do possivel!
Agradeço desde já!

Tags (1)
61 RESPOSTAS

Ótimo texto, mas se eu fosse Main de um champ, eu faria o maximo para não expor as fraquezas dele kkkk
brinc, mas já sei como jogar contra você.

@SABADÃO E EU

Sinceramente, eu nem me importo muito adsuasdu
Como main, eu até que consigo me virar contra boa parte das coisas que eu mesmo comentei.

E acho que mais importante eu ajudar centenas de pessoas com problemas com Garen do que só eu me dar bem por que essas pessoas não conhecem o champ pelo fato de eu ser o Main Garen.

Agora eu morro menos pra ele.
HUEHUEHUE belo tópico!

ZotClaws
Tropa
Tropa

Uma boa :Champion53: acaba com um garen facilmente.

@ZotClaws
Sim, Kayle é um kit extremamente safe de se fazer contra Garen.
O maximo que ela precisa fazer é saber usar o slow depois do Q dele, que não vai ter problema algum.

Sempre tomando aquele cuidado sempre, pois não importa o counter, se bobear e deixar ele chegar perto, já elvis :v
LordStarty
Tropa
Tropa

Tbm sou main garen e VC esta certo eu sempre vou babando sangue em cima do vilão pq é pa mata os disgracados ksksk xd

Boa kk, quando jogo com um main champ que é solo lane, gosto também de jogar contra seus counters, muito melhor para aperfeiçoar seu gameplay com seu champ

Baby Gangsta
Dragão
Dragão

passando aqui pra dar mais uma lida

malphite do meu time feedou o garen[ sem querer} e ele basicamente deu penta não oficial solo kkk quando pensei que tava quase matando ele o shield do sterak ativou e deve ter dado no minimo uns 3 k de shiled


@ZotClaws@  escreveu:

Uma boa :Champion53: acaba com um garen facilmente.


Eu que o diga 😋 ...nunca perdi pra Garen de Kayle, derreto ele na fúria íntegra antes dele apertar R, e se conseguir apertar R eu ativo a intervenção pra bloquear Ultimate dele na hora certa, é bem como o nosso amigo @Gemada de Taric falou mesmo, se tiver um bom reflexo se da bem, eu vejo a animação da Ultimate dele já clico R da Kayle no momento exato e a duração da Ultimate da Kayle é o suficiente pra mim terminar de derreter ele ou pelo menos tirar seu flash como acontece na maioria das vezes😄 (alguém vai pensar assim - ah mas o silence dele bloqueia sua Ultimate) nesse caso o Garen mal consegue me acertar o silence porque uso o Q da Kayle (que causa lentidão) sempre que ele vêm pra cima, logo o silence dele expira e ele acaba usando em algum minion, ele poderia dar flash? Poderia, mas geralmente um Garen da flash pra finalizar com Ultimate dele só em quem é inocente o suficiente pra ficar com pouca vida na lane (a não ser que seja um daqueles Garen que itemizam letalidade pra ganhar a lane) mas perdem no late por não conseguir nem automitigar o dano de um Q da Sona por exemplo... 😅

@SUSPENDED USER

É bom ver quando alguém realmente sabe jogar contra o kit de um champ S2

Exato. Kayle bloqueia o engage dele facilmente com o Slow, e o range dela permite retalhar a vontade de uma distancia segura.
Se o Garen usa o Q para ir pra cima, o Silence não vai durar até ele aplicar todo o dano que precisa pra ultar. E tentar guardar o Q para antes da ult é bem inviavel, visto que a Kayle não vai deixar ele se aproximar tão facil assim.

Kayle é e sempre foi naturalmente um dos maiores counters e picks mais safes contra Garen. Faz tempo que vejo alguem que jogue bem com ela, mas quando vejo realmente da um trabalho gigante
Fofô
Tropa
Tropa

Parabéns, isso vai ajudar muito a galera que tá vendo Garen na partidas ainda mais agora com ele buffado nessa Season. 😄
"Você matou Warwick, mas se esqueceu do MONSTRO!!11" /(òwó)/
imgoo
Tropa
Tropa

Incrível
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

BUMP!

Devido ao número de pessoas que estão tendo problemas com Garen utimamente, acho que é bom dar um bump e trazer o tópico para a page de recentes novamente, ver se ganha a visualização daqueles que estão precisando.
joaovitim
Aronguejo
Aronguejo

E o que fazer quando se é um melee no top?
Tipo, não ter engage é um ponto fraco contra campeões ranged, mas e contra os melees?
A maioria dos campeoes citados possui range, a maioria no AA, e o pant no Q, mas o que se faz quando voce é mais um campeão lutador no top?
Não é cmo se o Garen fosse ativar o Q ou E a 10 metros de distancia. Ou o W em um momento que nao seja durante uma luta ou recuo. A passiva é facil de cancelar se voce possui range, mas sendo um melee, procurar se expor pra bater no Garen sem ligar com as condições (cd, wave de minions, pressão da lane, pressão do jungler, hp, runas, itens) so faz perder a troca.
O proprio Q dele já é frustrante de lidar sendo ranged, pelo silence, sendo um melee é quase inevitavel. Se voce se afasta da wave, ele ganha mais pressão e o Q se mantem por um longo tempo.
Simplesmente jogar um CC tambem nao ajuda muito pois a maioria dos CCs do top envolvem o campeao estar proximo ou voce se forçar a se aproximar do oponente (funcionando como engage).
Como jogar contra o Garen sendo um top laner comum ?
A maioria dos tops que aparecem nao sao magos e campeões de poke as vezes aparecem mas nao possuem uma frequencia tao alta (exceto jayce e quinn).
O nicho de counters do garen, ou que lutam de igual pra igual nao decai muito?

@joaovitim
Quando você é um outro melee, você tem que jogar prestando atenção nos CD's dele. Como eu disse, cada skill que ele tem em CD possui um impacto unico na troca.

Exemplo, é coum você ver Garen's usando o Q para farmar, resentando e pegando minions. Com isso, você terá por exemplo uma janela de 8 segundos para abusar dele ou fazer uma troca, com GARANTIA que ele não vai dar um silence por exemplo.

Alguns Garens tem a pésima mania de usar o E para farmar na lane, sendo que é o principal intrumento de trocas dele. Ou seja, são 9 segundos em que ele praticamente não tem como retalhar dano e é obrigado a recuar nas trocas.

Você vai ter que analisar o que o SEU champ tem que podes abusar contar o Kit dele.
Uma Fiora por exemplo, pode anular o alto dano do Q simplesmente calculando quando ele ira realizar a animação de ataque ao chegar perto. Ou até mesmo utilizar seu Q constantemente para mentar a passiva dele desligada e seu HP baixo.

Vi que você joga de Riven por sinal. Pode parecer um match-up dificil pelo que dizem, mas no seu elo, duvido que existam Garens que saibam jogar bem a ponto de abusar de uma Riven. Uma coisa que você pode fazer com muita frequencia é sempre que o Garen ativar o Q para bater em você, use o escudo. E o mais importante, NÃO TENHA MEDO DE TROCAR COM O GAREN.
Uma coisa que sempre me ferrou quando jogo contar Riven's, é quando elas tem noção do dano que podem dar, e retalham a troca em mim depois que eu usei meu combo. Se o Garen acertou o combo em você, vire e dê o seu combo nele, e você vai ver quem vai dar mais dano :v

Se ele vier pra cima de você no meio dos minions e acertar um Q, ele vai tomar o agro dos minions. Nessa hora, retalhe o dano o maximo possivel. Um stun durante a animação do Q dele pode ferrar ele, visto que ele tomará o dano dos minios sem poder fazer nada por um tempo. Eu não sou nenhum jogador de Riven, mas ja estudei o kit dela pra aprender a jogar contra.
Garen NÃO vai dar mais dano que você no early jamais, a não ser que você esteja isolado no E dele.
Se ele estiver sem o silence e for simplesmente girar pra cima de você, um stun e alguns Q's podem facilemente sair da range dele.

NUNCA, JAMAIS, de um all-in no Garen lvl 6. É um PÉSSIMO habito que Riven's tendem a ter, e é suicidio contra um Garen. Lvl 6 e 7 ele já passa a ser bem mais perigoso, ainda mais em trocas isoladas. A não ser que você tenha uma clara vantagem de HP, evite all-in's e Dive's nele.

Mas cara, eu tentei falar algumas coisas baseado na minha experiencia de jogo. Resumindo o textão, você tem que jogar prestando atenção nos Cooldowns dele, e tendo em mente o que podes fazer para tirar proveito das situações dependendo do champ que vc está usando.

Caro @Gemada de Taric

 

Bem, antes de jogar de riven eu amava jogar de Colossos já que eles sao Op (em especial o Nasus, fazer o que, ele é meu amorzinho, infelizmente é roubado, mas é meu amorzinho) e sei bem que jogadores de Riven cometem muuuuuitos erros, principalmente em respeitar os cds, seus e dos oponentes, alem dos status dos campeões.

 

Eu nao acho que a questão de jogabilidade seja relacionado a elo. Ja vi jogadores de elo B3 terem uma lane fase mais forte que jogadores platina por exemplo.
Elo é mais sobre o que voce faz no game, quais as decisões que voce toma. Voce pode ter mecanicas incriveis e pegar kill assim, mas se as noções forem ruins.

 

Eu sei mais ou menos como lidar com Garens ruins, que preferem dar um E ao inves do Q ou que vao seco no Q e, se eu conseguir acertar o timing da animação, da pra cancelar o AA (igual da pra fazer com Yorick, Nasus, Yasuo, etc etc).
Sei que uma troca rapida é ideal no inicio, dando (Q W AA) e saindo direto. Que itens como dança da morte são bons. Que Tabi é uma boa, que se eu ficar low numa lane vs um Garen eu estou basicamente morto, que o W dele retira grande parte do CC e dano dados nele, que se ele lockar o R e começar a animaçao nao ha como cancelar se afastando, etc.

 

Mas a questao nao é lidar com jogadores ruins, mas com jogadores que sabem jogar com o campeão. Que sabem aproveitar o que tem, que possuem experiencia com o champ, seja vendo ele sendo jogado ou jogando come ele.
E a questao nao é lidar com a Riven, mas com top laners em geral.

Eu estou falando de : wukong, camille, nasus, yorick, yasuo, trundle, gp, jax, j4, kled, maokai, olaf, malphite, rumble, singed, sion, tryndamere, urgot, etc etc

Quase todos os champs do top, em especial os novos, possuem mini games. O campeão com esse kit possui uma vantagem sobre esse mini game, o que é normal mas é possivel jogar em torno disso.

Qual seria o do Garen?

 

Como eu ja comentei com voce em outros posts, o Q do Garen é muito forte. Nao pelo dano, nao pela mov speed, nao por retirar slows, mas pelo CC. Um CC muito raro mas que ele possui e com um tempo muito grande. Silencio por 1.5 segundos.

O W dele da tenacidade, redução de dano, armadura e mr passivamente, mas é bem facil aceitar essa skill em especial por a riot ter mudado ela pra diferenciar bons e maus garens, como voce mesmo gosta de dizer.

O E da dps e retira sua armadura.

Quais as fraquezas do Garen sendo melee ? 
Esperar que ele use o Q de forma errada? Ou que use o E do nada? Isso nao é forma de counterar, isso nao sao fraquezas.

Eu posso estar enganado pois nao sou um main Garen mas, ao meu ver, ele possui um early forte contra melees (eu nao sei ao certo) embora o kit o limite, ele possui um mid game consistente graças as builds, ao meu ver, em especial por conta do Cutelo, que nao so da bons status mas da mov speed e a passiva dele junto com o E acaba sendo devastadora e a itens de resistencia. E o Late o split dele é muito forte.

 

Sendo bem honesto, esse post ao meu ver nao é pra tratar de ensinar a como counterar um Garen. 

Sem ofender mas eu nao vi uma informação util. Vi apenas falando " picke ranged ou poke e ainda assim ele pode virar o game " mas esse é o conceito basico das matchups ranged vs melee (ranged tendo que aproveitar desvantagem e melee dando outscale e punindo os erros do adversario).

 

Eu posso estar completamente enganado mas a maioria dos posts que eu vi em foruns similares a esse, sao de Mains que sabem que seu campeão é forte mas que nao querem nerfs ou que estao pedindo buffs. 

Nas ultimas temporadas por exemplo, esse proprio forum estava repleto de posts como esse.

 

Eu entendo que o kit do garen seja limitado ate certo ponto, mas abrir um guia " How to Counter Garen " e dizer basicamente " picke rangeds e teja sempre muita cautela do inicio ao fim ", parabenizar pessoas que venceram uma ou duas partidas contra Garen, provavelmente mediocres e falar sobre erros de jogadores ruins nao é um post sobre dicas ou ensinando como counterar.

 

Sem ofensas é claro mas, essa é a impressão que eu tenho ao olhar esse post e ao olhar seus comentarios sempre que ha Garen envolvido.


Entao, voltando a questao primordial, voce pretende falar sobre as fraquezas do seu campeao em lanes comuns do top? Digo, vs oponentes melees? (eu sei que varia de champ a champ mas sempre tem aquela base geral, nao há um champ que nao as possua) Ou prefere falar apenas o por cima?

@joaovitim
Não se preocupe, não ofende. É bom ouvir feedback das pessoas, mesmo que seja algo ao contrario do que se espera.
Mas sinceramente não entendo por quê disse que eu só comentei sobre "poke e pega ranged e ponto", eu não falei isso.
Sinceramente, eu acho o early dele bem medio. Eu pelo menos comparo muito com o que o early dele já foi um dia antes do rework, que é facil dizer que era 3 vezes mais poderoso que atualmente, e sem exagero algum.

Uma coisa que comentei muito foi sobre decisões que Garen's tendem a tomar, principalmente quanto ao uso de skills ou ao caçar kills. Comentei sobre o que as skills fazem qual o impacto de ele não ter elas disponiveis.
Se você não achou nada de útil, peço perdão mas: Ou você não leu direito, ou não soube aplicar o que eu disse em jogo.

Mas quanto ao early e aos top's melees, é um tanto complicado você dizer: "Qual a fraqueza de Champ X contra melees?" Pois você ta resumindo todo o melee em um grupo igual, sendo que cada champ melee é totalmente diferente. Existem melees com poke, com Desengage, com DPS, Resistentes, Com CC, e por ai vai....
Se você estiver de Maokai contra Garen, você não vai ter como fazer a mesma coisa como se tivesse de Fiora contra Garen. Ambos são melees, mas são champs completamente diferentes.

Então, não tem como dizer o que fazer quando se esta com melee perfeitamente, pois o que depende não é se é melee ou ranged, e sim do Champ em especifico.

Vou dar varios exemplos:
-Tryndamere SURRA o Garen no early, pois com a combinação de Conquistador e criticos early, Garen dificilmente consegue dar Out-trade nele. Sem contar que o sustain do trynda é mais potente e confiavel, enquanto ele pode cancelar o do Garen a distancia apertando W.
-Jax era um dos match-ups mais faceis, mas com conquistador, acabou sendo um problema, principalmente lvl 6, onde Jax mistura Dano fisico, com magico e verdadeiro. Com uma Sheen e conquistador pronto, um AA+W arranca MUITA vida do Garen, e Garen não pode gastar o Silence no Jax se ele tiver o E.
-Camile pode punir o farm do Garen com facilidade usando o W dela e mantendo ele sem passiva e com Hp baixo. Seu true Damage não é diminuido e pode realizar otimas trocas. O E do Garen no early NÃO tem dano o suficiente pra machucar ela com o escudo dela.


Como eu disse antes e já repeti, um motivo que muitas pessoas perdem pra Garen é por puro medo. Eles vêem um grandalhão correndo pra cima deles e girando e simplesmente tentam correr. O que resulta em somente perder vida e aceitar a troca pro Garen. Falta RETALHAR o dano.
O dano do Garen no early NÃO é tão forte assim, eu juro por todos os meus 4 anos de LoL que a maioria dos champs que você citou consegue retalhar o dano do Garen com facilidade se ousar na troca.

Você não pode esperar que exista uma resposta perfeita para tudo, você tem que buscar. Não existe o uma resposta pra "O que fazer contra Garen de melees". Existem dicas generalistas, mas a pergunta que você tem que fazer a si mesmo na partida é: "O que o MEU CHAMP pode fazer contra o Kit do Garen?"

E também eu juro pela minha ética aqui no fórum, eu NÃO defendo o Garen por causa de Nerfs. Eu ja comentei, eu to C A G A N D O se nerfarem ele. Eu não me importo nenhum pouco. Por 2 motivos:
Primeiro que mesmo que nerfem, isso não vai fazer as pessoas pararem de cometer os erros bestas que cometem contra ele, e ainda vão achar ele OP.
Segundo: jogo de Garen por diversão. Nunca joguei com ele por ser OP, pra ganhar ou coisa assim. Jogo pq me divirto mais do que com qualquer outro champ nesse jogo. Pode fazer a ult dele Curar, eu vou jogar com esse cara ainda pq amo ele.

Nerfaram o Taric em 20 segundos na ult dele, e eu não fiquei chorando ou falando que o champ morreu. Só continuo jogando.

No fim das contas, peço que não questione minha ética aqui, pois eu dou a minha palavra que falo isso pelo bem e por achar certo. Fiz esse guia pra AJUDAR, por que é o certo, e pra evitar opiniões erradas em relação a ele.

E se você tiver mais perguntas, eu farei questão de responder e tentar ajudar o maximo que eu puder.

Desculpe se ofendi, as vezes sou beeeeeeeeeeeeeem direto (mesmo voce dizendo que nao ofende).

Sobre a etica, é mais pela semelhanca mesmo. Como eu disse, eu posso estar bem enganado e tals. Foi mais pela semelhanças entre os posts que eu de vejo as vezes.

 

Eu falei sobre o poke já que quando se tratava de como lidar, todos os champs (exceto Darius) eram focados em poke e tinham range.

E os comentarios do post, ao meu ver, foram basicamente algumas pessoas dizendo que venceram uma ou duas partidas contra Garen.

 

(Sobre o early dele de antigamente) Como eu comecei a jogar na s4 e eu era tipo, muito ruim, eu nao lembro de como ele era antes, so lembro mesmo que viviam mostrando a imagem de um garen na moita pronto pra pular em voce kk

Tinha outros como o Teemo sendo um tipo de Troll

 

A coisa sobre as decisões é que, saber as decisões ruins no final das contas, nao importa, mas sim saber as certas.

É a diferença entre olhar um player ruim, um mediado e um excelente.

Um exemplo.

Saber que um jogador ruim de Nasus pode querer trocar level 1 ou saber que ele vai ativar o Q e depois ir atras de usa-lo nao é algo importante. Saber o que players que nem sabem jogar com o campeão normalmente fazem nao importa. Ao meu ver, é saber o que bons jogadores fazem com essa informação. Como eles respeitam a pressao e o dano do adversario.

Por isso eu nao achei util. Saber que um Garen iniciante vai ativar o W a 50 metros de distancia sem estar levando dano ou CC enquanto tenta vir direto em cima de mim nao é algo importante. Acaba que nao é algo util. 

Saber que um bom Garen vai esperar uma skill que é condição de vitoria e usar o W para anular parte do dano e CC já passa a ser  mais importante.

 

Eu tinha pedido uma base.

Por exemplo, de camille uma boa troca é quando voce pode dar um AA Q1 E  AA (um ou dois) Q2 e sair no W, mas nem sempre isso vai funcionar (as vezes voce tem que esperar o adversario usar um Dash, ou ele ficar sem skills, ou ele possui mais pressao, etc) e isso pode variar de match up a match up.

Ao meu ver a troca do Garen, no geral seria dar um Q + E e usar o W em um momento que precise (seja pra mitigar dano ou cc) mas, como eu nao jogo de Garen, eu nao faço a menor ideia se isso esta certo, se ha um AA entre o Q e o E, se o melhor seria sair antes do E terminar de girar, ou se deve ficar ate o fim, se precisa dar um ou mais AA depois de tirar armadura do oponentes, etc.

 

Olhando pra os seus exemplos da ate pra ver bons conselhos sobre ele, como out sustain sendo importante, ou uma forma de anular o Q dele (embora seja um pouco complicado já que nao sao muitos champs que possuem isso). Eu nao sei se o dano misto seria eficaz mas ja é uma coisa boa de se saber.

 

Eu tive um periodo que eu joguei de Darius (eu jogava com varios colossos apos o rework da classe) e eu podia ver isso com ele na epoca.

A identidade dele era de um bully forte em todas as fases do game e o pessoal ainda temia isso, ou ficava com tanto medo de pegar 2 stacks que n lutavam e se quer procuravam trades mesmo as condicoes sendo boas pra elas.

A parada do Garen, ao meu ver, é realmente o Q dele. Inevitavelmente, uma maioria massiva de top laners necessitam de suas skills e levar um CC que retira elas de voce, por 1.5 segundos, é muita coisa no late, no early isso se torna insano (é um CC incrivelmente poderoso). É muito dificil voltar dano contra ele por isso.

A propria fiora é ume exemplo. Embora ela ou o urgot funcionem com base nas marcas, eles precisam das skills pra conseguir lutar. A fiora com o Q pra acertar rapidamente e chegar em uma marca que dificilmente ela conseguira acertar, ou o urgot com os disparos do W uma  vez que se movimentar enquanto acerta as marcas é complicado.

 

Eu tambem acho que o dano do Garen nao é tao alto early, ate mesmo por que champs como Panth, Trynda, Jayce, Heimer, Rumble (etc)  conseguem causar mais dano. O problema é que nao ha como evita-lo. O escudo da camille se sai bem nessa função pois ele é ativado sem precisar das skills. Ou seja, ela pode usa-lo mesmo quando leva silence.

Alguns campeões, como o meu proprio amado Nasus, possuem habilidades sem counterplay (o W dele nao tem como ser evitado).

A questao é justamente essa. Como mitigar algo se o seu kit é retirado de voce?

Ao meu ver entao, não é o dano do Garen que é alto. É o CC e a duração dele que é forte demais.

 

Eu sei que nao há uma resposta unica e que soluciona tudo, por isso eu pedi uma base, um Gps. Nem todas as matchups sao iguais, mas o campeão é, entao, ele pode mudar o estilo do que ele faz, mas ele nao deixará de realiza-lo. O kit do campeão é o mesmo sempre, apenas o jeito que se usa pode mudar um pouco.

 

Mais uma vez, mb, nao quis ofender.

De qualquer maneira, ainda acho dificil de lidar com o Garen por conta de inumeros fatores (como status passivos, a redução de armadura no E que stacka com o cutelo, a passiva dele quando upa) mas, em especial, por conta do Q.

VilaVeras
Tropa
Tropa

Resolve sim fazer rei destruido contra garen XD XD principalmente quando o retardo bate nele e ele vem dando E Q na sua T3 até a base e finaliza com um R sem você poder fazer nada, e quando ta feedado então meeeeeeeu amigo Q R GG WP!! Agora falando sério, Garen é um dos campeões com a mecanica MAIS SIMPLES do jogo todo, Q E W sai, regenera vira e repita o combo até poder dar o temperinho final sem counter play do R e seja feliz! Garen só é counteravel quando está fraco ou se vc é um campeão de alta mobilidade, eu como adc odeio Garen do fundo do meu coração pq a desgraça da um Flash no meio de 5 e solta o combinho E Q W (o W é só pra sair vivo mesmo, tem garen que tem a cara de pau de matar e não querer sair vivo) R vc morreu e a desgraça ainda sai viva, wtf >.>

@joaovitim
Rlx que n ta ofendendo não adshuadshu

Mas assim, to ligado que seu problema é com o Q dele. E o mais importante não é "Como vou trocar sem o meu Kit quando to silenciado". Pois o Q dele tem 2 porém's:

- Ele é um AA Modifier. ou seja, é IGUAL a um ataque basico, mas com efeitos extras. Efeitos que Mitigam AA anulam o Q dele, por isso citei o Jax e o Phanteon (um Garen que é espero não vai usar o Q direto no panth, mas sim, vai dar um AA antes pra tirar a passiva, e resetar com o Q). Essa skill está limitada ao range melee dele, e com o AA dele.

-Segundo, o Silence dura 1.5 segundos, e seu E dura 3 e sua ult demora uns 0.4 ou menos pra Canalizar. Seu silence não garante uma troca completa pra ele pois não dura isso tudo.

Eu não acho que o CC dele é OP pois não é um Hard-CC (não impede sua movimentação nem o uso de AA), e sua duração não é alta o suficiente para garantir trocas. Pra você ter ideia, ele tinha 2.5 segundos de Silence antigamente. Isso significa que antes do Garen poder terminar de aplicar o dano dele, você já tera seu kit disponivel para retalhar.
Assim que o silence acabar, você pode simplesmente virar nele e retalhar toda a troca já que ele não vai ter NENHUMA skill sobrando pra tentar "retalhar o seu retalho" se posso assim dizer, desde que tenhas um champ com potencial pra dano.
In-lane, Garen passa sufoco contar QUALQUER champ com dash ou algo assim no kit, pois a move-seed dele lvl 1 do Q é 1.5 segundos, e se o cara der um dash o Garen já não alcança mais.

Não é atoa que até hoje muitos Garens tem que campar na Brush (eu incluso) pra conseguir pegar kills, pois caso contrario, você NÃO CHEGA no cara!

Assim cara, não tem como alguém dizer "Ah, mas quando você ta com um champ X, é impossivel jogar contra Garen".
Obvio velho, isso não é só com Garen, isso é todo o champ do jogo. Todo o champ tem uma match-up que possui vantagem absurda e querendo ou não, tem que lidar com isso.

Tipo, já jogou top de Melee contra Quinn? É simplesmente a lane mais frustrante que você vai ver na sua vida depois de "Qualquer coisa que não seja Quinn Vs. Singed". É comum existirem situações em que um champ possui muita vantagem, e não podes culpar o champ por isso, pois é normal de MOBA's champs serem counters e fortes de coisas especificas, assim como fracos contra coisas especificas.

O que eu fiz aqui são dicas generalistas para sobreviver contra Garen, e dicas especificas caso você saiba que está contra um Garen e queria abusar disso.
E eu sei que eu comentei boa parte de coisas que Garen ruins fazem, sabe por que?
80% das pessos que você vai ver de Garen são ruins mesmo, ainda mais em low elo. Eles jogam por que é simples e direto e fácil de abusar contra quem não tem game knowledge o suficiente.
Sim, um bom Garen vai procurar trocar isolado com E pra dar mais dano.
Sim, ele vai guardar o W pra bloquear algo importante.
Sim, ele vai resetar o AA com o Q pra dar mais dano.

Mas são coisas que você lendo o kit do champ tu percebe. Pois ele não sai muito disso devido aos limites dele.

Enfim, eu considero o early e o late ddele bem meh, mas em compensação, o mid-game eu percebi como ele brilha. Sim, o Midgame é um dos melhores estagios do jogo pra ele, onde ele vai acumular o dano de colosso dele o suficiente para derreter os carries que ainda não alcançaram seus power-spikes.

Mas acho que existam MUITOS champs melhores que ele, e muitos champs mais frustrantes e difíceis de lidar, principalmente in-lane. Digo, quem é Garen comparado ao renekton que pode chegar com um dash, Stunar, te dar dano e se curar, e sair com outro Dash?
A diferença que um Hard-CC faz :v

ENFIM²
Se o silence é a coisa que te quebra tanto, eu não vou dizer que é idiotisse você optar por tenacidade contra ele. Reduzir nem que seja pra 1 segundo já deve ajudar muito pra você!
Mas espero que tenha entendido meu ponto de vista quanto as situações de um champ parecer ser roubado, e quanto as limitações do própio Garen.