cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Sir Pedro
Aronguejo
Aronguejo

Jogando de ADC no MID e no TOP

Olá galera, tudo bem? 

Queria discutir com vocês um assunto que não é novo, mas é recorrente.

Eu ADORO jogar de ADC, adoro a questão do dano constante, do crítico e do posicionamento correto na hora da TF. E por gostar muito, é a lane que eu mais me destaco e frequentemente consigo carregar partidas que estavam praticamente perdidas. Só que em ranqueadas quando não estou com nenhum duo pra ser meu sup, eu acabo pickando atiradores em outras rotas, e eu queria explicar o porque e pedir a opinião de vocês. 

Estou meio que parando de jogar de atirador na rota de baixo, pelo simples fato que, dependendo do suporte, não há nada que se possa fazer. O meu suporte fica o tempo inteiro atrás de mim, olhando para a minha cara, nisso o suporte inimigo não me deixa farmar e fica num zhoning terrível, e quer algo mais prejudicial para um ADC do que perder farm? Se eu estou com o campeão que pode abusar do early game, eu perco toda a minha vantagem incial, esperando debaixo da torre junto do meu suporte o inimigo ter a "boa vontade" de parar de freezar a lane para eu poder farmar, se eu estou com um hypercarry, meu jogo fica todo atrasado. Enquanto isso o ADC inimigo vai abrindo 10, 20, 30 e por ai vai de vantagem no farm, enquanto a minha chance de carregar o jogo vai caindo aos poucos. Exsite maneira de carregar estando nestas condições? Sim. Mas eu acho muito mais fácil ir em uma lane solo, pq mesmo que o match up seja desvaforável e o gank/dive é um perigo constante, eu consigo farmar mais facil, dar roaming, wardar a jg do inimigo e pegá-lo e faço isso com o tipo de campeão que jogo melhor! É claro que nem sempre da certo, acontece da frequencia de ganks ser muito alta e o match up extremamente desfavorável, mas tem um tipo de adc certo para cada ocasião. Já na bot lane, a depedência é muito grande e particularmente, eu acho mais dificil (dependendo so suporte, o que dá mais dor de cabeça, são as Jannas que não sabem jogar)

Por conta disso, há muito rage na seleção de campeões (mas eu reverto isso dentro da partida :D) 

O que vocês acham? 

13 RESPOSTAS
Recauchutado
Arauto
Arauto

Pra mim, é viável. Mas tem que tomar cuidado. Não é qualquer comp/time que comporta um ADC no mid ou no top. Você pode acabar deixando seu time full AD ou sem frontline, o que tende a tornar muito difícil vencer.

Na minha opinião, idealmente você precisa observar o que o resto do seu time pegou e ver se um ADC vai funcionar na comp. Idealmente tem que ter uns 2 frontliners pelo menos, pode ser o suporte e o jungler, ou o suporte e o top ou o top e o jungler, e idealmente alguém tem que ter dano AP.

Você pode pedir a eles que pickem tanks/APs. Se você deu pick num ADC pro mid antes do top, jungler e suporte, eles teoricamente deveriam tentar fazer picks que resultem numa boa comp. Não sei se isso ocorre no seu elo. No meu, habitualmente não.

Nosdark
Arauto
Arauto

No momento, a grande maioria dos ADCs não é viável nas outras lanes, com algumas exceções.

Isso ocorre que ADCs apesar de serem excelentes fontes de dano constante "pagam" por esse poder sendo frágeis e tem poucas ferramentas para se proteger sozinhos, na top lane por exemplo você ficaria extremamente vulnerável a ganks o que provavelmente seria explorado dessa forma por Junglers competentes.

Dessa forma ADCs "clássicos" como Jinx e Ashe tendem a não obter sucesso fora da botlane onde há um suporte para protege-los no início do jogo.

Contudo se você gosta de jogar ADCs no Mid e no Top existem alguns adequados para estas lanes como Corki e Lucian (Mid) e Vayne/Quinn no Top.

Segundo a Riot o Mid-patch tem justamente esse foco abrir a botlane para outros campeões fora os ADCs e também permitir que ADCs possam ir em outras lanes fora o bot.

Queria mesmo que os ADCs tivessem mais sucesso em lanes solo, gosto de usa-los em Twisted Treeline.

Infelizmente, não dá para chegar na seleção de campeões e dizer: Jg, pode pickar uma seju? Top, pode pickar um maokai? É pq estou querendo pegar uma Caitlyn mid... No nível da comunidade, vão me mandar ir pro inferno, no mínimo. 

Tem que observar mesmo, as vezes até da pra ir, mas se for muito necessário um AP, acabo pegando um Corki mesmo. 

Vou fazer muito mais com ele do que com uma Orianna, Syndra ou qualquer mid AP.

Sir Pedro
Aronguejo
Aronguejo

Depende muito, mas realmente se o time adversário estiver com uma comp bem tank, fica complicado mesmo.
como eu disse, vai depender da comp do outro time e da comp do seu time.

Sim. Complicado isso. Bem rotineiro os caras pickarem tipo Yasuo top, Zed mid e Kha'Zix jungle. Se você pede pra pickarem um tank ou um AP te xingam ou te ignoram. E no fim fica esses times todos capengas aí. Sem frontline, sem AoE, sem TF, sem engage, sem dano AP, etc.

3 bonecos que fazem as mesmas coisas, são counterados pelos mesmos itens... difícil fazer funcionar.

Lembro de uma vez que montamos um time engraçado com 3 "ADCs" que até que funcionou mais ou menos. Era Tristana + Braum no bot (eu era o Braum), Varus mid, Galio top e Graves jungle. Acabamos perdendo mais por erros individuais do que qualquer outra coisa, mas acho que a comp estava até que bem razoável.

Brave Bird
Lenda
Lenda

TU ACHA ISSO LEGAL?!?!?! Masoquista tu és mi amigo, nossa vida de adc é difiçu

Croninhorsd
Aronguejo
Aronguejo

Faço isso quase toda hora, é bem legal mas tambem é muito arriscado.:summoner31:

Adc vida loka
Arauto
Arauto

sei que esse topico e antigo ma acho que ninguem lembra que o urgot e um atirador feito pra toplane

Baixou o espírito do Yorick no cidadão acima..

Olha eu sou um main darius que so joga no top, e serio é um inferno jogar contra adc no top e muito frustante ent faça isso pela saude de outras pessoas (a minha ja esta uma merda por perder a lane e ser campado ou jogar contra adc no top)  jogue cm outros champs, como urgot. Adc no top e estupidamente chato de jogar contra. Eu joguei um dia uma partida de sett contra uma tristana top de ignite ela estava basicamente freezando a lane e se eu chegasse perto ela dava all in se eu ussase o meu W ela so flashava e me ultava pra longe e eu morria no ignite. sabe o quão tiltante é jogar contra um merda desses? ent uma dica jogue no mid cm seus adcs, no top e basicamente vc deixar uma pessoa irritada o suficiente dela chorar ou ate mesmo kitar da partida "NÃO HA COUNTERPLAY DE ADC NO TOP" ou seja quer jogar de adc no top jogue mais saiba que sua linhagem sera xingada por pelo menos umas 10 gerações e vc estara fudendo cm a saude mental e cardiaca de outra pessoa pelo menos no meu caso eu tento deixar meus inimigos pelo menos farmarem e sempre que eles fazem merda eu os puno não fico freezando a lane pra pegar uma kill gratis.

ODEIO NERDS
Tropa
Tropa

Também curto muito jogar de adac e acho bastante divertido adc em outras lanes, o problema maior na minha visão é um fato simples, que é, um adc no mid ou top chama gank, e assim eu sei que um jg não é obrigado a dar cover ou algo do tipo , mas tipo os jg do meu time não dão nem invade no lado oposto, nem cross map pra play bot side, nem faz objetivo, nem da counter gank... Fica vendo o camp , não faz anda no mapa , perde o jogo e quer culpar o adc q morreu 5x pra dive no top ... Vida de adc é dificil e infelizmente vc n joga solo contra 5 . Meu ponto é algo divertido, porem se não tiver time , não ganha.

o darius ja e um counterplay de adc no top e so o darius da o puxao e da o combo ele fuma qaulquer adc ainda mais nesse patch que darius ta mias insuportavel do que ja e, outros counterplays de adc pega assasino ou um mago

Kkkk tbm tilto. Joguei de Kaiser contra uma Tristana e foi foda .