cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Brooky
Arauto
Arauto

Lado azul e vermelho e os Picks, Detalhado

—Meu post foi fixado, sabe o quanto eu estou feliz com isso? Muito kkk. Obrigado moderação por essa confiança.

Vamos ao post

Quero apresentar para vocês uma visão sobre a geografia do mapa relacionada ao DRAFT. Como usar e aprender personagens para sua role e trabalhar sua evolução de forma que QUALQUER UM consiga se tornar um profissional de MOBA. O que eu vo ensinar aqui, funciona para qualquer moba.

Introdução

Primeiro, vamos caracterizar os lados do mapa com palavras chave.

Lado Azul: Controle e Lado Vermelho: Burst ( estouro).  O que isso significa, bom o lado azul é bem mais seguro, e favorece quem tem mais controle, e logo menos mobilidade, entrar no lado azul não é terefa fácil, o lado vermelho promove uma rotação bem mais forte, o mapa é mais aberto isso consegue favorecer personagens que tem um dano explosivo e alta mobilidade. explifico melhor neste post: Como construir uma Pool

Trabalhando com os lados

Lado Azul

O lado azul joga da seguinte forma: Trabalha-se o controle do lado vermelho, o seu papel é não deixar o inimigo rotacionar, você não quer um personagem móvel e burst pegando kill em cima do seu time, o seu trabalho é controlar a wave forçando o inimigo ficar ali junto, caso ele consiga sair, o seu papel torna em punir empurrando a wave até a torre e conquistando barricada. O que ganha o jogo é wave e torre. Não foque em pegar kill, foque em fazer o objetivo.

O lado azul favorece dois tipos de execução, Clear wave e Suporte.

Para clear wave no lado azul, você precisa fazer ludens e protocinturão sendo AP, alguma Hidra  para outras lanes AD, ou runaan para os atiradores, para o seguinte objetivo, ludens vai matar os minions magos e o protocinturão vai matar os guerreiros a hidra e a runaan já conseguem fazer isso mais facilmente ( veja os magos precisam de dois itens os AD só um, por isso o RW nos itens, bem injusto). Seu papel é pressionar o personagem de alta rotação do lado vermelho não conseguir sair da lane, e se conseguir o seu clear wave é tão forte que rapidamante você está na torre punindo sua rotação.  Exemplo de kit de personagem que favorece isso é o Ziggs, o seu dano burst na torre, pune muito quem rotaciona contra ele.

Suporte no lado azul, não é a role, você precisa de itens que te de controle, o clear wave tira alguém de rotacionar, a função de suporte acelara o jogo quando o outro laner é um scale. Segue a lógica, você está mid contra um kassadin, pressionar ele debaixo da torre é o que ele mais quer, você não pode ficar lá entregando farm gratuito e xp, você tem que usar a sua vantagem natural de clear wave e pressionar o mapa, mesmo do lado azul. Build GLP 800, Rylai, Rei destruido, Glacinata, são alguns exemplos de itens que ajudam muito quando se vê necessário. O que countera persoangens scale não é matar ele, mas sim pressionar o jogo, porque no late game, mesmo 0/10 o tryndamere vai ser um pesadelo, a vayne vai solar todo mundo, o Nasus vai ficar imortal, o Cassiopeia vai derreter seu time, o kog’maw vai comer você vivo. Porque quando se mata alguém você atrasa o farm dela, mas não a tira do jogo, porque quanto mais lento for o jogo mais ele vai conseguir recurso, e uma vez com a build fechada, mesmo 0/10 eles vão ser absurdo. O lado azul por ser mais fechado, assegura que a rotação do personagem mais lento não seja exposta.

O erro mais comum é ficar focando, todos os persoangens de scale tem uma vantagem, outplay, de alguma forma você toma outplay, porque ele fica invencível, ou porque tem uma punição por ser focado. O inimigo do scale é o time dele, faça a build de controle e vá rotacionar. ( é uma abertura para picks do lado vermelho para o lado azul, mas isso é game avançado).

Lado Vermelho

O lado vermelho joga da seguinte forma: Seu objetivo é snowball, empurra-se a lane e tenta conquistar algo no mapa, como o lado vermelho favorece a rotação, você consegue chegar bem mais rápido em outras lanes. Não perca seu tempo tentando matar seu laner, ponha pressão no mapa, com o clear wave na sua mão o jogo está um passo da vitória, porque você vai pegar level primeiro e vai distribuir pressão para seus outros companheiros do lado vermelho que vai fazer virar uma bola de neve enorme.

O lado vermelho favorece dois tipos de build, clear wave e assassino ( ap e ad)

O clear wave é o mesmo princípio, mas a execução é diferente, em vez de você punir de o cara sair, você pune de o cara não te puxar, e punir sua rotação, você puxa e sair. Principalmente se o inimigo fizer a besteira de pegar algo sem clear wave. Use o clear wave para  pressionar o inimigo, geralmente quando pegam persoangens do lado vermelho no lado azul blind ( que é bem comum).

O assassino é o mesmo que o suporte do lado azul, você está contra um personagem scale, não tem como você ficar lá dando farm, e como o mapa vermelho é absurdo para rotação, assassinos que tem mobilidade alta tem vantagem de poder fazer pickoff dentro do mapa azul. Os itens ap para assassino é Pistola Hextec e Perdição de Lich e Rabadon . E os itens AD são Yuumuu e Draktar, veja que não tem um item de dano puro e simples como Rabadon.

As classes e os lados

A seguir  um guia para as classes,  a caracteristica da classe diz o lado que ela vai, de acordo com o lado, controle ou burst. O que isso facilita? Bom em escolher o campeão que vai melhor se comportar no jogo, quanto mais blind for seu pick ( quanto menos informação você tem do time inimigo no draft), indiferente da sua role, mais simples o campeão tem que ser, pois primeiro, não se sabe com quem você vai lutar, pegar algo muito difícil vai dar trabalho.

Exemplo: Do lado azul no mid, sendo o primeiro pick do lado, sem saber com quem vai contra, Annie é o melhor pick, porque ela consegue controlar bem, pune o inimigo e não o deixa rotacionar. E por ser um personagem simples você não vai ter trabalho em executar algo, comparado a um Aurelion Sol, que além de você ter que fazer a função mid vai ter um trabalho enorme controlando a passiva, noção de minimapa que o campeão precisa.

Sabendo isso, vou separar os persoangens pelos lados.

Existe dois tipos de personagens os recomendados para blind pick e para counter pick. Nunca pegar os personagem counter como blind, porque ele counterado é inútil, mas se você souber usar o kit, vai longe.

Lado Azul: Controle, baixa mobilidade, resistência alta, poke.

Top

Juggernauts: Qualquer juggernaut é uma máquina de absorver dano, esponja de dano, todos tem alguma mecânica ou de controle forte ou de regeneração de vida, ou as vezes ambos (Darius),  são personagens que não são bons em split push porque a baixa mobilidade pune, eles trabalham mais dentro de uma troca. Illaoi, Urgot, Darius, Dr Mundo, Aatrox, Garen, Sett, Nasus, Trundle, Mordekaiser, Volibear, Yorick. Essa role tem o papel de enfrentar a classe DIVER, eles são resistente exatamante para segurar o burst do time inimigo, quanto mais blind for seu pick, mas fácil tem que ser seu pick.

Udyr, Shyvanna, são juggernauts, mas eles fazem um papel mais hibrido com a classe oposta, que é Diver que será abordado do lado vermelho. Mas saiba que eles estão em filas de rework por causa desses kits tóxicos, udyr não era possível fazer split, mas seu kit promove, e shyvanna por conta do seu R, consegue ser boa para dive. São kits tóxicos que a riot sempre deixa nerfado, tanto que só de mexer um pouco fica absurdo lidar com esses personagens.

Skirmisher, perceba que se o inimigo fizer um pick de rotação correta, um Diver, você pode se beneficiar no Scale, por exemplo, em vez de responder o renekton com um urgot, você pode responder com um jax, já que o renekton vai puxar para sair, você pode trabalhar melhor com o kit do jax, puxando e punindo ainda mais, pois o dano do jax na torre é bem maior. Jax, Tryndamare, Sylas, Yone.

Warden ( vigia): Galio, Shen e Poppy. Trabalham a mesma função que o suporte mid, são ótimos pegando para counterar, por exemplo um shen para counterar uma rotação, mas são frágeis se pegar blind.

Especialistas, alguns personagens classificados especialistas são perfeitos para esse lado do mapa, quando se vai dar counter: Cho’gath, Gangplank, Heimerdinger, Kayle, Teemo e o Singed. Todos conseguem lidar com pressão e punem o inimigo se sair da lane. O singed é um caso especial porque ele não fica na lane propriamente, ele faz o proxy, sendo bem tóxico contra quem rotaciona contra ele. E pelo lado vermelho ser bem aberto ele entra e sai tranquilamente. Especialista é exclusivo para counter pick, não pegue singed blind, você vai tomar um personagem ranged, que vai te obrigar a ficar na lane.

Mid

Control Mage: Annie, Malzahar, Syndra,  Swain, Lissandra e Anivia, fazem parte no nicho PURO de controle, todos tem o mesmo problema, mobilidade, dano burst menor, comparado a outros magos,  tendo somente uma habilidade de dano burst. Sâo os personagens blind, pois todos conseguem ter vantagem com as duas build de clear e controle, perceba que a anívia tem os dois dentro do seu kit, ela não precisa buildar ludens nem glp, ela faz a gota, porque o seu próprio kit favorece dela puxar e também rotacionar com controle.

Magos Hibridos, bom existe uma segunda familia de magos que eu classifiquei como hibridos, porque ambos são um pouco controle, mas tem mais chance de burst, não pode ser pego hibrido porque eles sofrem com os picks do lado vermelho classico, como assassinos, mas são bons contra os picks burst mage do lado vermelho. Morgana, Brand, Zyra, Lux, Zoe, Neeko, Veigar, Xerath, Twited Fate, Ziggs, Aurelion Soi e Talliah. São picks perfeitos para counter, mas todos sofrem contra picks genéricos do lado vermelho, se você pegar qualquer um desses blind, a probabilidade de tomar um assassino é enorme.

Battlemage São picks específicios para e difícieis de jogar, mas que tem seu kit totalmente voltado para uma função específica. Dinovo, são faceis de counterar, mas usando eles como counter pick, a sua pressão no jogo vai ser enorme. Aurelion Sol, Anivia, Cassiopeia, karthus, Malzahar, Rumble, Ryze, Swain, Talliah, Viktor e Vladmir. Cada um tem sua função e se encaixa melhor, para punir uma pressão de rota, um inimigo com clear wave alto, Cassiopeia e Viktor são muito forte. Para pressionar do inimigo não sair, Vladmir é muito forte, porque ele pressiona e anula quase 60% da pressão, mas caso pegue qualquer um deles blind, o pick correto, que no caso é Le blanc ou ahri, acabaria com seu jogo.

Especialistas Azir, Cho’Gath, Heimerdinger, Fiddlesticks, Zillean, kennen e kayle, mesma regra, blind você toma counter, counterando você tem vantagem.

Suporte ( a rota)

Vigias: Os vigias são um hibrido de sustem e controle, são o kit perfeito para responder o inimigo, quando não se sabe o que vem pela frente. E para quem joga, as falas do braum simplificam tudo “ sempre traga Braum”, Tahm  Kench, Braum, Taric, Poppy, Galio, Nunu. Provavelmente o novo suporte seja um vigia de nível 3. Quanto mais blind mais simples.

Encantadores ( fadinha kk). Você só pega isso quando seu ADC pegar algo que vai ficar debaixo da torre, você precisa saber quem é o outro adc e o seu, porque ficar avançado de soraka já sabe  o resultado. Sona e karma, Senna e Lulu são melhores do lado vermelho, porque são mais burst, só pegue quando saber o que está fazendo. Nami, Soraka, Janna, Yuumi ( quebrado).

Vanguarda, a resposta para quem vai ficar avançado, por exemplo seu ADC aliado é um caitlyn e o inimigo é um jhin, a pressão é óbvia para o lado da Caitlyn, então Alistar, Leona e Nautilus, são a resposta. Porque quem gankaria uma lane com esses sups? Provável novo campeão sup de nível 1.

Magos, bom eles fazem o hibrido de avançado e recuado, Não deveria ensinar isso, não, kkk mas a gente gosta de ver pegar fogo. Aqui qualque mago pode vir, sabendo usar o kit individual do personagem, Viktor sup faz um poke e controle debaixo da torre ABSURDO, qualquer um, o papel dele é pressionar com skill.

A lane Sona e Lux não é a única que se pode montar, a sona tem uma caracteristica mais para o burst, lado vermelho e  a lux tem controle e burst. Sabendo trabalhar essa noção ( ler o texto sobre os adcs abaixo) você pode montar karma e syndra,  Vel’koz e Lissandra, Sona e Morgana. Eu to ensinando a entender a noção. Por isso sona e tamh Kench funcionou 😉.

 

Lado Vermelho: Burst, mobilidade, frágil e baixo controle.

Top

Divers: Todo diver tem a capacidade de puxar e sair, e são conhecidos como junglers. por causa dessa capacidade de colocar pressão no mapa. Podem ser blind, porque seus kits favorecem. Jarvan IV, Irelia, Elise, Diana, Camille, Lee Sin, Olaf, Pantheon, Rek’sai, Renekton, Rengar, Skarner, Warwick, Wukong, Xin Zhao, VI e Kled. Quando mais blind for o pick mais fácil tem que ser seu pick.

Skirmisher: São ótimas respostas para o pick blind azul, são os fortes counterando, mas sofrem se forem counterados. Riven, Yasuo, Fiora, Master Yi, Kayn, Tryndamere e Lillia.

Especialsitas: Quinn é a melhor counter do top, graves, Gnar, kennen, nidalee.

Mid

Magos Burst: Karma, Le Blanc, Ahri, Jayce, Varus, Orianna. Todos podem ser blind, mas de acordo com sua facilidade. Puxar e rotacionar.

Magos Hibridos: Vel’koz, Lux, Xerath, Ziggs e neeko. São bons para counterar magos que aparecem do outro lado, o azul, mas se pegar blind, provavelmente tomam um assassino na cara.

Battlemage, são iguais, com o tempo você aprende a trabalhar com os picks e vai conseguir encaixar os battlemages.

Suporte ( a rota)

Magos Todos os magos mid blind, podem fazer parte da safra de suporte aqui do bot, porque o papel deles vai entre pressionar e sair, ou pressionar, e ajudar o adc sair. Por exemplo tristana, que tem um clear ruim no começo do jogo, mas um píck off medonho. Sabendo o que faz, qualquer mago, mas Karma, Sona e Lulu são boas pra isso.

Vigias: São hibridos, mas do lado vermelho é recomendado saber quem é o ADC, mas não sabe quem é o inimigo, porque se ficar avançado não sofrerá tanto. Mas o papel do lado vermelho é sair. Logo os vigias não são tão bons para isso. “nem sempre traga braum”.

Catchers: São as estrelas dessa rota, Blitz, pyke, thresh, Bardo são incríveis desse lado, principalmente bardo e pyke, com sua rotação, se o adc é um personagem de pressão que se viram sozinho como Lucian, Twitch, Sivir, Xayah, Corki e Kindred. Blitz não é para ficar tentando na lane, com um potencial de gank absurdo. Eles são facilmente counterados. O blitz countera fada não porque ele hooka elas, mas porque ele fica livre para andar pelo mapa. Fada não tem clear wave.

Vanguarda. Melhores picks para ficar debaixo da torre, já que o lado azul fica muito exposto quando avançado, um potencial de iniciação é chave para aquele gank forte. Nautilus, Alistar e Leona.

 

Rotas sem lado.

Jungle como vocês perceberam coloquei picks jungles nas rotas, para demonstrar como se constroi os picks da jungle, por exemplo o seu top tem um diver, você pode do lado vermelho trabalhar com um outro para potencializar. Renekton e Warwick. Ou seu top foi um diver blind e o inimigo respondeu com um especialista, você pode pegar o skirmisher como kayn que atravessa a aparece do lado azul e pune o heimer esperto. Ou do lado azul, seu top pegou um juggernaut blind e tomou um tryndamere, você pode pegar um tanque na jungle para controlar esse tryndamere. Aqui é noção pura de jogo, é a rota mais difícil de trabalhar, mas depois que se aprende, fica divertido, pois a variedade de picks e bem vasta.

Na jungle você pode potencializar, ou ajudar ou counterar a lane. Não precisa ser só top, pode ser no mid, caso você veja que seu mid ficou nas desvantagem ou no bot, caso perceba o mesmo problema. Ivern e Nunu são exemplos.

Bot

A botlane é uma lane que tem uma noção diferente, mas ela funciona igual as outras, no mid,por exemplo a annie, ela tem dois papeis, pressionar a lane para o inimigo não sair e controlar ele. Aplicando a bot lane, o kit ficaram precisos, o adc pressiona a lane e o suporte controla. A Cassiopeia tem o papel de cleanar wave e trabalhar o scale, além do sustem do regen de vida e mana que ela tem. No Bot Kog’maw e Soraka fazem o mesmo papel.

A botlane é um problema para explicar, pois os ADCS não têm um lado específico. Mas a regra é igual, lado azul você não quer que o inimigo saia, e lado vermelho você quer pressionar para sair. ADCs mais móveis como Lucian que podem se virar sozinho, tem maior vantagem do lado vermelho, porque ficam sozinho enquando seu suporte faz estrago pelo mapa, um bardo por exemplo. E um Kog’maw tem vantagem de ficar debaixo da torre quando tem um encantador do seu lado para o auxiliar.

Uma rota bem complexa.

— Esse post é BEM complicado e de longe o que mais entrega o jogo. Mas dinovo, não importa o que eu falo, importa o que você entende. Se ficar algo complicado me avisem, esse post eu penso que é bem confuso.

Como trabalhar como profissional

É uma dica, essa lógica que eu coloquei aqui funciona em qualquer moba, se eu fosse fazer um post sobre dota 2 ou smite, eu só trocaria os nomes dos personagens e o nome dos itens. Se você abrir o dota e o smite vai perceber que os itens são mais claros e logo vai ver um item que tem específico clear wave ou específico de rotação. Tendo até itens que ajudam a andar pelo mapa mais fácil.

Como trabalhar no lol, a sua evolução

Você precisa responder duas perguntas, você vai jogar um jogo, indiferente se perdeu ou ganhou, o seu foco vai ser aprender. O Lol é um jogo de longo prazo, você não sobe de elo do bronze ao challenger em um mês.

Pergunta 1: Qual kit e personagem me ajudaria melhor nesse jogo ( caso você tenha sido counter pick)

Pergunta 2: Qual runa me ajudaria melhor nesse jogo ( caso tenha sido blind pick)

Trabalhe com anotações. Quanto mais precisa for suas respostas, mas profissinal se torna. Porque o Proplayer é aquele que sabe usar a ferramenta League of Legends ( ou qualquer outro moba).

Vou trazer no próximo o post sobre como a riot balanceia e edecide quem sobe e desce nos elos. Uma dica, tem a ver com seu XP dentro do jogo.

Para mais coisas específicas, verifique meu post com todos os links. Ou deixe um cometário, vou sempre querer ajudar.

Lista de post = Quase um livro 

Mecânica de Macro, Epi1: Carregar um jogo, fantasia ou habilidade?  <<<< Recomendo viu!

 

Agora esse post faz sentido kkk Macro e itens

 

 

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
Tags (1)
2 RESPOSTAS
Rydrake
Barão
Barão

@Brooky está LENDÁRIO

Gostei do seu post, mas pode melhorar a ortografia com a ferramenta de correção nova do google chrome. Eu mesmo utilizo quando to no pc. Mas quero aprender mais sobre o que você tem a ensinar, preciso melhorar muito minhas tomadas de decisões e impactar mais nas partidas.