cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Brooky
Arauto
Arauto

Macro e Itens! Entendendo MOBA por completo.

Ir para a solução

— ai até que enfim esse tópico, pensei que nunca mais acabaria mecânica de jogo, introdução kkkkk

Tive dificuldades de criar a ideia para explicar, mas hoje saiu kkk.

Básico de Macrogame é um plus se ler.

Bom eu imaginei uma forma mais simples de explicar o jogo todo, vamos do começo

Vou dividir o jogo em duas partes

@Marina Camburão  Me mostrou alguns pontos que ficaram confusos, quem lê esse post entende que é um guia para itens do lol, mesmo que no título esteja MOBA, foi um erro Meu, e eu vou colocar uma errada aqui no começo. Eu tive problemas com esse post, pois os itens do lol são totalmente simplificados. A mudança da pré-temp vai mudar isso. Eu fiz um post mais com as especificações, não com nomes, mas a gente acaba sendo obrigado a usar nomes e confunde mais.

Errata 2: LEIA AQUI antes 

LOL: Runaan tem velocidade de ataque e crítico, é um item simplificado, que faz o papel de clear wave e TF, que não existe em outros mobas, no dota e smite, que trarei exemplos, você ou compra velocidade de ataque ou compra crítico

Dota 2

Buttlerfly velocidade de ataque, a Mjonir da velocidade de ataque e tem o efeito parecido com a statikk, mas não tem crítico.

Para ter crítico você tem que fazer a Daedalus, que só dá crítico.

No Smite

Quin's Sais e hastaded Ring são exclusivos de velocidade de ataque

Crítico é deathbringer e Fail-not

Para vocês entenderem o problema do lol, um item dar crítico e velocidade de ataque muda a porcentagem de chance por debaixo dos panos, já que mesmo escrito x% a velociade de ataque aumenta achance, já que o item além de entregar o efeito de crítico entrega mais AA, sendo bem injusto. Por isso ADC vive tomando nerf nesses itens. Desculpe o post ficar confuso.

Leia como um guia para a mecânica de MOBA, o post com a interpretação da comunidade sobre os itens do lol está destacado lá. Dá um gg lá, porque pelo jeito deu um trabalho. e Dinovo desculpa essa falta de atenção kkk

Voltamos ao post original>

Fase de Rota 

O objetivo da fase de rota é pegar recurso e não deixar o inimigo com recurso, porque, você precisa dos itens para exercer algumas funções na fase de set ( depois da fase de rotas).

Você vai até o mid, por exemplo e pegou um mago clássico, Viktor, que só faz uma função, Clear wave, ele não faz split, nem pick off. Ele só é bom em TF, mas isso é outro caso, falo de MACRO, Seu objetivo como viktor é pegar recurso e não deixar o inimigo pegar recurso. Só, Recurso: Gold e XP.

Essa é a função micro no jogo, você estuda o que o viktor pode fazer e entra no jogo e tenta executar, se você tenta fazer algo e não consegue, já configura um erro, por exemplo ficar avançado agressivo, é errado. Até erros pequenos, por exemplo, seu inimigo tem mais minions e você força uma troca, errado. Se não deu certo é porque é errado. E o replay da fase de rota serve para você ver isso. Por exemplo, você está contra um shaco e ele te campou, você pode pegar o replay para ver o lugar que em média o Shaco aciona o Q, e começar wardar daquele ponto.

Um ponto importante para isso é Eu não entro para vencer, entro para aprender na soloqueue. Porque chega no clash,torneio amador e até quem sabe profissional você pode entrar para vencer, porque a fase de aprendizado ficou para trás na soloqueue. Como evoluir a mecânica, Detalhado!

Fase de Set ( mid e late game)

Depois que vc pegou recurso, você precisa comprar uns itens, e na maioria das vezes as pessoas pegam os itens para matar outro persongem, só que a máxima "kill não ganha jogo" é implacável. Então o que temos que fazer. 

E o que temos que fazer aqui? bom, temos que jogar ping pong com as waves, uma batata quente só que a batata é os minions ( e alguns aliados kkk). você tem um tempo entre cada objetivo, o dragão nasce em 5 em 5 o barão nasce a partir dos 20, dragão ancião em 30, nesse intervalo você quer que quando nascer um dragão todas as waves estejam debaixo da torre do inimigo e ele não vai ter espaço para contestar. 

O ARAM você quer levar os minions pra debaixo daquela torre e ficar zoneando o inimigo enquando os minions bate na torre ( se você tem uma amigo diamante, pede para jogar aram com ele, se vai perceber que eles não ficam puxando treta, ficam mais zoneando para os inimigos não consigam clenar a wave) Por isso ARAM é tudo aleatório, porque é só pegar um monte de boneco de clear wave e ficar lá, não tem game play. @Aphylios  roubei seu tópico, mas fico curto kkk

o Summoner's Rift é a mesma coisa só que três e você quer que as waves estejam lá na hora que o dragão nasce, ai seu time pode ter 2 clear wave para fazer isso 1 pick off e 2 personagens para a TF, caso as waves estejam no meio (falarei de TF depois).

Primeiro a build não é para matar, a build é para ajudar você fazer os objetos macros sem precisar gastar skill, porque habilidade é para TF. Existe três funções macro e 2 micro nesse momento do jogo.

Clear wave, pick off e suporte ( não a role). 

Vamos para o mid de viktor, ele só faz Clear wave e pode fazer o suporte ( não a role, esquece a role). Se o viktor buildar full clear wave Ludens, protocinturão  ele consegue eliminar os magos com a ludens e o E e o protocinturão mata os guerreiros, deixando só a catapulta. Que no caso do viktor pode ser feito lich bane. Perceba que o viktor tem um item que dá upgrade de skill, essa é a GLORIOSA evolução, onde as skills fazem o papel macro e micro.  Você de viktor tem o Q que te ajuda a ficar tranquilo porque te ajuda a fugir, clear wave, o W da um stun muito mais forte, suporte e o E melhora o clear wave, semprecisar de ludens, logo você em vez de fazer tudo, pode escolher de acordo com o jogo, mas ai é análise do viktor e deixa pra lá.   Meu tema particular do Viktor ♫

O pick off existe para coibir essa rotação de wave, o outro time tem 2 clear wave, e um deles não tem o suporte, porque não dá para fazer um item 2 clear wave 2 suporte, fica sem pressão, o mid é um clear wave sem suporte o adc pode ser um clear wave, só que tem suporte. O trabalho do pick off, o assassino ( AP ou AD) a letalidade e AP puro como rabadon, pistola hextec e lich bane fazem o papel de acabar com a vida daquele maguinho safado kkk

Vamos ao assasino AD, todos os itens de letalidade são para pick off, menos o que dá roubo de vida, que é para duelo. O problema que vejo mais é o assassino AP, que tende a fazer clear wave, protocinturão ou ludens, por causa da mana. Quando você tem noção que o outro time tem clear waves melhores que você, como viktor e jinx, contra le blanc e ashe, não vale a pena você tentar competir com o clear wave, a le blanc de ludens e protocinturão não vai limpar mais rápido que um viktor, quando você faz essas builds hibridas você mata o personagem, porque a pistola hextec e a lich bane fazem o papel de sumir com alguém, mesmo acabando a mana, porque seu papel é sumir, agora você faz ludens  de clear wave e rabadon, e caba que você precisa usar as habilidades para clenar wave, porque a ludens só mata um conjunto de minions ( mago ou guerreiro) e você fica lá dando AA nos guerreiros.

Quanto mais pura e objetiva sua build for, mais precisa vai ser sua gameplay. Por exemplo, le blanc de hextec lich bane e rabadon, desaparece com o viktor antes dele poder chegar na wave e responder, e fica morto, esse é seu objetivo, você volta base regen de mana e parte para a TF no dragão, que provavelmente não vai haver, porque ninguém vai 4x5.

O papel do suporte ( além da role) é ajudar nessa rotação. Por exemplo, Zoe, Syndra, Neeko, são classificadas suporte, mas não vão no bot, porque elas podem fazer os itens de controle. que é la GLP 800, rylai, morellonomicon. O seu papel é ajudar o clear wave a não ser burstado, Esses persoangens que citei são hibridos, você pode fazer ludens e protocinturão para a Syndra e fazer ela a clear wave, mas dependendo do jogo, principalmente contra 2 assassinos, ela ficaria muito vunerável, sendo melhor ela focar em ajudar o outro clear wave, porque ela sozinha, com seu kit e mais apoio de itens de cc, tira muito assassino de jogar.

O suporte vai além de ajudar o clear wave, existe suporte para pick off, pyke, thresh, existe suporte para TF, braum e Leona, mas além da role sup, tem os de lane, a kayle é suporte de TF e não vai sup, O zillean é sup de TF e não precisa ir sup, a Senna é sup de rotação e não precisa ir sup.o fiddlesticks é sup de pick off e clear wave. Depende do jogo, se o outro time tem assassino pesado, não da pra contar só com o sup da role, precisa de algo mais robusto, ai é a Syndra, zoe, que podem fazer itens mais caros para parar o Zedão maravilha ou aquela katarina ligeira. Vou explicar cada item de utilidade.

Os itens tem classificações

Roubo de vida: é item de duelo, perfeito para quem faz split push. Se você quer pegar vayne para fazer split push, você não pode fazer CC nem penetração de armadura, porque a única forma de sobreviver avançado e recuperar a vida. Você faz split quando o outro time tem muita pressão early, Jax, Fiora, Vayne, precisam de tempo e quando do outro lado tem Darius, pantheon, que distribuem pressão pelo mapa muito cedo, é muito difícil lutar pau contra. Dê uma olhada no post de básico de macro, que fica mais claro. Básico de Macrogame 

Crítico: Item de TF, você quer apagar um alvo do jogo, o ADC não pode brigar com vários alvos de uma vez, ele é fragil ( runaan não é para TF,ERRATA: ele tem crítico, é hibrido, ele foi feito para clear wave, e foi adaptado para Team fight, muitos itens são assim, por isso o RW dos itens, para deixar masi claro na hora de buildar) então você quer matar o alvo mais próximo que esteja controlado, provavelmente um tanque, faça crítico quando seu time não tiver tanto clear wave e as waves vão ficar even em todo objetivo, ai é na porrada mesmo.

Velocidade de ataque: Clear wave AD. Todos tem Crítico ou roubo de vida ou penetração. Isso é injusto. São itens que fazem muito por pouco.

Controle:  Suporte, rei destruido tem além de CC o roubo de vida e velocidade de ataque, perfeito para split. Rylai, GLP 800, Lyandry ( porque comba com CC) e morello são exemplos de itens que são para suporte de lane, não da role. Brand, Zayra, velkoz, sofrem muito na role de suporte, porque os itens são muito caros, além da possibilidade de gasto do sup, outro motivo que precisa de RW nos itens. Gestão de Gold

AP puro:  Assassino AP, perceba que alguns persoangens AP não usam mana,  os de energia, como zed, akali e sem mana Katarina são expressamente precisos para assassinar, Le blanc, ahri, são hibridos, vc pode buildar clear wave ou assassino, nunca os dois juntos, pelo motivo de variedade demais não faz nada muito bom.

CDR e Mana: CDR é item de clear wave e TF, tanto macro e micro, por isso a riot quer mudar, porque é injusto os 40% de CDR se consegue com dois itens, Ai o cara tem na build clear wave e TF, comparado ao assassino que só tem pick off, todos sabem que assassino são ruins em TF. Os personagens sem mana servem para ajudar a buildar mais preciso, Tryndamere pode buildar roubo de vida e velocaidade de ataque sem precisar es preocupar com mana e crítico ( colhedora de essência kkkk) Dr Mundo pode buildar item de tanque sem precisar se preocupar com mana, são personagens monofunção, Tryndamere é sempre duelo, Mundo é sempre TF. e por isso ele vai tomar RW, porque ele é opressor no split push, por isso vive nerfado, o kit dele é tóxico. Todo RW de personagem é porque ele é tóxico e não tem como balancear, ela deixa nerfado até poder captar no RW. ( Udyr, da um buff para ele e você entende pesadelo, ficou muito tempo com winrate acima de 55%, skarner é TF, mas se buffa fica forte em Pick off.)

AD+vida e resistência: Para personagens exclusivos de TF, geralmente o top, Darius, Pantheon, Urgot, Irelia. Eu vejo muita gente fazendo patheon letalidade, que é a variedade pick off desse champion para tf, morrendo muito e não fazendo nada. Já percebeu isso?

utilidade: São itens específicos para cada situação. mas eles ajudam contra 1 tipo, por causa da variedade enorme, o suporte role, não dá conta.

Graal Profano de AThene e Cadinho, são itens de counterar assassino AP, 

Redenção ajuda caso seu time tenha um outro clear wave sem sup, por isso é meio global, se seu time tem um syndra que fez clear wave mesmo contra 2 assassinos, o seu kit de suporte, por exemplo janna vc usa para ajudar seu ADC e a redenção vocêusa para salvar a syndra esperta que tá andando pela jungle sozinha, contra talon e kayn no outro time.  por isso o nome redenção.

Juramento do cavaleiro é para os sups que ajudam em pick off, thresh e pyke podem se beneficiar do movespeed além de dar mais resistência para o assassino. 

Glaive Umbral, item para o suporte de pick off, porque ele facilmente elimina as wards podendo deixar a area da jungle escura. Ela funciona bem com quem tem mobilidade alta. porque pode se arriscar entrar tirar e sair. A senna pode ajudar em pick off porque ela tem o E, mas nem toda a senna precisa fazer isso, depende do seu jogo. a gota também. 

Shurelya ajuda a rotacionar melhor, e conseguir fugir daquele assassino. pricipalmente quando você está com suporte que são ruins para auxiliar em rotação, como sona, soraka ( percebe a utilidade do ult da soraka? depois de ler a redenção? forte né) que são alvos muito mais frágeis que o próprio ADC que estão ajudando. 

Sombras gêmeas perfeita para suportes que não tem nenhuma forma de resistir a um pick off, você usa as sombras, confirma se não tem ninguém, coloca as wards, ai seu adc atravessa ( "atravesse" Karthus).

Turibulo ardente ajuda aquele adc que não tem clear wave, porque esse item da velocidade de ataque. Só não vai fazer pro Jhin, a menos que vc queira que ele atravesse a jungle mais rápido.

Zeke, Solaris e Gargolitica são para TF.

O kit dos personagens são itens inatos, que você pode usar para cada função, o Viktor, cassiopeia, Anivia tem as melhores ferramentas para clear wave. Zed, Talon e Katarina tem as melhores ferramentas para pick off. 

Na sessão campeão dentro do cliente ( quando não bugakk) tem todas as classificações de todos os persoanangens para cada função, no macro e micro.

Magos = Fazem a build de clear wave ( Ex: ludens e protocinturão)

Assassino = Pick off (Ex: hextec e lich bane ou yumuu e draktar)

Atirador = Objetivo e TF e Errata: faltou Clear wave

Suporte = Proteção ou auxilio no macro

Lutador = Team Fight, pressão no mapa early, 

Tanque = Ferramenta de TF Mecânica da TF, como é organizado.

Exemplo de uso, a tristana está classificada em Atirador e Assassino, isso quer dizer que ela faz crítico, que é o que a comundiade já faz, mas pode fazer Letalidade, para funcionar como assassino. Usando o QE para sumir com alguém. Se seu time tem clear wave nas outras lanes, por exemplo jax top que pode faze split e seu mid é uma anivia, Tristana letalidade ajudaria a tirar do outro time o clear wave, ajudando seu time a pressionar, e se o sup pega um pyke ou thresh fica melhor ainda.

Tem alguns itens que fazem duas coisas, velocidade de ataque e crítico, Roubo de Vida e AP.... para ajudar em coisas específicas

Bom, é isso, Esse post é o mais difícil que eu fiz, mas acho que é o mais esclarecedor, se tiver dúvida me avisa. Ai não sei o que faço, volto pro CertainlyT? ou tem alguma ideia?

Errata  1 Apresentei os itens como eles foram criados, para uma base para o RW, que tenta a deixar mais claros, os itens que estão na loja autalmente (08/2020) são totalmente quebrados e fazem muito com uma compra só. Espada do Rei é um item quebrado, ele dá muita coisa de uma vez. Isso é injusto se comparado aos assassinos que só tem letalidade e acabo. 

O League é um jogo que era simplificado, o objetivo da Riot mudou, antes o modo de operar era de um jogo fácil e mais simples, mas agora mudou e os itens são um problema, vivem precisando de nerf, porque sempre parece algo que quebra, como está acontecendo com a dança da morte. Qualquer dúvida, me apresetem, eu reajusto o texto. Item é um tema complicado

tenor

 

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Marina Camburão
Aronguejo
Aronguejo

Vou ir citando os pontos que eu discordo então e comentando separado...

"Graal Profano de AThene e Cadinho, são itens de counterar assassino AP,"

Discordo. Graal é ótimo pra qualquer healer independente se o inimigo é AP ou AD, tendo em vista que buffa muito a cura efetuada sobre um alvo machucado. Por mais que ele conceda um pouco de resistência mágica na sua fórmula, a passiva única do item dá uma mega sobrevida pro seu carry, independente qual seja o dano que ele esteja recebendo. E discordo sobre Cadinho tmb, a ativa do item é absurdamente forte contra inimigos dependentes de controle de grupo. Cadinho é um ótimo item num jogo contra Malzhahar. E Malzha não é assassino AP. Então discordo dessa afirmação de que sejam itens pra couterar assassinos AP, acredito que counterem uma gama vasta de campeões e estilos que não necessariamente sejam assassinos.

 

"Juramento do cavaleiro é para os sups que ajudam em pick off, thresh e pyke podem se beneficiar do movespeed além de dar mais resistência para o assassino."

Novamente discordo. Juramento é ótimo em campeões tank, da lane que for e independente se for peeler ou starter. O fato dele mitigar o dano recebido pelo carry e fazer com que o dano que o carry causa seja convertido em cura pra vc é que faz dele um ótimo item. Senna é ótima em pickoff, mas não builda Juramento. Swain é ótimo em pickoff mas não faz Juramento. Por outro lado, Sion não é suporte, mas pode fazer Juramento e marcar com o adc e fica muito bom pra fight! O ponto forte do Juramento não é o pick off, mas a sobrevida q ele concede pro adc na hora de uma troca franca, de um harass ou de uma fight.

 

"Glaive Umbral, item para o suporte de pick off, porque ele facilmente elimina as wards podendo deixar a area da jungle escura. Ela funciona bem com quem tem mobilidade alta. porque pode se arriscar entrar tirar e sair."

Discordo aqui também. A Glaive só combina com Senna e Pyke pelo simples fato de ambos serem suportes cuja mecânica gire em torno de bater muito. É um item barato, feito com letalidade que é um poderoso pico cedo de dano, e de fato tem uma passiva única de utilidade incrível. Na mão de assassinos de invasão é de fato fortíssimo pra pick off, mas isso não significa q é um item de pick off pra suporte. Por exemplo, Tresh é um bom suporte pra pick off, mas ninguém faz Glaive nele, justamente pq Tresh não é um damage dealer, então não faria sentido fazer Glaive nele. Quando vc escreve que Glaive é um bom item pra suporte pick off, quem lê automaticamente assume que qualquer suporte de pick off pode fazer Glaive que vai dar certo já que limpa wards... E sabemos que não é por isso que o item é feito.

 

"Sombras gêmeas perfeita para suportes que não tem nenhuma forma de resistir a um pick off, você usa as sombras, confirma se não tem ninguém, coloca as wards, ai seu adc atravessa"

Nesse ponto eu concordo em partes, mas discordo em partes. De fato Sombras Gêmeas evita muito o pick off, mas também é um item ótimo pra starter e pick off pro próprio time. O combo de Sombras com Gelinho, ou Sombras com Shurelya torna a iniciação do seu time muuito forte e funcional mesmo no escuro. Acho que é um item que brilha justamente pra iniciação do que pra conter engage. Mas não discorde de vc que funcione, só acho que brilha mais em outro lado.

 

"Turibulo ardente ajuda aquele adc que não tem clear wave, porque esse item da velocidade de ataque."

Discordo. Acredito que o buff do Turíbulo vá muito além de clear wave. Turíbulo concede até 30% de velocidade de ataque adicional para o alvo buffado. Se você olhar que itens como Grevas do Berserker que dá 35% de velocidade, ou Dançarina Fantasma que dá 30% base também sem stack, e que Trindade dá 40% de velocidade de ataque, percebe que Turíbulo dá um buff de velocidade muuuuito bom. É praticamente um item inteiro de velocidade a mais gratuito pro seu carry. E eu discordo que velocidade de ataque seja um atributo que brilha apenas no clear wave. Velocidade de ataque é vital pra levar objetivos rapidamente. E numa troca franca, velocidade de ataque muitas vezes define quem dá 1 auto ataque a mais por ciclo, e com isso aumente o dps (dano causado por segundo). Então não acho que seja um item pra ajudar adc que não tem clear wave, acho que é um item ótimo pra todo suporte que consiga dar buff ou cura. Turíbulo numa Nami, numa Janna, numa Karma, Lulu, ou até em campeões de outras rotas, como Ivern jungle, é um ótimo item, independente quem seja o carry buffado.

 

"AD+vida e resistência: Para personagens exclusivos de TF"

Discordo, acho que são itens fortes para Lutadores, independente se for troca franca, TF ou push. Lutadores se beneficiam muito de itens que os tornam parrudos. Independente se for numa troca ou numa luta. Como parar um split push sozinho de um Wukong de Cutelo? Independente de fight, ele comba as skills dele com a aplicação do Cutelo e você não tem a menor condição de segurar o push dele sozinho. Ou então o agora nerfado Shen de hydra, que era aquele cancer impossível de segurar na rota (glória a deus o nerf hammer caiu). Ou como fugir/perseguir um Gnar de Malho Congelado? Fica um item absurdo pra fazer split. Então eu discordo que itens de AD com Vida sejam exclusivos para TF. Acho que são itens ótimos para Lutadores em geral sejam quais forem suas posições pelo mapa. Vide Kled de Sterak e a doença do escudo infinito. Você pode ficar certo que não perde nenhuma torre estando de Kled com Sterak.

 

Então tipo, eu concordo com muito do que vc disse, mas sobre os itens eu discordo de quase tudo kkkkkkkkkkkk

Ver Resposta em Destaque no post original

20 RESPOSTAS
Nour Ardakani
Arauto
Arauto

muito bom o tópico!

Se o furacão de runnan não é para TF ele serve apenas para clear wave?
Esse é meu item favorito no jogo e sinto um pico de ppder bem grande qnd fecho ele.
No mais ótimo tópico.
Billy Ostra
Dragão
Dragão
Já fez algum post sobre os tipos de ''CC'' ( Sei que talvez o termo possa está errado ) do Lol? Eu jogo faz 6 anos e não sei muito bem sobre, a questão de CC/Enraizamento/Supressão, o que a bandana tira ou não... Acho que pode ser daora

@FrioeCalculista  clear wave é bem importante no jogo.

O ADC é um personagem muito frágil para poder aplicar a runaan na tf. você precisa lutar com um alvo por vez, por isso em TF se faz crítico. Num jogo mais elevado, se vc da acara de ADC se nem tem tempo de dar um AA, vai tudo em vc. Ai esse item foi feito para clear wave mesmo. Tanto que foi tirado da Caitlyn aplicar crítico nos tiros, lembra? porque era ridículo, um boneco com um range desse dando três tiros com crítico na tf se ser penalizada.

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot

https://leagueoflegends.fandom.com/wiki/Types_of_Crowd_Control#Suppression @Billy Ostra  acho que esse link com essa tabela te ajuda mais. Eu iria só copiar o que está ai. 

qualquer dúvida só me falar =D

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot

@FrioeCalculista Você é main Twitch, a runaan é bem legal para ele caso jogue usando o Q dele para setar wave, ele é ótimo para counterar assassino, tem uma rotação forte. Ele também pode jogar assassino fazendo letalidade, que eu nunca vi e você pode fazer um hibrido de TF. 

O Twitch utiliza a glaive sombria muito bem para tirar ward e yumuu e draktar procam facinho com ele, além de combar com a passiva e o R.

Velocidade de ataque no twitch é bom pelo potencial de anular pick off que o ratinho tem, mas na TF critico e o R dele é bem forte. Melhor até que a Runaan.

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
Nunca testei letalidade no Twitch,será que é viável mesmo?

@FrioeCalculista Não é questão de viável kkk eu to te mostrando quando vc usa e funciona, eu não ensino build te mostro quando vc tem oportunidade de fazer. Não é spammar todo jogo kkk se tem uma coisa que eu odeio e build fixa.

Você tem um jogo que seu time team clear wave mais fraco que o outro time, é melhor pegar o twitch e jogar ele para matar a syndra andando sozinha. 

Não existe build fixa, mono, jogar em volta de TF. Você tem que pensar o que vai fazer e entender o que está fazendo.

Eu penso assim, se você pegou jhin e seu time acabo que não tem clear wave, faça runaan, indiferente se é bom ou não, vc precisa de clear wave, é aquilo, bater prego com alicate, até dá. mas não é recomendado. 

Twitch de letalidade não é tão bom, mas para sumir com alguém que tá respondendo mais forte é melhor.

O que vale mais, ganhar o jogo ou respeitar os fiscais de build? 

kkkk eu to nem ai pros fiscais de build!

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot

@FrioeCalculista  eu te add, mas vc negou.

Mas eu te dou suporte para vc entender isso. se quiser.

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
Me add onde?
Se for no lol eu não me recordo de receber solicitação.
Marina Camburão
Aronguejo
Aronguejo

Nice, ótima discussão Brooooooky! Concordo com quase tudo da fase de rota e do set up pro late game, porém nos itens eu discordo de quase tudo xD é engraçado como a gente pensa diferente nisso uhasuhaushaushuashushua

Então, eu concordo com a visão do @FrioeCalculista . Eu super recomendo o Runnan pra uma TF, ainda mais pra Twitch... O que você sugeriu ali em cima, sobre o Runnan não ser muito aproveitado numa TF eu super concordo, mas é exatamente por causa da ult do ratinho que o Runnan brilha numa TF. Com a ult ligada vc consegue posicionar dois ou três alvos facilmente sem se expor, e os dardos passam a atravessar os alvos e bater em tudo pra trás... Quando vc aperta E, o veneno explode, e no late game é praticamente uma fight ganha. Você não precisa de fato se expor pra bater em todo mundo ao mesmo tempo.

Assim como Aphelios e Jinx fazem Runnan, não é apenas por clear, mas aplica efeitos de contato em área de uma distância muuuuito longa. Caitlyn de fato não faz mais, como vc bem ressaltou, justamente pq a passiva dela não aplica mais nos dardos, assim como Vayne nunca fez pelo mesmo motivo. E se não aplica os efeitos de contato em área, perde a utilidade na hora da fight.

E sobre os demais itens eu acho que discordo da maioria tmb xD acho que concordo apenas com Solari, Zeke e Gargolítica kkkkk

@Marina Camburão  não entendi, porque discorda.

Esse é meu Checklist de lógica

Apresentei a lógica do Summoner's Rift, apresentei o objetivo do jogo e a arganização das waves

Apresentei as divisões de funções de MACRO> Clear Wave para pressão pro objetivo, Pick OFF para prejudicar o time inimigo e os suportes dessas funções. Separei os personagens com Foco Micro, que são os guerreiros, e só trabalham na conquista dos objetivos. Darius, Pantheon...

Apresentei a classificação de todos os itens e onde são desenvolvidos baseados no objetivo do jogo que é fazer objetivo.

Não classifiquei nomes, mas sim funções. Crítico, Velocidade de ataque, roubo de vida.

Muitos itens tem esses efeitos hibridos, e eu destaquei que são para ações específicas. E dei alguns exemplos. Runaan tem crítico, ele não é totalmente clear wave. Eu só disse que crítico puro é bem melhor para TF que a Runaan que é hibrido .-.  Colhedora de essência e Gume são mais fortes em TF, tanto que é a build da MF high elo, que é um personagem exclusivo de TF. .-.

Eu quero saber os pontos que estão ilógicos no texto para eu avaliar. Não escrevi achismo, eu só faço post com base em algo. Na base lógica do jogo, o objetivo de summoner's rift é meu referencial.  

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot

@FrioeCalculista  foi no lol, acho que bugo. Bom mandei dinovo.

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
Marina Camburão
Aronguejo
Aronguejo

Vou ir citando os pontos que eu discordo então e comentando separado...

"Graal Profano de AThene e Cadinho, são itens de counterar assassino AP,"

Discordo. Graal é ótimo pra qualquer healer independente se o inimigo é AP ou AD, tendo em vista que buffa muito a cura efetuada sobre um alvo machucado. Por mais que ele conceda um pouco de resistência mágica na sua fórmula, a passiva única do item dá uma mega sobrevida pro seu carry, independente qual seja o dano que ele esteja recebendo. E discordo sobre Cadinho tmb, a ativa do item é absurdamente forte contra inimigos dependentes de controle de grupo. Cadinho é um ótimo item num jogo contra Malzhahar. E Malzha não é assassino AP. Então discordo dessa afirmação de que sejam itens pra couterar assassinos AP, acredito que counterem uma gama vasta de campeões e estilos que não necessariamente sejam assassinos.

 

"Juramento do cavaleiro é para os sups que ajudam em pick off, thresh e pyke podem se beneficiar do movespeed além de dar mais resistência para o assassino."

Novamente discordo. Juramento é ótimo em campeões tank, da lane que for e independente se for peeler ou starter. O fato dele mitigar o dano recebido pelo carry e fazer com que o dano que o carry causa seja convertido em cura pra vc é que faz dele um ótimo item. Senna é ótima em pickoff, mas não builda Juramento. Swain é ótimo em pickoff mas não faz Juramento. Por outro lado, Sion não é suporte, mas pode fazer Juramento e marcar com o adc e fica muito bom pra fight! O ponto forte do Juramento não é o pick off, mas a sobrevida q ele concede pro adc na hora de uma troca franca, de um harass ou de uma fight.

 

"Glaive Umbral, item para o suporte de pick off, porque ele facilmente elimina as wards podendo deixar a area da jungle escura. Ela funciona bem com quem tem mobilidade alta. porque pode se arriscar entrar tirar e sair."

Discordo aqui também. A Glaive só combina com Senna e Pyke pelo simples fato de ambos serem suportes cuja mecânica gire em torno de bater muito. É um item barato, feito com letalidade que é um poderoso pico cedo de dano, e de fato tem uma passiva única de utilidade incrível. Na mão de assassinos de invasão é de fato fortíssimo pra pick off, mas isso não significa q é um item de pick off pra suporte. Por exemplo, Tresh é um bom suporte pra pick off, mas ninguém faz Glaive nele, justamente pq Tresh não é um damage dealer, então não faria sentido fazer Glaive nele. Quando vc escreve que Glaive é um bom item pra suporte pick off, quem lê automaticamente assume que qualquer suporte de pick off pode fazer Glaive que vai dar certo já que limpa wards... E sabemos que não é por isso que o item é feito.

 

"Sombras gêmeas perfeita para suportes que não tem nenhuma forma de resistir a um pick off, você usa as sombras, confirma se não tem ninguém, coloca as wards, ai seu adc atravessa"

Nesse ponto eu concordo em partes, mas discordo em partes. De fato Sombras Gêmeas evita muito o pick off, mas também é um item ótimo pra starter e pick off pro próprio time. O combo de Sombras com Gelinho, ou Sombras com Shurelya torna a iniciação do seu time muuito forte e funcional mesmo no escuro. Acho que é um item que brilha justamente pra iniciação do que pra conter engage. Mas não discorde de vc que funcione, só acho que brilha mais em outro lado.

 

"Turibulo ardente ajuda aquele adc que não tem clear wave, porque esse item da velocidade de ataque."

Discordo. Acredito que o buff do Turíbulo vá muito além de clear wave. Turíbulo concede até 30% de velocidade de ataque adicional para o alvo buffado. Se você olhar que itens como Grevas do Berserker que dá 35% de velocidade, ou Dançarina Fantasma que dá 30% base também sem stack, e que Trindade dá 40% de velocidade de ataque, percebe que Turíbulo dá um buff de velocidade muuuuito bom. É praticamente um item inteiro de velocidade a mais gratuito pro seu carry. E eu discordo que velocidade de ataque seja um atributo que brilha apenas no clear wave. Velocidade de ataque é vital pra levar objetivos rapidamente. E numa troca franca, velocidade de ataque muitas vezes define quem dá 1 auto ataque a mais por ciclo, e com isso aumente o dps (dano causado por segundo). Então não acho que seja um item pra ajudar adc que não tem clear wave, acho que é um item ótimo pra todo suporte que consiga dar buff ou cura. Turíbulo numa Nami, numa Janna, numa Karma, Lulu, ou até em campeões de outras rotas, como Ivern jungle, é um ótimo item, independente quem seja o carry buffado.

 

"AD+vida e resistência: Para personagens exclusivos de TF"

Discordo, acho que são itens fortes para Lutadores, independente se for troca franca, TF ou push. Lutadores se beneficiam muito de itens que os tornam parrudos. Independente se for numa troca ou numa luta. Como parar um split push sozinho de um Wukong de Cutelo? Independente de fight, ele comba as skills dele com a aplicação do Cutelo e você não tem a menor condição de segurar o push dele sozinho. Ou então o agora nerfado Shen de hydra, que era aquele cancer impossível de segurar na rota (glória a deus o nerf hammer caiu). Ou como fugir/perseguir um Gnar de Malho Congelado? Fica um item absurdo pra fazer split. Então eu discordo que itens de AD com Vida sejam exclusivos para TF. Acho que são itens ótimos para Lutadores em geral sejam quais forem suas posições pelo mapa. Vide Kled de Sterak e a doença do escudo infinito. Você pode ficar certo que não perde nenhuma torre estando de Kled com Sterak.

 

Então tipo, eu concordo com muito do que vc disse, mas sobre os itens eu discordo de quase tudo kkkkkkkkkkkk

Rydrake
Barão
Barão

Mais um GG'zado. Muito bom, @Brooky 

@Marina Camburão  entendo você, e vendo exclusivamente o lol você tá certo, esses itens fazem isso que você fala. Mas o lol tem o problema de que ele simplificou muito os itens no passado, não existe itens puros,  tudo é misturado e eu tentei ao máximo não digitar nomes, mas classificar e no título está moba, não lol. É a lógica dos itens, um guia para esses que vc fez já tem. Todos os meus post são voltado para MOBA em geral. O RW dos itens tende a separar critico de Velocidaed de taque, roubo de vida.

Por exemplo, vamos para o dota 2

Você só pode comprar Velocidade de ataque ou crítico, não existe coisas como a Runnan.

Por exemplo Butterfly um item de agilidade que só da velocidade de ataque

Pra fazer crítico você precisa fazer Daedalus

O lol simplificou no passado. E eu queria trazer a lógica de construção de item por parte da Riot. O ponto da comunidade que você colocou é o que o povo usa, mas não é o que se faz para ter um jogo balanceado. E os itens de ADC principalmente vivem nerfados.

No smite

Deathbringer ´é um item de critico que só dá esse estatus

Hastaded Ring é um item de velocidade de ataque que só dá isso

Meus post é uma visão mais da riot do que da comunidade. E acho que isso que não ficou claro, e eu preciso mudar isso. Ficou confuso. Mas o que vocÊ escreveu é o que eu tentei marcar com "itens hibridos para situações especificas"

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot

@Marina Camburão 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
Marina Camburão
Aronguejo
Aronguejo

MAAAANO kkkkkkkkkkkk sim, essa parada do Malzha ser listado como assassino é a coisa menos compreensível pra mim uahsuhasua mas né, fazer o q... Gangplank estava listado como Atirador tmb né aushuahusauhsuahus eu passo mal quando vejo essas definições uahsuhausahusa

Mas eu entendi o que quis dizer a respeito dos demais Mobas... Sobre isso tu com certeza vai ter muito mais experiência xD conheço zero dos demais!

WP!

 

makíno
Aronguejo
Aronguejo
Esse tópico nunca será de utilidade pra grande massad e player que ficam 0/10 nas rankeds. (vulgo Yasuo e Yone).

E nem venha vc reclamar q n feeda c esses bonecos. Vcs feedam sim!