cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Brooky
Arauto
Arauto

Mindset. A Mecânica Psicológica. Detalhado

— O que diferencia um jogador comum de um profissional é somente  a sua forma de pensar e encarar o desafio.

Precisamos por algumas coisas em ordem, na sua cabeça, primeiro definir objetivos, você está aqui no lol:

Para levar o jogo a sério, tendo altos ranks na soloqueue, mas sem viés de profissionalização, ou ser profissional competitivo ou Forfun, casual.

Existe esses três caminhos. Você precisa decidir objetivos para começar a trilhar sua jornada, quando você vai para um lugar novo a primeira coisa que vc faz é decidir o que vai fazer lá, você pode decidir sair por sair só para caminhar,  é um objetivo, mas é de menos importância e você pode decidir não ir que tudo bem. Agora decidir que vai na biblioteca ler livros para sua evolução pessoal, profissional e desistir é bem diferente, você vai abrir mão de uma coisa importante para você, mas não extremamente importante, é ruim, e você deveria fazer, mas não é algo que pesa na sua sobrevivência. Agora você conseguiu um trabalho e fala "não vou", pronto, esse é importante, você precisa comer, ter suas necessidades básicas supridas, não fazer isso é suicídio, porque sua família não vai viver para sempre, uma hora você vai precisar andar com as próprias pernas, parasitismo causa doença no portador do verme ( forte né, eu sei).

Casual, assim é o League, se você quer pegar um boneco qualquer e fazer o básico ( trollar não é se divertir é medo de perder, ai você cria esse escape para nãos e sentir derrotado) acabo a partida se vai fazer outra coisa, ta tudo bem, ninguém tem o direito de te falar nada, o jogo é free, a fila é pública. Comprar aquela skin marota e se divertir, é isso ai.

Você é Tryhard, bom, se você quer ter elo, mas não quer ser profissional, você PRECISA se dedicar, fazer nos moldes acima, sem estudo do jogo, sem nada, só play play play, não adianta ficar bravo, vir no fórum e reclamar que x ou y está buffado demais, que tal role não presta. Conquistas são consequências de esforço, não o objetivo. Quem decide ser tryhard quer APRENDER algo com o League, e eu já te adianto a maior coisa que se pode aprender aqui, e que é muito importante na vida, superar a fustração. League te ensina a não dar valor as coisas ruins em prol do seus objetivos, imagine você ser imune a fustrações, você vai estudar, não consegue entender, mas isso não te fustra, imagine, é uma ferramenta incrível. Força de vontade e imunidade a fustração, é o que você tira de aprendizado do League.

Ser profissional, puts, aqui é muito diferente, além do aprendizado, você vai dedicar o seu tempo de trabalho, de ter um sustento para alcançar, existe dois tempos na vida, o de trabalhar e o de se divertir, igual lá nas cavernas, você tinha o tempo de caçar e o tempo de ficar com sua família, se divertir, praticar exercícios. Aqui o tempo de caçar é na solo queue, ai o mindset vai além de ser imune a frustrações e ter força de vontade, aqui você não tem espaço para ficar errando, aqui é trabalho duro, a diferença do tryhard e do profissional é a possibilidade de erro, aqui você não pode errar, aqui é estudar o jogo, jogar o jogo. Não há tempo para ficar pistolinha com soloqueue, não há tempo de xingar alguém, profissional não tem emoções, é trabalho e mais trabalho.

Como deve ser o mindset 

Forfun, divertir-se, sem compromisso, pra você se estressar é a ultima coisa que você quer, jogue com amigos, nem perde tempo com fila rankeada, normal game, aram, nexus blitz, divirta-se. Leia a lore, é divertido também.

Tryhard, bom a conversa fica séria aqui, primeiro, patch tem que ser algo sagrado, você sempre lê, procure o que cada personagem faz, cada item, dicas de mecânicas, playlist de replay no youtube, tudo isso é fácil de achar, mas o trabalho de mindset vai além disso, o League é um jogo, sendo um jogo você é passivo de derrota como vitória, objetivo não é chegar no final do livro, mas tirar algo dele, não é ganhar e aprender algo. vitória e derrota tem o mesmo valor, você que coloca emoção nas coisas, seu master yi jg tá 0/10? bom provavelmente você já jogou jogo que tinha um 10/0, o que importa? que você acertou os last hit, que você executou o plano de ação, que você vai ver o replay de quando morreu, que o timing da jg está na sua cabeça (3 5 7 9 ). Não existe jogo de ganhar, todo jogo você ganha e perde, é o porque é chamado jogo, então se perder, não importa, o que você tem que ver é quanto você tolera a fustração, o que diferencia você do top 1 challenger é que ele não se fustra tão fácil quanto você. Coloque um challenger em qualquer elo abaixo, procura vídeos de do ferro ao challenger, o cara não fica estressado em nenhum momento com o feeder do time dele, porque ele é imune a fustração. Procure os vídeos do Keio, para você ver a serenidade dele.

Ser profissional, bom aqui é outra parada, o seu objetivo como profissional é executar os personagens, mais do que ganhar partidas, você tem que dominar as match up, saber como lidar, dar counter pick, jogar técnico, porque o time vai te contratar para PERFORMAR um personagem, não para vencer, o Coach é o profissional que trabalha para vitória, ele e o analista buscam estudar o jogo e ver metas adequados para conquistar a vitória, o seu papel é fazer o boneco rodar. Por exemplo, o urgot é um personagem exclusivamente responsivo, ele é horrível para fazer play, se o seu coach inventar de pegar urgot do lado vermelho contra o Set, a culpa é totalmente do coach, porque ele pegou a ferramenta errada, o seu papel é esperar o set correr em você, EQRW e só, você não tem opinião, só faz o que o cara mando, se der errado a culpa é do coach. Assiste uma live do Faker, ele tá sempre com aquela cara de paisagem,  e é assim.

Habilidade x Resistência

No futebol o fator chave para um jogador ser caro ou ser de varzea é a sua relação habilidade x resistência. o Futebol é um esporte que cobra resistência física, lá tem early mid e late game também, no early o jogador com mais habilidade faz gols, no mid game o jogador mediano, que tem alguma habilidade, mas tem mais folego que o bicho piruleta vai brilhar, agora no final do segundo tempo brilha o mais resistente. Porque não importa se você é um bom em dar chapel, quero ver você fazer firula depois de correr 45 minutos no segundo tempo.

resistência x habilidade.png

Nessa tabela vemos em vermelho o seu salário, o ronaldinho gaucho, Ronaldinho são estrelas do futebol porque eles chegavam no final do jogo com folego para fazer passes arriscados. É por isso que tem troca de jogador, a comissão técnica tem que ter noção da resistência do jogador e tira-lo a tempo antes que ele tome um frango, quando o jogador está cansado e não consegue fazer algo, se ele passou no limite de resistência eo técnico não trocou, é erro técnico, coisa que a torcida não manja nada, mas se o cara tá dentro da sua zona de resistência e começa a fazer coisa erra é erro individual, tudo foi muito bem testado, principalmente nesses times enormes.

O Lol é a MESMA COISA, só que é resistência emocional, o quanto você se mantem performando dentro do jogo sem tiltar, tilt em ingles é inclinar, ou seja, se entregou as emoções. Por isso que em melhor de 5 se pode trocar o jogador, porque a comissão técnica tem noção que se o cara jogar os 5 direto ele tilta. Ser profissional é ser imune a fustração, quanto menos tiltado e com habilidade você é, maior é seu salário. Faker é o exemplo. O BRTT é um cara muito controlado, comparado a todos os outros, um jogador que tilta com soloqueue é um profissional mediocre.

O Trabalho de evolução do mindset

As fustrações no lol são de acordo com nossas crenças e ideias, por exemplo, não podemos perder, não podemos decepcionar os outros, não podemos tomar play, o inimigo tá tirando sarro de você, está sendo campado. Por isso muitos jogadores de youtube fazem esse "trollando os bronzes" porque e somente porque é fácil tiltar um elo baixo, o pimpimenta sobe de elo por causa de jogar com um personagem que pressiona muito o psicológico, a pressão psicológica que um shaco faz é ridículo, enquanto você não ver ele do outro lado, você não faz nada, agora se você nem olha minimapa e morrer para um que digita "cinzou ai", bom, é a oportunidade que você precisa, em vez de falar pimpimenta é tóxico e bla bla bla, ele faz um jogo válido que é minguar sua resistência, igual no futebol, o jogador de habildiade cança muito os inimigos. Jogue lol em busca de criar resistência emocional e 80% é seu. Se o pimpimenta de campar e você continuar de boa, jogando safe, pondo ward e por estar calmo matar ele, bom o jogo é seu, porque ele também é passivo de tiltar, e bem fácil até. 

A importância da diversão

Bom, eu expliquei um pouco sobre diversões e obrigações, as duas tem peso igual e se complementam, as obrigações facilitam seu acesso a reacreação e a diversão ameniza o nível de stress das obrigações. O corpo humano acumula stress e a diversão é responsável por aliviar, não trate a diversão como algo inferior é um erro, e quando estiver num momento recreativo, nada de pensamentos estressantes, é importante para você. Olha esse texto dessa psicóloga.

Meus post de mecânica

Entendendo o que você está fazendo, destrinchando a mecânica (intrudução)

Mecânica de suporte como é e como montar um!.

Como foi criado o gênero Moba, do RTS ao LOL

Mecânica da TF, como é organizado.

Como entender a mecânica dos Champions!

Entendendo as Runas, Mecânica Detalhada!

Mecânica da Jungle Detalhada!

Como evoluir a mecânica, Detalhado!

Gestão de Gold

Básico de Macrogame

Como transformar teoria em prática

 

 

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
10 RESPOSTAS
Rydrake
Barão
Barão

Se os jogadores levassem apenas isso em conta:

"a diversão ameniza o nível de stress das obrigações."

Os tópicos de: "OMG, só tem trolls no meu time..." cairiam, no mínimo, pela metade. GG!

Ótimo conteúdo.
Minha última partida ranqueada represente bem isso,meu time não venceu apenas o outro time como também vencemos o tilt de um membro do time(akali).
A Akali do nosso time parece que já estava tiltada antes do jogo começar,3 minutos de jogo e já estava dando rage no jg e assim permaneu o jogo todo:xingando o jg e spammando ff sem parar e por conta disso o outro time abriu uma vantagem enorme sobre nós(principalmente no top que levaram as 2 torres e ainda ganharam a alma cedo).
Por sorte o Kayn não respondeu nada(aparentemente mutou geral) e continuou a gameplay dele,eu disse que se o jogo se entendesse mais um pouco e o time se acalmasse eu carregava no late(estava jogando de Twitch) e com isso o time passou a confiar em mim e seguir minhas calls e fizemos os últimos objetivos(barão e dg ancião),revertemos a vantagem e ganhamos o jogo.
Foi uma das partidas mais marcantes que eu joguei nesse game até agr.

@Rydrake  tomare, quero muito conteudos que sejam relevantes. vlw pelo apoio como sempre

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot

@FrioeCalculista  eaw, caramba que legal, geralmente é isso, vo postar aqui uma linha que achei ofensivo mas é real.

Raiva é associada com ignorância e e paz e tranquilidade com sabedoria. A raiva é uma emoção sobre algo ruim que não sabemos como lidar ( é uma irmã do medo). A pessoa pode manjar o personagem, microgame, mas sofre com o macrogame e acaba perdendo o jogo, e por não entender ( ou procurar entender) culpa os outros, da ragequit, feeda propositadamente... ( é uma irmã do medo, porque a raiva é procada e alimentada pelo medo da derrota). 

O que aconteceu no seu jogo foi isso, a Akali provavelmente deveria ter vindo de strike de loss, assim que ela sentiu que o jogo tava desandando do controle dela começou a toxicidade. 

Você deveria ficar feliz por você, conseguiu trabalhar o que mais o lol tem, resistência a fustração. Se tivesse perdido seria vitória, porque mesmo numa pressão psicológica dessa, você resistiu. 

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
Draicker
Lenda
Lenda

Como sempre ótimo tópico, eu acho q quanto mais tryhard vc é no jogo, menos vc se diverte, então se vc n tiver o foco de virar profissional, eu adotaria o 4FUN mode.

@Draicker  vlw pelo apoio.

A diversão e o Trabalho são coisas iguais, o que diferencia é o quanto de erro você pode ter.

Uma pessoa que ama seu trabalho, faz algo que a deixa muito feliz, por exemplo, ser médico, uma pessoa que se formou médica e ama salvar e ajudar é feliz na sua profissão, mas isso não significa que ela pode errar mais, não é a mesma pressão para aquele cara que se formou porque os pais pagaram e obrigaram.

A diversão é igual, é um trabalho, meu olha qualquer outro jogo, eu gosto de jogo de carta, Magic, YU GI OH, é um trabalho de decorar e categorizar coisas, como um bibliotecário, e eu adoro fazer isso. O que eu faço aqui e faço solo, estudando o jogo. O Fator felicidade vem quando você faz algo que dá trabalho, mas te recompensa em algo que você gosta. Eu adoro descobrir um combinho maroto das cartas, ou mesmo uma arte nova, isso me deixa feliz, as pequenas felicidade, agora se eu colocar VENCER como algo que me deixa feliz, eu poucas vezes vou ser feliz.

Se você gosta de ajudar pessoas, mas não quer a profissionalização disso, você faz o hobby de voluntário social. entende? e se você quer se divertir com a sensação de ajudar alguém, casual é só assistir aqueles programas de assistencialismo que tem na tv aberta.

Jogar lol é igual a um trabalho, só que aqui você pode errar mais, a menos que queira ser profissional. Jogar 4fun é um passatempo entre seus hobbys e obrigações.

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
Pai do Samba
Aronguejo
Aronguejo

Cara que tópico incrível ❤️
makíno
Aronguejo
Aronguejo

Obrigado! ❤️

@Pai do Samba Obrigado =D TMJ, 

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot

@makíno de nada

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot