Boa tarde caros, mais um tópico de choro discussão sobre a nossa queria bot lane e venho aqui mostrar minha visão sobre isso.
Primeiramente gostaria de dizer que jogo pouco mais de um ano então sei como era o jogo na season 1 ou no beta, mas vou dar minha opinião de um humilde platina horroroso tiltado.
Uma coisa é fato, a Bot Lane é a lane mais dificil de se equilibrar, no entanto atualmente é uma lane que não tem equilibrio nenhum, vamos observar uma seguinte situação.
2vs2, de um lado temos Zyra e Jinx, do outro temos Brand e Caitlyn.
Se compararmos a força de cada champion, claramente notando que os 4 são focados em causar dano no inimigo, ambos os suportes são MUITO melhores do que os Atiradores, tanto Zyra quanto o Brand tem capacidade de causar dano suficiente para matar um ou mais personagens de maneira rápida, enquanto o Atirador causa um dano que chega ser uma piada.
Se o suporte for tank é ainda pior, um combo do "tank" alistar que não tem counterplay meia a vida do ADC, ou o shield do braum que consegue negar todo o seu pequeno dano, ainda temos os suportes de peel que causam um dano tão bom quanto o teu e ainda tem shield, cura e controle de grupo, pior ainda são os suportes tipo Pyke ou Thresh que fazem o que quer com o coitado do Atirador.
Dessa maneira não é justo uma lane de 2 pessoas e a "força ou capacidade" está concentrada apenas em um, hoje em dia o Atirador só farma e assisti seu jogo ser decidido no outro jogador da lane, basicamente você torce pro seu suporte ser melhor do que o inimigo e se torna irrelevante.
O spike da chuva de canivete é insufissiente e se torna um item ruim com o passar do tempo, é basicamente o unico item do jogo que você compra e ele vai ficando pior conforme o tempo passa.
um exemplo de campeão que ainda está funcionando é o Lucian, ele tem ferramentas que fazem dele um bom campeão no inicio do jogo e que melhora com os itens, enquanto os outros são completamente horriveis e melhoram com os itens, o que precisa ser feito é ajustar cada atirador para que ele tenha força para ser alguma coisa sem itens e que escale bem.
Atiradores hoje são muito dependentes de itens, o que eu sugiro e dar mais força base para eles sem itens ( maior AD, maior Atq Speed ) e modificar os itens para serem mais fracos, dando menos Critico menos Atq speed, dessa maneira eles não dependeriam tanto de itens e ainda assim cresceriam conforme o tempo passa.
Também seria importante enfraquecer um pouco os suportes em geral, eu não acho justo um Pyke da vida que pode te stunar com gap close, puxar, ficar invisivel e te executar com dano verdadeiro+ ignite, enquanto isso você só consegue causar 90 de dano por segundo com ataque básico.
Além disso, todas as roles tem maneiras de impactar no jogo de alguma maneira, o Atirador não tem, ele só causa dano e nem isso anda conseguindo.
Dessa maneira nós temos hoje uma classe que apanha para qualquer outra classe do jogo e que é quase irrelevante no resultado da partida.
Sempre gostei de ser atirador, mais no ultimo ano migrei de lane pq ser adc está inviavél, se você for ver os top desafiantes você vai encontrar muito poucos atiradores que conseguiram chegar lá, é uma lane onde quem descide o game são as outras lanes, até você escalar pra ficar forte seu time já ganhou ou afundou o game pra você, como eu disse, eu adoro a posição de atirador, mas num jogo onde 1 suporte aperta EQW e te explode, se tornou inviavél pra mim, a riot parece não ver que a classe precisas de buffs early game urgente e pra que não fique tão OP mid/late game sugiro a mesma coisa que você diminuir escale com itens ou até mesmo os status dos propios itens, enfim, atualmente jogo em uma lane que gosto acho muito legal, mas meu sonho mesmo é poder jogar e ser impactante no jogo na lane pela qual sou mais apaixonado!
Sim eu sei disso, mas se levarmos em consideração outros atiradores anteriores a Jhin, Xayah e Kaisa, que não tem como classe secundaria Sup, assim como a Ashe, chegamos a mesma conclusão, a riot não criaria 1 campão atirador novo, mais fraco que os já existentes, isso é obvio, e eu concordo com você, jogar de adc no league hoje em dia, por mais que seja a rota que eu mais goste, é inviavel, atualmente jogo como suporte no lol, e fico mais feliz quando cai 1 Yasuo adc comigo do que quando vem 1 campeão tradicional da role.
@llMello@ escreveu:
@1LICH1
Concordo que a bot lane poderia ter mais campeões, eu adoraria ver magos de artilharia como AP Carrys na bot lane ( Xerath, Ziggs, Vel'koz, Lux, Zoe, Orianna, Syndra ) e até mesmo lutadores, mas para isso a Riot vai precisar fazer grandes mudanças no jogo, pois hoje o Yasuo aperta W e nega todo o dano de um ADC, isso é muito injusto.
@0o Riven o0
Acontece que a Ashe é um ADC de utilidade, ela é mais focada em ser uma espécie de suporte pro time, por isso tem um menor dano.
Enquanto que Kai'sa e Xayah são mais focadas em dano, cada uma em seu devido power spike.
@Theo o Touro@ escreveu:
para de choro e pega zyra adc então, pelo amor de deus, ninguém merece esses main ADC mimimi
@Raudrz@ escreveu:
Eu fico impressionado com a quantidade de gente que não entende nada da rota e vem aqui dar pitaco. O pior é vir isso de gente que é main suporte, só mostra o quanto o pessoal desse jogo joga à toa.
Acho que a discussão está bem boa e interessante, e como isso aqui é um fórum é o lugar perfeito para as pessoas expressarem suas opiniões e debaterem saudavelmente. Não vejo necessidades desses ataques pessoais e julgamentos por exemplo. Eu estou lendo todo o tópico e gostando da opinião do pessoal.
Sou main suporte e main mid sim. Andei jogando um pouco de todas as outras lanes e acho relevante falar que ADC é uma experiência péssima atualmente no LOL e precisa de revisão e equilíbrio.