Nunca tive interesse na personagem, mas joguei com ela para entender o motivo de tantos bans, e percebi que não é o personagem absurdo como dizem, mas sim um kit abuser.
Eu jogo com outros encantadores e o defeito deles como classe é sua fragilidade, essa personagem basicamente ignora esse fator que torna a classe semi inviável em partidas competitivas, o povo é naturalmente chorão quando joga contra encantadores e isso não vai mudar tão cedo, a Yuumi curar não é o problema, na verdade a desgraça é que ela só faz isso e sem janelas para contra jogadas.
No fim ela é só um tipo de estratégia focada em abusar dos problemas gerados pela falta de comunicação e habilidade dos jogadores como um todo, assim como funilamento ou duo, personagens mal feitos são parte do histórico de porcarias que a Riot jamais devia ter cogitado criar.
Solução: Rework completo na Sona2 que não pode ser alvejado, é só um encantador mal feito que não precisava existir(quem sabe retrabalhando isso a Riot descobre algo interessante de verdade para colocar nela).
P.S.: parem de achar que quem joga bem de suporte escolhe Tank, essa classe é só a mesma porcaria que a Yuumi, são personagens com baixo risco e poucas janelas para ser realmente punido, eles causam uma tonelada de controle, dão dive tower e não são punidos por fazer jogadas ruins.