cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Drill Barnacle
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito #24 - O Domínio Implacável de Lucian

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. E essa semana vamos falar de um Campeão que entra e sai do meta o tempo todos e que se tornou um ícone do cenário competitivo sendo um dos atiradores que mais apareceu em campeonatos. Lucian foi lançado com a ideia de ser um vingativo e ágil pistoleiro com armas mágicas que caça de forma implacável espíritos sombrios aniquilando qualquer um que entrar no seu caminho, e no jogo isso se traduz como um atirador duelista de curto alcance com bastante poder de explosão e mobilidade capaz de se manter independente nas lutas em equipe e se sobressaindo mais do que os atiradores normais em pequenas lutas isoladas. No competitivo Lucian foi um Campeão quase que revolucionário abraçando pela primeira vez a ideia de um atirador super-móvel se tornando basicamente um Campeão fundamental na champion pool de qualquer ADC profissional, além de ter moldado o meta ao redor dele nos períodos em que esteve em alta e inclusive invadindo outras posições e atuando de forma consistente como midlaner e até mesmo como toplaner.

 

 

Suas primeiras mudanças vieram um pouco mais de 1 mês após o seu lançamento, e foram basicamente ajustes de bugs ou de qualidade de vida, e uns leves buffs na regeneração de mana, um dos desconfortos para os jogadores ao jogarem com o Lucian era justamente os custos de mana já que na época a itemização AD não dava muito suporte para conjuradores que gastavam bastante mana. Mas foi questão de os jogadores de alto nível dominarem as suas novas mecânicas para o Lucian se tornar uma das escolhas mais contestadas nos elos mais altos e no competitivo, o fato de ele ser um atirador que era forte em todos os períodos do jogo aliado com sua alta mobilidade e ferramentas para lidar com grandes ameaças sem precisar de muitos itens de velocidade de ataque, faziem dele um dos atiradores mais versáteis possíveis ao mesmo tempo que conservava sua prioridade como lane bully quase que "incounterável" quando combinado com certos suportes. A partir daí começava o grande histórico de nerfs do Lucian em prol de uma identidade menos genérica e versátil, e logo de cara veio um nerf no alcance e dano do seu Q para focá-lo mais como atirador de curto alcance.

 

 

Na Temporada 4, quando os nerfs no seu escalonamento pra compensar as mudanças de itemização que o favoreceram não foram o suficientes, a Riot então decidiu fazer umas mudanças mais profundas justamente com o ituito de evidenciar mais as fraquezas e forças de Lucian e dar a ele um nicho estratégico mais forte além de um ADC "pau pra toda obra". O alcance de seus ataques básicos foi reduzido em 50 mas sua vida e ad base foram aumentados para compensar, além disso os seus custos de mana foram reduzidos e o seu deixou de resetar em abates para ganhar um tempo de recarga menor e uma nova mecânica de reduzir o tempo de recarga restante cada vez que ele aplicava sua passiva. A ideia geral dessas mudanças foi focar o Lucian como um atirador de curto alcance mas que compensa isso com muita mobilidade e dano explosivo e enfatizar mais a identidade de Lucian como um atirador conjurador que valoriza mais redução de tempo de recarga. Já logo na atualização seguinte os efeitos dessas mudanças foram sentidos e Lucian deslanchou como um dos personagens mais fortes daquela atualização, diminuir o alcance de um atirador é uma mudança muito pesada então a equipe esperava que houvesse uma curva de adaptação maior em relação as mudanças, o que não foi o caso (principalmente por conta da itemização de tempo de recarga) e já na atualização 8.13 um nerf no tempo de recarga do E foi aumentado.

 

 

Mas Lucian estava longe de sair do meta e durante todo o restante da Temporada 4 Lucian se tornou o ADC mais presente no jogo sendo spammado em todos os níveis de jogo e sendo uma das escolhas de maior prioridade nos elos mais altos e competitivo. Seu poder de pressionar as rotas principalmente em conjunto com certos suportes, faziam com que ele acumulasse vantagens muito facilmente fazendo com que poucos ADCs conseguissem competir com ele no midgame, então decidiram que o E deveria voltar a ter custos de mana para limitar um pouco mais seu potencial no começo do jogo. Apesar de todas as mudanças para focar no baixo alcance de Lucian, ele ainda conseguia contornar tudo isso se apoiando em outras ferramentas para atacar a longa distância como o seu Q, W e Ult, então como nerfs decisivos para tirá-lo desse ponto de permaban, a Riot decidiu focar nesses pontos e nerfou o dano do W e o tempo de recarga da ultimate, mas compensando com o a velocidade de movimento do W. E quando nada disso parecia tirar Lucian do status de prioridade máxima entre os ADCs, a Riot finalmente decidiu agir de forma mais firme no seu poder de começo de jogo e reduziu a duração e o dano da sua passiva nos níveis iniciais para forçá-lo a ser mais oportunista caso quisesse começar a acumular vantagens.

 

 

Finalmente Lucian havia chegou em um ponto bem balanceado no jogo com um nicho específico e bons match-ups contra e a favor, porém pouco antes do meio da Temporada 5, as mudanças no Titã Ardente impuseram um meta de Tanque muito forte e eventualmente Lucian acabou sendo bem ofuscado pelos outros hiper-carregadores, então pequenos buffs focados na utilidade do seu W e no escalonamento da sua passiva foram aplicados. Mas as coisas só foram mudar de verdade durante a Pré-Temporada 6 quando aconteceu a atualização dos atiradores que visava deixá-los mais únicos e no caso do Lucian uma pequena, porém impactante mudança foi aplicada onde a quantidade de tiros da sua ultimate deixou de escalar com a velocidade de ataque e passou a escalar com o nível, além disso toda a itemização AD foi reformulada e o Colhedor de Essência se tornou um dos itens mais fortes da atualização e Lucian imediatamente voltou a ser o atirador mais priorizado do jogo. Logo na atualização seguinte foram aplicados alguns pequenos nerfs no AD base e no dano da ult pra compensar, mas mesmo assim Lucian dominou o meta de uma forma que os outros ADCs eram escolhidos pelo modo como conseguiam sobreviver ao Lucian. Então novamente um nerf visando focar nas sua identidade como atirador de curto alcance foi aplicado diminuindo o alcance da sua ultimate.

 

 

Por um tempo Lucian ficou tranquilo, mas após algumas mudanças no Cutelo Negro os jogadores acabaram descobrindo uma nova itemização para ele (conhecida como a build de penetração) que misturava itens como Cutelo Negro, Lamina Fantasma de Yommu e Espada do Rei Destruído para amplificar o pico de poder inicial adiantado que o Lucian tinha e sendo uma boa alternativa para lidar com Tanques no começo do jogo. Novamente Lucian passou a ditar as tendências do meta, mas dessa vez de forma bem mais frustrante pois nesse meta se ele conseguisse uma vantagem para fechar seu primeiro item mais cedo, era uma garantia de que a botlane inimiga não conseguiria mais trocar com ele pelo restante do jogo. Então novamente um grande nerf foi aplicado para tirá-lo como escolha de prioridade já que as suas fraquezas não era fortes o suficientes para justificar outras escolhas pois ele ainda podia continuar se apoiando nas suas ferramentas de alcance médio para lidar com essas fraquezas. O alcance do seu Q e W foram reduzidos e o escalonamento de AD do seu Q foi diminuído também, dessa vez Lucian foi efetivamente morto e pela primeira vez se manteve longe do meta por um bom tempo.

 

 

Como consequência de todos esses nerfs, Lucian passou boa parte da Temporada 7 completamente apagado sendo considerado um dos piores ADCs do jogo, e alguns jogadores questionavam a necessidade da existência dele perante um meta que favorecia tanto atiradores focados em crítico com suportes encantadores e com a botlane tendo tanto sustento no começo de jogo que fazia lane bullies serem completamente desnecessários, a própria ideia de um atirador duelista no bot começava a parecer meio estranha. Então vieram pequenos buffs mais relacionados a tempos de conjuração para deixá-lo mais fluido, afinal ainda havia muito medo de mudanças mais fortes deixarem-no fora de controle novamente. Foi então que no meio dessa Temporada Lucian ressurgiu tão forte como antes mas em uma posição completamente diferente, como solo laner. Toda essa ideia de um atirador duelista fazia muito mais sentido para um Campeão da rota solo, e conforme os jogadores foram abraçando a ideia, Lucian mid se tornou uma das escolhas mais priorizadas do jogo por conta de como ele pode aplicar seu potencial de lane bully para colocar pressão nos magos do mid. Após meses de abuso nos grandes campeonatos ao redor do mundo, finalmente veio um nerf massivo no tempo de recarga do seu W para criar mais janelas de abertura para os oponentes do mid explorarem contra Lucian.

 

 

No começo da Temporada 8, Lucian não andava muito bem, as vantagens de ter um atirador completamente focado em crítico com um suporte defensivo eram muito grandes para justificar a escolha de um atirador que pressionava a rota mas que eventualmente acabaria decaindo muito com o passar do jogo. Então pequenos buffs foram aplicados ao longo do ano, a maioria deles focados em dar suporte para itemização de crítico do Lucian como um dano crítico maior na passiva, dano base do W ou o escalonamento de AD da ult. Mas o que fez o Lucian voltar a ser uma escolha tão forte e viável no meta, curiosamente foi a atualização que ficou conhecida por "matar" os atiradores. Na atualização 8.11 os itens de crítico foram duramente nerfados o que de certa forma diminuiu drasticamente a "concorrência" do Lucian na botlane, além disso alguns itens que tinham muita sinergia com ele como Cutelo Negro e Espada do Rei Destruído tiveram o seu custo reduzido e pra finalizar, Colhedor de Essência foi refeito em um item que basicamente parecia ter sido feito especificamente para ele. Apesar de estar sendo um dos poucos ADCs dominando o meta, isso era mais consequência do enfraquecimento de outras escolhas do que de um mérito próprio do Lucian, então os nerfs aplicados não foram tão fortes e tiveram mais a ver com os benefícios ganhos com a itemização que o favorecia, portanto apenas o seu AD por nível e o dano da sua ult em tropas foi reduzido.

 

 

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham do Lucian, se gostam dele e porque, se acham que ele está forte ou fraco, se gostaram do domínio dele no competitivo, se curtem da ideia dele de atirador duelista de curto alcance com muita mobilidade e dano explosivo, se gostam mais dele utilizando a itemização com penetração de armadura e redução de tempo de recarga ou usando uma itemização mais focada em crítico, se concordam com as mudanças que ele recebeu ao longo do seu histórico, e quais são as suas expectativas para ele nas próximas atualizações. Até mais o/ 

28 RESPOSTAS
MalKy Yeah
Aronguejo
Aronguejo

Joguei como suporte um bom tempo e meu champion favorito como SUP é o BRAUM e como sempre ja cai contra ADC'S LUCIAN e não vi problema, já uma VAYNE é tipo a encarnação do diabo."-Sai pra lá demonio", o champion chato pra matar, ela **cogumelo do teemo** e fica invisível ao mesmo tempo é horrível pra acertar certos skills dependendo do suporte e se ficar mal posicionado ela te joga na parede. Já o LUCIAN é mais de boa a "ULT/Q" é só em linha reta, fácil sair do range dependendo do champion.
Son of Wodan
Tropa
Tropa

Então lucian é um adc diferente, alem de tudo isso q tu falou no post, ainda esqueceu de mencionar q a runa pressionar o ataque, (aquela de 3 marcas da mais dano), funciona muito bem com ele, diferente de outros ADs q tem double atack, enfim, lucian é um adc diferente, ja q seu DPS depende de castar suas skills (diferente do corki, jhin e graves, outros AD casters que conseguem fazer estrago com seus ataques basicos sozinhos cada um tendo seu detalhe em particular), mas aonde eu quero chegar com o lucian sendo um adc diferente, e pq tao unico e pq tao "incontrolavel".

Bom pra começar não tem nenhum esteroide de velocidade de ataque, a passiva precisa usar as skills e a propria animação de todas as skills dele sao demoradas demais para realmente ser sobrepujado comparado a todos os outros atiradores. Não tem nenhuma mecanica que bata de frente com tanques ou bruisers. (nem todos os ADCs tem isso, mas o lucian nao fica bom com critico como ja foi faldo xD).

E o mais importante de tudo, em sua mecanica de jogo, nao há nada, NADA que o recompense em algo demorado, algo que precise esperar ou fazer certa coisa, para depois ser recompensando com algo grande. O que quero dizer com isso? pra isso vamos dar uma olhada nos outros ADCs, sim?

Ashe - depois de 4 AA ela vira uma metralhadora que derrete qualquer um que ela bater;

Cait - seu 8 tiros pra ter umheadshot e acertar suas armadilhas e rede pra dar mais dano;

Corki - sua metralhadora e prokar o fulgor (esse nem é tão relevante mas mesmo assim tem);

Draven - manter seus machados girando e pegando eles, (isso exige paciencia e habilidade);

Ez - acertar os Qs ou outras skills pra aumentar sua passiva;

Graves - dar seus Dashs, ganhar mais armadura alem de acertar seu Q e se manter perto do cara;

Jhin - dar seus 3 tiros pra entao finalizar;

jinx - stackar sua metralhadora ou sua passiva durante uma luta;

kai'sa - os acumulos de plasma

kalista -  acumulos de lanças

kindred - esse nem se fala... tudo nele aumenta com o passar do jogo e numa luta;

kog'maw - a sua skill W faz ele lutar so quando ela esta disponivel;

MF - saber trocar sua passiva

Quinn - usar as marcas, que por mais feedado q ela esteja uma marca nao mata ninguem;

Sivir - (caso especial, porem ela tem um grande esteroide de velocidade de ataque);

tristana - dar tiro no cara com a bomba;

twitch -  stack do contaminar;

varus - Stacks da corrupção;

Vayne - com seus dardos de prata;

Xayah - em acumular suas penas para entao puxar.

enfim amigos, o que eu quero dizer com tudo isso é que diferente de todos os outros adcs existentes em league, o Lucian nao precisa "trabalhar" pra fazer acontecer algo em uma luta, o jeito q ele luta quando uma TF começa é do mesmo jeito quando termina, os outros, existem picos de poder, ou alguma tarefa a se fazer para realmente impactarem no jogo, sendo uma skill em especial, dar X ataques, acumulos, etc etc, o lucian nao, suas habilidades sao basicas, vc casta e acabou, tu nao precisa "re castar" algo, tanto que os combos de skill do lucian podem ser feitos em qualquer ordem, uma Xayah por exemplo nao pode apertar seu E sem antes dar seu Q ou AA com sua passiva.

Entenderam? talvez por isso seja dificil encaixar o Lucian em algum ponto estavel, e talvez por isso seja tão impactante tanto no competitivo como na SoloQ, pois esse kit de campeão faz ele ser generico demais e simples demais, que quando estiver forte vai dominar e quando estever fraco vai sumir.

Vayne facil ? qqq

faz assim , joga 20 partidas de vayne na sua ranked e nos fale seu resultado.

Sim uma das mais fáceis  se não a mais fácil e já joguei bastante com todos os adcs.

Dhiney
Tropa
Tropa

falar de nerf de Lucian kkk mano os adc já tão tudo fodido se quer mais nerf em adc principalmente lucian , olha a Zoe mano namoral tem muito campeão que realmente são roubados tipo Morgana, entre outros, se for pra riot mudar e dar nerf em cada campeão que impossível counter, coitado do jax. ou trind

dependendo mano do jeito que cada um se da bem jogando com campeão um pode acaba, jogando bem mais com um difícil é acaba jogando mal com os mais simples e tem mecânicas facies, e por isso que lol é foda depende sempre da habilidade individual do jogador não uma skin que da efeito visuais, tirando a primeira skin do tresh que qd da BRB parece que ele vai puxar alguém e pode cancelar brb dos outros inimigos ou fazer recuarem, achando que fosse um gank do jungle,
Dhiney
Tropa
Tropa

se a riot fizesse um jogo pensando em quem fosse jogar ele, ele não faria o LOL não , como e visado ao lucro ai e assim msm, logo mudaram ele tbm, e skins novas, campeão novo, e outras coisas pra fazer com que a conta bancaria deles subam. e difícil alguém querer criar o lol pra agradar quem ira joga =lo sempre iram dar desculpas já que o dinheiro e objetivo.
Bardo te amo
Aronguejo
Aronguejo

Eu tenho um amigo que é M7 de Lucian (melhor champ dele), nós fazemos duo Lucian e Bardo bot e ganhamos a lane quase todo jogo, para mim, Lucian, Vayne e Xayah são os melhores ADCS do jogo.