cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Drill Barnacle
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito #3 - A Falsa Assassina

Fala galera, hoje eu to trazendo mais um Nerfa Isso Rito pra gente discutir um pouquinho a mais sobre mecânica e jogabilidade. E o tema de hoje vai ser um personagem que protagonizou inúmeros "jukes" icônicos ao longo de sua história tanto no competitivo quanto nas filas normais e ranqueadas. LeBlanc é amada por muitos na mesma intensidade que é odiada por outros, e muito disso se deve a sua capacidade de enganar os adversários com seus truques de mobilidade e pegadinhas com clones, além é claro do seu dano "imoral" que faz seus oponentes arrancarem os cabelos de raiva. No competitivo LeBlanc foi um dos campeões chaves de inúmeros jogadores profissionais como o grande Faker e marcou presença em diversos metagames, muito por conta da sua pressão de rota e capacidade de acelerar o jogo e influenciar outras partes do mapa trabalhando com seu caçador.

LeBlanc tem um longo histórico de balanceamento, começando já na própria atualização que a trouxe para o jogo onde sofreu um grande hotfix pouco tempo depois do seu lançamento nerfando TODAS as suas habilidades. E depois disso ela também não deu paz pro time de balanceamento passando por diversas mudanças grandes, além das inúmeras alterações básicas em seus números, LeBlanc tinha que ser balanceada envolta do Sufocamento Ígneo e até teve o silenciamento de uma das suas habilidades removido resultando inclusive na alteração do nome da habilidade de "Sigilo do Silêncio" para "Sigilo da Malícia". LeBlanc trazia não só uma das fases de rotas mais frustrantes de se enfrentar como também possuía um dos padrões de explosão de dano mais injustos do jogo, onde ela podia entrar entrar, despejar o combo dela sem te dar chances de reação e sair desaparecendo como se nada tivesse acontecido... Por mais que ela tenha conseguido chegar a um estado controlado após um tempo, a Riot decidiu que o caso dela precisava de medidas mais drásticas.

Durante a atualização dos assassinos LeBlanc foi escolhida para tomar grandes mudanças, os principais objetivos eram enfatizar a sua fantasia como farsante e dar mais opções para os oponentes contra-atacarem e reagirem. De certa forma esses objetivos foram conquistados, já que agora o seu tempo de exposição era de cerca de 2 segundos e ela usava mais vezes os seus clones durante o jogo, mas com isso também vieram outros problemas que a fizeram ser um dos campeões mais banidos no competitivo por vários meses. LeBlanc possuía o privilégio de ser um assassino a distância, que por mais que pareça algo simples, é algo que elimina uma das principais fraquzas dos assassinos que é precisarem se expor ao perigo tendo que ficar corpo-a-corpo com seus oponentes. Com a atualização ela ganhou a estabilidade de poder atuar de um posicionamento seguro e a capacidade de controlar bem as ondas de minions, que somados a sua alta mobilidade e dano faziam dela um campeão praticamente impossível de se neutralizar, ou seja, mesmo após todas as mudanças LeBlanc continuava uma campeã desbalanceada.

Naturalmente os nerfs vieram, um dos mais pesados fez com que muitos decretassem o fim da viabilidade dela, só pra pouco tempo depois ela reaparecer forte no meta fazendo uma build com Pistola Laminar Hextech. E mesmo assim o nível de insatisfação com ela foi ficando cada vez pior, muito disso por conta da identidade d LeBlanc ter mudado de uma assassina para uma maga com os nerfs que visavam sempre enfraquecer seu dano explosivo e mobilidade, enquanto que preservavam seu controle a distância e limpeza de tropas, o que desagradava bastante os seus jogadores mais antigos. Esses jogadores já vinham demonstrando insatisfação com as mudanças desde a revelação do rework alegando que o que mais frustrava não era o poder da campeã e sim como a jogabilidade dela mudou. Por mais que as habilidades tenham sido bem preservadas, os valores de maestria foram alterados, antes um bom jogador de LeBlanc era aquele que conseguia executar os combos certos, na situação mais adequada e o mais rápido possível e agora nada disso tinha mais importância já que o dano tava todo na sua passiva e você tinha que esperar o "tempo de cozimento" de qualquer forma. 

No fim acabou todo mundo frustrado, tanto os jogadores de LeBlanc não estavam gostando da jogabilidade atual dela (já que também não dava pra reverter os nerfs sem deixá-la quebrada) quanto os oponentes que continuavam não gostando de jogar contra a LeBlanc, até que a equipe de balanceamento admitiu que esse não era um bom estado para a campeã e decidiu tomar medidas mais drásticas. No começo a ideia era justamente dar um novo rework pra ela já que a antiga LeBlanc também não era um bom exemplo de balanceamento, mas depois de vários meses de testes eles não conseguiram achar uma solução que não descaracterizasse a personagem e por fim optaram apenas por uma mini-reversão para a versão antiga buscando recuperar um pouco mais da essência da campeã e dos aspectos que os jogadores mais gostavam nela, e caso você queira ficar por dentro de como foram essas mudanças é só clicar nesse link aqui e ir acompanhando o post por que essaa mudançaa ainda estão no APT e estão previstaa pra chagarem na atualização 8.8. 

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês tão achando de todas essas mudanças que ela tem sofrido e quais são suas expectativas para as próximas aualizações nela. Ah e caso tenham críticas sobre o post ou sugestões para os próximos temas é só deixarem nos comentários também, até mais! ^^

8 RESPOSTAS
makíno
Aronguejo
Aronguejo

Gostei viu. Soube expressar bem o teu ponto de vista referente a campeã como um todo, desde a mecânica, ao seu dano explosivo. Concordo muito com você, e confesso que, assim como Yasuo, por exemplo, a LeBlanc é uma campeã SUPER DIFÍCIL de se "counterar", mesmo tentando prever o que ela pode fazer na lane fase.

Tambem gostei do post e só um aviso você escreveu “reaparer" na parte que comenta sobre a Leblanc de pistola da aquela corrigida. Óbvio isso não tira o mérito do post que fico MUITO bem elaborado e organizado parabéns
Mestre Camus
Tropa
Tropa

É de fato uma boa visão. Parabéns!

Eu penso que a LB é aquele famoso campeão extramamente difícil de balancear, ela é naturalmente fora curva e não acho que a medida seja nerfar ela, talvez seja da mais força a quem joga contra. Eu não acho que ela estaja forte, eu acho que hoje ela ainda esteja jogável em determinados games nas filas, mas não "quebrada". Fora que os bons jogadores de LB conseguem ainda fazer a diferança com a personagem, afinal de contas somos mains, conhecemos a campeã, e tentamos extrair o máximo que ela pode oferecer. Eu particularmente, amei a clearwave, mas odeiei e ainda odeio o tempo da passiva, é CD pra voltar no W, ela é uma assassina e não uma maga de controle, LB não é uma Lux. E essa coisa de que ela não se expoem, bom, eu não concordo, LeBlanc pra conseguir um abate, ela tem que pensar muito mais do que a provavel vitima, e nem sempre matar e morrer é o ideal. Se o mid adversário fora da lanephase e adc, andam com o time, as chances de um pickoff da LeBlanc cai siginificamente, ela pode até entrar e matar, mas as chances dela de sair, principalmente se houver qualquer, QUALQUER controle de grupo, são nulas. Ainda defendo o pensamento de que entre a LB antes do rework e essa do rework, existe um LeBlanc justa, pra quem com ela joga, e pra quem contra ela joga.

Espero ter contribuido pro debate.

Vamos juntos aos campos de justiça invocadores!

praise s8n
Aronguejo
Aronguejo

Uma curiosidade minha é, como vão fazer pra balancear o kit que tinha um clear wave forte e um kill potential tão alto no early game.

_________

Eu não sou muito familiarizado com a mid-lane não devo ter enfrentado uma LB mas que 15 vezes e NUNCA enfrentei a antiga jogo lol desde alguns meses depois do rework dos assassinos mas eu ODEIO a LB ela tem um pressão muito chata na Lane-phase e no mapa e meu time parece que adora tomar pick-off dela mas ela não parecia fraca pra mim óbvio podia ser que eu sempré peguei um mono champ ou um “MAIN desde o beta" mas ela era forte não sei como era a antiga mas eu gosto da nova ela não parece acima da curva como o ZED.

Nerfar pra que fera? ela é ridicula de fraca '-' ja tomou uma caralhada de nerf quando tomou rework lol! ela já tomou mais um em junho ou julho do ano passado no Q no minion's e vocês acham ela tudo isso??? me da essa droga! também quero pra ver se a minha lb volta a dar dano! a minha ta super aposentada de tão fraca e ridicula essa nova passiva dela foi a champ que MAIS repito MAIS tomou nerf após rework,4 patch seguidos sem pausa nerf atras de nerf, e vocês tão com coisa com ela? não viu nada quando ela tomou rework....Q+E adeus nem precisava ultar,muito parecido com um dos bonecos mais mongoloide do mid > :Champion30: < tomou um buff em abril do ano passado,um W metade da vida se errar ult não faz a MENOR diferença,um W com item feito te deixa morto a ult só mata duma vez fora que ele pode daivar como se vocês fossem um nada então.....tem MILHÕES de champ mais fortes que a leblanc, lb é um minion ta fraca eu tenho m7 300k de maestria jogadas foras pela riot que nerfou quando ela perdeu o poder do Q foi a gota d'agua pra mim ! joguei ela no fundo do baú desisti mesmo dela! até a riot trazer ela a vida eu penso em voltar com ela...mas esses champs :champion30::champion107::champion3::champion133::champion57:  ninguém fala um 1 A...impressionante....

DEIXA O MEU AMOR EM PAZ, VAI SER NERFADO NADA
GRRRR
SE FOR NERFADO EU BOMBARDEIO TODAS AS RITOS

Agora ela deixou de ser maga, pra voltar a ser assassina.