Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui.
Já tem mais de uma semana que acabou o Mundial e estamos prestes a entrar na Pré-Temporada, então vou continuar aproveitando pra focar em algumas escolhas que brilharam no Mundial já que a grande maioria delas ainda está sendo muito impactante no meta atual. E mais uma vez eu vou repetir o formato mais curtinho falando só o básico do Campeão mesmo pra que vocês tragam a tona os assuntos que vocês querem discutir sobre os Campeões e que foquemos mais no debate e diálogo ao invés da informação pura.
E hoje vamos falar de uma Campeã que é conhecida por ter uma das correntes de controle de grupo mais forte da rota inferior e que é uma das principais escolhas para suportes iniciantes que querem começar a jogar com alguma escolha mais tanque e com engajamento forte. Leona foi criada com a ideia de representar uma guerreira sagrada dos Solari que invoca o poder do aspecto do Sol nos seus ataques lenvantando sua espada para liderar a investida contra os mal intencionados e seu escudo para proteger Monte Targon. No jogo isso é traduzido como um suporte Tanque Vanguarda, focado completamente em iniciações pesadas ou pick-offs, trazendo não só uma corrente de controle de grupos extremamente forte e demorada, como também bastante dano extra para os seus aliados com sua passiva, fazendo engajamentos extremamente diretos e mortais.
No competitivo Leona sempre teve uma aparição moderada, em metas favoráveis a suportes tanque de iniciação ela aparece um pouco, e em metas desfavoráveis ela não aparece nem como pocket pick. Isso se deve ao fato de o kit dela ser muito unilateral e direto, se ela inicia o seu engajamento ela não tem como voltar caso algo dê errado, o que faz com que seja muito fácil "tentar" a iniciação dela em uma emboscada pra depois poder focá-la quando estiver mal posicionada e isolada. Além disso o kit dela tem uma ausência de boas ferramentas para desengajar, o que faz com que seja mais complicado pra ela lidar com situações onde ela precisa proteger o time dela, e por isso constantemente ela acaba sendo bem menos priorizada que outros suportes que conseguem proteger melhor como Alistar, Thresh ou Braum mesmo em metas onde suportes de iniciação são muito valorizados.
Agora é a hora de vocês darem a opinião de vocês, deixem nos comentários o que vocês acham da Leona, se gostam dela e porque, se acham que ele está forte ou fraca, se gostam de quando ela tá forte no meta e dá uma aparecida no competitivo, se curtem a temática dela de guerreira sagrada do sol que lidera a vanguarda, e se acham isso bem representado no jogo como suporte tanque de iniciação pesada que "só vai", se concordam com as mudanças que ela recebeu ao longo do seu histórico e quais são as suas expectativas para ela nas próximas atualizações.
E lembrando mais uma vez que qualquer crítica, feedback ou sugestão que vocês tiverem sobre o tópico podem deixar nos comentários que será super bem vindo e vai me ajudar a entender melhor o que vocês preferem. Até mais o/
Acho bem legal a tematica dela , boas skills , mas ela é um pouco suicida em algumas ocasiões quando o time não te acompanha , percebi q em elos mais baixo (bronze , prata e gold ) ela nao funciona muito bem , ela é facil de se aprender a jogar por isso atrae jogadores novatos mas na maos dos novatos é q se faz mais mer@$#% com ela se matando nas rotas e nas tfs , acho q o que falta pra ela é uma maneira de pode sair mais facil de uma tf ou de uma situação inesperada como pyke (skill W) , rakan(skill E) , braum (skill W) , morgana (skill E) e por ai vai mas quem sabe mais pra frente em algum rework da vida .
Ela é um caso de amor e ódio para mim. Temática maravilhosa, mas a gameplay dela deixa demais a desejar, mesmo para um campeão que teoricamente é simples e antigo.
Lembro que quando comecei a jogar, lá em 2012, comentaram que ela foi pensada para jungle, mas o kit dela nunca funcionou realmente bem fora da role de suporte, e mesmo ai ela nunca brilhou tanto pelo fato de varios suportes fazerem o mesmo que ela, só que de uma maneira mais eficiente e com mais ferramentas para mais situações, concedendo mais versatilidade.
Na minha opnião ela precisa de um remake no nível do Xhin Zao, mudanças pesadas em duas habilidades (na minha opinião: Passiva e W atual poderiam ser fundidos de alguma forma, e dar uma nova habilidade básica para ela) e ajustes no restante para reforçar identidade e abrir possibilidades de builds, talvez revisitando a idéia dela ser uma possivel caçadora.
@Oia a Pedra
Eu discordo da ideia dela sair de TFs, colocar um escape nela é contra a ideia de All In da campeã, faz parte da curva de aprendizado dela saber quando ir ou não e assim que você escolhe ela tem que ter noção de que vai se matar para um "bem maior" as vezes
"e mesmo ai ela nunca brilhou tanto pelo fato de varios suportes fazerem o mesmo que ela"
Eu sei que foi um comentário sério, mas não posso deixar de dizer que eu ri disso.
@Oia a Pedra Acho q mudar a mecanica dela por que low elo não sabe joga não faz sentido, o engage extremamente forte dela que não tem nenhum boneco q faz tão bem, se vc der a chance dela dar engage e sair vo jogar com ela de assassino então , vai fica muito desbalanceado, levando em concideração que: se ela dar o engage (all win) em um inimigo ou tf e o time acompanhar a probabilidade de vc ganhar é alta se não matar, tira pelo menos um flash inimigo
@Bellyon Ta querendo buffar bem a Leona em kkkkk, dano fisico no Q se ta loco, a passiva tem muito a ver com ela pq ela da um buff de dano e suporte é pra dar suporte não ser assassino, Acho que ela esta Boa presisa so de um Buff na vida base e tals igual todos os tanques, a Ult então mais se ta trolando certeza, tem um tempo de recarga baixissimo
@Jack Nickleskkkkk foi um comentário sério mas a piada foi "semi-intencional".
@Bellyon Salve camarada! Concordo integralmente com a parte das traduções, realmente tá um negócio bizarro que deveria ser corrigido. A parte das animações, particulas e texturas receberem uma atenção ajudaria também no rejuvenescimento dela. No resto acho que o problema dela é que, tirando a ultimate, eu não sinto que ela é o Aspecto Solar de Targon (especialmente após ler as histórias dela e da Diana), muito menos que ela "lidera" algo.
É ok o dano dela ser de fonte magica, mas concordo que poderiam dar uma mexida em alguns pontos na questão dos coeficientes dela para incentivar aproximações novas para a personagem, ou ao menos dar algum refinamento para a sua jogabilidade. baseado no que falei no post anterios minhas sugestões:
Alias se houver um remake nela e na Diana, espero que sejam em conjunto como irão fazer na Kayle e na Morgana, e que elas tenham ao menos uma habilidade com interações especiais entre si, ao molde da Xayah e Rakan...
O dano físico não é loucura, é coerência. Habilidades físicas tem dano físico, habilidades mágicas ou elementais tem dano mágico. Uma batida forte com um escudo é uma habilidade física. O LoL tem alguns problemas nesse ponto.
A passiva continuaria a mesma coisa na prática, tirando o fato de que quem ativaria seria ela, não um aliado.
O seu argumento de quem um suporte não é assassino não se sustenta diante do Pyke. E tem vários suportes que conseguem melhorar seu próprio auto ataque ou que tem alguma passiva que ajuda no auto ataque: Taric, Tahm Kench, Thresh, Sona, etc. a minha ideia é completamente coerente com outras coisas que já existem dentro do jogo.
Não estou trollando na ult. É melhor aumentar o CD e aumentar a área do que colocar um CD baixo e uma área pequena. Como eu disse, em nível mais alto, se torna bem mais difícil da Leona fazer o que precisa fazer.
@Bellyon@ escreveu:O dano físico não é loucura, é coerência. Habilidades físicas tem dano físico, habilidades mágicas ou elementais tem dano mágico. Uma batida forte com um escudo é uma habilidade física. O LoL tem alguns problemas nesse ponto.
O fato de uma habilidade ter escalamento de dano baseado em AP ou AD não é apenas uma questão literal, de fazer sentido, ser um golpe físico ou golpe mágico da forma como você está dizendo. Também é levado em consideração o balanceamento da habilidade. Caitlyn não é uma personagem mágica, nem mesmo sua rede é mágica, mas imagina se o dano que a Rede Calibre desse no inimigo fosse baseado no AD dela, seria extremamente OP.
A maioria dos tanks têm habilidades baseadas em AP não porque eles sejam personagens mágicos, mas para impedir que eles tenham um grande dano físico (mais do que eles já têm) e serem usados como lutadores, além de já tankarem muito.