cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Drill Barnacle
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

Fala galera! Sim, dei uma ressuscitada no Nerfa Isso Rito como comemoração de final de ano e pra ver o quanto vocês ainda curtem e querem ver conteúdo discutindo mecânica e jogabilidade aqui no fórum. Ou seja, feedbacks e críticas serão muito bem vindos aqui pra eu entender melhor o quanto e como vocês querem tópicos discutindo sobre mecânicas aqui, e se recepção aqui for boa eu posso ver de trazer mais. E dessa vez vou falar sobre os Campeões novos que tivemos esse ano, a maioria deles ficou forte no meta e deu o que falar mas todos trouxeram alguma atração nova e única pro jogo. Vamos dar uma relembrada e ver qual foi o impacto de cada um no meta e como foi a recepção dos jogadores com eles, bora lá:

 

 

Sylas foi criado com o objetivo de ser um legítimo lutador AP com a identidade de roubar ultimates representando a sua fantasia da história como a de um líder miliciano revolucionário que luta contra as políticas restritivas de magia em Demacia roubando toda a magia acumulada nas construções do reino e de outros magos disfarçados ou que andam com ele. Como já era de se esperar logo no começo Sylas já chegou sendo problemático, em parte por conta do roubo de ultimates mas muito mais por conta do quanto o kit dele era completo e funcional mesmo sem precisar de ultimate e com poucos itens AP apropriados para um Lutador. Isso garantiu pra ele uma fase de rotas super forte com muita pressão e um desempenho de jogar nas rotas laterais tão bom quanto, e mesmo a presença de lutas em equipe que deveria ser um ponto fraco acabou não sendo um problema por conta do roubo de ultimates que contra determinadas composições é uma vitória garantida por conta do escalonamento em AP que ele ganha. 

 

  

Yuumi foi lançado de ser um suporte encantador que literalmente fica grudado nos seus carregadores e pode ficar a maior parte do tempo invulnerável pulando de aliado em aliado concedendo curas e escudos, representando a sua fantasia de ser um pet mágico com poderes de proteção que anda com um livro mágico encantado procurando por sua mestra em Runeterra. Um pouco diferente do Sylas que já chegou dando o nome em Summoner's Rift, Yuumi foi lançada com um dos menores winrate já vistos no jogo e precisou de uns bons buffs pra começar a engatar, muito disso por conta de que os limites e mecânicas dela eram bem diferentes e tanto os jogadores de suporte quanto os de ADC precisavam aprender a lidar com esse padrão diferente. Mas também quando ela engatou... Sua taxa de escolha era uma das maiores entre os suportes tanto no competitivo quanto nas ranqueadas e mesmo depois de muitos nerfs super fortes, ela reapereceu quebrando o meta fazendo uma combinação na botlane junto com Garen itemizando vários itens de AP e funcionando mais como um carregador AP permanentemente invulnerável do que como um suporte.

 

 

Chegamos no meio do ano e tivemos Qiyana, que foi lançada com a intençã de representar uma jovem princesa com grandes ambições e um ego gigantesco por ser uma das maiores especialistas em magia elemental de Ixtal, e isso se traduz como uma Assassina AD que depende do seu posicionamento e do de seus inimigos para realizar diferentes tipos de jogadas dependendo do elemento que ela pegar. Assim que chegou Qiyana não atraiu tanta atenção assim pois tínhamos muita coisa no jogo naquele período, mas no competitivo ela já estava marcando presença e isso continuou até o final desse ano até que aos poucos os jogadores foram começando a usar mais a Campeã muito por influência de outros jogadores mais famosos. Apesar de não ter tantas ferramentas pra entrar nas lutas em equipe tão facilmente, Qiyana se destaca em relação aos outros assassinos por ter uma ultimate muito forte para lutas em equipes (especialmente na selva e no rio) adicionalmente uma utilidade capaz de virar as lutas a seu favor quando bem usada. Isso em comparação a sua forte presença nas rotas e em pequenas lutas isoladas fazem com que ela seja um ótimo Campeão pra forçar os objetivos no começo do jogo, garantindo pra ela até um pouco de presença na selva. Depois de alguns poucos nerfs Qiyana parece que estabilizou e não é mais tão priorizada em ambas as cenas mas ainda se mantém uma escolha viável.

 

 

O aniversário de 10 anos chegou e com ele tivemos um dos personagens mais esperados do jogo, Senna, que foi lançada representando uma antiga purificadora que após passar anos presa na lanterna do Thresh, hoje abraçou a sua dualidade e usa as sombras e morte a seu favor para continuar seu trabalho purificando almas com o seu canhão gigante atrás de derrotar um mal ainda maior. No jogo isso se traduziu como uma atiradora suporte que foca em dar poucos tiros mas de uma distância muito longa e que machucam mais e que consegue usar seus disparos de sombra e luz tanto em aliados quanto em inimigos causando diferentes tipos de efeitos em cada um. Assim como o Sylas, Senna já chegou marcando presença forte nas ranqueadas tanto como suporte que foi a sua função primária mas principalmente como ADC onde a sua utilidade e sustento aliados ao dano de longa distância dela façam com que mesmo a sua fraqueza muito clara de ser um atirador frágil sem mecânicas defensivas não eja um peso tão grande em relação a todo o restante do kit. Senna já recebeu sua primeira cota de nerfs visando enfraquecer o seu desempenho como atirador mas ainda assim continua uma Campeã bem influente no meta atual. 

 

 

E pra finalizar o nosso mais Campeão mais recente que não tem nem um mês de lançamento, Aphelios veio com um conceito super diferente com uma HUD diferente e uma mecânica de troca de armas que ainda não tínhamos no jogo e deixou todo mundo intrigado sobre qual seria o destino dele. Aphelios foi lançado com a ideia de representar um assassino dos reclusos Lunari que tem um arsenal de armas mágicas encantadas por sua irmã Alune em uma outra dimensão com a magia da Lua, e no jogo isso é traduzido como um atirador de crítico normal que tem a seu dispor 5 armas únicas com efeitos diferentes nos ataques básicos e habilidades mas que só pode controlar 2 por vez e por tempo limitado, tendo que trocar de arma sempre que acabar a munição. Apesar de parecer muito complexo, Aphelios tem sido muito bem recebido pelos jogadores já que tirando a mecânica de troca de armas, o resto da sua jogabilidade é bem similar a de outras coisas que já temos no jogo. Aphelios já ganhou o seu primeiro nerf em menos de 1 mês de lançamento mas acho que ainda é cedo pra decretar o destino do Campeão, a minha aposta é que conforme os jogadores se acosutmarem a como jogar contra Aphelios, ele vai voltar a ter um desempenho regular e vai se sobressair mais dependendo do qual o meta será favorável pra ele.

 

 

E é por aqui que eu encerro esse Nerfa Isso Rito especial de fim de ano, deixem nos comentários o que vocês acharam dos Campeões desse ano, se estão curtindo as novas propostas que a Riot tem trazido, se tá curtindo o nível de balanceamento dessas novas adições e o que estão esperando para os próximos Campeões do ano que vem. Além disso podem deixar também qualquer tipo de crítica ou feedback em relação ao tópico que isso vai me ajudar bastante a trazer novos conteúdos que vocês gostem no futuro. Até mais o/

42 RESPOSTAS
Kansai
Dragão
Dragão

Riot perdeu a mão pra fazer boneco depois da Jinx.
FNDsabia
Tropa
Tropa

kkkkkkkkkkk

A Senna é um morto vivo, ela segue aquela lógica de um espirito que se mantém preso aqui por questões inacabadas ,achei interessante. Também tô esperando um outro ascendente , principalmente se for baseado na basket , e a arraia do vazio que saiu boatos por anos e até agora nada


@Cefer  escreveu:
Estou meio perdido, mas a Neeko não foi nesse ano também? Na minha cabeça parece que veio depois do Sylas.

A Neeko foi lançada em 2018, é que ela foi lançada bem no final do ano na Friaca, então acabou que a gente viu ela mais esse ano mesmo.

ImTintim
Tropa
Tropa

Sou novo no game e vou dar minha opinião como equilibrar esses campeões.


Sylas

Agora com os nerfs que tomou acho que ele está equilibrado, pois sua cura e seu dano não estão mais ridículos como antes, o que faz com que ele seja um bom guerreiro AP e não mais um assassino explosivo que "heala" absurdo. O kit do Sylas é super interessante, seu kit e sua ult faz com que ele se adapte em cada ocasião, assim sendo interessante para jogadores criativos e proporcionando jogadas diferenciadas.


Yuumi
Após tantos nerfs a Yuumi ficou fraquíssima. Uma maneira de equilibrar o campeão seria:

Passiva - diminuindo o CD de sua passiva, fazendo assim com que fosse mais interessante se desconectar mais para usá-la;

Q - o seu Q poderia voltar a viajar por 3 segundos e ter um dano base alto mais que escalasse pouquíssimo "upando" e com itens, mas a lentidão fosse aumentando ao upar essa habilidade, assim essa habilidade seria boa para pokear no começo da partida mas com a chegada do fim do jogo ela não desse um dano considerável e com a lentidão que aumentaria ao melhorar essa habilidade ela seria mais utilizada para perseguição ou desengage;

W - Com o CD da sua passiva mais baixa, seria mais interessante se desconectar de outro campeão, então o W poderia ser imediato quando a Yuumi fosse se conectar de um campeão para outro, e ter um "delay" de um segundo(que atualmente ela tem) ao se conectar a um campeão quando ela não estiver conectada a ninguém, e a Força Adaptativa continuasse a mesma que está hoje. Isso faria com que na fase de rotas o uso da sua passiva fosse interessante mas também perigoso devido ao "delay" para se conectar ao aliado, isso para que ela não fosse um campeão impossível de se matar, pois se ela tomar algum controle a habilidade seria cancelada, e como ela é muito papel é fácil abatê-la, assim essa habilidade seria mais difícil de se usar no 2v2 na fase de rotas, mas mais fácil de se usar em "TFs" possibilitando o acerto de sua ult e a cura de seus aliados nas "TFs".

E - Seu E poderia ser apenas cura e velocidade de movimento e sem velocidade de ataque como é hoje, e que a cura fosse baseada também na vida perdida nos últimos segundo. Com cura base fraca mas que escalasse bastante "upando" e com itens, para que não fosse extremamente forte no "sustein" na fase de rotas, mas que no final da partida fosse uma habilidade que ajudasse bastante nas "TFs", e uma mecânica interessante que eu pensei seria que essa habilidade tivesse 3 cargas mas que ela só pudesse curar os aliados novamente a cada determinado tempo(como é o E do Yasuo que ele só pode usar nos inimigos novamente depois de alguns segundos), isso faria com a Yuumi fosse ter que se conectar várias vezes em outros aliados para que fosse mais efetiva nas "TFs" e não desse uma cura absurda somente para um aliado.

R - Essa habilidade poderia ser a mesma, pois acho ela equilibrada.


Qiyana

A única coisa que eu mudaria seria no seu Q:

Q - O encantamento do rio apenas daria stun e slow sem o dano, o da pedra daria mais dano, e o da selva daria apenas furtividade e velocidade de movimento sem o dano.



Senna e Aphelios eu não sei como equilibra-los.

Cara qiyana só é abusiva a ult, o resto do kit, acho bem meee, só contra nerfar qualquer coisa além da ult, na boa ela pra matar alguém tem que pegar Rio ou mato, chega no E da aa, da o q, usa o w na pedra da outro aa e finaliza com o w, nesse meio tempo se tu tomar um stun ela morre, só a ult que explode e stuna um time todo que tá abusiva mesmo.

Eu estou gostando muito de jogar com ele agora que está na rotação grátis. Estou pensando em comprar, porém, tenho medo dele ficar inútil em poucos meses.
Rafatoon
Tropa
Tropa

Parabéns pelo incrível trabalho Riot,espero que continuem a se superarem,mas tem uma coisinha que eu sinceramente ODIEI o que vcs fizeram,a criação do Aphelios,um campeão mais OP do game,o mais simples de jogar E O MAIS ODIADO!!!!!!!!!!!!!Desde que esse DESGRAÇADO chegou está difícil jogar na bot-line contra ele...PORQUE 3 HITS DELE(level1) VC JÁ MORRE!!!!!Eu só apenas quero que faça com que isso não irrite mais a mim ou a qualquer outro jogador,caso contrario irei para de jogar LoL e mandarei vcs enfiarem esse campeão no **.

K

Calma la q qualquer champ pode ser ultra stompado e no late game/mid game ficar ultra forte

PeterPumped
Tropa
Tropa

Muito mid e botlane, mas a rito tá nem aí pro top, poxa Rumble é extremamente quebrado, mesmo sendo um campeão antigo, Fiora late game? 2 aa tu some.
O novo garen 25% de dano verdadeira Ourinhos quase na ult, tankando tudo? Ta inviável jogar de fighter, o GP já não dá dano early, depende de mana pra caramba, e no late sofre com essas drogas, de irelia, Fiora, etc ...
Sério como que a RIVEN NÃO TEM MANA
ELA DÁ 3 AA
ESTUNA
GANHA SHIELD
BUFFA O AA E TEM UMA UT DE MÉDIO ALCANCE
OS CAMPEÕES PRECISAM DE MANA
OU ENERGIA PELO AMOR DE DEUS RIOT
TÁ UM INFERNO TENTAR JOGAR ESSE JOGO

Bonecão legal, dano sem nexo, ta realmente ridículo de forte
Senhor Viego
Tropa
Tropa

Salve meu consagrado.
Fera o que eu vou falar agora vai ficar meio esquisito mas é a verdade em relação ao gameplay, lore e balanceamento.

O Sylas quando foi lançado estava bem quebrado mesmo mas nem por causa da sua Ultimate mas sim pelo o X1 absurdo que o boneco tinha, Ele apertava W e recuperava quase 90% do HP. A Riot fez um Designer legal para o campeão. Historia, jogabilidade e inovação, mas meio que deixaram um pouco fora da curva. Eles nerfaram o Boneco e agora vão mudar seu Kit que parece que vai ficar ruim.

A Yummi ela é um Suporte oito oitenta, mudaram o kit também d'ela e agora ela virou uma Sona 2.0. Deixou de curar para dar 500 de AD e AP. Eu sou main dessa gata desde o lançamento d'ela e por agora ela está mais como suporte de buff do que de proteção. Já sua lore diferente dos campeões laçados esse ano "parece que não acrescentou em nada" mas sim, ela ainda vai ganhar destaque no futuro, até lá vai ficar meio inutilizado.

Qyianna por outro lado ela veio que nem Moisés dividindo a opinião da comunidade com sua história e apresentação. A primeira vista o pessoal não gostou do seu "Ego" e das suas maneira de agir, alegando ser muito egoísta e se achando muito. Porém se formos falar por exemplo do Thresh, Jhin, Aurelion Sol e Draven que são ainda pior principalmente em questão de ego ( Eu para ser sincero não entendi a Comunidade Mas okay. Cada um com sua opinião :V). Em relação ao gameplay ela é veio bem balanceado e ainda está tranquilo de se dar conta. O pessoal ainda reclama do seu dano alegando ser alto, mas ao meu ver ela como se fosse um Fizz AD, está longe de ser quebrado.

Nossa querida Senna não preciso falar muito. Seis anos esperando algo em relação a ela e Lucian e finalmente fomos agraciado pelo o beijo do destino. Em relação de Lore nem preciso citar. Está uma maravilha. Em relação a sua gameplay ela veio um pouquinho forte no começo do lançamento por causa do acúmulo absurdo das almas. Agora depois de darem uma reduzida está ótimo. Ela não é forte a ponto de quebrar o jogo e também não está fraca. Mas se Buffarem ela ou nerfarem ela não irá mudar muita coisa.

Aphelios. Essa incógnita de campeão veio quebrando a mente de feral, mas não passava de decoreba. Ele veio com um Kit bem diferenciado, seu esquema é bem complexo de entender a princípio mas depois de você passar um tempo lendo as suas habilidades fica fácil. Seu único ponto é que sua mecânica não é tão complexo de entender, agora executa-la que mora o problema. Você tem sempre que se virar com as armas que você tem, isso força você sempre está a inovando a sua gameplay pois será raro as ocasiões de você está com a arma certa na hora certa. Em relação a sua Lore digo que será mais uma ponta pelo que está por vir. Ela respondeu perguntas mas também deu outras. Em resumo esse ano os campeões não estavam tão absurdo quanto os lançamentos anteriores( Camille por exemplo).

Senna e Qiyanna estão balanceadas amigo. Se nerfarem ou Buffarem elas não irão mudar muita coisa. Já em questão do Sylas iram mudar o Kit d'ele que parece que vão estragar o campeão. Não minto que em seu lançamento estava forte de mais, agora ele está mais de boas. Yuumi agora virou uma campeão de Buff em vez de dar proteção, está mais viável fazer ela Full AP e fazer seu time ganhar quinhentos de AD e AP do que focar em curar.

ela foi lançada no finalzin de 2018
mAnski
Tropa
Tropa

Parabéns pelo post
romsle
Tropa
Tropa

NERFEM O MORDEKAISER POR TUDO O QUE É MAIS HOLY!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ok, na verdade, to sentindo que todos os tanks/lutadores estão muito impossíveis de counterar! ainda mais se tiverem roubo de vida!! mordekaiser, darius, mundo, garen, não dá!!!!!!!
kazbonfim
Tropa
Tropa

Nenhum desses merece um Nerf mais do que Master Yi.

Não têm nada que pare esse cara, nem CC, nem AA, nem Stun, nem Kill pára ele se estiver de Anjo no inventário.

Sério, é um campeão que deveria ser DELETADO do jogo, de tão roubado que é...

https://imgur.com/eAIXurq

Verdade, eu fui uma partida de Kayle top e meu Sup era uma yummi Full ap, que eu achei que tava troll, até ela usar o w em mim e meu ap subir quase 200. Cara isso com o champ certo ficar ridículo provavelmente vão nerfar em breve.