cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Okeeniruy
Aronguejo
Aronguejo

Novo choro: ADC in 2k20, o maior meme da história da Riot

Gente, desculpa, é o terceiro post que eu faço hoje chorando porque ADC tá fraco, mas não tem o que fazer, ADC tá fraco mesmo e eu vou chorar enquanto não voltar a ser decente.

Eu analisei algumas razões do por que ADC estar tão fraco e eu cheguei a algumas conclusões.

Eu sinto que os atiradores deveriam ser uma versão alternativa e diferente de magos. Magos causam dano mágico em habilidades, atiradores causam dano físico em ataques básicos. Um depende de cooldown, o outro depende de attack speed. Um depende de skill shot e o outro depende de kitting. Entretanto, no geral, os dois devem desempenhar um mesmo papel: dano à distância.

Existem três tipos de magos e existem três tipos de atiradores, e coincidentemente os três são muito parecidos uns com o seu lado respectivo. Eu vou citá-los aqui (coisa que já fiz antes).

Magos podem ser duelistas (também chamados de battlemages), varredores (também chamados de explosivos) e artilheiros. Coincidentemente, também temos atiradores duelistas, varredores e artilheiros. Vou citar aqui as diferenças e semelhanças entre eles.

Duelistas: alcance baixo, menos controle de grupo, mais dano sustentado, mais sobrevivência, mais mobilidade, mais potencial de 1v1. Exemplos (magos): Vladimir, Viktor, Ryze, ou (atiradores) Samira, Kai'Sa, Lucian.

Varredores: alcance médio ou alto, dano inquestionável porém situacional. São característicos por estourarem qualquer coisa que entre na frente deles. Exemplos (magos): Veigar, Syndra, Brand, ou (atiradores) Miss Fortune, Jhin, Twitch.

Artilheiros: alcance alto, poke, harass. Dependem mais de posicionamento que os outros porque são mais frágeis, para compensar o alcance. Dificilmente matam num combo, mas conseguem ficar enchendo o saco do inimigo antes da luta começar. Exemplos (magos): Ziggs, Xerath, Seraphine, ou (atiradores) Caitlyn, Varus (Lethality), Senna.

A pergunta é: por que os magos desempenham suas respectivas funções muito melhor que os atiradores?

Os magos duelistas têm muito mais sobrevivência e sustentação de dano que os atiradores duelistas, os magos varredores têm muito mais poder de varrer do mapa os seus inimigos que os atiradores varredores e os magos artilheiros têm muito mais alcance e frequência de poke que os atiradores artilheiros, e não há como compará-los. Eles desempenham os mesmos papéis, mas só os magos fazem isso com força indiscutivelmente superior.

Se ambos existem para causar DPS à distância, então seus poderes deveriam ser relativos à subclasse. Mas simplesmente não, os magos são só muito superiores aos atiradores simplesmente porque sim, e a Riot não tá nem aí pra isso. Não existe um parelho. Sinceramente, eu não consigo imaginar uma razão pra se jogar de ADC hoje em dia, é melhor aposentar a posição e todo mundo pegar mago no bot, e deixar o dano físico pra Riven/Camille/Irelia/Yasuo/Yone lá do top ou mid e é isso rapaziada. 

"Ah, mas no late o ADC fica melhor" quero ver onde que fica melhor, late game é que o ADC chora e a mãe não vê, se eu de Ashe chegar no range máximo do meu W eu morro insta, quanto mais no range do meu auto attack. A Cassiopeia desempenha melhor a função de ADC que o próprio ADC, eu acho incrível como isso pode ser.

É isso, esse é o meu choro, quem discordar de mim é bobão.

20 RESPOSTAS
Kayne02
Arauto
Arauto

Não vou fazer textão, vou simplesmente dizer que discordo e que ADC é uma Classe muito forte.

A questão é que é a Classe mais difícil do jogo. Você precisa saber Buildar (não adianta fazer Kraken e morrer; ignorar a Cimitarra e morrer; e etc). Você precisa saber se Posicionar. Você precisa saber Kitar. Saber Farmar muito bem. Saber Rotacionar. Etc.
Então é comum que a maioria dos jogadores reclamem que "ADC está um **bleep**". Eu discordo. Acho fortíssimos. Principalmente no Late-Game, mas não é só lá não.

Rydrake
Barão
Barão

ADC tá fraco mesmo, e já faz algum tempo. Mesmo com o roubo de vida sem controle desses itens novos, a posição continua desfavorecida.

Kataventoo
Arauto
Arauto

Bem, todas as vezes que eu caio ADC, consigo dar bastante dano e ter impacto no jogo, principalmente de Ez, MF e Cait, realmente não vejo os ADCs tão mal assim.

A questão que eu vejo é como o amigo aí falou, é uma das roles mais complicadas, que tem que farmar bem, se posicionar, buildar bem, enfim.

Mas a maioria pega 3 kills, acha que ficou imortal e quer puxar side sozinho e sem visão, ai começa a morrer para a Katarina, Zed, Fizz do outro time e acha que não tem como jogar pq não consegue matar ninguém.

Complicado.

Primeiro, gostaria apenas de lembrar que houve o maior rework da história da loja. Você ignorar o fato de que foram criados três excelentes itens para os atiradores, onde um te dá um dano absurdo (Mata-cráquens), o outro te dá um escudo contra burst damage e roubo de vida terrível (Arco Escudo Imortal) e o último te dá um ativo que te permite desviar de skills shots (Força do Vendaval) é no mínimo tendencioso da sua parte.

Em segundo, os magos não tem um único item mítico defensivo tão forte quanto os atiradores, além do fato deles jogarem, em sua grande maioria, em rota solo (Mid) contra assassinos que tem  um trilhão de mobilidade (Qiyana, Zed, etc.). É válido lembrar também que a maioria dos magos são tão imóveis quanto os atiradores (Xerath, Vel'Koz, Lux, Neeko, Ziggs e Viktor mandaram lembranças)... e pra piorar eles não tem uma babá para protegê-los na rota e ainda jogam na rota que tem a maior abertura para ganks do jogo (são seis aberturar para ganks na rota do meio).

Em terceiro, eu até concordo contigo quando você diz que os atiradores estão fracos, mas você está sendo injusto ao ignorar o fato de estarmos em pré-season. Não sei se você tem acompanhado as notas de atualização, mas no 10.25 o Zelo passou a custar 150 de gold a menos, Canhão Fumegante passou a custar 200 de gold a menos, Força do Vendaval recebeu 5 de AD e 30s reduzido do ativo do item... Em resumo, a RIOT já parcebeu que essa classe está fraca e tem barateado os itens de crítico visando buffar os atiradores em geral, tenha paciência.

Em quarto, a Cassiopeia que você diz desempenhar melhor do que os atiradores tem 48,5% de winrate nessa rota (https://lolalytics.com/lol/tierlist/?lane=bottom&tier=platinum), o que não é algo absurdamente alto. O winrate dela só é maior do que 4 atiradores de ofício, sendo eles Varus, Xayah, Aphelios e Ezreal (vale lembrar que três desses estão fora do meta há muito tempo: Varus por causa da build de letalidade que abusaram no início do ano, Aphelios que foi nerfado mil vezes porque foi bonecão no primeiro split inteiro e Xayah porque até enjoou de tanto vermos no mundial de 2019 - quem lembra do meta de Kai'Sa - Xayah? Era pick ou ban no competitivo).

Enfim, acho que seus argumentos estão meio fracos e tendenciosos para a rota que você gosta de jogar. 

LightL96
Arauto
Arauto

Eu nunca entrei no assunto de querer questionar e criticar quem fala que ADC está fraco, pois, eu só jogo no mid/top e sei bem como é poder cancelar um ADC. Porém, fico triste que eu consigo tão fácil se quiser. Incrível como os ADCs buildam 5 milhões de chance de crítico, dano, mas em 20 jogos, eu diria que em uns 5 no máximo eu vejo um ADC que builda algum item defensivo ou SABE se posicionar na hora certa.

Não sei quantos jogos eu já vi um ADC andando na jungle solo com os 06 lots de itens todos de dano e sem uma única pink, fora as wards que são desperdiçadas em locais desnecessários. Triste que uma classe que mais reclama é uma das piores na questão de saber se posicionar bem, que deveria ser boa parte da prioridade da função. Eu entendo que ás vezes ocorre do midlaner feedar aquele assassino e só não ter o que fazer. Mas não é por esse fato que ADC está fraco. Além do fato de estarmos na pré-season, acho que poderia ao menos esperar um pouco.

Além disso, acho que poderia ao menos ter coragem de acompanhar os passos do balanceamento do jogo. O Furacão de Runaan, vai ser modificado no próximo patch, todos os main ADCs estão aparentemente gostando, corrija-me se estiver errado.

Eu simplesmente me frusto com ADC, não por ele ser fraco, mas por ser orgulhoso na maioria das vezes. Triste estar jogando no mid e pingar 500 vezes mia no bot, mas o laner inimigo chegar com 02 kills na lane de graça.

Cg 125 ks RADADA
Aronguejo
Aronguejo

A maioria das pessoas que está comentando aqui tem o elo bem baixo, isto é, suas experiências são vistas de um ponto onde as pessoas naturalmente não sabem impactar no jogo de maneira eficiente.

Como, então, podemos fazer uma análise de modo que seja possível analisar de modo coerente e coeso? Olhando para as estatísticas.

Ora, é certo que todas as posições, bem como campeões, podem impactar de maneira significativa, mas o que o autor do tópico quis dizer é que campeões da posição não estão impactando tão bem em relação a campeões que possuem função de DPS à distância, não importa o quão bem jogue. Ou seja, se pegarmos dois jogadores high elo, um que joga na midlane, com um Vladimir, outro que jogue na botlane, de Lucian, e que joguem parelho com o que se espera na posição, o jogador que joga com Vladimir terá um desempenho melhor.

Isso é tão verdade que a Riot está tentando, patch a patch, tirar campeões que não são característicos da botlane.

E outra, à quem disse que o cara está desconsiderando que está na pre-season...

O fórum não é justamente um local para discussão? E na pre-season, a Riot não quer justamente o feedback - pelo menos estatisticamente - dos jogadores? Logo, justamente por estar na pre-season que devemos deixar nossas observações.

Você está correto. A posição é a mais fraca do jogo e está frustrante jogar de ADC. Imagino que vá melhorar um pouco, mas acho que a tendência é a posição ficar cada vez mais defasada do game, caso a Riot não aja.

Vayne Rolezera
Aronguejo
Aronguejo

Cara, concordo com uma parte, discorde de outra parte... Começar pela parte onde concordo...

Concordo que ADCs não impactam tanto o jogo atualmente quanto poderiam. De fato a role está bem desfavorecida. Isso se dá por conta de uma porção de motivos, você citou alguns, mas eu gostaria de ressaltar o que o @Kayne02 e o @LightL96 apontaram: "mas em 20 jogos, eu diria que em uns 5 no máximo eu vejo um ADC que builda algum item defensivo ou SABE se posicionar na hora certa." A posição de ADC é uma role que atualmente tem um grau de dificuldade muito alta. Um passo em falso, um erro, e você é deletado. Quando um top se posiciona mal, geralmente ele perde meia vida, perde o flash e sai correndo com o rabo entre as pernas... Quando o adc se posiciona mal, ele vai pra base de tela cinza.

Porém, eu DISCORDO quando você diz que ADCs estão fracos!

Isso é mentira! O Djoko tem um vídeo explicando como as roles impactam o jogo. Adc e Sup são as lanes que MAIS impactam o jogo positivamente no high elo. E depois a Jng. No video o Djoko explica muito bem, dá dados, exemplos e mostra o exato motivo de que a maioria de nós acreditar que ADCs estão fracos. Não estão! Porém, estamos acostumados a ver adc do bronze, prata, gold e platina jogar. E é o tipo de jogador que comete muitos erros. E ao cometer erros, de adc, é muito punido. Porém, na mão de quem realmente manja do jogo (de dima3 pra cima), o adc é quem de fato distribui toneladas de dano no jogo e garante objetivos. Não vemos muito isso pq menos de 3% de TODOS os jogadores do server estão no mestre, grão mestre e desafiante.

Então, é fácil pensar que ADC está fraco, e difícil admitir que NÓS QUE NÃO SABEMOS USAR direito a mecânica do jogo.

E me incluo nisso, sou ADC desde a season2, peguei platina na s3 only adc. Hoje, indo only adc, não passo do prata. ADC não ficou fraco. Eu é que sou um jogador de habilidade mediana que não tenho mais reflexo e sangue frio o suficiente pra me posicionar direito 100% das vezes. Nas partidas em que eu jogo melhor, destruo o jogo sozinho. Mas muitas partidas eu erro muito e isso acaba custando mto caro.

Então, respondendo sua pergunta, magos NÃO ESTÃO mais fortes que atiradores. Isso é visão enviesada do player de habilidade mediana, ao qual infelizmente também me inclui kkkkkkk

Kayne02
Arauto
Arauto

@Vayne Rolezera (Marquei e não usei a Resposta rápida porque ela não permite imagens)
Eu até vou aproveitar pra dar até um exemplo real aqui.
Fazia séculos que eu não jogava de ADC (tava testando boneco, jogando no tanto faz de Sup com minha amiga, etc), aí peguei pra jogar.

Eis o resultado: 

Kayne02_0-1608047745193.png

Nas duas Lanes foi Stomp (Low Elo, padrão). Só que na partida de Caitlyn eu confiei demais apenas por ter vencido a Lane e fiz Kraken Slayer.
Soma isso com o fato de eu estar Tiltado e jogando mal posicionado. Pronto. Perdi um jogo que eu poderia ter carregado.

Agora na partida de Ashe: Venci a Lane e fui direto para o Shieldbow. E pronto: eu já tinha vencido a Lane e Buildei pensando nos perigos dos outros inimigos. Além disso, decidi por Espada do Rei para ter ainda mais LifeSteal, e eu tinha uma Janna do meu lado para DesEngage.

É literalmente um exemplo perfeito. ADC que Builda Full dano, se não souber jogar direito, Feeda. ADC que Builda direito consegue se manter na Fight e dar um dano constante muito maior.

Outro exemplo foi uma vez que joguei ARAM e caí de Lucian. Buildei Arco-Escudo, Sedenta, Cimitarra Mercurial, BOTA DE RESISTÊNCIA MÁGICA, Colhedor de Essência, e eu nem cheguei a terminar o último item.
Meu dano? 

a.png

Vayne Rolezera
Aronguejo
Aronguejo

Pois é... E tem gente por aí que prefere gritar "ADC ESTÁ FRACO!" ao invés de pensar "será que eu que to errando em alguma coisa?"

A galera acha que faz tudo perfeito sempre, e se não conseguiu ganhar é pq o boneco está fraco, ou a roleplay está fraca, ou o inimigo tá de hack! Geral prefere isso a se perguntar "onde posso melhorar?" , "pq meus erros não estão me deixando subir?"... E por ai vai... E nisso nasce o choro de "ADC 2020 está fraco!"

MaItazar
Aronguejo
Aronguejo

ADC não está fraco, a pessoa só não aceita o fato que o personagem é frágil.
"Ah mas como assim eu fui explodido?" Filho você joga com um campeão com menos de 1500 de vida, espera o quê? Já joguei com um Jhin que inventou de me cait parado na minha frente, o cara literalmente ficou parado, eu de Darius feedado, simplesmente morreu e ainda escreveu no chat; "hudur os tanks tão muito forte".
ADC é uma das classes mais complicadas, você tem que se posicionar bem, tem que bildar bem dependendo da partida, tem que se preocupar em se manter a salvo, o problema é que a pessoa não aceita esse fato e não quer fazer isso, morre ridiculamente fácil e vem dizer que a classe está fraca.
LoL hoje em dia é; BOT que feedar primeiro ganha a partida, ponto.

Mano, você é Gold 4, você ainda é Low Elo como todo mundo aqui, só para te lembrar. Kkkkkk 

E é óbvio que o Vlad vai ter mais impacto, ele é feito para isso, tem skills que permitem que ele entre na luta, de bastante dano e saia, fora sua cura e sua quantidade de vida, não tem COMPARAÇÃO com qualquer ADC com 1800 de hp que acha que fechou dois itens e pode solar um Aatrox, se o jogo fosse feito para isso, seriam 5 ADCs por time, pois teria muito dano, muita resistência, muita vida, muito escape, **bleep**, você quer um atirador e uma mago guerreiro ao mesmo tempo? Só falta falar que os ADCs não estão curando como a Soraka e a Gata gorda. Kkkk

Se a posição é jogada em uma rolê com um SUP é pq se entende que não tem como jogar com um ADC solo contra assassinos, tanks, magos de alto dano e etc... Alguns conseguem, como lucian, tristana e vayne? Sim. Mas são situacionais, não maioria. 

O que os ADCs não conseguem entender é que o boneco é feito para dar dano continuo e não sair trocando com assassinos, lutadores, tanks, onde em uma boa posição, vai dar dano na TF toda sem nem deixar que cheguem nele, um Ult bem encaixado da MF acaba com uma luta por objetivo, uma Cait pokeando tira alguém de uma tf antes mesmo de entrar, só pelo seu ranger, uma vayne feedada carrega o jogo solo, um lucian leva todo mundo só no AA.

Enfim, se ADC fosse tão absurdamente fraca, não tinha tanto impacto nos jogos competitivos e elos altos. 

Sou main ADC e devo dizer que a classe não está mais tão fraca como passou 2k20 todo,a chegada dos novos itens trouxeram consigo uma variedade enorme de opções para os atiradores e só nessa pré season eu já vi bem mais ADCs fazendo 1v9 do que o ano todo,inclusive eu mesmo já fiz,e isso só mostra que a classe está bem mais impactante agora,também tenho visto bem mais atiradores oculpando a posição de top damage dos jogos.

Minhas únicas indignações em relação aos itens novos é o custo furacão de runnan(problema que será resolvido no proximo patch) e a situação da nova Guinsoo que na minha opinião precisa de uns ajustes para ser um item melhor.

Agora sobre magos,eujá disse isso aqui no fórum e repito que particulamente acho a classe mais privilegiada do jogo pelo simples fato de conseguirem dar bastante dano a uma distância safe(salvo algumas exceções) e podem buildar :Iten3157: que de longe é o melhor item contra burst do jogo,quando uma partida tem campeões como :Champion13:,:Champion134:,:Champion109:,etc é quase certo que eles vão ser top damage da partida,o Brand é um exemplo disso ele jogando de sup ou mid consegue dar uma enorme quantidade de dano sem precisar de mts itens.

BushidoS
Tropa
Tropa

Qualquer ADC tem dps incomparavelmente maior a magos que não sejam Cassiopeia, Azir e Ryze( 3 champs completamente fora da curva, mas como são "high skill" champs a riot finge que são balanceados kk) 

Acredito que é por isso que nunca vão deixar um ADC ter utilidade muito eficiente, é poder demais pra classe. Basta dar uma olhada no Jhin....

"é óbvio que o Vladimir vai ter mais impacto, ele é feito pra isso" OI???

Espera, quer dizer que você acha razoável a ideia de que um campeão tenha mais impacto que outro...? Eu não consigo ver como isso pode fazer sentido, sendo bem sincero. Todo campeão do jogo deveria ter absolutamente o mesmo nível de impacto relativo à sua força natural (quer dizer que um Teemo não pode ter menos impacto que uma Irelia), a depender do momento do jogo, maestria absoluta e vantagem obtida.

Por exemplo, eu não acho razoável a ideia de uma Irelia conseguir matar uma Ashe se ela errar o E e o R. Ela conseguir matar o ADC inimigo acertando pelo menos o E ou o R é ok, matar errando tudo é absolutamente tóxico para o jogo.

E outra, em nenhum momento a gente falou de Lane phase aqui, eu tô falando da força desses campeões em lutas de equipe. Eu sinto o Ziggs é mais forte que a Caitlyn naquilo que eles se propõe a fazer nas lutas, que a Syndra é mais forte que a Miss Fortune naquilo que elas se propõe a fazer nas lutas e que o Ryze é mais forte que a Kai'Sa naquilo que eles se propõe a fazer nas lutas, e eu não acho que deveria ser assim.

E é claro que ADC tem impacto no competitivo, assim como Braum jungler já teve impacto no competitivo. O jogo é outro, não tem nem como comparar.

Espera, quer dizer que ADC tem que ser mais fraco que mago só porque tem DPS?

ADC tem DPS, mago tem Burst damage e controle de grupo forte. São apenas características das classes, isso não deve ser usado como medidor de poder total. Essa diferença nunca fez com que magos dessem mais dano ou menos dano que arqueiros em RPGs (a base de todo moba), a única coisa que muda é a forma como você aplica esse dano.

Óbvio que tem que ter mais impacto, amigo.

Lol é um rpg, você querendo ou não, baseado nisso, qualquer boneco ranger, troca  mobilidade e resistência, por distância e dano, é o custo que se paga, agora, um mago guerreiro (Vladmir) tem como objetivo dar muito dano, ter muito sustém e muito impacto no jogo por ser um hipercarry, assim como Jax, Nasus, Irelia e tantos outros bonecos do jogo, que são feitos para explodir o adversário e pronto, não tem o que fazer quanto a isso.

Não dá para pedir que o ADC tenha dano, sustém, ranger, cura, escape, que troque com assassinos, tanks, lutadores, pq se não, qual seria o objetivo de jogar com um hipercarry, se o cara vai pegar um boneco com o triplo de ranger e explodir ele no AA? O jogo perde o sentido, existe a composição para isso, você tá de adc, tem que se posicionar, tem que dar dano de uma forma que não cheguem em você, saber que é o que tem mais dps, mas também é o mais frágil.

**bleep**, sei lá, já até perdi a graça de falar o mesmo que todo mundo falou aqui. Kkkk

Vayne Rolezera
Aronguejo
Aronguejo

@Okeeniruy novamente vc está equivocado em algumas afirmações... Vou citar duas que mais me chamaram atenção:

"Todo campeão do jogo deveria ter absolutamente o mesmo nível de impacto relativo à sua força natural (quer dizer que um Teemo não pode ter menos impacto que uma Irelia), a depender do momento do jogo, maestria absoluta e vantagem obtida."

Então, essa afirmação é bastante equivocada. Eu entendo, o senso de justiça coloca esse pensamento na gente, é normal. Porém, existe um detalhe sórdido por trás dessa afirmação, q é o META.
Diferente do que muita gente imagina, META é uma sigla! (isso, não é das mesmas Metas igual a Dilma falava!) META é a abreviação de "Most Efficient Tactical Arquetype" ou seja, arquetipo tático mais eficiente. Em outras palavras, escolhas táticas mais eficientes. META existe em todos os jogos de clash, ou seja, jogos de batalhas e partidas rápidas com objetivos definidos. League of Legends é um exemplo. O League tem META. E o META do league gira a cada atualização. A cada atualização, alguns personagens recebem vantagens (buffs) para se tornarem escolhas táticas mais eficazes contra seus oponentes e desempenharem suas funções melhor q seus oponentes, e recebem avarias (nerfs) para se tornarem escolhas piores do que são... Isso faz com que os campeões mais eficientes mudem a cada atualização (ou a cada conjunto de atualizações). Logo, você se engana em acreditar que todo campeão é igual em desempenhar suas funções ou que DEVERIA ser igual. É bobagem. Um teemo e uma irelia possuem pesos táticos e eficácia tática diferente. Não espere ter o mesmo crescimento e impacto no jogo com a mesma facilidade e versatilidade que um tem e sobre o outro.

A segunda afirmação esquisita é:

"Eu sinto o Ziggs é mais forte que a Caitlyn naquilo que eles se propõe a fazer nas lutas, que a Syndra é mais forte que a Miss Fortune naquilo que elas se propõe a fazer nas lutas e que o Ryze é mais forte que a Kai'Sa naquilo que eles se propõe a fazer nas lutas"

Então, essas comparações foram um pouco absurdas, é tipo comparar entre um Sorvete de Casquinha e uma Bicicleta qual refresca mais e é mais doce. Explicando melhor, Ziggs e Caitlyn são campeões de funções parecidas (ambos possuem um poder de cerco grande) porém, Ziggs além de um cerco forte possui um poder de fight muito forte. Quando você compara ele com a Caitlyn, é uma comparação injusta, já que Caitlyn não é um adc de lutas! Então claro que ela é pior em lutas que o Ziggs, que possui todo um kit para distribuir muito dano em área.
A mesma comparação absurda foi para Ryze e Kaisa... E pelo mesmo motivo. A fight de um Ryze (principalmente no late game) é muito mais forte que a fight de uma Kaisa... Entretanto, em alvos isolados e objetivos a Kaisa acaba brilhando mais. Comparar a utilidade deles APENAS pelo poder de luta numa fight é injusto com ambos.
E também absurdo é comparar o poder de luta de uma Syndra com o de uma MF, e ainda mais absurdo é dizer que Syndra tem uma fight melhor que uma MF... Não só pela ult, mas a chuva de balas da MF tem um controle de terreno altissimo, seu Q coloca dano na back roll de maneira eficiente (se vc souber jogar) e a ult eu não preciso nem falar... E quando tudo isso acaba, seu ataque-básico bufado pela passiva e pelo W fazem a limpa. Já a Syndra, que depende exclusivamente das skills, só tem uma skill em área (dispersar os fracos). Todas as outras possuem áreas de efeito bem pequenas, sua ult é de alvo único (embora delete o alvo) e sua passiva só começa a fazer efeito de fato quando suas skills estão maximizadas. Syndra não possui poder de lutas. Syndra possui poder de pickoffs e zonning. Dizer que ela possui uma fight melhor que uma MF é desleal.

LightL96
Arauto
Arauto

Lane phase faz parte do jogo também, e é onde o seu jogo já pode estar decidido. Como assim vai ignorar isso e somente levar em consideração seu papel em teamfight? Se a sua lane phase for boa, talvez você nem precise lutar futuramente, visto que a pressão já vai ser mais do que suficiente para garantir os objetivos no jogo.

Eu não discordo do seu campeão ter direito à uma boa função em lutas, mas será que tudo que você joga é tão inútil e ruim que não serve para nada? A bot lane é a lane, se não uma das mais decisivas no jogo inteiro, será que isso não retrata a capacidade do ADC?

Syndra melhor que Miss Fortune na teamfight? Daí já forçou. Mostra bem o quão você quer forçar um buffs nos ADCs, que por sinal, é possível que venham. A baixa capacidade de efetitivade em lutas não é exclusiva de alguns atiradores, existem vários campeões que não necessitam exatamente ter função extraordinária, mas ainda assim, causam grande impacto no jogo. Se você quer jogar com algo que tenha, simplesmente muda de campeão, o jogo inteiro não vai te dar nas mãos qualquer campeão que vá fazer estrago sozinho na luta, ainda mais uma classe focada em bater de LONGE e morre com facilidade e anda com um suporte o jogo inteiro, que por sinal, te quebra um ótimo galho.

Allonne
Aronguejo
Aronguejo

Muito do que penso já foi falado. Resumidamente para não ficar de fora da discussão.

Não gosto de comparar campeões e rotas. Funções e aplicações em jogos são extremamente diferentes e claro que um irá sobressair sobre o outro, mas em determinados pontos do jogo. Ainda gosto de pensar que atirador possui o dps e a habilidade, mago só a habilidade e o tempo de recarga.

No mais, um jogo que não para de lançar campeões não tem como pedir por balanceamento perfeito.