cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Brooky
Arauto
Arauto

O Básico do Macro Game, Detalhado.

— Eu ia fazer esse post amanhã, mais não to me aguentando de passar macro game para vocês.  Recebi essa ideia no comentário do post de hoje e fiquei motivado. Vou fazer assim, vou falar o básico e o avançado fica para um post sobre competitivo.

Macro game é o lugar em que muitos se perdem, quando rotacionar, o que é setar uma wave, quando fazer o split push, o valor da wave...

Bom Macro game é jogar o jogo no mapa, o micro game, pelo contrário é jogar a partir da mecânica individual. Rotação, setar wave, split push, wards, são tudo caracteristicas pertencentes ao Macro Game, o Summoner's Rift se ganha no macro.

Primeiro vamos separar o jogo CLARAMENTE

Cada rota, as 3 são como uma área de x1, que você vai lá para pegar recurso e duelar para que seu inimigo não pegue o mesmo tanto de recurso. o Micro game consiste unicamente em vencer o inimigo no duelo e deixa-lo cada vez mais fraco, noção de runa, de ação e resposta, os pormenores das habilidades fazem parte desse jogo. Eu já fiz vários post, incluindo um sobre evolução de mecânica.

Quando começamos a falar de rotação da jungle, ward para evitar gank, tp,  tudo isso é macro game. macro game é usar as mecânicas do mapa para ganhar vantagem e vencer a partida, summoner's rift é totalmente calcada nesse jogo. Você pode ser muito bom em micro game, mas o diferencial é o macrogame.

Básico de macrogame 

O seu objetivo em Summoner's Rift é derrubar sua torre e manter a wave pressionando enquanto você vai derrubar a do lado. Ai vem o processo de Split e Set. 

Setar a wave é responder a wave que está indo em direção a sua torre. Você vai até sua torre, limpa a wave, joga ela a seu favor (bouce) e o tempo da wave ir, bater lá na torre do inimigo, ele setar e  ela voltar é o seu tempo de rotação.

Imagine como um ping-pong, a wave vem, você rebate, o inimigo rebate... nesse processo a wave vai deteriorando as torres. Só que o tempo que a bolinha vai ( minions) você ajuda o seu mid a derrubar outra torre, ai o mid começa a setar também. 

O mid é uma lane bem diferente, ela vai um mago ou um assassino, o papel do mago é poder controlar as waves, a bolinha, você pode controlar duas lanes, o mid é bem curtirnho, você empurra o mid, a bolinha do mid vai, ai você vai top, empurra lá. O assassino é diferente, ele pega quem tá trabalhando com o tempo da bolinha. Por exemplo eu estou de syndra, empurro o mid e vou indo top, meu inimigo é um zed, o papel dele não é empurrar a wave, mas me dar pick off, enquanto eu ando pelo mapa para aparar a bolinha. Essa analogia do ping-pong é muito boa para entender.

O Split push é você fazer a sua bolinha bater mais hard, chamando a atenção para ela, você é uma fiora, o scale da fiora é muito late, ela precisa de recurso, ela precisa que o jogo fique lento, então em vez dela pressionar outra lane, ela pressiona só uma, o time vai lá e responde, e seta a wave, a fiora fica nisso, o jogo split push é um jogo LENTO. Porque não se tem pressão o suficiente para viória, favorece Fiora, Jax, Kayle. 

As wards servem para controlar uma área. Por exemplo você quer setar uma wave e ir para outro lane pressionar. O que vc precisa é iluminar o caminho, para que não tenha um pick off te esperando. Ou você é um Zed faminto para comer carne de maguinho, kkk, você usa a ward de forma agressiva. (agora o povo entende para que serve aquele item de tirar a ward)

ERRATA> Esqueci de explicar o jungle.

Você como jungle trabalha para que as torres do inimigo caiam mais rápido ou defenda a sua de cair. O seu path é de acordo com seu tipo de personagem ( olhar o guia de jungle que eu fiz). Fica um pouco de Macro avançado.

Depois que cabar o early game, seu papel é dar cover para quem está setando ou splitando ou tentando pick off, além de perceber oportunidades para objetivos, torres que podem cair com alguns ataques...

Erros de Macro Básico

Setar a wave é responder à bolinha, não responder à "raquetada do inimigo" a tempo, é um erro, ela derruba sua torre, e com isso o time inimigo cresce.

Split push com personagens early, Darius, Renekton, Gnar, Talon, eu já vi PANTHEON split Push kkk. Com esses personagens você quer trabalhar o set de wave e pressão em outra rota. O Darius ganha a lane de na maioria das Match up, seta a wave e vai pro mid e pressiona lá, trabalha o processo de setar a wave, bater a bolinha do mid, junto com a do top, e se for mais ainda, empurra a bolinha do bot junto. Use itens que deem mobilidade, caminhar sobre as águas. Split push é counter desses personagens early, porque não deixa eles livres para pressionar. imagine você querer puxar top mid e bot, e tem um jax splitando, você perde a pressão do jogo.

Ignorar a ward, não usa-la, ou não limpar o caminho. Os smurfs abusam de pick off e estompam você.

Rotação

Agora que você entendeu setar a wave, split push e ward, vou te explicar o que você faz com a rotação.

Sendo um mago você trabalha em pro de salvar suas estruturas.

Sendo Assassino você trabalha em pegar o povo em rotação ( a sua rotação é para tirar rotação)

Sendo Jungle você dá cover para quem está setando wave ou splitando

Sendo ADC seu papel é setar a wave e ajudar a conqusiatar objetivo

Suporte dá cover para o ADC fazer o objetivo

Objetivos

O dragão, Arauto, Barão, Dragão ancião é tudo aquilo que você faz no seu tempo de rotação. Você precisa sincronizar o seu setar, bater a bolinha, com o resto do time.

Erro de rotação

Ter wave na sua torre e você ir fazer um objetivo, o time inimigo pode responder você, e se a wave ta na sua torre, quer dizer que o inimigo JÁ FARMOU O DELE, tem mais gold na frente....

Por isso o barão buffa os minions, porque é para eles estarem avançados, você só termina o serviço. 

Introdução para Macro Avançado

Só para vocês entenderem, cada personagem tem um peso, seu spike, o do Darius é até 1 item, então eu posso valorar a torre do dárius como Forte e a do inimigo como fraca. Mas a segunda torre (t2) cai depois do spike do Darius, virando forte. Ai eu precisaria de um scale de 2 itens para levar a torre do inimigo. E por assim vai.

É uma relação de pressão por scale. Ou seja, a pressão que eu posso exercer no meu tempo de scale (power spike). Se trabalha isso em time, para que sempre seu time tenha pressão.

Sendo,

F = Forte

f = Fraco

T1 = Torre 1

T2 = torre 2 

T3 = torre 3

B=bot

M=Mid

T=Top

A=Aliado

I=Inimigo

Posso dizer que o efeito do dárius é  AT1F, IT2F.  Mas como eu preciso de scale pra T2, algum laner vai precisar ser fraco no early, então fica, TAT1F, TIT2F e  BAT1f, BIT2f...

Bom, é assim kkkk

bom, mas espero que ajude vocês a entenderem macro básico.

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
23 RESPOSTAS
Mobzy
Tropa
Tropa

Obrigado pela sua dedicação em escrever o post meu amigo. Tenho tentando melhorar meu jogo estudando um pouco mais sobre e me deparei recentemente com essa questão de "aprender o Macro do jogo". No começo fiquei sem entender nada né... como esperado. 

Acredito que até hoje estou jogando o jogo da forma muito básica, estou preso no Platina 3 e quero subir o máximo possível. 

Me deparei com diversas situações que preciso melhorar e muito para poder subir meu elo por exemplo Pathing, Macro, controle de wave, pushing and freezing lane entre outras... 

Agradeço de verdade pelo tempo escrevendo esse post, se quiser deixar mais algumas dicas do que devo buscar melhorar e como posso fazê-lo, irei ficar muito agradecido, de verdade!

Abraçoss!

"Hitting me is like boxing with shadows." - Vayne

@Mobzy  Bom, eu peguei seu replay,  mobzy.png

1 Esse jogo era perdido, mas existe coisas que eu posso te falar

Você não é pro ativo, você não procurou ver a visão do começo do jogo.  você ficou na sua torre e foi dá o leash, se tivesse começado um invade você morria.

seu jungle era um master yi, você não tem pressão no mapa para jogar agressivo, você tinha controle da wave, podia ter freezado, obrigando o inimigo ficar avançado,  e impossibilitando do jax te gankar. Você abria espaço para o master invandir e roubar o jax. Seu gold e xp ficaria na frente. Você até deixaria a karma fazer roaming, porque o thresh é bem ruim de start, e a vayne foge do Q facinho.

Dentro dos minions o Q do thresh n funciona. Não fica afobado, o ouro da torre é bonus, não obrigatório para vitória. é o que tá no post, os minions derrubam. como ratinhos corroendo uma lugar.

Sei que parece óbvio, mas pouca vida avançado é chamariz de gank kkk

Jax jogo muito kkk se não devia ter deixado ele freezar a wave.

A resposta para um gank é stun e burst, a karma devia ter virado dano no ez by the way.  Mas você morreu porque deixou o jax fazer aquele freezy ( sua morte 1)

Uma coisa que vc precisa aprender, entender o papel do suporte, a karma é um sup agressivo, ela não ajuda muito para responder, o controle da karma é horrível, então você é uma vayne totalmente responsiva, você não dá follow up quase nenhum, vc precisa mudar sua pool, vayne é com sup que te ajuda, você devia estar com algo que pressiona junto, uma caitlyn, sei lá, Jhin era uma boa ali, porque suas traps iam controlar as suas costas para você ficar agressivo do jeito que estava.

Essa lane você ganhou por causa da Karma.

Ai, você é uma vayne, seu scale é no final do jogo, você devia respeitar isso, o limite do seu boneco, se só pode pegar trocas injustas, que você ganha em 100%, tentar tirar briga contra um EZ debaixo da torre é loucura. entregou a torre nisso.

Pink para controlar o seu caminho para responder a wave e ajudar mid...

Você ultou para matar um thresh, quando ia iniciar o dragão, perdeu recurso, a sua wave é mais importante, agora seu time não tem pressão bot. Presta atenção nisso, o jogo é para responder as waves, o ARAM é para matar.

ai você fez espada do rei de primeiro item, mas o primeiro item é para ajudar a responder nas waves, se você faz um item de troca e não usa, é perda de potencial, a statik ia ajudar você a clenar a wave melhor.... Runan também. Você segue build de site.

Observe o padrão o EZ joga o W e o Q sempre do mesmo jeito,quando você rola pra frente dele, talvés você devia ir andando e fazer ele errar o Q.

bom é isso, eu acho que te ajudei. =D 

@Brooky Nossa! Primeiramente deixa eu agradecer novamente por ter parado para assistir a um jogo meu e pontuar todas essas coisas, agradeço de verdade a atenção que deu. Quantas informações, detalhes e análises de uma partida que eu não tinha nem percebido. Obrigado de verdade. Acho que vou começar a fazer isso, assistir a uns replays e ver os pontos que eu poderia ter melhorado.. 

Com relação a build, eu sei que faço muito BOTRK de first item, na verdade 100% dos jogos eu faço e seguido de Guinso, a partir do terceiro item que começo a adequar a build para o rumo da partida, mas não por olhar builds na internet, mas por ser um core item para Vayne, não ? Estou perguntando como uma dúvida mesmo, não pense que é duvidando do que eu falei. Apenas aproveitando que você pontuou isso para aprender o máximo possível... 

Vou tentar melhorar o máximo possível nessas análises de lutas no 2v2 e etc, saber como me portar melhor na lane, hora de puxar para ganhar visão ou um objetivo ou freezar para não tomar gank e deixar o inimigo suscetível a um .. 

obrigado irmão !! 

@Mobzy O que eu vo falar aqui é totalmente destoante do senso comum, e é uma pegada mais técnica-analítica.

Os itens são potencializadores do personagem. Por exemplo o papel da vayne é especificamente segurar até o late game, não tem o que fazer até o quarto item. 

O Scale é assim

Primeiro item aos 10

Segundo item aos 20

Terceiro item aos 25

Quarto item aos 30

O core da vayne é você segurar o jogo, e como disse no post de macro, o jogo se ganha no macro, você pode ser o deus do x1, mas em summoner's rift ganha o macro  ( vê esse vídeo, micro não ganha em summoner's rift).

Você precisa coordenar seus itens para ajudar a cada momento. Em 10 até 20 é simplesmente puxa lane ( bate a bolinha) e rotaciona, a vayne não tem clear wave, o que o rei te ajuda a clenar wave? pega seus jogos dos 10 aos 20, você fica o tempo todo batendo em minion e tomando outset, os caras puxam mais rápido que você responde. 

Manjar o boneco é legal, ajuda, mas summoner's rift é um jogo de macro, se você quer ganhar lá, tem que jogar o jogo. ARAM, NEXUS BLITZ (na real não, mas tryhardar em evento é zuado em kkk) é no dedo mesmo, 

E parabéns pela humildade mano, você vai chegar longe nesse mindset ai de querer aprender sem orgulho, só vai te abrir caminho, continue que dá certo.

@Brooky  Entendi perfeitamente!!

Certamente irei prestar mais atenção a essas coisas a partir de agora, obrigado pelas análises e críticas construtivas irmão. Tmj 

Abraços!!

@Mobzy  Me conta a sua evolução, fico curioso com quem lê meus post, se ajuda mesmo kkk 

=D que seu caminho seja sempre livre ^.^

@Brooky  pode deixar meu caro!

Sinto uma dificuldade de colocar em prática algumas coisas durante o jogo, por mais que eu saiba na teoria, na prática acabamos fazendo muitas coisas no automático... mas acredito que isso vá mudando com a repetição, tentativa e erro... assim que se aprende né... 

Eu não sei quantas pessoas dão o feedback para seus pots, por acaso acabei esbarrando nesse, o que me fez entrar no seu perfil e ver os outros (Evolução da mecânica, introdução da mecânica..) o que achei muito bons de verdade! na minha cabeça aprendi várias coisas que preciso prestar atenção durante uma partida e o que preciso analisar, então está acrescentando demais na minha forma de jogar e positivamente.

Bom, só tenho a agradecer, vou te falando do meu progresso rsrs

abraçoss

@Mobzy  nossa, fico feliz que você leu, poxa, quero sempre evoluir essa comunidade. Eu gosto de moba e de ajudar pessoas. Mesmo não ganhando nada, só de ver uma pessoa não sendo refém de tubarões roubando ela sem ensinar nada, fico feliz.

Pra aprender a aplicar você precisa separar as coisas, seu cérebro só aprende uma coisa por vez. Por exemplo, para decorar rotação da jungle você não consegue jogando, até consegue, mas é tanta coisa que acontece, que a rotação fica despercebida. Eu fiz o seguinte, pega um replay desse no youtube, da vayne mesmo e preenche um papel com os tempos

Se o jungle começa bot o gank é 3 no top, 5 no bot e 7 no top

Se o jungle começa top o gank é 3 no bot, 5 no top, e 7 no bot

Nos replays até o mestre você vai ver que segue isso, no challenger já muda as coisas, porque eles dominam o jogo o bastante para burlar as regras.

O replay de alguém melhor que você vai te ajudar a mentalizar as regras.

Os highelos não são incríveis e jogam perfeito, mas eles erram menos.

É isso irmão, com certeza vou aderir essa proposta de assistir uns replays para entender melhor, agradeço toda atenção!! 

Espero que pessoas tomem você como exemplo para fazer dessa uma comunidade cada vez melhor.

Infelizmente pegamos jogadores toxicos diariamente que mancham nosso cenário, mas acredito que existam pessoas boas também, como você, que estão dispostas a ver as pessoas melhorando. 

Desejo tudo de melhor meu mano! abrçaos 

@Mobzy  Se não tá ligado como isso motiva a gente de continuar. Esses post dão muito trabalho, primeiro porque eu estudei por muito tempo, e depois escrever, e revisar, e ir atrás das coisas, kkk  vlw mesmo.

Akata
Tropa
Tropa

Nossa, aprendi muito com esse seu post, recentemente comecei a ir atrás de melhorar, antes eu só jogava por jogar e você está me ajudando muito, ainda tenho quase tudo para melhorar, mas seus posts tem me ajudado a evoluir como player, não só eu como várias pessoas agradecemos por gastar seu tempo aqui ajudando os outros por livre e espontânea vontade. 
Desejo tudo de bom pra você 🙂

@Akata  me adiciona, eu ajudo umas pessoas, abro o discord pra ajudar e mostrar algumas pesquisas que faço sobre moba. Trabalho para novos post. 

estou sempre disposto a ajudar. Acho que vo começar a gravar essas "aulas" e postar num canal, =D

Oie! Adorei o post, adoro guias de LoL (principalmente escritos porque geralmente nos vídeos a galera coloca gameplay de fundo e eu sou uma pessoa que não consegue focar direito nas coisas). Sempre que eu vejo posts assim eu fico motivado a jogar e aplicar os ensinamentos.

Eu venho jogando como main sup desde a season 3, mas tava querendo trocar a lane porque gosto de ser mais independente, daí tava pensando em jogar com campeãs assassinas ap (evelynn, diana e akali) porque eu vi que eu aprendia o micro delas muito rápido por gostar muito do estilo de jogo. Só que pra jungle (que é onde eu caio mais nas partidas) o negócio é diferente, eu penso que o micro e o macro meio que se misturam, fora que todos esses guias de farm, push de wave e tudo mais não servem muito.

O que tem me ajudado é assistir, durante a tela de carregamento, vídeos de matchup do meu champ x do inimigo pra eu saber como agir, e isso tem me ajudado HORRORES porque eu já entro na partida sabendo se eu vou ganhar ou perder a rota ou uma troca no aronguejo nv3, por exemplo.

Esqueci o que eu ia falar, mas daí fica o desabafo e agradecimento pelo post. As vezes eu tenho dificuldade só de terminar as partidas porque eu tenho essa deficiência de atenção e de foco, e acaba que meu gameplay fica todo cagando quando passa dos 25min de jogo '-' o que ajuda muito é alguém no chat de voz porque ai eu fico direto conversando e não perco o foco.

@bevelyrios  vi agora. 

Vlw por comentar.

Te ajudo com isso. sem problemas. Lê os meus post que ai adianta. kkk

Se quiser te ensino sup, ai vc usa esse conhecimento que vc tem. =D 

Tudo bem mano, a gente vai no seu ritimo. 

obg, gostaria mt de ajuda :B 💖 fico mt em duvida se continuo sup ou nao por causa da dependencia de adc, mas por jogar há tantos anos como sup eu já peguei o jeito de wardar (particularmente eu sou um ótimo warder, meus spots geralmente são on point e o placar de visão fica absurdo), a ordem das builds, e o mais importante: as melhores skins são de sups encantadores e adoro usar elas, um splash de brilho magia poder cura e viadagem. so q ao mesmo tempo q qro atolar a cara do adc inimigo com purpurina e cores, eu gosto da fantasia que campeãs assasinas como eve, qyiana, diana e akali passam. que vc entra na tf, faz seu trabalho e sai mandando um beijo pro cadáver do carry inimigo.

@bevelyrios  AIII sei, nem fala, eu tenho soraya fadinha LINDONA, Sona DJ e sinto inveja de quem aquela morgana congregação das bruxas lkkkk ai eu amei a sona máquina de combate kkkkkkkkkk

Conta comigo te ensino uns truques  pra sair pisando na cabeça de zed u.u

Novocäine
Tropa
Tropa

Olá! Gostei bastante do seu guia/post. Acontece que na minha main, até uns 3 ou 4 meses atrás, eu estava pelo Prata IV/Prata III, hard stucked com cerca de 400+ partidas. Situação tensa, haha... Então decidi criar uma smurf. Nesse tempo eu procurei vídeos sobre o macro do jogo, numa tentativa de estudar ele. Sou mais ou menos mono Riven, e por jogar no top eu fui praticamente obrigado a aprender controle de wave kkkk

Enfim. Procurei replays sobre matchups, vídeos sobre tracking de jungler (Isso ajuda muito na toplane também, nossa) controle de wave e tals. Eu tinha um pouco do mindset de que só não subo por que meu time é ruim e blablabla, mas sempre que eu perco uma partida, eu tento ao máximo pensar que eu não ter conseguido carregar me torna tão incompetente quanto o meu time. Eu tenho problemas com rage/toxicidade também, admito que eu já fui muito tóxico, e hoje em dia eu tento parar. (Esse rage só acontece quando as pessoas estão sendo babacas. Longe de mim falar no chat de alguém por que ele não conseguiu desempenhar bem naquela partida.) Nessa smurf atualmente, estou Gold I (42 PDL, 258 Partidas).

Resumindo mais ou menos o meu texto... Os meus principais e dois de vários problemas são controle de visão e jogar no automático. Por mais que eu saiba realmente sobre controle de wave, controle de visão e etc., eu tenho dificuldade em por estes conceitos em prática no meio da partida (Assim como o cara que comentou lá em cima). Controle de wave eu consigo usar um pouco, mas o meu controle de visão é péssimo justamente por esta minha falta de foco em por direito as wards, nos tempos corretos, olhar direito o mapa e tomar decisões baseadas em como o meu time e o time inimigo se deslocam/agem.

Snowboy
Tropa
Tropa

vlw pelas dicas! vou usar nos meus games
Deterock2
Arauto
Arauto

Split push é macro, Man, tem como uma das funções, chamar atenção do time adversário, e mesmo que você cave até o último hit solo no Inib, vc não carregou a partida "solo," porque seu time impediu o time adversário de te parar, portanto é macro.