cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Brooky
Arauto
Arauto

O Básico do Macro Game, Detalhado.

— Eu ia fazer esse post amanhã, mais não to me aguentando de passar macro game para vocês.  Recebi essa ideia no comentário do post de hoje e fiquei motivado. Vou fazer assim, vou falar o básico e o avançado fica para um post sobre competitivo.

Macro game é o lugar em que muitos se perdem, quando rotacionar, o que é setar uma wave, quando fazer o split push, o valor da wave...

Bom Macro game é jogar o jogo no mapa, o micro game, pelo contrário é jogar a partir da mecânica individual. Rotação, setar wave, split push, wards, são tudo caracteristicas pertencentes ao Macro Game, o Summoner's Rift se ganha no macro.

Primeiro vamos separar o jogo CLARAMENTE

Cada rota, as 3 são como uma área de x1, que você vai lá para pegar recurso e duelar para que seu inimigo não pegue o mesmo tanto de recurso. o Micro game consiste unicamente em vencer o inimigo no duelo e deixa-lo cada vez mais fraco, noção de runa, de ação e resposta, os pormenores das habilidades fazem parte desse jogo. Eu já fiz vários post, incluindo um sobre evolução de mecânica.

Quando começamos a falar de rotação da jungle, ward para evitar gank, tp,  tudo isso é macro game. macro game é usar as mecânicas do mapa para ganhar vantagem e vencer a partida, summoner's rift é totalmente calcada nesse jogo. Você pode ser muito bom em micro game, mas o diferencial é o macrogame.

Básico de macrogame 

O seu objetivo em Summoner's Rift é derrubar sua torre e manter a wave pressionando enquanto você vai derrubar a do lado. Ai vem o processo de Split e Set. 

Setar a wave é responder a wave que está indo em direção a sua torre. Você vai até sua torre, limpa a wave, joga ela a seu favor (bouce) e o tempo da wave ir, bater lá na torre do inimigo, ele setar e  ela voltar é o seu tempo de rotação.

Imagine como um ping-pong, a wave vem, você rebate, o inimigo rebate... nesse processo a wave vai deteriorando as torres. Só que o tempo que a bolinha vai ( minions) você ajuda o seu mid a derrubar outra torre, ai o mid começa a setar também. 

O mid é uma lane bem diferente, ela vai um mago ou um assassino, o papel do mago é poder controlar as waves, a bolinha, você pode controlar duas lanes, o mid é bem curtirnho, você empurra o mid, a bolinha do mid vai, ai você vai top, empurra lá. O assassino é diferente, ele pega quem tá trabalhando com o tempo da bolinha. Por exemplo eu estou de syndra, empurro o mid e vou indo top, meu inimigo é um zed, o papel dele não é empurrar a wave, mas me dar pick off, enquanto eu ando pelo mapa para aparar a bolinha. Essa analogia do ping-pong é muito boa para entender.

O Split push é você fazer a sua bolinha bater mais hard, chamando a atenção para ela, você é uma fiora, o scale da fiora é muito late, ela precisa de recurso, ela precisa que o jogo fique lento, então em vez dela pressionar outra lane, ela pressiona só uma, o time vai lá e responde, e seta a wave, a fiora fica nisso, o jogo split push é um jogo LENTO. Porque não se tem pressão o suficiente para viória, favorece Fiora, Jax, Kayle. 

As wards servem para controlar uma área. Por exemplo você quer setar uma wave e ir para outro lane pressionar. O que vc precisa é iluminar o caminho, para que não tenha um pick off te esperando. Ou você é um Zed faminto para comer carne de maguinho, kkk, você usa a ward de forma agressiva. (agora o povo entende para que serve aquele item de tirar a ward)

ERRATA> Esqueci de explicar o jungle.

Você como jungle trabalha para que as torres do inimigo caiam mais rápido ou defenda a sua de cair. O seu path é de acordo com seu tipo de personagem ( olhar o guia de jungle que eu fiz). Fica um pouco de Macro avançado.

Depois que cabar o early game, seu papel é dar cover para quem está setando ou splitando ou tentando pick off, além de perceber oportunidades para objetivos, torres que podem cair com alguns ataques...

Erros de Macro Básico

Setar a wave é responder à bolinha, não responder à "raquetada do inimigo" a tempo, é um erro, ela derruba sua torre, e com isso o time inimigo cresce.

Split push com personagens early, Darius, Renekton, Gnar, Talon, eu já vi PANTHEON split Push kkk. Com esses personagens você quer trabalhar o set de wave e pressão em outra rota. O Darius ganha a lane de na maioria das Match up, seta a wave e vai pro mid e pressiona lá, trabalha o processo de setar a wave, bater a bolinha do mid, junto com a do top, e se for mais ainda, empurra a bolinha do bot junto. Use itens que deem mobilidade, caminhar sobre as águas. Split push é counter desses personagens early, porque não deixa eles livres para pressionar. imagine você querer puxar top mid e bot, e tem um jax splitando, você perde a pressão do jogo.

Ignorar a ward, não usa-la, ou não limpar o caminho. Os smurfs abusam de pick off e estompam você.

Rotação

Agora que você entendeu setar a wave, split push e ward, vou te explicar o que você faz com a rotação.

Sendo um mago você trabalha em pro de salvar suas estruturas.

Sendo Assassino você trabalha em pegar o povo em rotação ( a sua rotação é para tirar rotação)

Sendo Jungle você dá cover para quem está setando wave ou splitando

Sendo ADC seu papel é setar a wave e ajudar a conqusiatar objetivo

Suporte dá cover para o ADC fazer o objetivo

Objetivos

O dragão, Arauto, Barão, Dragão ancião é tudo aquilo que você faz no seu tempo de rotação. Você precisa sincronizar o seu setar, bater a bolinha, com o resto do time.

Erro de rotação

Ter wave na sua torre e você ir fazer um objetivo, o time inimigo pode responder você, e se a wave ta na sua torre, quer dizer que o inimigo JÁ FARMOU O DELE, tem mais gold na frente....

Por isso o barão buffa os minions, porque é para eles estarem avançados, você só termina o serviço. 

Introdução para Macro Avançado

Só para vocês entenderem, cada personagem tem um peso, seu spike, o do Darius é até 1 item, então eu posso valorar a torre do dárius como Forte e a do inimigo como fraca. Mas a segunda torre (t2) cai depois do spike do Darius, virando forte. Ai eu precisaria de um scale de 2 itens para levar a torre do inimigo. E por assim vai.

É uma relação de pressão por scale. Ou seja, a pressão que eu posso exercer no meu tempo de scale (power spike). Se trabalha isso em time, para que sempre seu time tenha pressão.

Sendo,

F = Forte

f = Fraco

T1 = Torre 1

T2 = torre 2 

T3 = torre 3

B=bot

M=Mid

T=Top

A=Aliado

I=Inimigo

Posso dizer que o efeito do dárius é  AT1F, IT2F.  Mas como eu preciso de scale pra T2, algum laner vai precisar ser fraco no early, então fica, TAT1F, TIT2F e  BAT1f, BIT2f...

Bom, é assim kkkk

bom, mas espero que ajude vocês a entenderem macro básico.

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
23 RESPOSTAS
Deterock2
Arauto
Arauto

Na verdade a uma das funções do ADC é splitar também, prioridade para hyper carrys. "Setar wave" da muita xp e Gold, então tanto, mid, top e ADC podem fazer isso de boas, geralmente a prioridade vai para as rotas solo, mid e top.

Aonde tu arrumo esses conceitos tortos sobre lol Man?

Kayops
Tropa
Tropa

Cara, de verdade. PARABÉNS. Você merece, sinceramente. Muitas coisas "básicas" que você explicou nesse post, eu não sabia. Não fazia ideia. Me ajudou a enxergar muitas coisas, que eu estava deixando de fazer ou fazendo errado. Recentemente vi um posto do Zrepolho, no instagram, no qual ele respondia a uma pergunta: "Z, Irelia é bom pra subir de elo ?". No caso ele respondeu: "Sim, a campeã em si, sobe de elo, a questão é o macro!" Eu jogo de Irelia também, e no meu caso, eu jogo bem o micro, na maioria dos casos minha lane ganha, mas eu não impacto tanto no game, como eu vejo, por exemplo: Irelia Carrys U, Broken Blade ou TF Blade (são minhas inspirações, com o champ), fazendo no game. Então estava procurando algo pra em ajudar. eu entro no jogo querendo mudar, mas jogo praticamente no automático, e perco. Sinto que não melhoro nem no Macro do game, quanto com o micro do champ. Mas... \Seu post me deu MUITAS BOAS DICAS. Por favor, continue.

Gostaria de saber também, se você faz coach, ou algo parecido, ou se tbm conhece algm. Gostaria de algumas analises nos meus jogos.

Também, já li alguns outros posts - sobre o gold - no caso, abriu minha mente.

"Queremos viver com medo, ou em liberdade. A escolha é nossa" Irelia

Sensacional, vou tentar aderir às suas dicas. Gostaria de mais kk. Abraços.

O jogo sobe pelo seu individual, esquece seu time. Foca em evoluir seu gameplay. O sistema controla os jogos, os jogadores e o resultado. Qualquer campeão sobe de ELO. Foca em dar seu melhor.
As pessoas tóxicas vão querer inventar desculpas para ocultar seus erros.
Todo processo de aprendizagem consiste em tentar fazer algo, errar corrigir e tentar dinovo. VC VAI ERRAR, não escute os outros, VOCÊ tem o direito de errar, vc pode errar E VAI ERRAR e o melhor DEVE errar. Esquece esses canais de coach, vc não precisa de ninguém pra aprender, vc é uma máquina perfeita com a capacidade igual, se o cara chegou lá, vc chega.
Enfrente o medo, porque ele é o único que está te manipulando de não conseguir.
Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot