Vou ser bem direto com todas as minhas afirmações e refutações a filosofia de design que a riot aplica nas mecanicas de balanceamento de league of legends:
1: Voce está vendo essa personagem aqui? Ela se chama ahri, 100% cotoca e não podemos negar, agora voce está vendo esse outro carinha aqui?
ele se chama aurelion sol, e Voce tem que usar 101% do seu cérebro para extrair o maximo do campeão, agora segundo as palavras da própria Riot temos a seguinte afirmação oficial dela, "Queremos que todos os campeões tenham o mesmo impacto de jogo, para formar um cenário competitivo e Justo para todos os jogadores, Sabe o que isso significa amiguinhos?, O Dragãozinho estelar que precisa de inteligencia para usa-lo, Deve ter o mesmo impacto de jogo que a Ahri, com o kit mais simples da historia do lol (:
2: Quais são os problemas disso?, e quais são as contradições dessa filosofia?: Simples, se todos os personagens devem ter o mesmo impacto de jogo, nos temos um game injusto, porque o mono aurelion não está sendo recompensado por jogar bem com o campeão, a única forma de balancear isso é deixando todos os campeões faceis, ou todos os campeões dificeis, Dificuldades de mecanicas não podem coexistir dentro de um jogo de luta ou guerra.
Resolvido! Ir para Resposta em Destaque.
existe sim uma forma de ter um game 100% balanceado, é só deixar todos os campeões recheados de mecanicas e possibilidades gigantescas, e assim nos teremos mecanicas sobrepondo mecanicas, e no fim ganha quem joga melhor, ou seja, porque voce acha que katarina não tem counter?, porque ela tem muitas possibilidades de jogabilidade para sobrepor outros campeões, por isso campeões dificeis vs dificeis sempre vai ser skill matchup (: é o que eu penso sabe?.
Nope. Um gamecompletamente balanceado é uma Utopia, assim como um jogo 100% sem bugs.
Eu aprendi isso estudando design de jogos na facul, e ate vendo posts de profissionais da área.
O que se faz, é ir atrás dessa utopia, e sempre fazer o maximo possivel pra alcançar, mesmo sabendo que nunca vai chegar lá.
Em um game com mais de 150 personagens e centenas de itens e runas, combinando entre si, NUNCA vai existir 100% de balanceamento. Sempre, e eu afirmo, SEMPRE vai existir champs mais fortes e mais fracos que outros, mesmo em um mundo onde todos os champs são mecanicamente complexos, ainda vai existir aqueles que não valem a pena pois outros são mais fortes. Isso é metodologia basica.
Ah, obviamente Ahri é mais simples que Aurelion. Mas ate onde lembro, pessoal usa mais esse termo pra champ beeem basicão, estilo Yi, Annie, Garen, etc... Por isso estranhei.
Eu acho que meta é mais impactante na questão de proplay, e facilitar o teu caminho na SoloQ. Mas não creio que você é "punido" em si por jogar com o que gosta. Que nem eu falei, sempre joguei de Garen, faça chuva ou sol. Sendo meta ou não. E existem pessoas que mesmo com outros champs aleatorios, conseguem subir. Claro que sempre vai ter uma questão de facilidade se tu tentar subir com algo abusivo, mas não acho que está no ponto de tu ser OBRIGADO a usar o abusivo, sabe?
E sobre a analogia das armas, ela é interessante mas é meio falha. Pois uma metralhadora e um revolver são feitos pra situações distintas e brilham em situações distintas. É igual comparar um Atirador e um Encantador pra fazer o trabalho de suporte.
Uma metralhadora de fato é melhor no fogo cruzado, mas deve se levar em conta que Revolver é uma arma confiável (dificilmente emperra), fácil de empunhar, fácil de "ocultar/esconder", fácil saque, porte fácil e com um bom calibre dependendo do revolver. Sendo por isso que um Revolver não perde destaque pois ele sempre vai ter seu uso e suas vantagens sobre uma metralhadora, sacou?
Cara, não faz sentido algum sua analogia, vamos comparar diferente então..
Ahri x Katarina, ahri é facil de se jogar, katarina é dificil, mas se você maximizar um champion, INDEPENDENTE da dificuldade dele, você vai ser muito mais impactante q qualquer outro champion no game. (é obvio q uma katarina faz 41023x o impacto q uma ahri faz no game)
Olhe os dados aí, Aurelion ta MUITO melhor que ahri, exatamente pq bonecos difíceis são feitos para um nicho específico de pessoas que quando maximizam o boneco viram monstros e carregam games muito facilmente.
Irmão, é impossivel fazer isso, IMPOSSÍVEL, sempre vai ter algum champion mais fora da curva, algum mais fraco, SEMPRE, é por isso que o jogo atualiza TODA TERÇA pra poder deixar o mais próximo possível de um balanceamento equilibrado, mas ainda assim, É IMPOSSIVEL.