cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Durotan500
Aronguejo
Aronguejo

O Balanceamento que a riot quer que voce aceite.

Ir para a solução

Vou ser bem direto com todas as minhas afirmações e refutações a filosofia de design que a riot aplica nas mecanicas de balanceamento de league of legends:

1: Voce está vendo essa personagem aqui? :Champion2:  Ela se chama ahri, 100% cotoca e  não podemos negar, agora voce está vendo esse outro carinha aqui? :Champion9:  ele se chama aurelion sol, e Voce tem que usar 101% do seu cérebro para extrair o maximo do campeão, agora segundo as palavras da própria Riot temos a seguinte afirmação oficial dela, "Queremos que todos os campeões tenham o mesmo impacto de jogo, para formar um cenário competitivo e Justo para todos os jogadores, Sabe o que  isso significa amiguinhos?, O Dragãozinho estelar que precisa de inteligencia para usa-lo, Deve ter o mesmo impacto de jogo  que a Ahri, com o kit mais simples da historia do lol (:

2: Quais são os problemas disso?, e quais são as contradições dessa filosofia?: Simples, se todos os personagens devem ter o mesmo impacto de jogo, nos temos um game injusto, porque o mono aurelion não está sendo recompensado por jogar bem com o campeão, a única forma de balancear isso é deixando todos os campeões faceis, ou todos os campeões dificeis, Dificuldades de mecanicas não podem coexistir dentro de um jogo de luta ou guerra.

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Te falta é maturidade então. É bem claro que tu não tem idade pra isso, e nem conhecimento sobre como funciona o assunto.
O mundo não funciona como você quer. Ninguém vai procurar teoria de design no reddit. Ninguém liga pra uma teoria que não tem fundamento ou referencial teórico. Um post do reddit feito por alguem aleatorio não vai mudar o mercado de jogos.

Quem sabe quando você crescer um pouco, tu vai entender como funcionam as coisas.

Ver Resposta em Destaque no post original

30 RESPOSTAS
Careca Calvo
Aronguejo
Aronguejo
A verdade e dura, e eu mesmo não concordo com esta verdade, mas o camepeão roubado esta ai, usa quem quer.

A ahri e uma metralhadora, e o aurelion é uma pistola magnum com 6 tiros no canhão, cara pra mim magnum é mo estilo, som, designer, precisão, porem em uma guerra tu tem uma metralhadora e uma magnum pra escolher, embrando q so tem essa duas armas e alem disso o seu aliado tbm quer pegar uma dessas armas. Realmente vc é bom com a magnum, tu é quase uma celebridade andando com a magnum no coudri, porem na guerra vc se pega pensando "-eu quero ganhar", então vc deixa de lado sua precisosa magnum vc é bom com ela, mas uma metralhador vai fazer mais furos em seu adversario.

Termina assim o Conto "League of Guns" o desbalanceamento das armas.
Qualquer semelhança com a realidade e mera semelhança mesmo.
Eu amei a analogia das armas pro balanceamento kkkkkkkkkkkkk
Gemada de Taric
Dragão
Dragão
Bom, primeiro, por que Ahri?
Já ouvi gente chamar muito champ de cotoco, mas Ahri? Praticamente todo dano dela vem de skillshots, e ela ta em 22º Lugar do mid Koreano no momento.
Ela não ta fraca não, pois as estatísticas dela estão boas. Mas está bem longe de ser um champ abusivo no momento.

E bom, querendo ou não, é uma utopia querer que todo champ seja igualmente relevante. É um trabalho impossível, assim como ter um game 100% balanceado.
Enquanto a gente tiver champs que batem e corre, e champs que possuem um kit de 3 champs inteiros só na passiva (Olá Akshan :3 ), isso é bem impossível.
Mas ao mesmo tempo, é interessante olhar pelo ponto de vista dos que jogam com champs simples que não querem se sentir automaticamente inferiores aos demais champs só por quê eles exigem metade da mecânica.

Naturalmente, champs com kit overloaded vão ter destaque devido a versatilidade deles em diversas situações. E as vezes vai muito do gosto pessoal do jogador, se ele gosta de algo mais complexo, ou se prefere algo mais basico. Mas eu realmente acho que todo champ tem seu brilho, até por quê se não fosse o caso, não ia ter um monochamp pra todo champ que existe.

existe sim uma forma de ter um game 100% balanceado, é só deixar todos os campeões recheados de mecanicas e possibilidades gigantescas, e assim nos teremos mecanicas sobrepondo mecanicas, e no fim ganha quem joga melhor, ou seja, porque voce acha que katarina não tem counter?, porque ela tem muitas possibilidades de jogabilidade para sobrepor outros campeões, por isso campeões dificeis vs dificeis sempre vai ser skill matchup (: é o que eu penso sabe?.

Acredito q a critica não seria Ahri estar forte ou não e sim ela ser mais facil e sendo assim mais cotoca. Uma Ahri fora da curva e frustrante... me lembro quando ela matava os inimigos com o W e R q são skills target.a questão é o "Joguem como quiser" porem vc é punido se não jogar com o meta.

Apesar de que eu reclamei desse slogan da riot "jogue do seu jeito" e acho q nem ta errado pensando bem, pois ela deixa vc jogar do seu jeito, não quer dizer q vi vencer kkkkk. se o slogan fosse "jogue do seu jeito e ganhe"ai a comunidade estaria certa.

@Durotan500 

Nope. Um gamecompletamente balanceado é uma Utopia, assim como um jogo 100% sem bugs.
Eu aprendi isso estudando design de jogos na facul, e ate vendo posts de profissionais da área.

O que se faz, é ir atrás dessa utopia, e sempre fazer o maximo possivel pra alcançar, mesmo sabendo que nunca vai chegar lá.
Em um game com mais de 150 personagens e centenas de itens e runas, combinando entre si, NUNCA vai existir 100% de balanceamento. Sempre, e eu afirmo, SEMPRE vai existir champs mais fortes e mais fracos que outros, mesmo em um mundo onde todos os champs são mecanicamente complexos, ainda vai existir aqueles que não valem a pena pois outros são mais fortes. Isso é metodologia basica.

@Careca Calvo 

Ah, obviamente Ahri é mais simples que Aurelion. Mas ate onde lembro, pessoal usa mais esse termo pra champ beeem basicão, estilo Yi, Annie, Garen, etc... Por isso estranhei.

Eu acho que meta é mais impactante na questão de proplay, e facilitar o teu caminho na SoloQ. Mas não creio que você é "punido" em si por jogar com o que gosta. Que nem eu falei, sempre joguei de Garen, faça chuva ou sol. Sendo meta ou não. E existem pessoas que mesmo com outros champs aleatorios, conseguem subir. Claro que sempre vai ter uma questão de facilidade se tu tentar subir com algo abusivo, mas não acho que está no ponto de tu ser OBRIGADO a usar o abusivo, sabe?

E sobre a analogia das armas, ela é interessante mas é meio falha. Pois uma metralhadora e um revolver são feitos pra situações distintas e brilham em situações distintas. É igual comparar um Atirador e um Encantador pra fazer o trabalho de suporte.
Uma metralhadora de fato é melhor no fogo cruzado, mas deve se levar em conta que Revolver é uma arma confiável (dificilmente emperra), fácil de empunhar, fácil de "ocultar/esconder", fácil saque, porte fácil e com um bom calibre dependendo do revolver. Sendo por isso que um Revolver não perde destaque pois ele sempre vai ter seu uso e suas vantagens sobre uma metralhadora, sacou?

Lol não é só pegar bonecos que tem uma mecânica difícil e sair fazendo playzinha. E o jogador casual, ou melhor, o jogador que não gosta desse tipo de boneco?

Eu só jogo de Nunu, Udyr, Cho, VelKoz, ou seja, bonecos fáceis mecanicamente, mas com um kit relativamente divertido. Preciso usar estratégia se eu quiser ganhar de um Viego JG com Nunu, ou de uma Irelia estando de Cho

E considerando que a maior player base do Lol são jogadores casuais, faz 0 sentido colocar todos os bonecos com kits extremamente difíceis que dependem de você jogar diversas partidas pra aprender
Coloca uma lux e uma seraphine numa fila
UM ivern e um ASol em outra.
A diferença de uma pra outra é que uma fila só ganha buffs mesmo tendo uma mecânica simples e um kit básico
Já a outra que precisa de cerebro e dedo pra jogar só ganha nerfs por que esses champs deixam o jogo desequilibrado.
Um champ que é de fácil uso e dá bastante dano aliás que deixam o jogo bem.. chato, ganha buffs
Um champ de dificil uso, dá um dano consideravel que deixa o jogo balanceado, eles nerfam.
eu acho que que ele quis dizer que a riot nao sabe balancear nada, ou deixa um champ op ou deixa um champ totalmente nerfado como o aurelion sol ppor exemplo, vc precisa ser aurelion sol pra conseguir ter algum impacto no game enquanto um yone por exemplo consegue fazer 1v9 facilmente.
As runas e itens aumentam mais ainda as possibilidades, só confirmando como a complexidade é importante pro balanceamento, eu estudo balanceamento a 6 anos e cheguei a essa conclusão de acordo com a teoria do counterplay na sua maxima expressão, o proprio exemplo disso é o brawlhalla, o jogo 100% balanceado, que os updates de balanceamento são apenas para não deixar o jogo monótono, e dár uma falsa imprensão de meta, um game totalmente baseado em possibilidades de counterplay, recomendo que voce pesquise, voce vai se impressionar o quanto o jogo alcançou a perfeição no tipo ying yang.
mas ivern não é feito pra dar dano... ele é literalmente um peel, mas não suporte, vc n espera dar dano pra ele e sim ajudar a sua equipe
Sim, entendo seu ponto, mas o jogo esta totalmente desbalanceado ele não da espaço para o revolver, o minimo seria metralhadora, porem atualmente as Bazucas (Viego, Sett etc) são os unscos a brilhar na guerra.
Sei q o jogo esta desbalaciado de uma maneira Ruim pois eu jogo com muitos amigos, normal ou aram, são Gold, platina, prata, Bronze, Mestre, Dima todos foram amigos de escola ou de role e todos relatam uma insatisfação enorme com o rumo do LOL Os mais tryhard jogam por serem estremamente competitivos. mas não se divertem mais em ranked, os elos baixo igual eu jogamos por diversão e memo assim ta estramamente chato. Jogar LOL sempre foi divertido com os amigos todos nos lotamos uma sala de 5 facil, porem atualmente esta dificil ate se divertir com amigos, e se divertir e jogar tranquilo e tal e o jogo não deixa, ele é esmagadoramente chato com os boneco sem couterplay de hj em dia, danos desbalanceados, bonecos com um Kit completinho q a unica desvantagem é se ele estiver contra vc. de resto faz tudo.

Ate fazer Comp hj nem faz sentido,se tem boneco q com itens e runas supreem totalmente sua fraqueza.
Isso é real.

Eu também não acho o balanceamento da Riot os melhores não. Mas admiro certas escolhas de design que eles fazem, e eu entendo que não é uma tarefa facil

Mas pra tu ter ideia de como o balanceamento podia ser melhor: No ultimo mundal de lol, se não me engano, acho que foram um total de 75 champions pickados. Parece um bom numero, mas é somente por volta de 50% dos champs do game. Existe MUITOS champs que não são nem cogitados em ser pickados.

Pessoal pode pensar que isso é normal, mas vou falar uma coisa pra deixar mais claro o meu ponto: No ultimo campeonato mundial de DOTA2, em 2019, de por volta de 110 Heroes, somente 3 não foram pickados. Literalmente quase 99% de aproveitamento dos personagens do game.
Cara... imagina o competitivo onde quase todos os champs tem oportunidade de brilhar? Dota existe isso.
No lol, a disparidade entre champs fortes e fracos é tão gritante, que metade do elenco do jogo não aparece em um competitivo. É muito mais visivel tu ver personagens pick ou ban, ou times MUITO semelhantes a cada partida, e isso é triste e mostra como o jogo tem um caminho enorme pra melhorar.
dsadasdasdasd
Arauto
Arauto

Cara, não faz sentido algum sua analogia, vamos comparar diferente então..

Ahri x Katarina, ahri é facil de se jogar, katarina é dificil, mas se você maximizar um champion, INDEPENDENTE da dificuldade dele, você vai ser muito mais impactante q qualquer outro champion no game. (é obvio q uma katarina faz 41023x o impacto q uma ahri faz no game)

Olhe os dados aí, Aurelion ta MUITO melhor que ahri, exatamente pq bonecos difíceis são feitos para um nicho específico de pessoas que quando maximizam o boneco viram monstros e carregam games muito facilmente.

Amigo, a propria riot disse que quer que todos os campeões tenha o mesmo impacto de jogo, se o aurelion sol está tendo um impacto maior do que a ahri, signfica que não está dentro dos planos dela.
Ela querer é totalmente diferente de fazer com que aconteça, veja o famoso slogan dela " jogue do seu jeito", a riot quer que joguemos do nosso jeito mas qlq build nova que faça um champ off meta brilhar a riot vai la e mata...
Sim, o que estou querendo dizer é que o objetivo que a riot quer que voce aceite, é que todos os campeões tenha o mesmo impacto de jog.

Irmão, é impossivel fazer isso, IMPOSSÍVEL, sempre vai ter algum champion mais fora da curva, algum mais fraco, SEMPRE, é por isso que o jogo atualiza TODA TERÇA pra poder deixar o mais próximo possível de um balanceamento equilibrado, mas ainda assim, É IMPOSSIVEL.

aos poucos a teoria de que "um jogo 100% balanceado é impossivel", vai ficando no passado, novos sistemas estão sendo criados e novas idéias surgindo, eu mesmo ja patentiei essa idéia a 2 anos atras, de que sim é possivel um game ser 100% balaneceado, e vários designers concordaram comigo, mas claro, os grandes capitalistas odiaram minha idéia, porque com um "meta", é muito mais lucrativo.