Eae pessoal, Gemada aqui!
Hoje eu queria colcoar um assunto na mesa um tanto diferente dos meus posts normais, sendo algo mais voltado para a comunidade e jogadores, em vez de mecanicas de jogo em si.
Gostaria de agradecer ao @KuraiStars por ter criado um tópico anteriormente sobre o assunto, e que usarei como introdução para o post de hoje!
Enfim, vamos logo para o assunto: O ego em League of Legends.
(Meme obrigatorio para meus posts, estabelecendo a superioridade do Chad Garen)
Todos nós aqui que jogamos League, já tivemos que aturar alguma vez na vida "aquele" Main Yasuo ou Riven da vida, que tudo que faz é criticar você pelo champ que você joga e como você é inferior a ele por causa disso. Não importa se eles estão tomando uma surra, eles precisam manter seus egos inflados mesmo tomando o maior dos stomps, pois a pior ferida que existe para esse tipo de pessoas, e ter seu ego ferido.
"Champ de bronze" , "Usa algo com mecanica", "Aprende a jogar com champ de gente"...
Eu poderia passar horas e horas fazendo citações de tudo que já ouvi esses anos no LoL desse tipo de gente. É comum ver essas coisas no LoL, principalmente para você que é como eu, jogador de um champ diferente ou mais simples.
O ponto do tópico não é me fazer de vítima, nada disso! Mas vou usar varias situações que ocorreram comigo para exemplificar o que quero dizer.
O orgulho é algo que afeta e muito os jogadores de League. A necessidade de provar seu valor e sua habilidade é algo que algumas pessoas levam a sério demais, e isso é facilmente um motivo que leva a muitas pessoas a tiltarem com facilidade ou serem péssimos exemplos de jogadores para a comunidade.
Por algum motivo do qual eu ainda não compreendo, certos campeões levam jogadores a terem egos absurdamente inflados e se tornarem jogadores incrivelmente tóxicos no campo de batalha. A busca pela superioridade leva a inferiorizar qualquer um que se opõe a ele, principalmente aqueles do qual esse jogador considera indignos ou inferiores, seja pelo champ que usou contra ele ou qualquer motivo aleatório.
Vou contextualizar com 2 exemplos pessoais, e um video :v
Um exemplo, é uma partida que joguei esses dias do qual joguei contra uma Fiora.
Ao entrar no game, a primeira coisa no chat foi:
Fulano (Fiora): KKKKKKKKKKKKKKKKKK Main Garen
Fulano (Fiora): Teu cerébro deve ser uma azeitona
Bom, mais um dia comum para mim em LoL, né? Mas isso só piorou.
Como sabem, Garen está acima da curva atualmente e eu acabei facilmente stompando ela na lane.
Fulano (Fiora): Tu deve ter problema pra jogar com esse champ, namoral
E assim foi, a fiora ficou 3/10 no jogo, e passou o game INTEIRO me criticando pelo simples fato de eu jogar de Garen. Acabou que perdi o game mesmo assim, por uns erros de luta com meu time, e alguns outros inimigos forte do outro lado. E mesmo tomando stomp, obviamente que ganhar mesmo assim é outro motivo para estabelecer superioridade né?
Outra coisa... já passaram pela situação de alguem ficar tão frustrado e abalado com você, a ponto de te adicionar depois da partida SOMENTE para puxar briga contigo?
Pois bem, foi o caso de uma Irelia que enfrentei, que além de fazer o mesmo que a Fiora, ela se recusou a jogar com o time dela, deixando o time em desvantagem e perdendo as lutas, fora me deixar feedado na lane.
Ela xingando o time dela, o time criticando ela e por ai vai...
Quando eu fui simplesmente dizer: "Mas eles tão certos cara. Você se recusou a ajudar eles nos objetivos, e forçou a lane quando não devia."
Rapaz... senti como se tivesse jogado um fósforo em um galão de gasolina. Ele explodiu, e quando acabou o game, me adicionou para dizer o seguinte:
Tu é horrivel mlk
Joga com champ de mecanica, champ que ganha skin vitoriosa
Não essa bosta de noob ai
Chega aonde eu cheguei pra falar de mima ntes, seu horrivel
(Eu era Ouro 3 quando rolou isso, ele era Ouro 1 :v )
Novamente, a que ponto um orgulho ferido leva uma pessoa a fazer?
Mas agora, a tereceira contextualização e minha favorita por sinal.
Existe um canal no Youtube chamado DiscoHeat, em que ele possui diversas séries fazendo personagens off-meta e gravando o tilt e rage do time, fora expor jogadores tóxicos e streamers.
Um deles é um jogador de Riven, que consegue resumir PERFEITAMENTE o tipo de pessoa que estamos conversando aqui. O video é curtinho e espero que vejam!
O exemplo é claro: O jogador que se considera o deus do jogo, culpa o time por todos os erros que comete e critica todos os champs que surram ele. Além de ser naturalmente tóxico e tiltar no game.
Agora a pergunta é: por que existem pessoas assim?
Por que existe dentro da comunidade, a necessidade da superioridade e de manter uma imagem em frente a outros jogadores que nem conhece, chegando ao ponto de tentar humilhar seu adversario só para poder se manter em cima de seu altar intocavel, arranjando desculpas para suas derrotas de forma a fazer com que seu oponente se sinta mal e que sua vitória não conte só pelo champ que ele usou não ser tão macânicamente avançado quanto o seu?
A resposta? Eu não sei.
Eu não sei o que leva esses jogadores a fazer esse tipo de coisa. Eu chuto que seja provavelmente o ambiente competitivo do jogo, que acaba levando as pessoas a possuir uma cede de sempre ganhar e gerando um pouco de orgulho? Não sei. Só sei que quando jogo Final Fantasy XIV, jogo quase todo PVE e Cooperativo, os jogadores são em sua maioria gentis e amigaveis, ajudando ao proximo e criando amizados (MMORPG's no geral). Por isso eu acho que o ambiente competivivo do LoL é uma das causas de tamanha toxidade no game.
Mas é errado colocar a culpa no jogo dessa forma, e creio que é mais correto dizer que a comunidade mesmo que incentiva esse tipo de atitude. Streamers que incentivam o rage ou a ser toxico com seus adversarios são muito mais populares e tendem a influenciar os jogadores negativamente. É muito mais frequente ver pessoas querendo imitar um Pipimenta da vida, falando asnerias no all toda vez que sola alguem, em vez de imitar um Riste que elogia seu time a cada boa jogada.
Isso gera jogadores de Porcelana: jogadores que se gabam de seu estilo e habilidade, mas que são facilmente quebrados quando as coisas não ocorrem como querem, descontando sua raiva nos demais jogadores e criando situações de ofença, rage, e rage-quit.
Esse post não pretende trazer alguma solução pra isso, mas sim, retratar um problema frequente nos dias de hoje no LoL. Gostaria de a partir de agora, abrir esse post para desabafarem suas experiencias com esse tipo de gente, conversarem um pouco e contar o que acham e se possuem alguma visão ou opinião sobre o assunto.
Agradeço aqueles que leram todo o meu textão, e até a próxima!
Acabei de passar pela mesma situação, na minha primeira partida do dia, fui jogar normal game para treinar os last hits antes de ir ranked e fui com meu main (Jax) , na partida a Fiora ficou me pondo pressão é normal já que ela é uma Fiora e eu sou um Jax, ela havia me deixado com uns 100 de hp e eu em vez de ir base fui farmar o restante da wave, ela havia ido para longe, quando eu fui farmar um minion ela flashou e usou o Q e eu usei o E rapidamente e matei ela, no restante da partida até eu fechar trinity force eu fiquei debaixo da torre, solei ela 1 vez depois matei ela em outras duas ocasiões com ajuda do jungler e do mid em um gank que o Ryze deu no top acabei matando ela e o Ryze. No fim da partida ela vem mandando:
Não vale a pena nem jogar contra quem fica apenas em baixo da torre.
Torre wins.
Simplesmente ela acha que eu ficar em baixo da torre em quase toda partida é motivo de eu ser ruim, seu tópico reflete a maioria das pessoas que jogam o LoL, obrigado xD
Enquanto a Riot deixar esse tipo de jogador no server, não vai mudar nada.
Fora do tópico, mas ri muito do seu nick ser @vitu regis e a sua foto uma pizza e uma coxinha.
@vitu regis escreveu:
Amei a citação aos streamers que ficam tentando tiltar o adversário falando coisas no all, acontece muito nas minhas partidas, enquanto eu só uso o chat pra incentivar o time ou pra críticas construtivas as builds dos meus aliados.
@pimpimenta mandou aquele like
É só não jogar rankeada, quero ver de que os Deuses vão viver. Sem view, sem like, sem platéia. Vai ser o ultimo Deus do vazio.
Ainda não li tudo o que está escrito mas ao passar os olhos por cima vi que deve se tratar de mais um texto sobre o League e seus jogadores.
Então, como eu posso dizer... Isso não tem solução. Minto eu, talvez até tenha. Que no caso seria a opção de desabilitar o chat do próprio time. Talvez habilitar o voice sem precisar ser premade, quem sabe. As pessoas costumam se conter um pouco quando estão expostas. Essas opções só serviriam para amenizar um pouco as ocorrências frequentes desse tipo de atitude mas não extinguir e vou explicar o porquê.
Devemos lembrar que o League é basicamente um jogo sem restrição de idade alguma, mesmo dizendo que não é indicado para menores de 12, nós sabemos como a coisa funciona. Inúmeras pessoas com características, personalidades singulares e realidades diferentes reunidas em uma única plataforma. E é aí que entra o ponto de inflexão. Cada pessoa tem uma motivação diferente que a levou a jogar este jogo, seja porque os amigos jogam e a pessoa decide por jogar apenas pra estar mais perto dos amigos, ou porque o namorado(a) joga, ou porque o jogo é bastante falado etc.
A Riot de uns tempos pra cá vem investindo pesado na proposta competitiva dos games. Isso ficou bastante evidente no vídeo especial de 10 anos, onde eles revelam seus futuros novos games e algumas mudanças no League e claro intensificando ainda mais a narrativa do cenário competitivo. E essa é a palavra-chave: Competitividade. O ego faz parte da criação de um cenário competitivo. O enaltecer de grandes feitos no jogo, ou algo relacionado a ele, é o feedback positivo para um jogador e tem quem busque por isso diariamente dentro do League, reconhecimento. O que antes era apenas um jogo qualquer onde diversão era palavra de ordem, hoje você se mata física e mentalmente de esforço durante um ano para ter algo simbólico(que simboliza aparentemente o quão habilidoso você é kk) dentro de um joguinho, o que te faz ressignificar o teu motivo de jogar. Alguém que não tem elo em Summoner's Rift não joga League of Legends, é o que todos nós pensamos.