cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

O Ego em League of Legends - A necessidade de atenção e superioridade.

Eae pessoal, Gemada aqui!

Hoje eu queria colcoar um assunto na mesa um tanto diferente dos meus posts normais, sendo algo mais voltado para a comunidade e jogadores, em vez de mecanicas de jogo em si.

Gostaria de agradecer ao @KuraiStars  por ter criado um tópico anteriormente sobre o assunto, e que usarei como introdução para o post de hoje!

Enfim, vamos logo para o assunto: O ego em League of Legends.

Resultado de imagem para virgin vs chad league of legends

(Meme obrigatorio para meus posts, estabelecendo a superioridade do Chad Garen)

Todos nós aqui que jogamos League, já tivemos que aturar alguma vez na vida "aquele" Main Yasuo ou Riven da vida, que tudo que faz é criticar você pelo champ que você joga e como você é inferior a ele por causa disso. Não importa se eles estão tomando uma surra, eles precisam manter seus egos inflados mesmo tomando o maior dos stomps, pois a pior ferida que existe para esse tipo de pessoas, e ter seu ego ferido.

"Champ de bronze" , "Usa algo com mecanica", "Aprende a jogar com champ de gente"...

Eu poderia passar horas e horas fazendo citações de tudo que já ouvi esses anos no LoL desse tipo de gente. É comum ver essas coisas no LoL, principalmente para você que é como eu, jogador de um champ diferente ou mais simples.

O ponto do tópico não é me fazer de vítima, nada disso! Mas vou usar varias situações que ocorreram comigo para exemplificar o que quero dizer.

O orgulho é algo que afeta e muito os jogadores de League. A necessidade de provar seu valor e sua habilidade é algo que algumas pessoas levam a sério demais, e isso é facilmente um motivo que leva a muitas pessoas a tiltarem com facilidade ou serem péssimos exemplos de jogadores para a comunidade. 

Por algum motivo do qual eu ainda não compreendo, certos campeões levam jogadores a terem egos absurdamente inflados e se tornarem jogadores incrivelmente tóxicos no campo de batalha. A busca pela superioridade leva a inferiorizar qualquer um que se opõe a ele, principalmente aqueles do qual esse jogador considera indignos ou inferiores, seja pelo champ que usou contra ele ou qualquer motivo aleatório.

Vou contextualizar com 2 exemplos pessoais, e um video :v

Um exemplo, é uma partida que joguei esses dias do qual joguei contra uma Fiora. 

Ao entrar no game, a primeira coisa no chat foi:

Fulano (Fiora): KKKKKKKKKKKKKKKKKK Main Garen
Fulano (Fiora): Teu cerébro deve ser uma azeitona

Bom, mais um dia comum para mim em LoL, né? Mas isso só piorou.

Como sabem, Garen está acima da curva atualmente e eu acabei facilmente stompando ela na lane.

Fulano (Fiora): Tu deve ter problema pra jogar com esse champ, namoral

E assim foi, a fiora ficou 3/10 no jogo, e passou o game INTEIRO me criticando pelo simples fato de eu jogar de Garen. Acabou que perdi o game mesmo assim, por uns erros de luta com meu time, e alguns outros inimigos forte do outro lado. E mesmo tomando stomp, obviamente que ganhar mesmo assim é outro motivo para estabelecer superioridade né?

Outra coisa... já passaram pela situação de alguem ficar tão frustrado e abalado com você, a ponto de te adicionar depois da partida SOMENTE para puxar briga contigo?

Pois bem, foi o caso de uma Irelia que enfrentei, que além de fazer o mesmo que a Fiora, ela se recusou a jogar com o time dela, deixando o time em desvantagem e perdendo as lutas, fora me deixar feedado na lane.

Ela xingando o time dela, o time criticando ela e por ai vai...

Quando eu fui simplesmente dizer: "Mas eles tão certos cara. Você se recusou a ajudar eles nos objetivos, e forçou a lane quando não devia."

Rapaz... senti como se tivesse jogado um fósforo em um galão de gasolina. Ele explodiu, e quando acabou o game, me adicionou para dizer o seguinte:

Tu é horrivel mlk
Joga com champ de mecanica, champ que ganha skin vitoriosa
Não essa bosta de noob ai
Chega aonde eu cheguei pra falar de mima ntes, seu horrivel

(Eu era Ouro 3 quando rolou isso, ele era Ouro 1 :v )

Novamente, a que ponto um orgulho ferido leva uma pessoa a fazer?

Mas agora, a tereceira contextualização e minha favorita por sinal.

Existe um canal no Youtube chamado DiscoHeat, em que ele possui diversas séries fazendo personagens off-meta e gravando o tilt e rage do time, fora expor jogadores tóxicos e streamers.

Um deles é um jogador de Riven, que consegue resumir PERFEITAMENTE o tipo de pessoa que estamos conversando aqui. O video é curtinho e espero que vejam!

O exemplo é claro: O jogador que se considera o deus do jogo, culpa o time por todos os erros que comete e critica todos os champs que surram ele. Além de ser naturalmente tóxico e tiltar no game.

Agora a pergunta é: por que existem pessoas assim?

Por que existe dentro da comunidade, a necessidade da superioridade e de manter uma imagem em frente a outros jogadores que nem conhece, chegando ao ponto de tentar humilhar seu adversario só para poder se manter em cima de seu altar intocavel, arranjando desculpas para suas derrotas de forma a fazer com que seu oponente se sinta mal e que sua vitória não conte só pelo champ que ele usou não ser tão macânicamente avançado quanto o seu?

A resposta? Eu não sei.

Eu não sei o que leva esses jogadores a fazer esse tipo de coisa. Eu chuto que seja provavelmente o ambiente competitivo do jogo, que acaba levando as pessoas a possuir uma cede de sempre ganhar e gerando um pouco de orgulho? Não sei. Só sei que quando jogo Final Fantasy XIV, jogo quase todo PVE e Cooperativo, os jogadores são em sua maioria gentis e amigaveis, ajudando ao proximo e criando amizados (MMORPG's no geral). Por isso eu acho que o ambiente competivivo do LoL é uma das causas de tamanha toxidade no game.

Mas é errado colocar a culpa no jogo dessa forma, e creio que é mais correto dizer que a comunidade mesmo que incentiva esse tipo de atitude. Streamers que incentivam o rage ou a ser toxico com seus adversarios são muito mais populares e tendem a influenciar os jogadores negativamente. É muito mais frequente ver pessoas querendo imitar um Pipimenta da vida, falando asnerias no all toda vez que sola alguem, em vez de imitar um Riste que elogia seu time a cada boa jogada.

Isso gera jogadores de Porcelana: jogadores que se gabam de seu estilo e habilidade, mas que são facilmente quebrados quando as coisas não ocorrem como querem, descontando sua raiva nos demais jogadores e criando situações de ofença, rage, e rage-quit.

Esse post não pretende trazer alguma solução pra isso, mas sim, retratar um problema frequente nos dias de hoje no LoL. Gostaria de a partir de agora, abrir esse post para desabafarem suas experiencias com esse tipo de gente, conversarem um pouco e contar o que acham e se possuem alguma visão ou opinião sobre o assunto.

Agradeço aqueles que leram todo o meu textão, e até a próxima!

Tags (1)
48 RESPOSTAS

@GUlZ1N
Que?

@EuEra Main Janna
Normal, todo mundo tem dia ruim as vezes, mas é foda descontar nos outros isso ainda sim 😕

@Nilahs in Paris
Não é questão de me importar demais, é simplesmente representar o impacto negativo que essas pessoas "sensatas" causam.

@alob
Conseguiu falar verdades pra caramba!
Apesar de eu ainda tentar jogar o jogo com amigos por pura divesão, é normal e visivel e cobrança que a comunidade tem por causa de uma borda ou pra querer provar seu valor.
Slynih
Aronguejo
Aronguejo

Falou tudo. E eu que sou jogo aram e sou alvo por causa disso? Acho que cada jogador deve considerar algo que é importante. Aqueles que querem subir de elo levam o ranked a serio e eu fico só querendo jogar Aram normalmente sem alguém querer ir la e se matar pq cansou de jogar ranqueada ou querer dar free rage e achar que não pode ser punido. Pq diversas vezes eu reportei pessoas e elas se acham no direito de me humilhar, xingar e outras coisas só pq o modo de jogo é Aram. Sabemos que é um modo aleatorio então podemos pegar o nossos mono champs ou pegar algo que nunca jogou na vida e mesmo assim você é comparado a bot, dito que deveria desistalar o jogo, até morrer (já me mandaram me matar). Os caras são horríveis, sinto pena deles,

KKKKKKKKKKKKK eu coloquei pois é o sabor que eu mais gosto em pizza ou no pastel
XsBr
Aronguejo
Aronguejo

@Gemada de Taric 

Cara eu acredito que existem sim alguns campeões no jogo que não exigem basicamente mecânica nenhuma para você se tornar um "DEUS" no jogo. O seu próprio Garen é um exemplo disso... É um champ que da mto dano, tem mto sustain, tem muita armadura, tem muito tudo e possui um dos combos mais simples e ridiculos do jogo: Q > E > ULT e pimba você foi burstado. Master Yi, o novo Ryze, Darius, enfim... temos uma lista ampla de campeões que tem mecânicas muito simples para habilidades que dão muito dano ou executam o adversário.

E isso faz com que hajam players assim... Com um EGO muito alto. Nada justifica a pessoa ser assim porém como a internet oferece a blindagem do anonimato o que mais temos em nosso servidor são os super - mans da internet (ou super girls também) que se escondem atrás de um NickName e uma tela de computador.

Uma das vantagens de jogos PVE é que você não tem que provar nada pra ninguém, afinal é você e seu personagem alí contra um BOSS ou uma horda de inimigos e ponto final. Diferentemente de jogos PVP onde a todo momento você esta sendo julgado e testado por "juízes da internet" onde estes mesmos são detentores da verdade absoluta.

Uma coisa que me ajudou muito nesses ultimos tempos, foi a ferramenta de você ocultar o chat aliado e o chat "ALL", e foi isso que eu fiz, utilizo dessa ferramenta para evitar esse tipo de comentário desnecessário tanto do meu time quanto do time adversário. Afinal todos nós sabemos que o chat no LoL serve apenas para os players se xingarem loucamente pois os mesmos acham que de alguma forma isso mudara o resultado daquele stomp que seu time ta levando, principalmente nos elos mais baixos.

Enquanto Rito for benevolente com rages em game isso não muda.Já disse e repito: tem que começar a punir rebaixando Elo e dando block se dó,dai o povo muda.
Rebaixa Elo,se um jogador for Diamante faz ele voltar para o platina....Duvido muito que dará rage novamente.

ShZi
Dragão
Dragão

@Gemada de Taric Também já passei muito por isso quando jogo com campeão de mecânica baixa e sabe como lido? Eu respondo na mesma moeda as brincadeira. 

- "Amigo você tá ralando os dedo ai e tá fazendo nada no jogo".

Eu não me sinto ironizado, eu também retruco sem rage a brincadeira. Faz parte.

banerzinho
Kristensenn
Tropa
Tropa

Na boa, existe agora até a opção de jogar sem chat aliado/adversário... então eventualmente você vai jogar mal e vai receber crítica e xingamento e mesmo se jogar bem talvez também vá receber, então muta a galera e vai ser feliz, se perder paciência, toma uma água e volta pra fila ou vai fazer qualquer outra coisa. O mesmo ponto que você critica também pode valer pra você, nem tudo é tão simples assim (ressalto o mute está aí).

@Kristensenn  escreveu:
Na boa, existe agora até a opção de jogar sem chat aliado/adversário... então eventualmente você vai jogar mal e vai receber crítica e xingamento e mesmo se jogar bem talvez também vá receber, então muta a galera e vai ser feliz, se perder paciência, toma uma água e volta pra fila ou vai fazer qualquer outra coisa. O mesmo ponto que você critica também pode valer pra você, nem tudo é tão simples assim (ressalto o mute está aí).

Também existe um código de conduta que proibe ofensas:

5. CÓDIGO DE CONDUTA

5.1 Posso ‘trollar’, insultar, ameaçar ou assediar pessoas enquanto estiver usando os Serviços da Riot? (Não. Se você fizer isso, poderá ser banido.)

https://br.leagueoflegends.com/pt/legal/termsofuse

Basta a Rito apenas se fazer cumprir o que esta nas suas próprias regras.

tá, ok de fato existe, mas é viável aplicar (e possível)? Pense um pouco sobre 😃